Descrição do Blogue

Este blogue permite visualizar trabalhos realizados pelos alunos nas disciplinas de Educação Visual, Educação Tecnológica, Artes Visuais e na área de Expressão Plástica, no âmbito dos conteúdos abordados ao longo das unidades didáticas. Foi criado com o objetivo de cultivar nos alunos o gosto pela expressão artística, motivá-los para a realização das atividades através da linguagem plástica e visual e promover o seu sucesso escolar.

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

FORMA - Composição e Expressão


PROPOSTA DE TRABALHO

- Observar diretamente formas naturais e formas criadas pelo Homem, num espaço exterior da sala de aula;
- Registar graficamente as formas observadas, utilizando os lápis de grafite, representando princípios formais de profundidade (espaço envolvente, sobreposição, claro/escuro, nitidez);
- Realizar reproduções do desenho resultante da representação das formas;
- Aplicar diferentes materiais de pintura (lápis de cor e caneta de ponta fina preta, pastel de óleo e carvão) e técnicas diferentes a cada uma das reproduções;
- Explorar a textura, utilizando as características e a expressividade da linha.



8º A - Patrícia Santos

8º A - Mariana Silva

8º A - Luís Peixoto

8º A - Jéssica Barros

8º A - Eugénia Soares


8º A - João Eira

8º A - Joana Oliveira


8º B - Alfredo Fernandes


8º B - Rafaela Neiva


8º B - Margarida Santos

8º B - Bernardo Araújo


8º B - João Oliveira

8º B - Diana Rodrigues


8º B - Hugo Carvalho


8º B - Inês Vilaça


8º B - Bruno Apresentação


8º B - Nuno Machado


8º B - Ana João Almeida



8º B - Pedro Cabanelas


8º F - Cátia Barros



8º F - Beatriz Ferreira


8º F - Eduardo Costa


8º F - Ângela Cerqueira


8º F - Ricardo Cunha


8º F - Tânia Gonçalves


8º F - Nuno Ferraz





12 comentários:

  1. Na minha opinião acho que o da aluna Mariana Silva Do 8ºA e do aluno Alfredo Fernandes Do 8ºB sao os melhores porque estao com um bom empenho ,derivadas ás Formas naturais a formas criadas, mas os outros tambem estao todos muito bons.....

    ResponderEliminar
  2. Na minha opinião os melhores trabalhos são do Nuno Machado do 8ºB e o da Tânia Gonçalves do 8ºF,porque estes trabalhos foram feitos com muito trabalho e dedicação ,mas também porque usaram as variadas técnicas aprendidas nas aulas.Mas os outros trabalhos também estão muito bons ,mas para mim estes 2 são os melhores.

    ResponderEliminar
  3. Sara Silva n º23 8ºBsegunda-feira, fevereiro 25, 2013

    No meu entender achei muito interessante a proposta de trabalho realizada, porque nos dá a oportunidade de explorarmos a composição e a expressão das formas.Neste trabalho podemos observar diferentes técnicas de pintura e diferentes materiais: lápis de cor , pastel de óleo caneta de ponta fina preta e carvão. Além da exposição de diferentes materiais , também possui vários tipos de linhas que nos pode dar a sensação de volume.As linhas que estão nos trabalhos são grandes , pequenas , grossas, paralelas, cruzadas entre outras.Com os lápis de cor e o pastel de óleo encontram-se tanto cores quentes como cores frias, também cores primarias e em muitos casos cores secundarias. Com o carvão conseguimos obter um efeito de sombra e outros efeitos muito bons.

    ResponderEliminar
  4. Alfredo Fernandes 8B n1terça-feira, fevereiro 26, 2013

    No meu entender os trabalhos estao muito bonitos.Da para ver que foram pintados a lapis de cor , carvao, caneta de ponta fina e pastel de oleo.Nos trabalho0s os alunos usaram linhas para dar volume e sensaçao de movimentos as vezes.

    ResponderEliminar
  5. Margarida Isaías nº14 8ºBterça-feira, fevereiro 26, 2013

    Na minha opinião, o trabalho foi importante para, quando desenharmos, termos em atenção os diferentes tipos de linha que utilizamos, pois existem bastantes, que, além de delimitar o desenho, também representam as suas texturas e dão-nos a sensação de volume.
    Para isto, foram utilizados diversos materiais como os lápis de cor, caneta de ponta fina preta, pastel de óleo e carvão.

    ResponderEliminar
  6. Ana João Nº2 8ºB
    Na minha opinião, estes trabalhos foram uma ótima oportunidade para a exploração de várias técnicas de pintura, como o lápis de cor, a caneta de ponta fina preta, o pastel de óleo e o carvão. Também conseguimos explorar várias texturas e volumes através da linha e de outras técnicas já adquiridas ou sugeridas pela professora em contexto de sala de aula. Como conclusão posso afirmar que estes quatro exercícios foram uma mais-valia para o desenvolvimento da nossa destreza manual e artística.

    ResponderEliminar
  7. João Oliveira, nº13, 8ºBterça-feira, fevereiro 26, 2013

    A proposta de trabalho dada pela professora, foi uma atividade que demonstrou os diferentes tipos de representações das mesmas ou diferente imagens escolhidas pelo alunos. Consegue-se perceber que cada aluno tem a sua forma de ver a imagem que escolheu, pois todos os trabalhos são bastante distintos. Algo que é normal, pois cada um é como é e assim sendo representa através do seu olhar.
    No que toca á forma dos componentes das imagens, percebe-se que muitos alunos traçaram o contorno das figuras, mas que outros usaram o preenchimento ou a sombra, dando assim a ideia de contorno, o que deixa a imagem muito mais agradável à vista.
    Percebe-se que com a utilização dos diferentes materiais, a imagem, de certa forma, é alterada. Com a utilização do lápis de cor, são usadas muitas mais cores, embelezando a imagem e chamando mais à atenção ao preenchimento da figura, o mesmo acontece com o pastel de óleo, mas com traços mais grossos (cheio grosso), dando uma sensação de que é rugoso. Com a caneta de posta fina, é mais salientado o contorno, e o preenchimento é muito à base de linhas cruzadas, com cheio fino. O mesmo acontece com o carvão, sendo que neste é usado o cheio grosso, que dá a sensação de que é rugoso. Com a caneta de ponta fina preta e com o carvão também foi muito usada a sombra que dá um pouco a ideia de volumo, embelezando a imagem.
    Do meu ponto de vista, foi uma atividade muito bem conseguida, onde os alunos se puseram à prova, superando-a, pois há trabalhos muito interessantes.

    ResponderEliminar
  8. Bruno Apresentação Nº6 8ºB
    No meu entender, alguns dos trabalhos estão representados perto do realismos usando muito a técnica da linha o qual demonstra vários efeitos impressionantes.As cores que se usam no pastel de óleo e o lápis são representados de forma realista e tirando alguns que tentam utilizar cores vibrantes e coloridas dando também um efeito interessante e surrealista em termos da composição nos trabalhos realizados penso que todos conseguiram representar a paisagem com proporções corretas a vista de olho nu :)

    ResponderEliminar
  9. Nuno Machado nº16 8ºB
    Na totalidade gostei de todos os trabalhos.As técnicas utilizadas são todas diferentes mesmo usado o mesmo estilo ( A Linha)que fez que a imagem ganha-se volume e fundos apelativos,as cores são baseadas nas cores naturais do paisagem mas também em excessão de alguns que preferiram ir pelo surrealismo o que permitiu o desenho da paisagem ter características interessantes.Notei que alguns conseguiram fazer volumes com vários tons da mesma cores das escuras para as mais claras.

    ResponderEliminar
  10. Tânia Gonçalves nº24 8ºF
    Na minha opinião os melhores trabalhos são os do Ricardo Cunha, os do Eduardo Costa e o da Bruna Lomba do 8ºF e os do Pedro Cabanelas do 8ºB, porque usaram muito bem as técnicas possíveis com cada material como o pastel de óleo, a caneta de ponta fina preta, o lápis de cor e o carvão, e assim conseguiram obter diferentes texturas e efeitos ( como o efeito de movimento e o efeito de volume ).

    ResponderEliminar
  11. Hugo Carvalho 8ºB nº11terça-feira, março 12, 2013

    Na minha perspetiva este trabalho foi muito bem concebido. Com o mesmo aprendemos a usar melhor os materiais, estudar cada propriedade do mesmo, obtendo no final uma "obra" fantástica. Para tal, usamos lápis de cor; pastel de óleo, caneta de ponta fina preta; carvão e técnica mista. Àlem de usarmos vários materiais, támbem temos de ter em conta o tamanho das linhas, cores quentes ou frias etc.
    Cada material tem a sua característica, por exemplo, o carvão é muito indicado para sombras, com o pastel de óleo podemos obter textura etc.
    Gostei desta proposta de trabalho porque deu-nos a oportunidade de explorarmos a composição e a expressão das formas, bem como, observar diferentes técnicas de pintura de diferentes materiais.

    ResponderEliminar
  12. Rafaela Cardoso, 6º g,nº14domingo, setembro 29, 2013

    Professora adoro este blog tem trabalhos muito giros e tambem conseguimos aprender imenso!!

    ResponderEliminar