Descrição do Blogue

Este blogue permite visualizar trabalhos realizados pelos alunos nas disciplinas de Educação Visual, Educação Tecnológica, Artes Visuais e na área de Expressão Plástica, no âmbito dos conteúdos abordados ao longo das unidades didáticas. Foi criado com o objetivo de cultivar nos alunos o gosto pela expressão artística, motivá-los para a realização das atividades através da linguagem plástica e visual e promover o seu sucesso escolar.

terça-feira, 28 de abril de 2020

Estruturas 3D


ET6 - Areal Editores

Metodologia adotada

Os alunos submeteram o formulário google; fotografaram o projeto, o separador e a estrutura e enviaram à professora, por email ou via Classroom e, pela mesma via, foi dado o feedback aos alunos – esclarecimento de dúvidas, indicações para eventuais correções e informação sobre a avaliação.
Existiu uma ordem sequencial de execução destas tarefas, respeitando as 6 fases do Método de Resolução de Problemas:
Fase 1: Situação (ver, observar e detetar);
Fase 2: Problema (interpretar, perceber e refletir);
Fase 3: Investigação (pesquisar, organizar e esquematizar);
Fase 4: Projeto (criar, conceber e planear);
Fase 5: Execução (realizar, produzir e construir);
Fase 6: Avaliação (testar, diagnosticar e criticar).


6ºB - Ana João Pinto

No âmbito do conteúdo programático "Estruturas" os alunos do 6ºA, 6ºB e 6ºG, realizaram uma atividade, faseada em 4 tarefas:

Tarefa 1. "Estrutura"
1.1. Consulta o manual adotado - ET5/6 (areal editores), lê e observa o conteúdo da página 70 à página 78.
1.2. Visiona o PowerPoint “Tipos de estruturas”.
1.3. Realiza o formulário - Teste P6 - Estrutura

Teste P6 - Estrutura

Tarefa 2. "Projeto de uma estrutura"
2.1. Visiona, no blogue “…, porque tu cresces em Arte!” , a mensagem “Estruturas”.
2.2. Realiza o projeto de uma estrutura, no caderno diário, seguindo as tarefas do Método de Resolução de Problemas (ver página 8 e 9 do manual). Utiliza o lápis de grafite e os lápis de cor.

Método de Resolução de Problemas

 6ºG - Matilde Rodrigues


6ºB - Inês Gomes: projeto de uma estrutura - Método de Resolução de Problemas

6ºA - João Guimarães

6ºG - Naíde Martins

6ºB - Soraia Oliveira; João Marques; Leonor Vieira

6ºG - Maria Miguel Ferreira

Tarefa 3. "Separador do 3º período"
3.1.  Realiza o separador do 3º Período, no caderno diário, ilustrando-o com desenhos e colagem de imagens (técnica mista), alusivas ao tema “Estrutura”.
Sugestão: para pintar os desenhos utiliza os materiais riscadores que selecionaste.

6ºB - Inês Gomes

 6ºG - Matilde Rodrigues; Leonor Vieira; Anastasia Mandryka

6ºB - Leonor Caniço; 6ºA - Eduardo Gomes; 6ºG - Maria Miguel Ferreira

6ºA - Afonso Marinho; André Calais
Estruturas naturais e estruturas criadas pelo Homem

6ºB - Ana João Pinto - Pormenor de colagem de estrutura linear

Tarefa 4. "Criação de uma estrutura"
Neste momento já tens uma ideia da estrutura (3D) que vais realizar.
Vamos relembrar alguns aspetos importantes que deves ter presentes para realizares uma estrutura:
4.1. Visiona o vídeo “Tipos de esforços”
4.2. Visiona o PowerPoint “Os esforços nas estruturas”.
Se, ainda, estás indeciso(a) deixo-te aqui ideias, para veres como podes fazer uma estrutura, utilizando diferentes materiais, ferramentas e técnicas.
4.3. Visiona o PowerPoint “Fazer uma ponte em papel”.
4.4. Visiona o PowerPoint “Cadeira de baloiço com molas”.
4.5. Visiona o PowerPoint “Escultura em arame”.
4.6. Cria uma estrutura, com base no projeto que realizaste, no caderno diário.
Sugestão: utiliza, preferencialmente, materiais reutilizáveis.

6ºG - Naíde Martins

6ºB - Diana Cardona

6ºA - Beatriz Monteiro; Carolina Monteiro

6ºA - Diogo Machado; Afonso; Angélica; João Marques; Cristiana; André

6ºA - Ana Rita Correia

6ºA - Rafael Pereira; Ana Rita Correia; Eduardo Gomes; Beatriz Esteves

6ºG -  Naíde Martins; Leonor Vieira; Anastasia Mandryka; Ana Rita Veiga

6ºA - Diogo Gomes

6ºB - Francisco Monteiro

 6ºB - Álvaro; David; Lucas; Eduardo; Sofia; Rebeca; Sara

6ºB - Jaime Machado

Processo e produto final


6ºB - Inês Gomes: projeto, estrutura e materiais reutilizáveis

6ºG - Naíde Martins: observar, refletir, pesquisar, planear e construir

6ºA - Miriam Roriz: projeto, estrutura e forma/função

6ºB - Soraia Oliveira: projeto e produto final

6ºA - João Guimarães: projeto e produto final

6ºG - Beatriz Mouta: projeto e produto final

6ºB - Jaime Machado: desenho e produto final

6ºA - Beatriz Esteves: observar, refletir, pesquisar, planear e construir

 6ºG - Beatriz Dias: processo e produto final

Flexibilização do processo de aprendizagem

A professora permitiu uma flexibilização na concretização de 3 das 4 atividades, em duas situações:
Na primeira situação:
- Nomeadamente, na tarefa 2. "Projeto de uma estrutura", em que os alunos puderam criar, em primeiro lugar, a estrutura e avaliar o produto final (Fases 5 e 6 do Método de Resolução de Problemas). Neste caso, a flexibilidade foi uma aliada do aluno, uma vez que aplicou as fases do Método de Resolução de Problemas no sentido inverso, de acordo com a interpretação que, inicialmente, fez da proposta de tarefa.

6ºB - Leonor Caniço


6ºB - Laura Fernandes

6ºB - Gonçalo Noversa

Na segunda situação:
- A flexibilização da concretização da tarefa permitiu que o aluno avaliasse o seu projeto e decidisse realizar um produto final completamente diferente, com seleção de outros materiais, utilização de diferentes ferramentas e aplicação de técnicas associadas que não tiveram sido previamente projetadas, ou por não conseguir reunir os materiais necessários ou por ter pesquisado, idealizado nova estrutura, reformulado as ideias iniciais e o projeto.

6ºG - Bruno Costa

6ºB - Diogo Bértolo

 6ºG - Artur Montenegro

"Estruturas" - Avaliação do processo e produto final


O aluno avaliou o seu produto final e enceta um novo processo de realização de um projeto de estrutura, com base na identificação dos pontos fortes do objeto construído e dos pontos que carecem de melhoramento, e cria uma nova estrutura com materiais diferentes, reutilizáveis, mediante a sua necessidade de aprendizagem ativa.

6ºB - Gonçalo Noversa

6ºG - Beatriz Mouta

6ºB - Isaac Cunha

6ºG - Beatriz Dias 

6ºG - Beatriz Dias - Vistas da estrutura