Durante o ano letivo, 2022-2023, os alunos do 7ºB e 7ºE realizaram várias atividades na disciplina de Educação Visual, no cumprimento da abordagem dos conteúdos programáticos.
7ºB - 7ºE |
Ao longo desta mensagem poderás ir apreciando alguns dos trabalhos que se destacaram.
7ºB |
7ºB - Carolina Barros |
7ºB - Inês Ribeiro |
7ºB - Maria João Costa |
A Íris, aluna do 7ºE, aceitou o desafio e apresentou o seu portefólio de EV do 7º ano. Esta apresentação teve lugar nos acolhedores espaços da Biblioteca e tornou-se numa experiência bastante divertida e interessante.
7ºE - Íris Pinto |
Acompanhem e apreciem o percurso da vossa colega, certamente que todos vós reconhecerão as atividades realizadas.
Aqui começa a aventura da Íris... |
Circunferência e círculo
Os alunos, com inspiração em obras de Sonia Delaunay (1885-1979) e com base no estudo do desenho geométrico, realizaram uma composição plástica privilegiando a posição relativa das circunferências: concêntricas, excêntricas, secantes, tangentes, interiores e exteriores.
Os alunos realizaram a esquadria da folha A4, traçaram linhas estruturais: diagonais, verticais e horizontais.
7ºE |
7ºE |
7ºB - Carolina Barros |
Aplicaram a teoria da cor e técnicas de pintura a lápis de cor, realçando o conceito de círculo.
7ºB - Luís Marques |
7ºB - Helena Araújo |
7ºE |
7ºB - Inês Ribeiro |
7ºE - Mariana Rodrigues |
7ºB - Maria João Costa |
7ºE - Íris Pinto |
Foi proposto aos alunos realizarem uma ilustração com base na leitura de excertos do livro “Uma Viagem Espiritual” – O quarto ciclo da Lua (amanhã as coisas serão melhores) - de Mills, Billy/ Sparks, Nicholas.
Os alunos selecionaram uma ou mais frases do excerto e, no caderno diário, fizeram esboços e estudos de cor.
Numa folha de papel cavalinho A4, realizaram a atividade proposta, aplicando técnicas de pintura com os materiais riscadores que selecionaram. Em alguns casos aplicaram técnica mista, associando a colagem de recortes de papel de natureza diversa.
7ºB - Carolina Barros e Inês Ribeiro |
Ilustração |
Escalas
Os alunos, utilizando a técnica ou método da quadrícula, reduziram e ampliaram uma imagem, especificamente a letra "A", em 3D.
Aplicaram conhecimentos da teoria da cor e pintaram a lápis de cor as letras: na escala de redução aplicaram as cores neutras (branco, preto e cinzento) e na escala de ampliação escolheram uma cor e aplicaram na pintura três intensidades dessa mesma cor - 3 tons.
Escala real, escala de ampliação e escala de redução |
O claro-escuro aplicado aos volumes
Os alunos visualizaram diferentes maneiras de criar volumes nas formas através da mancha e de texturas, explorando a diferente dureza dos seus lápis de grafite. Observando a incidência da luz sobre os objetos sombrearam as figuras planas, acentuando a sombra própria e a sombra projetada conferindo-lhes o efeito de volume.
Exploração dos lápis de grafite 1B, 2B, 2HB e 3H |
Geometria plana
Os alunos reconheceram a importância do rigor dos traçados geométricos e identificaram os materiais necessários para os executar.
Mediram e traçaram com rigor para realizar a
esquadria da folha A4. Aplicaram a noção de bissetriz dividindo um ângulo agudo
em duas partes iguais. Seguindo um processo diferente dividiram um ângulo reto em três partes iguais.
Esquadria de uma folha A4 e traçados geométricos |
Óvulo e oval
7ºE |
Linhas concordantes e espiral bicêntrica
7ºE |
Espiral tricêntrica e espiral quadricêntrica
Arcos
Os alunos pesquisaram sobre o tema e selecionaram imagens ilustrativas destes elementos arquitetónicos em evidência em monumentos do património cultural nacional ou local:
- arco de volta inteira ou romano, arco em ogiva e arco contracurvado ou de querena,
7ºB, Mª João; João - 7ºE, Mafalda; Letícia |
7ºE - Íris - Composição plástica com arcos |
Art abstrata... pelos olhos dos alunos do
7ºB e 7ºE inspirados em Wassily Kandinsky
Aponta a câmara do teu telemóvel para QR code e
visualiza o vídeo no telemóvel!
QR Code |
Art abstrata... pelos olhos dos alunos do 7ºB e 7ºE inspirados em Wassily Kandinsky |
Pormenor do painel expositor, 7ºB - 7ºE |
Registos da visita do 7ºB à exposição...
7ºB |
Experimentando o QR code |
Visita a exposição!
…, porque a tua opinião é muito importante, convido-te a apreciar os trabalhos também expostos aqui no blogue e a fazer um comentário.