Quando se pretende representar com rigor um objeto com 3 dimensões podem usar-se vários tipos de perspetivas axonométricas, como por exemplo: a perspetiva cavaleira; a perspetiva isométrica e a perspetiva dimétrica. Estas perspetivas axonométricas, que servem para representar formas tridimensionais, assentam em três eixos ortogonais x, y e z, que correspondem à largura, comprimento e altura, respetivamente.
Consoante a perspetiva, estes três eixos formam diferentes ângulos entre si, afetando a marcação das dimensões no desenho.
Nestas representações considera-se que o objeto está contido num cubo.
Perspetiva axonométrica isométrica (PI) - 90/30/30 (graus) - Todas as medidas das arestas são marcadas sobre os eixos axonométricos x, y e z com valores reais.
Perspetiva axonométrica cavaleira (PC) - 90/0/45 (graus) - As medidas das arestas contidas ou paralelas a 45 graus são marcadas com metade do seu valor real; todas as outras arestas são marcadas com valores reais.
Perspetiva axonométrica dimétrica (PD) - 90/7/42 (graus) - As medidas das arestas contidas ou paralelas a 42 graus são marcadas com metade do seu valor real; todas as outras arestas são marcadas com valores reais.
|
8º B - Diana Rodrigues (PI) |
|
8º B - Diana Rodrigues |
|
8º B - Margarida Santos - Composição Geométrica |
|
8º B - Sara Silva - Composição Geométrica |
|
8º B - Ana João Almeida - Composição Geométrica |
|
8º B - Ana João Almeida |
|
8º B - Ana João Almeida - Decomposição de um cubo (PI) |
|
8º B - Ana João Almeida |
|
8º B - João Oliveira - Composição Geométrica |
|
8º B - João Oliveira - Decomposição de um cubo (PI) |
|
8º B - João Oliveira |
|
8º B - Nuno Machado - Decomposição de um cubo (PI) |
|
8º B - Pedro Cabanelas - Decomposição de um cubo (PI) |
|
8º F - Tânia Gonçalves (PI) |
|
8º F - Bruna Lobo (PI) |
|
8º F - Eduardo Henrique |
|
8º F - Eduardo Henrique |
|
8º F - Eduardo Henrique - Decomposição de um cubo (PI) |
|
8º F - Maria Costa |
|
8º F - Maria Costa |
|
8º A - Luís Peixoto - Decomposição de um cubo (PI) |
|
8º A - Jorge Martins |
|
8º A - Bruna Ferreira - Decomposição de um cubo (PI) |
|
8º A - Joana Oliveira - Decomposição de um cubo (PI) |
|
8º A - Jéssica Barros - Composição Geométrica |
|
8º A - Jéssica Barros |
|
8º A - Jéssica Barros |
|
8º A - João Eira (PI) |
|
8º A - João Eira - Composição Geométrica |
|
8º A - João Eira |
|
8º A - João Eira |
|
8º A - João Eira - Decomposição de um cubo (PI) |
|
8º A - Mariana Silva (PC) |
|
8º A - Mariana Silva - Composição Geométrica |
|
8º A - Mariana Silva |
|
8º A - Mariana Silva |
|
8º A - Mariana Silva - Decomposição de um cubo (PI) |
Acho que todos os trabalhos estão bem desenhados, têm um bom rigor e as suas linhas são todas paralelas.
ResponderEliminarEm alguns casos as linhas auxiliares não se notam muito, pois não são para se verem.
Dá-nos uma ideia de como são as figuras tridimensionais.
Na minha opinião todos os trabalhos foram bem concebidos. É de salientar que todas as linhas são paralelas ao seu eixo. Tendo este princípio em mente conseguimos obter um cubo como os que podemos observar. Cada percetiva tem 3 eixos ortogonais tendo estes os seus ângulos. No fim de desenhado o cubo podemos pinta-lo de acordo com a luz que nele incide.
ResponderEliminarComo são perspetivas axonométricas podemos verificar a forma tridimensional.
Gostei da proposta de trabalho pois podemos ,desta forma, desenhar um cubo em três dimensões.(largura, altura , profundidade)
corrigir: "Cada perspetiva..." :)
EliminarNo meu entender a perspetiva que que mais apreciei foi a Cavaleira.Mas de um modo geral, também gostei muito das outras duas perspetivas.
ResponderEliminarQuando olhamos para um objeto, temos a sensação de profundidade e relevo.Assim, o desenho, para transmitir essa mesma ideia, precisa de recorrer a um modo especial de representação gráfica: a perspectiva.
A perspetiva ajuda-nos a representar qualquer objeto com diferentes visões, seja de frente ou de lado, fazendo com que este se pareça o mais próximo com a realidade.No entanto, para a sua realização é necessário bastante rigor e dedicação para se poder atingir a sua perfeição. Pois se estivermos a desenhar um objeto, este, não pode conter erros, mesmo que sejam só de uns milímetros, porque o resultado final ficará bastante alterado.
Esta proposta de trabalho foi muito bem concebida, pois em praticamente todos os trabalhos podemos ver, com diferentes perspetivas axonométricas que representam tridimensionalmente um objeto, neste caso, um cubo.
ResponderEliminarCom a tridimensionalidade pode-se representar qualquer objeto dando a ideia de que este "sai do papel", aproximando-o da realidade, dando-lhe largura, altura e profundidade.
Esta atividade é simples de se realizar, mas é necessário que a pessoa tenha muito rigor no traçado e nas medições pois a mínima falha altera as dimensões do cubo, tornando-o despropocional, pois qualquer aresta não iria ficar paralela ao seu eixo, ou a um dos três eixos ortogonais ( z, x e y ), ou ao eixo da base.
Na minha opinião, é uma atividade muito pedagógica, pois na representação de sólidos, um objeto que esteja em três dimensões torna o desenho muito mais agradável.
Pedro Cabanelas nº19 8ºB
ResponderEliminarNa minha opinião a perspetiva que mais gstei foi a Isometrica.
Quando a prfessora nos propôs este trabalho achei que seria dificil mas depois na realização vi que não era assim tão complicado quato isso. Com este exercicio observei que ele se pode trnar bem percioso, pois quando quisermos fazer algum outro objeto em três dimenções não teremos tantas dificuldades
Quando este projeto de trabalho foi apresentado foi recebido com muito entusiasmo e com muito trabalho e dedicação.
ResponderEliminarEste trabalho faz-nos ficar com a idea que o objeto está em três
dimenções e ao mesmo tempo (que salta da folha) e se torna realidade.
No final da realização deste trabalho obtivemos três cubos feitos em perspetivas diferentes.Esta atividade foi muito divertida do início ao fim.
Adorei os trabalhos e estou a adorar a realização quero que as aulas tenham mais exercícios deste género
ResponderEliminarO trabalho ficou com uma visão otica e ficou muito divertido
Nuno Daniel Mendes Machado nº16 8ºB
ResponderEliminarEu achei interessante todas as perspectivas mas a que mais gostei foi a cavaleira.todas as perspectivas dão a sensação de três dimensões e formas iguais(as perspectivas do cubo) dão-nos a sensação de serem diferentes cubos.As perspectivas dão-nos sensação de profundidade nos objectos.os cubos nas três dimensões tem em comum quatro arestas na vertical ,sendo que uma delas não se vê pois encontra-se na parte de trás do cubo (a parte não visivél).Os cubos nas três prespectivas tem doze arestas sendo que há tres tipos diferentes(com inclinaçoes,quatro de cada tipo/inclinação).
A perspetiva que mais gostei foi a cavaleira, talvez, porque é a que vemos mais no nosso no dia-a-dia.
ResponderEliminarEm geral, todos os trabalhos estão bem realizados, linhas bem traçadas, linhas paralelas e sensação de volume (tridimensionalidade).
Na minha opinião, este trabalho foi bastante interessante, porque fez-nos aprender a desenhar a três dimensões (3D) o que é muito divertido!
Eu, achei este trabalho muito interessante e aprendi bastante com ele.
ResponderEliminarOs trabalhos acima expostos estão rigorosamente correctos pois não notei nenhum erro visível.
Existem três maneiras de formar o cubo:
- perspectiva axonométrica isométrica;
- perspectiva axonométrica cavaleira;
- perspectiva axonométrica dimétrica.
A que eu mais gostei foi a isométrica pois na minha opinião foi a mais fácil de representar pois os ângulos eram mais fáceis de marcar (90º/30º/30º).
Diogo Andrade nº11 8ºF
ResponderEliminarGostei muito das perspectivas, apesar de alguns trabalhos realizados por outros alunos.
Acho que a realização dos trabalhos estava muito bem complexa e nota-se muita criatividade nos desenhos pretendidos.
Elogio também a forma como os desenhos dão uma certa ilusão óptica,sendo muito bom, mas sendo melhor ainda, os desenhos mostrarem uma perspectiva de imagem 3D.
As diversas posições dos cubos feitas pelos alunos, dá um ar de diferente, isto é, um ar de movimento.
A nível de cor achei muito interessante, o facto de os cubos nas diversas perspectivas terem numas faces uns tãos mais claros e noutros mais escuro, dando-nos a informação dos diversos tãos de cor que um lápis pode fazer.
Gostei muito, quero continuar a praticar nas aulas! ;)
Olá, Diogo!
EliminarDeves voltar a escrever este comentário, corrigindo a escrita da palavra "tãos", pois não está correta. Deves escrever a palavra "tons" (tonalidades, gradação de uma cor).
Continuação de um bom trabalho.
Na minha opinião todos os trabalhos estão bem realizados, apresentando bastante rigor e perfeição. A perspetiva que eu mais gostei de realizar foi a perspetiva axonométrica dimétrica.
ResponderEliminarTodos estes trabalho dão-me também uma sensação de tridimensionalidade, ou seja que têm 3 dimensões, o que dá uma ilusão de ótica bastante engraçada, como se o cubo conseguisse sair do papel. Aprendemos também que todos os trabalhos devem ser feitos com bastante rigor porque uma questão de milímetros, pode alterar-nos o trabalho todo o que o torna errado.
Neste projecto conseguimos aprender a objectos em 3 dimensões, o que pode ser bastante divertido para nós.
Bruna Lomba nº5 8ºF
Adorei ver estes trabalhos , estão bem feitos todos , tenho um pressentimento que estes bons trabalhos vão continuar porque há bons artistas na escola , só têm que continuar a trabalhar.
ResponderEliminarHugo Pereira nº15 8ºF
Muito bons trabalhos, foram todos feitos com imensa qualidade e em todos da para perceber a perspetiva de cada um dos trabalhos.
ResponderEliminarNuno Ferraz nº18 8ºF
Estes trabalhos foram feitos com rigor, com esta tecnica da a ilusão que os cubos estao a 3 dimensoes.
ResponderEliminarJoao Magalhães 8 f n7
Tânia Gonçalves, n°24, 8°F
ResponderEliminarEu achei que todos estes trabalhos estão muito bem elaborados, e tambem muito bem decorados.
Na minha opiniao esta materia das perspetivas axonometricas ( isometrica, cavaleira e dimetrica) vai ser muito util para outros trabalhos, pois em trabalhos anteriores se ja a tivessemos aprendido teriamos tido menos dificuldades ao realiza-los.
Cada trabalho foi feito muito devagarinho com muito rigor porque se nao estavam muito mal feitos.
ResponderEliminarGostei muito deste trabalho , apesar de ser um pouco complicado pois falhamos 1ml e o trabalho figa logo diferente.
ResponderEliminarGostei de trabalhar desde o inicio até ao fim.
Vou usar esta técnica para outros trabalhos.
Trabalhos bem elaborados, com muito rigor e muito bem decorados.
ResponderEliminarGostei muito de os fazer, mas o que me deu mais gosto de elaborar foi a construção da figura dentro do cubo
Estes trabalhos estão todos espectaculares, não é por acaso que estão no blog.
ResponderEliminarA sensação de 3D que nos dão estas figuras quando são bem feitas é incrível.
Espero continuar a fazer trabalhos destes, pois dá gosto vê-los quando estão terminados.
Na minha opinião todos os trabalhos estão bem realizados, linhas bem traçadas, linhas paralelas e sensação de volume.
ResponderEliminarAprendemos que todos os trabalhos devem ser feitos com bastante rigor porque uma questão de milímetros pode estragar o trabalho.
A perspetiva que eu mais gostei de realizar foi a perspetiva axonométrica dimétrica.
Na minha opinião penso que os trabalhos aqui apresentados foram feitos com muito rigor mas com perfeição pois falhando milímetros o trabalho já não estaria perfeito! Todos os trabalhos estão bem desenvolvidos mostrando volume e rigor no traçado... Penso que foi um trabalho interessante de se fazer pois gosto de trabalhos rigorosos e feitos na perfeição mas também porque gosto de desenhos geométricos!
ResponderEliminarAs projeções ortogonais são uma representação técnica que exige grande rigor na medição e no traçado. Gostei de trabalhar nas 3 perspetivas, e percebi que cada uma delas permite representar cubos de formas diferentes. Esta técnica permite-nos representar o volume das formas de uma maneira mais realista.
ResponderEliminarOs trabalhos apresentados têm bastante rigor e os que aparecem pintados estão bem conseguidos. Chamou-me à atenção também o corte efetuados em alguns cubos.
Estes trabalhos,estão todos com muita perfeição e rigor.Foi preciso muita concentração,mas apesar disso os trabalhos ficaram todos,muito bem elaborados. Gostei muito de realizar este trabalho,até porque é a perspectiva que eu mais gosto.Foi também,bastante divertido a sensação de 3 dimensões no cubo,pois parece que o cubo esta a sair do papel e dá uma ilusão óptica.
ResponderEliminarTodos estes trabalho dão-me também uma sensação que têm 3 dimensões, o que dá uma ilusão de ótica bastante interessante, como se o cubo conseguisse sair do papel. Aprendemos também que todos os trabalhos devem ser feitos com rigor porque uma questão de milímetros, pode alterar-nos o trabalho todo o que o torna errado.
ResponderEliminarNeste projecto conseguimos aprender a objectos em 3 dimensões, o que pode ser bastante divertido para nós.
Gosto muito de ver estes trabalhos com rigor. Gostei bastante de os realizar na aula, principalmente de criar figuras nos cubos pois dá um efeito de 3 dimensões e permite-nos fazer trabalhos muito interessantes e ao mesmo tempo divertidos.
ResponderEliminarNa minha opinião acho que todos os trabalhos realizados estão muito bem elaborados, desenhados com rigor e também bem coloridos.
ResponderEliminarGosto da sensação em 3D que os desenhos nos proporcionam.
Foi bom aprender a desenhar com novas técnicas,pois poderemos aplicá-las no futuro em outros trabalhos.
Gostei essencialmente de desenhar o trabalho, pois foi a parte fácil, e também porque a perspetiva axonométrica dimétrica é a que eu mais gosto.
Este tipo de trabalho exige muito rigor e concentração.Os trabalhos dão um efeito bonito em 3D.Gostaria de mais tarde fazer outro tipo de letra, gostei muito de trabalhar neste exercicio ;))
ResponderEliminarÉ necessário muito rigor e concentração para que estes cubos nos deem a ideia das três dimensões. Todos os trabalhos estão bem realizados, com linhas bem traçadas e precisas.
ResponderEliminarGostei muito de fazer este exercicio , foi divertido e exigiu muita concentraçao e rigor. Aprendi a fazer desenhos com 3 dimensoes. Tem que ser feito com rigor porque se errarmos a medida , dará logo errado. Ficou ainda mais bonito quando colorimos, também temos de saber colorir para a cor nao sair fora da linha.
ResponderEliminarSe nao soubermos pintar direito estragaremos o trabalho todo !
Se a pintura estiver mal , é isso que nós vamos reparar logo de inicio
Os trabalhos em geral estão muito bem executados. Para este trabalho ser bem executado é preciso ser feito com muito rigor e concentração. O que eu aprecio nas perspectivas axonométricas é o facto de darem a ideia de 3 dimensões o que é muito interessante. A minha perspectiva preferida é a cavaleira ! Este trabalho, apesar do trabalho, foi muito divertido.
ResponderEliminarEste trabalho foi muito bem elaborado.
ResponderEliminarO sistema de projecção axonometria é chamada por vezes de perspectiva axonométrica, devido à semelhança com a perspectiva, mas observando as imagens nota-se diferenças relativamente à perspectiva cónica, tradicionalmente mais relacionada com a visão humana.