Mensagem em construção!
No âmbito das disciplinas de Educação Visual (5º e 6º anos) e de Educação Tecnológica (5º ano) os alunos do 2º ciclo elaboraram formas bidimensionais natalícias, tendo como objetivo a decoração dos espaços escolares, o que constituiu uma oportunidade privilegiada para aplicar conhecimentos fundamentais da linguagem plástica, seguindo as etapas da "Metodologia de projeto".
Os alunos identificaram música, formas e cores simbólicas da quadra natalícia, iniciando-se a motivação através da visualização de vários exemplos multimédia, complementada com a partilha de diferentes experiências vividas em natais passados, desde os pratos típicos e doçarias às decorações no lar, entre outras.
![]() |
| 5ºF |
Gradualmente, o espírito de natal foi-se instalando num ambiente de afetos que se traduziram nos esboços e na pintura realizados no caderno diário.
![]() |
| 5ºF |
Os alunos identificaram as cores simbólicas - verde, vermelho, branco - e selecionaram os materiais e ferramentas a utilizar: papel branco A4, cartolina verde e vermelha e a exploração de alguns materiais riscadores: lápis de grafite 2HB; afia-lápis com depósito; lápis de cor; marcadores; caneta de ponta fina preta; tesoura; cola; alicate vazador e fitinha vermelha acetinada.
![]() |
| 5ºF |
5º ano
A concretização dos trabalhos envolveu a utilização de moldes de cartão com figuras temáticas, como estrelas, anjos, sinos, corações, gorros de Pai Natal,…
Os alunos aplicaram técnicas de contorno, desenho, pintura, recorte e colagem, promovendo a autonomia criativa e o domínio de diferentes procedimentos gráficos.
Cada peça demonstra cuidado, rigor e sensibilidade artística, evidenciando o empenho dos alunos na criação de composições expressivas e criativas. A qualidade gráfica e técnica alcançada destaca-se pela originalidade e pela atenção ao detalhe, tornando estas produções um testemunho claro da dedicação, empenho e da evolução das competências plásticas dos alunos.
6º ano
Neste processo, foi dada primazia à aplicação da "Teoria da cor" na pintura das formas simbólicas e multiculturais que lhes foram distribuídas, em papel branco impresso, com por exemplo, biscoito de gengibre; duendes; bengalinhas; meias; globos de neve; coroas;…
Os alunos selecionaram harmonias cromáticas adequadas ao tema festivo e experimentaram contrastes que reforçam a expressividade das composições. O trabalho desenvolvido revela um admirável sentido estético e uma maturidade crescente na utilização dos recursos visuais e dos materiais selecionados.
De uma maneira geral, os alunos recorreram aos elementos visuais - ponto, linha, plano, cor, estrutura, textura, tamanho e volume - para enriquecer a organização da imagem e conferir maior profundidade aos motivos decorativos e exploraram diferentes materiais riscadores na pintura das formas natalícias.
Formas 3D
Além das formas bidimensionais os alunos foram convidados a decorar uma pequena embalagem de cartão reutilizável - forma tridimensional - utilizando materiais igualmente reutilizáveis, de acordo com o seu sentido estético e habilidades técnicas.
Para os alunos o momento da exposição dos seus trabalhos nos espaços escolares revelou-se particularmente significativo: ver as suas peças integradas na decoração da escola despertou orgulho, motivação e uma clara valorização do esforço realizado.
Esta experiência reforçou a importância do trabalho artístico no desenvolvimento pessoal e na construção de um sentimento de pertença à comunidade escolar.
A decoração dos espaços escolares com os elementos criados pelos alunos assumiu um caráter particularmente singular, refletindo a criatividade individual e coletiva. O resultado final transmite um ambiente visualmente enriquecido, no qual o espírito de Natal se torna verdadeiramente contagiante, envolvendo toda a comunidade educativa.
![]() |
| Papelaria / Reprografia |
Importa ainda salientar o seu entusiasmo manifestado ao longo de todo o processo, desde a fase de conceção até à concretização.
Feliz Natal, 2025.











