No âmbito do conteúdo programático "Património cultural e artístico" da disciplina de Educação Visual, os alunos do 6º ano da Escola EB 2/3 de Real, Braga, desenvolveram uma atividade, também inserida no Plano Anual de Atividades, que contemplou a realização de um projeto alusivo ao tema "Lenços dos namorados".
 |
Lenços dos Namorados |
Os alunos do 6ºG participaram nesta atividade e realizaram os seus projetos que passaram por várias fases de trabalho:
Primeira fase
1. Enquadrar os "lenços dos namorados" no tipo de património estudado - património cultural, material e móvel - artesanato;
2. Pesquisar imagens ilustrativas de lenços de namorados e identificação das suas dimensões (local, regional, nacional e mundial), em diferentes fontes de informação,
como por exemplo, internet, jornais, revistas,... postais, e fotos/ antigas
e atuais;
3. Selecionar uma das imagens;
4. Analisar a imagem: identificação dos símbolos predominantes (coração, passarinhos, flores e folhas, cadeado e chave,... ); identificação das cores e tons predominantes (azul, amarelo, verde, laranja, vermelho,...); identificação dos elementos estruturais da linguagem plástica (Ponto, Linha, Textura e Cor); identificação da linguagem escrita (frases ou quadras) e dos "erros" nela contidos;
5. No caderno diário, realizar um esboço de um lenço de namorados e fazer estudos de cor;
6. Numa folha de papel cavalinho A4 (suporte), fazer a esquadria da folha. Esta esquadria dividiu em duas partes diferentes a folha A4, obtendo-se um quadrado e um retângulo. Para conceber o projeto de um "lenço dos namorados" foi utilizado o espaço do quadrado.
7. Pintar o desenho, com forma quadrangular, aplicando como instrumento riscador os lápis de
cor.
 |
6ºG - Beatriz Silva |
 |
6ºG - Bruno Ramos |
 |
6ºG - Sandra Rodrigues |
 |
6ºG - Sandra Rodrigues |
 |
6ºG - Carlos Miranda |
 |
6ºG - Nádia Cunha |
 |
6ºG - Rodrigo Veloso |
 |
6ºG - Denisa Plesca |
 |
6ºG - Tiago Rodrigues |
 |
6ºG - Mathieu Diogo |
 |
6ºG - Ângelo Gomes |
 |
6ºG - Hugo Costa |
 |
6ºG - Bruna Louro |
 |
6ºG - Fábio Dias |
 |
Esquadria da folha A4 - quadrado e retângulo |
 |
6ºG - Mariano Guedes |
 |
6ºG - Lúcia Cruz |
 |
6ºG - Nuno Feio |
 |
6ºG - Eduardo Oliveira |
 |
6ºG - Eduardo Oliveira |
 |
6ºG - Pedro Barros |
 |
6ºG - Naiol Ferreira |
 |
6ºG - Beatriz Vieira |
Segunda fase
1. Realizar um "marcador de livro", utilizando o espaço do retângulo obtido pela esquadria da folha A4;
2. Conceber, com criatividade, o marcador, utilizando os mesmos motivos simbólicos e cores dos "lenços dos namorados".
3. Utilizar na pintura os lápis de cor.
 |
6ºG |
 |
6ºG |
 |
6ºG |
Terceira fase
1. Apreciar e avaliar os trabalhos realizados pela turma;
2. Em conjunto com a professora identificar os projetos que melhor corresponderam à proposta de trabalho.
Exposição na Biblioteca Porto Maia
Registos fotográficos da exposição dos trabalhos mais representativos do tema "Lenços dos Namorados" realizados pelos alunos do 6º ano de escolaridade.
 |
Entrada da Biblioteca Porto Maia |
 |
Exposição "Lenços dos Namorados" |
 |
Património cultural e artístico português |
 |
6º ano de escolaridade |
 |
Exposição "Lenços dos Namorados" |
 |
Património cultural e artístico |
A UNESCO é a organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura.
"A degradação ou o desaparecimento de um bem do património cultural e natural constituem um empobrecimento efetivo do património de todos os povos do mundo."
Património cultural, material móvel - São todas as realizações materiais, objetos, coisas palpáveis, que se podem transportar de um local para o outro. Têm um valor histórico ou científico único que serve para compreender melhor a origem de um povo ou a sua maneira de viver, sendo, por isso, muito diversificado.
Por exemplo: objetos arqueológicos, históricos, religiosos e científicos, obras artísticas, livros, fotografias, artesanato, etc., com grande valor para uma população e para a Humanidade.
Fonte de informação
EVI, Educação Visual - 5º/6º anos de César Figueiredo, Raquel Nery e Susana Leite