Descrição do Blogue

Este blogue permite visualizar trabalhos realizados pelos alunos nas disciplinas de Educação Visual, Educação Tecnológica, Artes Visuais e na área de Expressão Plástica, no âmbito dos conteúdos abordados ao longo das unidades didáticas. Foi criado com o objetivo de cultivar nos alunos o gosto pela expressão artística, motivá-los para a realização das atividades através da linguagem plástica e visual e promover o seu sucesso escolar.

domingo, 2 de setembro de 2012

"Cada criança é um artista. O problema é como permanecer um artista quando crescemos."


Olhar «com olhos de ver» 

«[...] Um dia, um novo estudante apresentou-se a Agassiz, pedindo-lhe para o tomar como seu aluno. O naturalista tirou de um frasco um peixe que nele se encontrava conservado e colocou-o perante o jovem estudante, dizendo-lhe que o observasse cuidadosamente. [...] Então, deixou o aluno sozinho com o peixe.

[...] Ao fim de meia hora, o rapaz estava certo de ter observado tudo o que havia a ver sobre o peixe. Mas o naturalista não aparecia.Passaram-se várias horas [...] Sentiu-se farto e desencorajado e desejou nunca ter ido falar com Agassiz. Então, para passar o tempo, começou a contar as escamas. Quando acabou, contou as espinhas. Depois, começou a desenhar o peixe e, ao fazê-lo, notou que o peixe não tinha pálpebras. [...]

Começou a trabalhar com os lápis anotando todos os pequenos detalhes que antes lhe haviam escapado mas que agora lhe pareciam muito evidentes. Começou a captar o segredo da observação. Pouco a pouco foi descobrindo novos pontos de interesse acerca do peixe. Mas isto não bastou para satisfazer o professor, que o manteve a trabalhar no mesmo peixe durante três dias inteiros. Ao fim deste tempo, o estudante sabia realmente alguma coisa acerca do peixe e, muito mais importante, adquirira a capacidade e o hábito da observação cuidadosa e detalhada. [...]»

Notes on orientation, N Y AFS International Intercultural
Programs, Inc., 1978


Pablo Picasso


49 comentários:

  1. Carolina Faria nº5 7ºFterça-feira, setembro 25, 2012

    Adorei o texto professora, porque nos conta que os detalhes foram os principais elementos deste quadro!

    ResponderEliminar
  2. Mariana Correia Nº21 7ºFdomingo, setembro 30, 2012

    O texto estava muito giro! Os detalhes desta foto são maravilhosos e os pormenores também... são pequenas coisas que tornam as grandes bonitas!

    ResponderEliminar
  3. Henrique Baptistasábado, janeiro 12, 2013

    Henrique Baptista nº9 8ºA

    cor: as cores foram bem trabalhadas neste desenho, mais vivas na cabeça da pessoa, e menos vivas no resto do corpo.

    forma: a forma é bastante triângular, irregular e ondulada, se repararmos...

    textura: noto pouca textura neste desenho. Se tiver textura, é atrás do corpo da pessoa.

    linha: a linha está bastante irregular e não dá para perceber muito bem o que a pessoa está a fazer

    ResponderEliminar
  4. Joana Oliveira Nº11 8ºAdomingo, janeiro 13, 2013

    Pablo Picasso nesta pintura usou muito as figuras geométricas (o triângulo, o rectângulo) que quando são usadas num só desenho dão uma ideia de volume. As cores utilizadas transmitem alegria e felicidade (o vermelho, o amarelo, o verde, o azul...). O padrão que Picasso utilizou foi através do cruzamento de linhas que dá uma noção de textura. Achei muito interessante como ele fez o nariz e a boca apenas com linhas rectas e como ele fez sobressair o rosto da criança representada através de um pentágono dividido em triângulos de diferentes dimensões e cores. Este desenho despertou me a curiosidade e fui procurar mais pinturas dele e constatei que ele é um pintor que utilizava muito as linhas rectas! Pablo Picasso é sem sombra de dúvida um excelente pintor!

    ResponderEliminar
  5. Luis Peixoto nº15 8ªAterça-feira, janeiro 15, 2013

    Nesta representação de Pablo Picasso, este utilizou muito as figuras geométricas, o contraste entre as várias cores é muito bom, Pablo soube utilizar as cores muito bem(cores vivas), nos sítios"corretos".O fundo foi muito bem conseguido através do cruzamento de linhas e acho que combina muito bem com o resto da representação.Gostei da forma como ele representou a cara da criança,através de um pentágono dividido em vários triângulos(tal como a Joana disse).Picasso na elaboração de este quadro utilizou principalmente linhas retas, onduladas e quebradas.Para concluir gostei muito desta pintura.

    ResponderEliminar
  6. João Eira Nº 13 8ºAterça-feira, janeiro 15, 2013

    Esta pintura de Pablo Picasso está muita bem concebida, pois na cabeça da "criança", pintou diversas cores apelativas e desenhou com linhas retas, o que leva a crer que, de certa forma, a criança tem ideias bem definidas e alegres. Esta representação não dá uma ideia de volume mas sim de ser tudo plano. O cruzamento de linhas feito no fundo, da uma sensação de preenchimento, e acho que Picasso fez bem em usar essa técnica. Nesta pintura Picasso deu uma ideia de textura ao cabelo da criança fazendo que que pareça liso. Usou bastante as figuras geométricas e desenhou um braço do lado de cá do barco, o que faz com que pareça que a criança está a PARTILHAR o braco com outra pessoa. Parece-me também que escolheu o barco porque a criança pode estar a "navegar" e pode escolher muitos caminhos para a sua vida, porque o fundo está quase sem nada e vazio, permitindo a cada um escolher o seu caminho.
    Gosto bastante desta obra de Pablo Picasso.

    ResponderEliminar
  7. Rui Pinto Nº23 8ºFquarta-feira, janeiro 16, 2013

    Nesta pintura de Pablo Picasso está muito bem desenhada pois as cores contrastam umas com as outras.As linhas retas e bem definidas caraterizam a mentalidade dessa "personagem" e o caminho bem definido para o seu futuro.Esta pintura nao está representada em volume mas sim plano.O cruzamento das linhas no fundo e as cores escolhidas foram muito bem planeadas.Neste desenho as figuras geometricas foram bastante utilizadas.
    Esta é mais umas das magnificas obras de Pablo Picasso que esta muito bem feita.

    ResponderEliminar
  8. Rui Pinto nº23 8ºFquarta-feira, janeiro 16, 2013

    Esta pintura de Pablo Picasso está muito bem feita ,pois as cores contrastam-se muito bem umas com as outras.As linhas retas e bem definidas caraterizam as ideias bem objetivas para o seu futuro.O fim foi coberto com o crusamento de linhas muito bem feito e que da a impreçao de volume.As figuras geometricas sao mais um elemento muito presente nesta pintura .O barco que ela segura dao a ideia de muito por descubrir .
    Esta é mais uma das muitas obras de Pablo Picasso e que não deixa de ser magnifica

    ResponderEliminar
  9. Bruno Duarte Nº4 T8ºAquarta-feira, janeiro 16, 2013

    Pablo Picasso este desenho utilizou muitas formas e linhas retas, a cor está a conbinar com o desenho e por sua vez ele usa muito o verde.Ele com várias formas e linhas retas desenhou uma rapariga a brincar com um barco.Isto significa que tudo é possível, desenhar com todas as formas e linhas.

    ResponderEliminar
  10. Bruno Duarte Nº4 T8ºAquarta-feira, janeiro 16, 2013

    Pablo Picasso com esta imagem que demonstrar que desenhar com todas as formas e com varias linhas.Ele desenhou uma menina a brincar com um barco, ele para colorir utilizou mais a cor verde.

    ResponderEliminar
  11. Bruno Duarte Nº4 T8ºAquarta-feira, janeiro 16, 2013

    Este desenho de Pablo Picasso está bem ilustrada porque ele utiliza varias formas e linhas e com isso desenhou uma rapariga a brincar com um branco e ele utilizou varias cores para o colorir.

    ResponderEliminar
  12. Eva Azevedo nº8 8ºAquinta-feira, janeiro 17, 2013

    Nesta pintura, Pablo Picasso, usou bastantes formas triangulares e muitas cores para representar a alegria da criança a brincar.O padrão de linhas cruzadas e cores um pouco mais escuras usado por trás da imagem está muito bem conseguido pois dá uma sensação de volume á imagem. Na imagem o autor usou tambem, apenas linhas finas e curtas para fazer o barco, os olhos e a boca; e linhas enroladas para fazer o cabelo e linhas curvas para os dedos das mãos.
    Acho que no geral está uma obrabastante interessante e criativa.

    ResponderEliminar
  13. Álvaro Araújo nº1 8ºAquinta-feira, janeiro 17, 2013

    Neste quadro, Pablo Picasso, utilizou essencialmente linhas retas e figuras geométricas. O fundo apresenta cores escuras, tristes enquanto que na figura("menina") são apresentadas cores claras, vivas,alegres. Também no fundo são apresentados padrões repetitivos enquanto que a figura tem figuras geométricas dos mais diversos tamanhos, onde predominam os triângulos.
    Picasso ao utilizar este contraste de cores e de diversidade de figuras geométricas, procura transmitir sentimentos, exprimir-se...

    ResponderEliminar
  14. Jéssica Barros nº 10 8ºAquinta-feira, janeiro 17, 2013

    Pablo Picasso nesta pintura que fez usou diversas figuras geométricas da qual se destacam mais os triângulos. As cores utilizadas sao suaves e demonstram tranquilidade como por exemplo o vermelho, o azul, o verde, o amarelo o roxo, etc...Através das linhas (cruzamento de linhas) utilizado neste desenho consegui-se obter um excelente trabalho de Pablo Picasso. Ao olhar para este desenho a primeira coisa que vejo é uma menina a segurar num barco mostrando alegria. Está um excelente trabalho!

    ResponderEliminar
  15. Jéssica Barros Nº 10 8ºAquinta-feira, janeiro 17, 2013

    Pablo Picasso nesta pintura utilizou diversas figuras geométricas á qual se destacou mais o triângulo. As cores usadas transmitem calma, tranquilidade. Utilizou o vermelho,o verde,o amarelo,o azul, o laranja e o roxo mas o que mais se destacou, para mim, foi o verde. O padrão utilizado neste desenho foi o cruzamento de linhas, linhas retas e curvas. Este desenho está fantástico!

    ResponderEliminar
  16. Mariana Silva nº 19 8º Aquinta-feira, janeiro 17, 2013

    Nesta pintura, Picasso utiliza essencialmente figuras geométricas e o cruzamento de linhas, preenchendo muito bem o espaço. Outro ponto forte é o grande contraste entre cores vivas no corpo da criança, o que transmite uma sensação de alegria e bem-estar. Gosto também do facto de poder ser interpretado de formas muito variadas já que é abstracto. Na minha opinião é de certa forma relacionado ao mar. O barco, as linhas cruzadas formando diferentes caminhos e aquela espécie de esfera armilar levam-me a pensar assim. É sem dúvida uma grande obra.

    ResponderEliminar
  17. Mariana Martins Nº18 8ºAquinta-feira, janeiro 17, 2013

    Pablo Picasso teve como base neste desenho as figuras geométricas ,mas também utilizou para a pintura vários tipos de linhas. A criança representada está colorida com tons alegres mas ao mesmo tempo as cores do fundo são escuras o que dá um bom contraste e também sensação de volume. A cara e o cabelo da criança estão muito bem representados com varias linhas e com volume. Outra obra de Pablo Picasso fascinante.

    ResponderEliminar
  18. Mariana Martins Nº18 8ºAquinta-feira, janeiro 17, 2013

    Pablo Picasso utilizou para a base desta pintura as figuras geométricas mas também alguns tipos de linha. A criança está colorida com cores alegres mas ao mesmo tempo o fundo está em tons escuros o que dá um certo contraste. A cara e o cabelo da criança estão bem representados, a cara tem sensação de volume pois tem muitas cores e algumas figuras geométricas. Uma obra fascinante de Pablo Picasso.

    ResponderEliminar
  19. Daniel Fonseca Nº5 8ºAquinta-feira, janeiro 17, 2013

    Neste desenho, Pablo Picasso mostra que a simplicidade das formas geométricas e o cruzamento de linhas permite construir figuras humanas interessantes. O rosto da criança desenhado com um pentágono constituído por vários triângulos, é particularmente criativo. O pintor utiliza, predominantemente, as linhas retas e algumas linha ondulas que dão a sensação de movimento. A noção de textura aparece apenas no fundo do desenho, atrás da figura, com o cruzamentos linhas retas e onduladas.
    As cores usadas transmitem alegria e energia, muito comuns nas crianças e verifica-se um contraste muito bem conseguido. A menina a segurar um barco e a presença da bola levam-nos para o mundo das brincadeiras das crianças.
    Gosto de observar obra de Pablo Picasso e compreendo muito melhor as razões pelas quais é considerado um dos melhores pintores de todos os tempos.

    ResponderEliminar
  20. Daniel Faria nº6 8ºAquinta-feira, janeiro 17, 2013

    Nesta obra as cores foram utilizadas de uma forma abstrata,mais intensas na cabeça,mas usando sempre tons claros. Esta obra tem muitas figuras triangulares e a própria criança é,toda ela, triangular. A forma da obra é abstrata e devido ás suas formas. As texturas são muito trabalhadas e dá a sensação de que a criança está sentada nun tapete. A obra tem muitas linhas retas e quebradas e algumas linhas onduladas.

    ResponderEliminar
  21. Daniel Fonseca Nº5 8ºAquinta-feira, janeiro 17, 2013

    Neste desenho, Pablo Picasso mostra que a simplicidade das formas geométricas e o cruzamento de linhas permite construir figuras humanas interessantes. O rosto da criança desenhado com um pentágono preenchido por vários triângulos é particularmente criativo. O pintor utiliza, predominantemente, linhas retas e algumas onduladas que dão a sensação de movimento. A noção de textura aparece apenas no fundo do desenho, atrás da figura, através do cruzamento de linhas retas com linha onduladas.
    As cores usadas transmitem alegria e energia, muito comuns nas crianças e verifica-se um contraste muito bem conseguido. A menina a segurar um barco e a presença da bola levam-nos para o mundo das brincadeiras das crianças.
    Ao analisar esta obra de Pablo Picasso, percebi porque razão é considerado um dos maiores pintores de todos os tempos.

    ResponderEliminar
  22. Daniel Faria nº6 8ºAsexta-feira, janeiro 18, 2013

    Nesta obra as cores são tons claros,mais vivos na cabeça da criança.O autor desta obra utilizou muito as formas triangulares de forma um pouco abstrata,mas conseguiu com que a obra se paresse-se com uma criança.A textura desta obra esta em tons escuros e dá a enterder que a criança esta sentada num tapete e com um barco na mão.As linas são preferencialmente retas e prependiculares embora com algumas linhas curvas.

    ResponderEliminar
  23. Pedro Torres nº22 8ºAsexta-feira, janeiro 18, 2013

    Nesta representação de Pablo Picasso,utilizou muito as figuras geométricas, o contraste entre as várias cores é muito bom, Pablo soube utilizar as cores muito bem(cores vivas), nos sítios"corretos".O fundo foi muito bem conseguido através do cruzamento de linhas e acho que combina muito bem com o resto da representação.Gostei da forma como ele representou a cara da criança,através de um pentágono dividido em vários triângulos e o cabelo da uma sensação de volume e ate parece ondulado.Picasso na pintura acho que usou bem as linhas a cor tudo.Para acabar gostei muito da pintura.

    ResponderEliminar
  24. Tatiana Azevedo nº25 8ºFdomingo, janeiro 20, 2013

    Nesta apresentação o Pablo Picasso utilizou formas de objetos do nosso quotidiano. O Senhor colocou várias formas geométricas. Utilizou cores primarias, onde conseguiu contrastar bem com o fundo.
    Para finalizar gostei desta pintura.

    ResponderEliminar
  25. Hugo Carvalho 8ºB nº11domingo, janeiro 20, 2013

    Nesta obra, Pablo Picasso, usa a técnica a óleo e linhas representadas à mão livre. Este desenho representa uma menina com um barco nas mãos.
    O fundo desta obra apresenta ausência de luz (cor preta)e pelo contrário a menina está bem iluminada com cores bastantes vivas.
    As linhas são mistas,retas, onduladas, quebradas etc.
    A cabeça da criança apresenta linhas retas e várias cores dando a ideia de imaginação. O cabelo tem de certa forma uma ideia de textura.
    No fundo é possível observar linhas cruzadas e por isso uma ideia de preenchimento.
    Esta obra não tem a ideia de volume.
    São usadas também muitas figuras geométricas.
    Em jeito de conclusão, esta obra usa vários tipos de linhas e várias gradações de cores estudadas na aula de Educação Visual. Gostei muitíssimo desta obra de Pablo Picasso.

    ResponderEliminar
  26. Nuno Machado nº16 8ºBsegunda-feira, janeiro 21, 2013

    Esta figura representa uma rapariga sentada, no que aparenta ser um caderno roxo. A sua cara contém um heptágono com três triângulos bem destacados já que são representados com cores vivas. Esses três triângulos demonstram três pontos de vista do seu rosto. O fundo axadrezado aparenta ser o chão. As linhas desse axadrezado parecem ser formadas por vários pontos. As cores vivas fazem com que ela se destaque do fundo, que em sua maioria é preto. Ela também aparenta estar com um barco à vela laranja nas mãos e um novelo de lã ou uma bola amarela à esquerda. O seu corpo é representado por dois triângulos: um verde e outro lilás. A gola é representada por uma linha ondulada/curva quebrada. A pintura em sua maioria é formada por pontos, linhas curvas e linhas retas, sendo que também em práticamente toda ela é formado por figuras geométricas. Gostei bastante da pintura e em especial a forma de representação da cara da rapariga.

    ResponderEliminar
  27. João Oliveira 8ºB nº13segunda-feira, janeiro 21, 2013

    Nesta obra de Pablo Picasso, está representada uma criança, que se encontra destacada devido às suas cores, o facto de serem quentes ou frias, os seus contrastes muito bem conseguidos, e ao facto do fundo ser bastante escuro (com ausência de luz).
    Na criança, como foram usadas várias cores vivas, dá uma ideia de alegria e juventude à imagem.
    Na cara desta encontra-se um pentágono, dividido em quatro partes, todas elas com cores diferentes, que nos pode transmitir a ideia das faces que uma criança pode mostrar, pois esta não é sempre igual todos os dias, às vezes está bem disposta, outras mal disposta... variando.
    De todas as partes do corpo da criança a cara é a que mais se destaca, podendo transmitir alguma ideia.
    As suas roupas são bantante coloridas, e nelas encontramos a ideia da linha, mas não tão abundantemente.
    Nas mãos desta encontra-se um barco à vela, com que possivelmente esta estaria a brincar, e ao lado do corpo uma bola, com o interior muito trabalhado.
    O fundo da obra, está preenchido com linhas retas e cruzadas, prenchidas com outras linhas, e entre estas encontra-se um preenchido a cor que com tudo junto nos dá uma ideia de preenchimento.
    O uso das linhas mistas (retas, quebradas, cruzadas, onduladas, perpendiculares, etc) e das cores na obra dá-nos uma ideia de fantasia, até mesmo imaginação, que nos pode fazer intrepretar a obra de várias maneiras.
    Nesta obra não foi usada a ideia do volume.
    Foram usadas muitas figuras geométricas (triângulos, retângulos,quadrados,etc).
    Foram também usados alguns variados tipos de materiais na obra.
    Para concluir este texto apreciativo devo dizer que gostei muito da obra de Pablo Picasso, que mais uma vez nos prova o seu grande talento, um dom, nesta obra.

    ResponderEliminar
  28. Ricardo Cunha/ nº22/ 8ºF

    Nesta obra, Pablo Picasso, usa muito as figuras geométricas (quadrados, triângulos e alguns círculos)e usa muito a linha à mão livre. O fundo contrasta o desenho, pois as cores não são tão vivas como as que ele usou para representar a rapariga. Com as linha à mão livre, cruzadas usadas no fundo faz uma textura muito bonita. No desenho em si Pablo Picasso usa muito as características da linha, compridas curtas, etc. Com muitas linha juntas de diferente cores este torna a linha mais larga e ao cruzar as linha este dá um efeito de volume

    ResponderEliminar
  29. Ana João Almeida, nº2, 8ºB
    Pablo Picasso, como pintor, passou por diversas fases, tendo sido o co-fundador do Cubismo, em parceria com George Braque. É precisamente nesta fase que se insere a obra “Menina com barco” (1938). Nesta obra, o corpo e os objetos são representados através de formas e figuras geométricas, apresentadas de vários ângulos visuais, dando assim a sensação de movimento. Neste quadro, o pintor utiliza a cor com diferentes graus de intensidade, para obter tons mais escuros e mais claros, que fazem destacar a figura do fundo neutro. Picasso utiliza a linha como elemento fundamental na construção das composições geométricas.
    Na minha opinião, a obra é bem conseguida, transmitindo a ideia de simplicidade e inocência, tão características do simples facto de ser “criança”.

    ResponderEliminar
  30. Beatriz Peixoto nº3 8ºBterça-feira, janeiro 22, 2013

    Este trabalho de Pablo Picasso ,embora seja abstrata podemos ver representado uma rapariga e um barco ,embora tenha bastantes características da linha ,figuras geométricas e cria efeitos de volume com a técnica de vários materiais.

    ResponderEliminar
  31. Pedro Cabanelas nº 19 8ºB
    Neste maravilhoso desenho de um grande pintor Pablo Picasso pode-se ver a que a uma enorme variedade de cor e texturas que nos dão a sensação de volume, este desenho abusa da linha e do ponto, linha curva, linha reta, linhas paralelas. Neste desenho tanbem se nota que ha vária partes com figuras giometricas.
    PS: Pablo Picasso sabia o que estava a fazer

    ResponderEliminar
  32. Alfredo Fernandes Nº1 8ºB
    Nesta obra de picasso destaca-se uma rapariga e um barco atraves sa tecnica da linha , usou figuras geometricas como o triangulo e o rectangulo .Devido as cores eu acho tambem que ele transmitiu um sentimento . Ele usou poucas cores vivas .Eu acho que esta obra esta boa porque ele usou a linha e as figuras geometricas e fez um trabalho muito bom.

    ResponderEliminar
  33. Diana Rodrigues nº9 8ºB
    Esta pintura de Pablo Picasso é muito inspiradora. A expressividade utilizada pelo pintor é estonteante. Nesta pintura está representada uma menina a segurar um barco, mas esta menina não está representada normalmente pois tem cores e formas que não são as naturais.
    Picasso utilizou a técnica de pintura a óleo o que a explica os tons que estão representados. A expressividade da linha neste trabalho é sublime dado que foram utilizadas várias figuras geométricas. Quando se é criança desenha-se objetos, pessoas, árvores... com figuras geométricas e cores que não são as naturais e na minha opinião acho que é isso que este quadro tem de especial é transmitir-nos a ideia de que foi uma criança que o pintou apesar de toda a sua expressividade e técnica.

    ResponderEliminar
  34. Sara Silva n º23 8ºBterça-feira, janeiro 22, 2013

    Gostei muito de ver esta obra de arte.Podemos ver que estão presentes diferentes formas , cores, planos e volumes. Também podemos observar as características e expressividades da linha.Na face da rapariga desenhada , está pintada a pastel de óleo com a cor verde, e estão desenhados quatro triângulos de quatro cores diferentes:branco, vermelho, amarelo e azul. A rapariga está a segurar num barco. A base do barco está pintada de amarelo e possui duas velas , a primeira vela foi pintada de roxo e a segunda foi pintada de amarelo e azul que deu origem à cor verde. A rapariga está a usar umas calças brancas , umas meias amarelas e uns sapatos de diferentes cores.No meio da imagem encontram-se linhas brancas e pretas onduladas.O fundo do desenho está coberto de pontos , de linhas cruzadas que fazem uma sequência de quadrados,e de um circulo.Ao longo do desenho podemos encontrar cores quentes e cores frias.

    ResponderEliminar
  35. Margarida Isaías nº14 8ºBterça-feira, janeiro 22, 2013

    Esta pintura caracteriza-se pelo uso da técnica a óleo e linhas representadas à mão livre. Este desenho representa uma menina a segurar barco.

    cor: Existe uma grande diversidade de cores.O fundo desta obra apresenta ausência de luz (cor preta)e pelo contrário a menina está bem iluminada com cores bastantes vivas.

    forma: a forma é bastante triângular, irregular e ondulada. No fundo é possível observar linhas cruzadas .Esta obra não tem a ideia de volume.

    textura:O cabelo tem de certa forma uma ideia de textura. Existe pouca ideia de textura.

    linha: A cabeça apresenta linhas retas e várias cores. As linhas são mistas,retas, onduladas e quebradas .

    ResponderEliminar
  36. Ricardo André nº21 8ºFterça-feira, janeiro 22, 2013

    Procurando seguir os conselhos do texto, que é muito interessante, tentei observar com atenção o desenho de Pablo Picasso.Neste desenho vejo uma rapariga composta em parte por figuras geométricas. Gosto das cores usadas pois fazem um contraste bonito. É um tipo de desenho que desperta a nossa imaginação porque não temos a certeza de tudo o que representa e podemos fazer varias interpretações.

    ResponderEliminar
  37. Bruna Lomba nº5 8ºF
    Pablo Picasso nesta imagem utilizou bastantes figuras geométricas, entre as quais se destaca o triângulo, tem também algumas formas irregulares. As cores são vivas, o qual contrasta muito bem com o fundo. Usou o conceito da linha de diversas formas (linhas curvas, curtas, longas...). A única parte que me dá a sensação de textura é o cabelo, o resto da imagem parece-me plano. É uma obra um bocado confusa, porem os detalhes dão a ideia do cuidado que o pintor teve. No geral gostei bastante!

    ResponderEliminar
  38. Tânia Gonçalves nº24 8ºF
    Nesta obra são muito usadas as figuras geométricas, como o quadrado, o retângulo, o triângulo e também alguns ciculos. Para além das figuras geométricas,Pablo Picasso, também usa a linha quebrada, a linha ondulada e a linha reta. Para criar o efeito de textura, foram usadas as linhas cruzadas entre si e as cores menos vivas. A parte que se encontra mais destacada neste desenho, é a cabeça da criança (onde são usadas as cores vivas e mais "chamativas"),o que pretende dizer-nos que todas as crianças têm muitas ideias e são muito criatvas enquanto são pequenas... na minha opinião esta obra é bastante abstrata e que o seu autor é muito criaivo.

    ResponderEliminar
  39. Mara Ribeiro Nº16 8ºA
    o pintor pablo picasso neste pintura utilizou varios metedos pintura para dar forma, expressividade e movimento nesta pintura.
    no cabelo da menina há diferentes tonalidades de cor e 2 formas de linha a linha fechada e a linha ondulada.
    na cara da menina o pintor utilizou formas geometricas como por exemplo triangulos e circulos, o pintor para fazer o nariz e a boca da menina utilizou linha quebrada,para fazer as sobranselhas utilizou linha curta e curva
    para fazer o corpo da menina utilizou mistura de cores e para fazer o barco utilizou linhas paralelas curtas e quebradas.
    o que pude concluir com esta pintura é que quando estamos a pintar nao necessitamos de utilizar as cores reais mas sim podemos por a nossa criatividade á prova e assim o trabalh ficará com outro aspeto.achei este pintura muito interessante e criativa

    ResponderEliminar
  40. Ângela Magalhães nº1 8ºF
    Nesta obra o pintor utilizou várias formas geométricas (quadrados , círculos...) usou o recurso das linhas á mão livre , as cores contrastam com o resto da obra.
    Usa a técnica de volume no cabelo e noutras partes é plana.
    Gostei da obra , apesar de ser um pouco confusa.

    ResponderEliminar
  41. Catarina Alves nº8 8ºF
    Nesta obra, de Pablo Picasso, recorreu a várias formas geométricas tais como quandrados, triângulos, circulos e ate mesmo um pêntagono na cabeça da criança. Utilizou cores quentes e cores frias das quais contrastam bem com o fundo pois são cores neutras e não chamam tanto á atenção. Colocou linhas á mão livre, das quais a espiral, a linha vertical, horizontal e oblíqua entre outras .. No cabelo uzou também a técnica de volume o que dá a uma representação mais expressiva.
    Apesar de ser um pouco confusa, gostei da obra.

    ResponderEliminar
  42. Dominogs Cunha 8ºF Nº12quarta-feira, janeiro 23, 2013

    Pablo Picasso nesta pintura vez com que as cores , as linhas e as curvas combinassem.
    O desenho está muito bem feito, pois demonstra 2 pessoas se nós vermos bem e as 2 pessoas estão a dar um beijo.
    Mas como referi as linhas e as curvas combinem muito bem.
    Acho uma boa Obra.

    ResponderEliminar
  43. João Louro nº12 8ºAsexta-feira, janeiro 25, 2013

    Este desenho mostra-nos que usou muitas formas geométrias,cores vivas na cabeça da menina,que está uma pessoa a dar um beijo a outra,as cores têm contraste,há algumas linhas a mão livre tambem usa e técnica de volume no cabelo da menina;
    Eata obra está muito bem feita, gostei muito de a ver...

    ResponderEliminar
  44. Bruna Ferreira Nº2 8ºAsexta-feira, janeiro 25, 2013

    Na imagem vejo que o Pablo Picasso usou formas geométricas , vários tons de cor , frias e quentes , para caracterizar bem a forma da criança, o barco , e o tapete. Vejo que utilizou linhas quebradas, linhas tracejadas e linhas onduladas. Utilizou uma diferente cor nas mãos da menina para não ficarem iguais ou confundirmos com o barco que ela está a carregar.

    ResponderEliminar
  45. rafaela neiva nº20 8ºBterça-feira, março 12, 2013

    As cores utilizadas mostram a alegria da juventude da menina. as linhas tem vÁrias espessuras e formatos. Há a utilização de figuras geométricas variadas causado assim uma figura impressionante e peculiar.
    Gostei de analisar este trabalho porque me inspira na realização dos meus trabalhos.

    ResponderEliminar
  46. Sara Magalhães nº22 8ºBquarta-feira, março 13, 2013

    Acho que esta obra de Pablo Picasso é muito intrssante quanto ás linhas, porque tem linhas onduladas,quebradas,retas etc.
    Acho que as cores foram bem utilizadas, isto é não são muito escuras, onde se destaca a menina.
    Picasso utiliza muito as figuras geométricas, tornando o desenho intersante para ser observado.
    acho este trabalho um bom método de inspiração.

    ResponderEliminar
  47. Eduardo Henrique nº13 8ºFquinta-feira, março 14, 2013

    Nesta obra, de Pablo Picasso são utilizadas muito as formas geométricas. As cores do desenho em si contrastam muito com o fundo, pois na rapariga são utilizadas cores mais vivas enquanto que no fundo as cores são mais escuras.
    Gostei do trabalho, porque ele utiliza formas geométricas , e isso é um gosto que eu tenho.

    ResponderEliminar
  48. Liliana Paralvas nº 16 8ºFquinta-feira, março 14, 2013

    Nesta obra, Pablo Picasso, usa muitas figuras geométricas ( quadrados, triângulos, alguns circulos).
    Este, fez as linhas à mão livre ficando menos rigorosas, mas, mesmo assim contrasta-se bem a rapariga do fundo, pois no fundo utilizou cores neutras, sem vida, e na rapariga utilizou cores vivas, como verdes,amarelos,etc.

    ResponderEliminar
  49. O texto estava muito lindo e a imagem realça o texto.

    ResponderEliminar