Cidadania – o que recebemos em troca? deu o nome à atividade de cariz pedagógico e cultural que decorreu no dia 13 de maio na nossa Escola E B 2/3 de Real, na Biblioteca Porto Maia, tendo sido feita a apresentação do livro em fole “Livro ilustrado das emoções” e da dramatização de cenários representativos de situações de Bullying, que contempla uma ligeira abordagem a toda a escola (Whole School Approach).
![]() |
6ºF - Livro ilustrado das EMOÇÕES |
![]() |
6ºE - Dramatização de cenários representativos de situações de Bullying |
Esta atividade foi planeada pelas docentes Augusta Lima e Célia Estrada para a divulgação do trabalho realizado pelos alunos do 6ºF e 6ºE, na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento em articulação interdisciplinar, tendo como objetivo que as turmas intervenientes partilhassem entre si e com representantes da comunidade educativa as suas experiências e conhecimentos adquiridos.
Convite
O projeto do Convite ficou a cargo do 6ºF e o da aluna Weza Gongo esteve na base da sua conceção, concluído com ideias partilhadas pelas duas turmas.
![]() |
Convite para a atividade |
Contextualização da apresentação - 6ºF
Na turma do 6ºF o trabalho iniciou pela visualização do vídeo “Cidadania – o que recebemos em troca?”, com os alunos em contexto de sala de aula, para uma melhor compreensão do significado dos conceitos “Cidadania” e “Cidadão”, das expressões “Eu devo...” e “Tenho o dever de...”, do conhecimento dos direitos e deveres na família, dentro e fora da escola,… identificar os direitos humanos em geral e, neste caso em particular, identificar as atitudes e emoções que caracterizam um “bom cidadão”.
EMOÇÕES
Na sala de aula foram estruturadas as diferentes
passagens retratadas no vídeo, nomeadamente identificando as Situações,
as Ações do cidadão e as respetivas Emoções que foram
posteriormente abordadas nas diversas disciplinas.
Ação do cidadão: aproveitou a água desperdiçada para regar a planta que estava a secar.
Ação do cidadão: voluntariou-se para ajudar a vendedora ambulante a empurrar o carrinho.
Ação do cidadão: divide a coxa de frango com o cão e partilha a sua refeição.
Ação do cidadão: reparte o seu dinheiro e contribui para a educação da menina.
Ação do cidadão: cuida do bem-estar e da saúde da idosa.
Ação do cidadão: cede o seu lugar no autocarro a uma mulher… foi gentil e amável.
Com base nessa
emoção cada aluno criou uma "narrativa visual" e no verso escreveu a
palavra correspondente em português e em inglês, tendo presente os conceitos sobre "espaço", elementos e características do discurso gráfico, nomeadamente a imagem, a cor, o contraste e a letra / texto.
![]() |
Construção do "Livro de ilustrações/Livro das EMOÇÕES" |
Vídeo "Cidadania – o que recebemos em troca?"
![]() |
Ilustrações realizadas com base no vídeo - Manuel e Dinis |
![]() |
Ilustração e respetiva Emoção - Diogo A. |
![]() |
6ºF - Matilde M. - Gonçalo - Daniel - Manuel |
4. Todos os presentes foram convidados a escrever a sua emoção num "Post-it"...
5. ...e quem o desejou teve a oportunidade de a partilhar!
... "Bondade", eu escolhi esta emoção, porque...
... "Empatia" Eu escolhi esta emoção, porque...
Assistente Técnico na Área Funcional de Biblioteca, Joana Dias
... "Compaixão" Eu escolhi esta emoção, porque...
O que o cidadão recebeu em troca para agir assim, dia após dia?
NADA.
- Não ficou mais rico;
- Vivia de forma modesta;
- Agradecia em oração;
- Não ficou famoso.
![]() |
Livro ilustrado das Emoções |
O Cidadão recebeu o que o dinheiro não compra!
- O cidadão… recebeu “EMOÇÕES” e testemunhou "FELICIDADE”.
- Atingiu uma compreensão mais profunda.
- Sentiu o amor, a gratidão, a amizade, a lealdade e a fidelidade.
- Sentiu um mundo mais belo.
- Acreditou no bem!
Lembrem-se...
![]() |
Contracapa do livro ilustrado |
Contextualização da apresentação - 6ºE
![]() |
6ºE - Dinâmica de trabalho em grupos |
Também se promoveram as atitudes de autoestima, as regras de convivência, sensibilizando-se os alunos para reduzir o Bullying, melhorar comportamentos, desenvolver o gosto pelo trabalho em equipa e a cooperação em projetos comuns.
![]() |
6ºE, grupo 1 - Francisco - Paulo - Guilherme- Henrique |
![]() |
6ºE, grupo 3 - Dinis - Taylor - Gonçalo - Tiago |
![]() |
6ºE, grupo 4 - Eduardo - Ricardo - Rodrigo R. - Carolina A. |
Clicar no link para assistir ao vídeo Alessia Cara - Scars To Your Beautiful (Official Video)
O nosso agradecimento a todos os intervenientes 💫
Professoras, Augusta Lima e Célia Estrada
P.S.
Todos os alunos do 6ºF realizaram a sua ilustração do “Livro ilustrado das emoções”, no âmbito da atividade interdisciplinar. O livro em fole foi construído de forma artesanal para cumprir o objetivo inicial, no final do ano letivo, devolver as ilustrações aos seus autores.
Na sequência da apresentação do livro e mediante a sugestão da psicóloga, Carla Ferreira, no final do ano letivo, num gesto altruísta, doaram-no à biblioteca escolar.
Neste ato simbólico marcaram presença o professor José Barroco, coordenador da equipa biblioteca e a Diretora de Turma, professora Carla Vilas Boas.
6ºF - Doação do livro em fole "Livro das EMOÇÕES" à Biblioteca
A escola ofereceu em troca uma cópia das ilustrações.
![]() |
Obrigada, 6ºF |
Eu participei nesta atividade com a minha turma, o 6ºF, e gostei muito! Aprendemos sobre cidadania, os nossos direitos e deveres, e como é importante respeitar os outros.
ResponderEliminarTambém fiz uma ilustração para o "Livro das Emoções" e apresentei o que senti. Foi especial ouvir as emoções dos meus colegas e ver que todos partilharam as suas ideias. Achei muito bonito quando todos escreveram uma emoção no post-it e partilharam com os outros.
Foi um dia divertido e importante para todos nós!
Diverti- me muito na atividade da Biblioteca! A turma do 6° F iniciou a apresentar as ilustrações que fizeram com base no vídeo " O que recebemos em troca?" Depois assistimos o vídeo e escrevemos em um post it o que sentimos após ver os atos bons que o rapaz fez . Depois da apresentação do 6°F fizemos a nossa apresentação que foi dividida em grupos para apresentar sobre o Bullying. Diverti me muito a fazer a minha cena! Para terminar assistimos a música " Scars to your beautiful" A minha parte favorita da atividade foi quando fomos apresentar a nossa cena ! Gostei muito, faria outra vez!
ResponderEliminarEu participei nesta atividade com a minha turma o 6ºF, gostei muito e voltaria a fazer!
ResponderEliminarAtividade começou com o visionamento do vídeo "Cidadania-o que recebemos em troca?", depois os alunos do 6ºF começaram a apresentar as suas emoções, a minha foi "PARTILHA" que na língua inglesa escreve-se "SHARING", a seguir vimos o vídeo que a nossa diretora de turma(Carla Vilas Boas) fez com as nossas ilustrações, depois as professoras e alguns alunos do 6ºF distribuíram lápis e uma folha de post-it para escreverem as emoções que sentiram, e alguns até foram apresentar, em seguida o 6ºE apresentou os seus teatros sobre o BULLYING, a atividade acabou com o visionamento da música "Scars to your beautiful".
Diverti-me muito!
Gostei muito de participar na atividade.
ResponderEliminarA atividade começou com o visionamento do vídeo "Cidadania- o que recebemos em troca", depois ilustramos com base numa parte do vídeo em que o cidadão ajudava os outros e escrevemos a emoção que sentimos ao ver o vídeo. A professora juntou todas as ilustrações e fez o livro em FOLE.
No dia 13 de maio apresentamos a nossa apresentação á turma do 6ºE e eles também escreveram num post-it a emoção que sentiram e apresentaram a atividade deles.
Gostei muito de participar na atividade!
Nesta atividade foi realizada com a colaboração do 6ºE e 6ºF com as professoras Célia Estrada e Augusta Lima.
ResponderEliminarComeçando com o 6ºF foi ilustrado o livro das emoções, com isto vimos um vídeo ("O que recebemos em troca?"). Com este foi ilustrada as boas ações de um homem, que não recebia nada em troca por isso. Depois foi proposta a colaboração da turma do 6ºE para num postit que foi entregue a cada aluno juntamente com um lápis (que serviu de agradecimento) escrever a emoção que sentia após ter visto o vídeo. Nisto seguiu-se para a apresentação do 6ºE que foi ilustrada apartir de dramatizações. Começou com o primeiro grupo que de mostrou que não devemos julgar pelo a estrutura do corpo. O segundo grupo mostrou que não devemos julgar o outro pelo que tem (por exemplo: a roupa, o telemóvel, cabelo...). O penúltimo grupo apresentou que devemos colocar nos no lugar do outro para percebemos que doí ser gozado. E para terminar foi quarto grupo que quando vemos alguém a sofrer Bullying devemos a fazer algo para ajudar o colega ou amigo. Para um final emocionante puseram uma música (" Scars to your beautiful") e demos uma borracha para cada aluno do 6ºF. Com isto a atividade envolveu as emoções da parte do 6ºF e na parte do 6ºE O bullying.
A minha opinião acerca de esta atividade é que eu adorei fazer parte de um grupo onde pode dramatizar com as minhas colegas e a prender sobre as emoções e os bons atos que podemos fazer só recebendo uma felicidade no interior do coração.
Eu gostei muito desta atividade.
ResponderEliminarNesta atividade de Cidadania e Desenvolvimento as duas turmas viram um vídeo denominado : "Cidadania - O que recebemos em troca?" Nesse vídeo mostrava a vida de um senhor que ajudava as pessoas mas nem só, ele alimentava um cão todos os dias, dava todo o seu dinheiro à mãe e à sua filha moradoras de rua para ela poder ir pra escola, ele também pôs uma planta em baixo de um cano a verter água, e colocava um cacho de bananas todos os dias na porta de uma velhinha.
O 6⁰F mostrou-nos o que eles retiraram do vídeo, escrevendo palavras como : Partilha; Humildade…
Essa atividade que eles fizeram deram-nos ensinamentos e notou-se que era com carinho.
Depois foi a nossa atividade, que consistia em dramatizações sobre o BULLYING, que é muito importante.
No fim de cada dramatização eles diziam a lição de moral que se aprendia com o teatro de cada grupo.
Eu adorei o projeto do convite que uma menina do 6⁰F criou, a Weza, ela foi muito criativa. Também gostei da ideia das impressões digitais dos alunos.
Eu apesar de não ter participado nas dramatizações, participei nas aulas em todas as atividades com os meus colegas e no fim de tudo gostei muito.👍 :)
Muitos parabéns a estas duas turmas – 6º E e F que, para além de participarem nas atividades, mostraram empenho e responsabilidade na sua realização.
ResponderEliminarEsta foi uma atividade enriquecedora realizada na biblioteca que permitiu fazer reflexões no âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, abordando temas essenciais como Cidadania, boas ações, respeito, emoções, prevenção do bullying e valorização pessoal.
Penso que a atividade contribuiu significativamente para o crescimento pessoal e social dos participantes, e de quem assistiu, valorizando as temáticas abordadas na disciplina, permitindo aos alunos e à comunidade escolar crescer e estar mais conscientes.
Espero que tenham gostado!!! Eu gostei muito de ter participado!!
Muitos Parabéns pelo trabalho desenvolvido!! Orgulhosa dos seres humanos que se estão a tornar!
ResponderEliminarEu gostei muito desta atividade.
ResponderEliminarNesta atividade de Cidadania e Desenvolvimento proposta pelas turmas 6 F e 6 E, a minha turma 6 F mostrou o vídeo ´´o que recebemos em troca?´´ sobre um senhor que ajudava toda gente mesmo não recebendo nada em troca. Nós 6 F fizemos uma ilustração em um livro, cada um escolheu uma atitude do bom cidadão, e mostramos á turma 6 E, o 6 E apresentou nos uma peça de teatro em grupos, sobre o Bullying, foi super divertido, acho que foi bom ter tido esta atividade porque, com cada uma aprendemos um pouco de tudo, com o 6 F aprendemos a ser um bom cidadão e ajudar os outros, e com a do 6 E aprendemos a aceitar a forma de ser ou de se vestir das pessoas e não fazer bullying com as pessoas. Gostei mesmo muito desta atividade e voltaria a repetir- la
Adorei esta atividade de cidadania e desenvolvimento foram realizadas na biblioteca escolar atividades com as turmas 6⁰E e 6⁰F. A turma 6⁰F mostrou nos um video "o que recebemos em troca" que contava a história de um senhor que ajudava tudo e todos adorei o vídeo. Também a turma 6⁰F fez um livro a ilustrar os momentos preferidos do homem a fazer boas ações.Em seguida foram distribuiíos um post-it a cada um para escrevermos uma palavra que nos fez sentir aquele vídeo.A turma 6⁰E a minha turma fez um teatro em grupos sobre o Bullyng que mostrava que temos de aceitar tudo e todos pela forma de ser e vestir, adorei fazer a peça de teatro. Com esta atividade aprendi muita coisa aprendi a como ser um bom cidadão adorei .
ResponderEliminarAdorei participar nesta atividade!
ResponderEliminarAs turmas envolvidas foram o 6ºE e o 6ºF, a minha turma. A atividade começou com o visionamento do vídeo "Cidadania - o que recebemos em troca?", em que o tema principal eram as boas ações do cidadão e esse cidadão, tinha pouco dinheiro mas, o pouco que tinha ele usava para ajudar os outros, também não recebia nada em troca, não ficou mais rico nem famoso. Em seguida, os alunos do 6ºF foram apresentar as suas emoções, a minha foi "Solidário" que em Inglês é "Supportive". Depois, foi a vez do 6ºE apresentar as suas peças de teatro, em que o tema principal era o Bullyng. Com essas peças de teatro aprendemos que temos que aceitar como as outras pessoas são e como se vestem.
A atividade foi muito bonita e correu muito bem às duas turmas!
Por motivos pessoais não consegui ir à atividade, por isso vou comentar o pouco que vi e o que sei.
ResponderEliminarA atividade decorreu na Biblioteca Escolar no dia 13 de maio, onde o 6ºF e o 6ºE iam apresentar o que criaram na aula de cidadania, a minha turma apresentou algumas encenações sobre o bullying, onde iam representar cada cena que escolheram. Já o 6ºF apresentou um livro de emoções ilustrado por eles, onde mostrava as boas ações de um homem que não recebia nada em troca.
Para terminar puseram uma música emocionante (" Scars to your beautiful").
Pelo pouco que vi todos divertiram-se muitoo! Queria muito lá estar mas os imprevistos acontecem.
Estive presente na apresentação desta atividade na biblioteca escolar e gostei muito. Os miúdos estiveram espetaculares nas pequenas dramatizações que apresentaram; e os professores e funcionários que partilharam as suas emoções, conseguiram surpreender-nos e tocar-nos profundamente. É uma experiência a repetir no futuro.
ResponderEliminarApesar de não ter participado na atividade, adorei ver os trabalhos dos meus colegas do 6°F e da turma do 6°E, graças ao vídeo apresentado pela turma 6°F, alusivo ao tema "o que recebemos em troca".
ResponderEliminarEm que mostrava a compaixão e carinho que o ser humano tinha pelo próximo.
A turma 6°E apresentou uma peça de teatro sobre o Bullying,que mostrava aos espectadores a importância de aceitar o próximo, independentemente da sua aparência ou da sua forma de vestir.
Aprendi não só lições para a escola, mas sim lições de vida.
Parabéns a todos os que estiveram envolvidos nesta atividade desenvolvida pela disciplina de Cidadania.
ResponderEliminarÉ fundamental, que para se criar uma sociedade mais harmoniosa e desprendida dos bens materiais, que se crie laços entre as pessoas, para que vivam em equilíbrio, cooperação e aceitação.
Tenham sempre a bondade e a sensibilidade de se colocarem na "pele" da outra pessoa e pararem de pensar apenas em si próprios.
Eu gostei muito desta atividade, eu não cheguei a participar estive a ver com muita atenção e foi muito bom. Apesar de não ter participado os trabalhos da turma 6°F estavam muito bonitos eles ilustram a sua parte favorita de um vídeo que vimos e com base em que cada um criou fizeram um livro, já da turma 6°E eles fizeram peças de teatro para aprender o que não devemos fazer, vou dar o exemplo do grupo da Jércia, Helena, Anna e Carolina F. que elas representaram uma menina que sofria bullying pelas suas roupas e pelos seus desenhos e depois foram todas pedir desculpa pelos seus atos. Também vou agradecer a algumas professoras que estiveram presentes que foi a Professora Augusta Lima, Professora Conseição Pereira, Professora Célia Estrada... A atividade foi muito boa eu gostei muito.
ResponderEliminarAdorei esta atividade principalmente porque eu fui a apresentadora da minha turma.
ResponderEliminarA atividade foi elaborada na biblioteca da nossa escola com muito carinho e atenção para os alunos.
A primeira turma à apresentar foi o 6F eles mostraram nos um vídeo "o que recebemos em troca?" , neste vídeo mostrava um homem que fazia bons atos sem receber nada em troca. Em seguida fizeram uma distribuição de post-its para os alunos escreverem uma palavra que sentiram a ver o vídeo .
No final da apresentação do 6F eles mostraram a ilustração de algumas das palavras que sentiram naquele vídeo em um livro.
Logo em seguida eu entrei, e fiz um discurso para o 6E entrar.
A minha turma apresentou um teatro sobre as consequências do bullying e também razões para não o fazermos.
Nestas dramatizações julgavam psicologicamente e fisicamente os alunos.
E no final colocaram uma música sobre a autoconfiança e autostima pessoal.
Eu gostei muito desta atividade e gostaria que se repetisse.
Eu gostei muito desta atividade de Cidadania, que foi realizada na biblioteca da minha escola. A primeira turma a apresentar foi o 6ºF que mostrou nos um vídeo "o que recebemos em troca? '', nesse vídeo vimos a história de um senhor que alimentava um cão vadio, havia um cano furado e ele pôs lá uma planta para ela não morrer, dava dinheiro a uma senhora para a filha dela conseguisse ir a escola, punha cachos de banana na porta de uma senhora e ajudava sempre de manhã uma senhora a levar um carrinho que era muito pesado. Depois o 6ºF deu nos post-ist para os alunos do 6ºE escreverem o que sentiram no vídeo.Depois foi a vez de o 6⁰E apresentar um trabalho sobre o Bullying, eu gostei muito ter estado eu e o meu grupo a apresentar uma cena á turma do 6ºF e aos meus colegas que não quiseram apresentar nenhuma cena.
ResponderEliminarOs trabalhos sobre o Bullying ensinou nos que não podemos gozar com ninguém por causa do aspeto físico, ou pelas roupas que vestimos, ou pelo facto que somos gordos ou muito magros, e por outros motivos. No final meteram uma música sobre termos confiança de nós mesmos. Eu gostei muito da atividade e se me perguntassem se queria repetir dizia logo que sim.
Eu adorei a atividade!
ResponderEliminarDurante a semana fomos planejando uma ótima atividade, que seria realizada na biblioteca.
Na biblioteca as primeiras apresentações foram do 6°F, que mostraram nos um vídeo " o que recebemos em troca", sobre um senhor que ajudava os outros sem querer receber nada em troca.
O senhor ajudava uma senhora com o carrinho pesado, deu dinheiro à uma menina para ir à escola, e até deu bananas à uma pobre idosa.
Depois o 6° F entregou nos um post-it para escrever mos os sentimentos que o vídeo nos trazia.
Após esta experiência, foi a vez do 6°E.
O 6°E fez apresentações sobre o bullying, e o primeiro grupo apresentou sobre um menino mais gordo do que os colegas, que sofria bullying dos "amigos", que quando foram pro pavilhão riram dele por não conseguir fazer exercícios.
O segundo grupo apresentou sobre uma menina que sofreu bullying pelas suas roupas " infantis".
O 3° grupo mostrou que não devemos gozar com os colegas, e tentar colocar se no lugar do outro.
O último grupo mostra um menino a ser gozado, e uma menina aparece para defender o colega.
A moral das apresentações era "não faça aos outros o que não queres que façam a ti"
Eu adorei muito a atividade!
Eu gostei muito fazer esta atividade na disciplina de Cidadania que foi feita na biblioteca escolar .Começamos com a apresentação do 6ºF em que nos mostraram o vídeo "o que recebemos em troca " em que consiste em um senhor que ajudas as pessoas sem receber nada em troca.Depois os alunos do 6ºF deram-nos um postit para nós escrevermos o que sentimos ao ver o vídeo.A seguir o 6ºE começou as suas dramatizações sobre o bullying.Com essa atividade acho que todos que estavam presentes perceberam a importância de não fazer bullying.Com tudo adorei fazer esta atividade.
ResponderEliminarGostei muito da atividade realizada na biblioteca, apresentei a minha emoção que foi urbanidade. Acho que todos os meus colegas estiveram extremamente bem e adorei principalmente aprender mais sobre cidadania em si. A representação do 6ºE é foi incrível, com muito emoção e muitos ensinamentos.
ResponderEliminarEu gostei muito da atividade e participei no grupo 3.
ResponderEliminarPrimeiramente o 6F começou por mostrar um vídeo de um homem muito bondoso depois do vídeo alguns foram expressaram as suas emocores perante o vídeo, depois entregaram-nos um lápis e um post-ist para nós expressarmos a nossa emoção. Depois foi a nossa vez de apressentar 4 peças de teatro sobre o bullying o que esina que não podemos falar mal ebater em alguém porque não gostamos dela.
No final a nossa professora de cidadania e desemvolvimento mostrou uma música muito gira.
No final da atividade nós ficamos com o lápis e o 6 F recebeu uma borracha.
Participar na atividade "Cidadania – o que recebemos em troca?" foi uma experiência muito especial. Através do vídeo e das ilustrações, aprendi que ser cidadão é ajudar os outros com pequenos gestos, sem esperar nada em troca. Gostei muito de criar a minha ilustração e de ver o meu trabalho incluído no "Livro das Emoções". Durante a apresentação, senti orgulho por partilhar o que aprendi e por ouvir as emoções dos colegas e dos adultos. Esta atividade fez-me pensar que as verdadeiras recompensas da cidadania são sentimentos como a gratidão, a bondade e a amizade. Foi uma lição que vou levar comigo.
ResponderEliminarGostei muito da atividade porque nós apresentar a nossa emoção a uma plateia e p tivemos a oportunidade de o apresentar.
ResponderEliminaro trabalho consistiu em realizar um trabalho que ilustrávamos uma uma emoção e a sua representação e depois apresentamo-la na biblioteca com uma bela plateia.
Adorei
Eu gostei muito de fazer esta atividade, porque ensinou-me que não devemos fazer algo esperando receber alguma coisa em troca. Também gostei muito de fazer o convite e gostei muito da apresentação de todos os meus colegas (6ºE e 6ºF).
ResponderEliminarO evento foi um exemplo inspirador de prática pedagógica transformadora, que envolveu emoção, criatividade, cooperação e cidadania ativa.
ResponderEliminarA participação dos alunos e da comunidade educativa demonstrou que, com sensibilidade e orientação adequada, é possível formar cidadãos conscientes e empáticos.
Nesta atividade que eu participei com a turma do 6ºF, gostei desta atividade pois aprendemos que não devemos fazer as coisas em esperar receber algo em troca e também aprendemos varias coisas sobre a igualdade de género.
ResponderEliminarA minha emoção era alegria pois o bom cidadão ficou feliz ao passar pela planta e vela crescer sentindo um grande amor ao ter ajudado a natureza!
Há alguns dias, realizámos uma atividade muito especial na biblioteca da escola, em conjunto com a turma do 6.ºF, para refletirmos sobre o bullying e o poder da empatia.
ResponderEliminarA sessão começou com a apresentação do 6.ºF, que partilhou connosco um vídeo emocionante sobre um homem que fazia boas ações sem esperar nada em troca. O vídeo tocou-nos a todos, pois mostrou como pequenos gestos podem mudar vidas. Depois de assistirmos, os alunos do 6.ºF foram à frente partilhar os sentimentos que o vídeo lhes despertou.
Em seguida, algumas pessoas da nossa turma apresentaram uma peça de teatro, onde representaram situações de bullying. Através da dramatização, procurámos mostrar como o bullying afeta quem o sofre e como é importante sermos mais atentos, solidários e respeitadores.
No final da atividade, cada um de nós escreveu uma mensagem num post-it sobre o video que vimos. Para encerrar, ouvimos a música “Scars to Your Beautiful”, que nos deixou uma mensagem forte sobre autoestima, aceitação e o valor de sermos nós próprios.
Gostei muito!
Eu não participei nessa atividade mas eu gostei muito
ResponderEliminarOla boa tarde professora sou o Luca Azer seu aluno do 6ºF. Adorei esta atividade de várias formas que agora não consigo descreve.
ResponderEliminarTenha um boa tarde é que fique bem chau.
Eu gostei de realizar esta atividade, porque o cidadão ajudava as pessoas sem receber nada em troca.
ResponderEliminarDurante a aula de Cidadania e Desenvolvimento, escrevemos a emoção que sentimos sobre o vídeo e ilustramos uma parte que mais gostamos.
No dia 13 de Maio os professores presentes na atividade e os alunos do 6E escreveram num post-it a emoção que sentiram.
Agradeço o convite da Profª Augusta Lima e da Profª Célia Estrada para participar da atividade. Foi uma tarde riquíssima, com lindas apresentações teatrais sobre bullying e também com a apresentação do Livro Ilustrado das Emoções. Parabéns às turmas do 6º E e 6º F!!!
ResponderEliminarEu gostei de realizar este trabalho, porque eu aprendi muito com as atividade.
ResponderEliminarA primeira atividade foi realizada pelo 6ºF, eles mostraram um vídeo onde mostra um cidadão muito humilde, esse cidadão ajuda as pessoas e os animais e não espera nada em troca sem ser a felicidade das pessoas.
No final do vídeo a turma do 6ºf relatou o que sentia a ver este vídeo.
A segunda atividade foi realizada pelo 6ºE, eles dividiram as pessoas em grupos e apresentaram todos os grupos apresentaram um teatro diferente.
O teatro de cada grupo mostrava vários tipos de bullying, e no final de cada teatro diziam uma frase positiva.
No fim das duas apresentações a turma do 6ºf entregou um lápis à turma do 6ºe e a turma do 6ºe entregou uma borracha à turma do 6ºf.
Eu gostei e aprendi muito com esta atividade.
ResponderEliminarPrimeiramente o 6ºF apresentou um vídeo, sobre um homem muito generoso que ajudava as pessoas e o que recebia em troca era amor. Alguns professores e alunos expressarão as suas emoções num papel, sobre o vídeo.
Nós 6ºE fizemos uma apresentação sobre o bullying. Aprendemos com este teatro, que às vezes, as pessoas magoam os outros com palavras e atitudes sem perceber. É importante pensar antes de agir ou falar.
No final o 6ºF recebeu uma borracha e nós 6ºE um lápis.
Obrigado professoras Célia Estrada e Augusta Lima!
Eu gostei muito de realizar esta atividade.
ResponderEliminarO 6°F apresentou um video sobre um homem que era muito humilde que ajudava as pessoas e animais e não recebia não recebia nada em troca, ele só gostava de ver as pessoas felizes.
Nós 6° E que fizemos um teatro sobre o bullying. No fim dos teatros fizemos uma conclusão que não devemos fazer aos outros o que não gostamos que nos fizessem a nós.
Eu gostei e participei nos mini teatros e aprendi melhor como evitar o bullying e ajudar quem sofre.
ResponderEliminarA primeira turma a presentar os trabalhos foi o 6 F e aprsentou-nos um vídeo sobre ajudar as pessoas mesmo a não receber nada em troca e depois apresentaram os sentimentos que aquele vídeo transmitia e depois a minha turma(6 E) apresentou os trabalhos sobre o bullyiing e com tudo aprendi a reagir da forma certa contra o bullying e ajudar os outros mesmo sem receber nada em troca.
Gonçalo Ribas
ResponderEliminarEu adorei esta atividade onde aprendemos vários tipos de bullying com os teatros. A primeira turma foi o 6F que nos mostrou que não precisamos de nada em troca para ficarmos felizes. E depois foi a minha turma o 6E que fizemos uns teatros sobre o bullying que aprendemos que temos sempre de ajudar os outros e no final dissemos o que n devíamos fazer. Adorei esta atividade!
Gostei muito da atividade realizada. Eu "iniciei" digamos assim as apresentações do 6ºF foi uma atividade que gostei muito de participar, também gostei muito de espectar os pequenos teatros do 6ºE.
ResponderEliminarConcluindo gostei muito desta atividade e acho que é uma proposta pare se fazer nos próximos anos.
Bastian Davila
ResponderEliminareu gostei muito da atividade onde aprendemos vários tipos de bullying. A atividade foi feita pelas turmas 6F e 6E . 6f fes uma atividade do bom cidadão e o 6E pelo bullying
Eu faltei no dia da exposição, mas os meus colegas disseram que gostaram muito da exposição. O 6ºE fez um teatro sobre o bullying, e o 6ºF (a minha turma) mostrou que não precisamos de nada em troca para seremos felizes.
ResponderEliminarEu gostei muito desta atividade onde eu participei com a minha turma o 6ºF e que também a turma do 6ºE participou, a minha turma falou sobre um vídeo - O que recebemos em troca?-.
ResponderEliminarNo entanto a turma do 6ºE falou sobre o bullying e fizeram mini-teatros sobre isso. Para mim foi uma atividade muito fixe e acho que foi bem fazer esta atividade.
Gostei muito desta atividade com o 6ºE que ajuda a evitar o bullying e reflete as emoções do bulliyng, a primeira turma a apresentar foi a minha turma 6ºF que apresentou um vídeo sobre ajudar as pessoas mesmo a não receber nada em troca e depois falamos sobre as emoções que o vídeo traz, a turma do 6ºE apresentou-nos uns trabalhos que nos mostrava as sensações do bullingy, gostei muito desta atividade e espero que se repita no futuro.
ResponderEliminargostei muito de fazer esta atividade com o 6e e das apresentações do bullying.
ResponderEliminaradorei fazer esta atividade.
Gostei muito da atividade, a atividade começou com a minha turma(6ºF) a apresentar as suas palavras escolhidas, depois o 6ºE fez a representação do bullying e mostraram respetivas frases como a frase não ao bullying.
ResponderEliminarApesar de não apresentar a minha palavra, adorei a atividade
Gostei muito de participar no projeto do bom cidadão com o 6F ,também gostei de ver a mini atuação da turma 6E .
ResponderEliminarNo projeto do bom cidadão a minha palavra foi simpatia e em inglês diz se simphaty
Gostei muito
Eu faltei no dia da atividade mas participei nos ensaios, o que foi muito divertido .A minha turma 6ºE fez dramatizações sobre temas do bullying e a turma do 6ºF apresentou um vídeo, no final da apresentação do vídeo os alunos do 6ºF entregaram papeis para os alunos para escreverem as emoções que sentiram ao ver o vídeo.
ResponderEliminareu gostei muito desta atividade que fez a minha turma 6ºE e a turma do 6ºF sobre o bullying e sobre um vídeo - O que recebemos em troca , eu não participei nesta atividade mas eu gostei muito das dramatizações sobre o bullying que fizeram os meus colegas do 6ºE e também gostei muito o vídeo - O que recebemos em troca. Eu achei esta atividade muito fixe e que foi muito bem preparada.
ResponderEliminarA minha opinião sobre a atividade do 6ºF e a atividade da minha turma (6ºE). A atividade do 6ºF foi sobre o vídeo "O que recebemos em troca?" eu gostei muito da atividade do 6ºF porque além de falarem o sentimento que sentem sobre o vídeo deixaram-nos interagir também a falar o nosso sentimento, o meu foi "igualdade". E a atividade do 6ºE foi sobre o bulliyng ,também foi muito divertida, eu participei na atividade, na sala de aula mas não apresentei. Gostei de ver os meus colegas a apresentar. No geral eu gostei muito das duas atividades.
ResponderEliminarEu gostei muito da atividade. Eu não participei nas dramatizações mas participei nos treinos das dramatizações nas aulas. A primeira coisa que fizemos quando todos chegaram na biblioteca foi os alunos da turma 6ºF apresentaram alguns trabalhos sobre os tipos de bullying, e logo a seguir, nos mostraram um vídeo sobre um homem que ajudava pessoas e animais. Depois os alunos da turma 6ºF nos entregaram um lápis a cada aluno e papéis a cada aluno. Eu gostei muito desta atividade e espero que se repita algum dia!
ResponderEliminarEu gostei muito da atividade que ocorreu na biblioteca.
ResponderEliminarQuem participou nesta atividade foram as turmas 6ºE , 6ºF e alguns professores. Os alunos do 6ºF mostraram trabalhos sobre as emoções que sentiram num vídeo que vimos, em ingles.
O video que vimos tratava-se num homem que dava tudo ás pessoas dinheiro, comida, etc..., e em troca recebia felecidade.Também foi nos dados lápis e post-its para escrever os sentimentos que sentimos depois do video.
A minha turma ( 6ºE) fez dramatizações sobre o bullying.