Descrição do Blogue

Este blogue permite visualizar trabalhos realizados pelos alunos nas disciplinas de Educação Visual, Educação Tecnológica, Artes Visuais e na área de Expressão Plástica, no âmbito dos conteúdos abordados ao longo das unidades didáticas. Foi criado com o objetivo de cultivar nos alunos o gosto pela expressão artística, motivá-los para a realização das atividades através da linguagem plástica e visual e promover o seu sucesso escolar.

segunda-feira, 18 de março de 2013

SISTEMA DE PROJEÇÃO AXONOMÉTRICA



Quando se pretende representar com rigor um objeto com 3 dimensões podem usar-se vários tipos de perspetivas axonométricas, como por exemplo: a perspetiva cavaleira; a perspetiva isométrica e a perspetiva dimétrica. Estas perspetivas axonométricas, que servem para representar formas tridimensionais, assentam em três eixos ortogonais xy e z, que correspondem à largura, comprimento e altura, respetivamente.
Consoante a perspetiva, estes três eixos formam diferentes ângulos entre si, afetando a marcação das dimensões no desenho.
Nestas representações considera-se que o objeto está contido num cubo.

Perspetiva axonométrica isométrica (PI) - 90/30/30 (graus) - Todas as medidas das arestas são marcadas sobre os eixos axonométricos x, y e z com valores reais.

Perspetiva axonométrica cavaleira (PC) - 90/0/45 (graus) - As medidas das arestas contidas ou paralelas a 45 graus são marcadas com metade do seu valor real; todas as outras arestas são marcadas com valores reais.

Perspetiva axonométrica dimétrica (PD) - 90/7/42 (graus) - As medidas das arestas contidas ou paralelas a 42 graus são marcadas com metade do seu valor real; todas as outras arestas são marcadas com valores reais.


8º B - Diana Rodrigues (PI)

8º B - Diana Rodrigues

8º B - Margarida Santos - Composição Geométrica

8º B - Sara Silva - Composição Geométrica

8º B - Ana João Almeida - Composição Geométrica

8º B - Ana João Almeida

8º B - Ana João Almeida - Decomposição de um cubo (PI)

8º B - Ana João Almeida

8º B - João Oliveira - Composição Geométrica

8º B - João Oliveira - Decomposição de um cubo (PI)

8º B - João Oliveira

8º B - Nuno Machado - Decomposição de um cubo (PI)

8º B - Pedro Cabanelas - Decomposição de um cubo (PI)

8º F - Tânia Gonçalves (PI)

8º F - Tânia Gonçalves (PC)

8º F - Tânia Gonçalves - Composição Geométrica

8º F - Tânia Gonçalves

8º F - Tânia Gonçalves - Decomposição de um cubo (PI)


8º F - Bruna Lomba - Composição Geométrica

8º F - Bruna Lomba 

8º F - Bruna Lomba

8º F - Eduardo Costa (PI)

8º F - Eduardo Costa - Decomposição de um cubo (PI)

8º F - Ricardo Cunha - Composição Geométrica

8º F - Ricardo Cunha - Decomposição de um cubo (PI)


8º F - Bruna Lobo (PI)

8º F - Eduardo Henrique

8º F - Eduardo Henrique

8º F - Eduardo Henrique - Decomposição de um cubo (PI)

8º F - Maria Costa

8º F - Maria Costa

8º A - Luís Peixoto - Decomposição de um cubo (PI)

8º A - Jorge Martins

8º A - Bruna Ferreira - Decomposição de um cubo (PI)

8º A - Joana Oliveira - Decomposição de um cubo (PI)

8º A - Jéssica Barros - Composição Geométrica

8º A - Jéssica Barros

8º A - Jéssica Barros

8º A - João Eira (PI)

8º A - João Eira - Composição Geométrica

8º A - João Eira

8º A - João Eira

8º A - João Eira - Decomposição de um cubo (PI)

8º A - Mariana Silva (PC)

8º A - Mariana Silva - Composição Geométrica

8º A - Mariana Silva

8º A - Mariana Silva

8º A - Mariana Silva - Decomposição de um cubo (PI)




34 comentários:

  1. Sara Magalhães nº22 8ºBterça-feira, abril 02, 2013

    Acho que todos os trabalhos estão bem desenhados, têm um bom rigor e as suas linhas são todas paralelas.
    Em alguns casos as linhas auxiliares não se notam muito, pois não são para se verem.
    Dá-nos uma ideia de como são as figuras tridimensionais.

    ResponderEliminar
  2. Hugo Carvalho 8ºB nº11segunda-feira, abril 08, 2013

    Na minha opinião todos os trabalhos foram bem concebidos. É de salientar que todas as linhas são paralelas ao seu eixo. Tendo este princípio em mente conseguimos obter um cubo como os que podemos observar. Cada percetiva tem 3 eixos ortogonais tendo estes os seus ângulos. No fim de desenhado o cubo podemos pinta-lo de acordo com a luz que nele incide.
    Como são perspetivas axonométricas podemos verificar a forma tridimensional.
    Gostei da proposta de trabalho pois podemos ,desta forma, desenhar um cubo em três dimensões.(largura, altura , profundidade)

    ResponderEliminar
  3. Sara Silva n º23 8ºBsegunda-feira, abril 08, 2013

    No meu entender a perspetiva que que mais apreciei foi a Cavaleira.Mas de um modo geral, também gostei muito das outras duas perspetivas.

    Quando olhamos para um objeto, temos a sensação de profundidade e relevo.Assim, o desenho, para transmitir essa mesma ideia, precisa de recorrer a um modo especial de representação gráfica: a perspectiva.
    A perspetiva ajuda-nos a representar qualquer objeto com diferentes visões, seja de frente ou de lado, fazendo com que este se pareça o mais próximo com a realidade.No entanto, para a sua realização é necessário bastante rigor e dedicação para se poder atingir a sua perfeição. Pois se estivermos a desenhar um objeto, este, não pode conter erros, mesmo que sejam só de uns milímetros, porque o resultado final ficará bastante alterado.

    ResponderEliminar
  4. João Miguel Oliveira, nº13, 8ºBterça-feira, abril 09, 2013

    Esta proposta de trabalho foi muito bem concebida, pois em praticamente todos os trabalhos podemos ver, com diferentes perspetivas axonométricas que representam tridimensionalmente um objeto, neste caso, um cubo.
    Com a tridimensionalidade pode-se representar qualquer objeto dando a ideia de que este "sai do papel", aproximando-o da realidade, dando-lhe largura, altura e profundidade.
    Esta atividade é simples de se realizar, mas é necessário que a pessoa tenha muito rigor no traçado e nas medições pois a mínima falha altera as dimensões do cubo, tornando-o despropocional, pois qualquer aresta não iria ficar paralela ao seu eixo, ou a um dos três eixos ortogonais ( z, x e y ), ou ao eixo da base.
    Na minha opinião, é uma atividade muito pedagógica, pois na representação de sólidos, um objeto que esteja em três dimensões torna o desenho muito mais agradável.

    ResponderEliminar
  5. Pedro Cabanelas nº19 8ºB
    Na minha opinião a perspetiva que mais gstei foi a Isometrica.
    Quando a prfessora nos propôs este trabalho achei que seria dificil mas depois na realização vi que não era assim tão complicado quato isso. Com este exercicio observei que ele se pode trnar bem percioso, pois quando quisermos fazer algum outro objeto em três dimenções não teremos tantas dificuldades

    ResponderEliminar
  6. Rui Pinto Nº23 8ºFquarta-feira, abril 10, 2013

    Quando este projeto de trabalho foi apresentado foi recebido com muito entusiasmo e com muito trabalho e dedicação.
    Este trabalho faz-nos ficar com a idea que o objeto está em três
    dimenções e ao mesmo tempo (que salta da folha) e se torna realidade.
    No final da realização deste trabalho obtivemos três cubos feitos em perspetivas diferentes.Esta atividade foi muito divertida do início ao fim.

    ResponderEliminar
  7. Bruno Gonçalves Nº6 8ºFquinta-feira, abril 11, 2013

    Adorei os trabalhos e estou a adorar a realização quero que as aulas tenham mais exercícios deste género
    O trabalho ficou com uma visão otica e ficou muito divertido

    ResponderEliminar
  8. Nuno Daniel Mendes Machado nº16 8ºB
    Eu achei interessante todas as perspectivas mas a que mais gostei foi a cavaleira.todas as perspectivas dão a sensação de três dimensões e formas iguais(as perspectivas do cubo) dão-nos a sensação de serem diferentes cubos.As perspectivas dão-nos sensação de profundidade nos objectos.os cubos nas três dimensões tem em comum quatro arestas na vertical ,sendo que uma delas não se vê pois encontra-se na parte de trás do cubo (a parte não visivél).Os cubos nas três prespectivas tem doze arestas sendo que há tres tipos diferentes(com inclinaçoes,quatro de cada tipo/inclinação).

    ResponderEliminar
  9. Margarida Isaías nº14 8ºBsegunda-feira, abril 15, 2013

    A perspetiva que mais gostei foi a cavaleira, talvez, porque é a que vemos mais no nosso no dia-a-dia.
    Em geral, todos os trabalhos estão bem realizados, linhas bem traçadas, linhas paralelas e sensação de volume (tridimensionalidade).
    Na minha opinião, este trabalho foi bastante interessante, porque fez-nos aprender a desenhar a três dimensões (3D) o que é muito divertido!

    ResponderEliminar
  10. Ricardo Cunha/ nº22/ 8ºFterça-feira, abril 16, 2013

    Eu, achei este trabalho muito interessante e aprendi bastante com ele.
    Os trabalhos acima expostos estão rigorosamente correctos pois não notei nenhum erro visível.
    Existem três maneiras de formar o cubo:
    - perspectiva axonométrica isométrica;
    - perspectiva axonométrica cavaleira;
    - perspectiva axonométrica dimétrica.
    A que eu mais gostei foi a isométrica pois na minha opinião foi a mais fácil de representar pois os ângulos eram mais fáceis de marcar (90º/30º/30º).

    ResponderEliminar
  11. Diogo Andrade nº11 8ºF
    Gostei muito das perspectivas, apesar de alguns trabalhos realizados por outros alunos.
    Acho que a realização dos trabalhos estava muito bem complexa e nota-se muita criatividade nos desenhos pretendidos.
    Elogio também a forma como os desenhos dão uma certa ilusão óptica,sendo muito bom, mas sendo melhor ainda, os desenhos mostrarem uma perspectiva de imagem 3D.
    As diversas posições dos cubos feitas pelos alunos, dá um ar de diferente, isto é, um ar de movimento.
    A nível de cor achei muito interessante, o facto de os cubos nas diversas perspectivas terem numas faces uns tãos mais claros e noutros mais escuro, dando-nos a informação dos diversos tãos de cor que um lápis pode fazer.
    Gostei muito, quero continuar a praticar nas aulas! ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Diogo!
      Deves voltar a escrever este comentário, corrigindo a escrita da palavra "tãos", pois não está correta. Deves escrever a palavra "tons" (tonalidades, gradação de uma cor).
      Continuação de um bom trabalho.

      Eliminar
  12. Na minha opinião todos os trabalhos estão bem realizados, apresentando bastante rigor e perfeição. A perspetiva que eu mais gostei de realizar foi a perspetiva axonométrica dimétrica.
    Todos estes trabalho dão-me também uma sensação de tridimensionalidade, ou seja que têm 3 dimensões, o que dá uma ilusão de ótica bastante engraçada, como se o cubo conseguisse sair do papel. Aprendemos também que todos os trabalhos devem ser feitos com bastante rigor porque uma questão de milímetros, pode alterar-nos o trabalho todo o que o torna errado.
    Neste projecto conseguimos aprender a objectos em 3 dimensões, o que pode ser bastante divertido para nós.
    Bruna Lomba nº5 8ºF

    ResponderEliminar
  13. Adorei ver estes trabalhos , estão bem feitos todos , tenho um pressentimento que estes bons trabalhos vão continuar porque há bons artistas na escola , só têm que continuar a trabalhar.

    Hugo Pereira nº15 8ºF

    ResponderEliminar
  14. Muito bons trabalhos, foram todos feitos com imensa qualidade e em todos da para perceber a perspetiva de cada um dos trabalhos.

    Nuno Ferraz nº18 8ºF

    ResponderEliminar
  15. Estes trabalhos foram feitos com rigor, com esta tecnica da a ilusão que os cubos estao a 3 dimensoes.
    Joao Magalhães 8 f n7

    ResponderEliminar
  16. Tânia Gonçalves, n°24, 8°F
    Eu achei que todos estes trabalhos estão muito bem elaborados, e tambem muito bem decorados.
    Na minha opiniao esta materia das perspetivas axonometricas ( isometrica, cavaleira e dimetrica) vai ser muito util para outros trabalhos, pois em trabalhos anteriores se ja a tivessemos aprendido teriamos tido menos dificuldades ao realiza-los.

    ResponderEliminar
  17. Bruno Duarte Nº4 T8ºAdomingo, abril 21, 2013

    Cada trabalho foi feito muito devagarinho com muito rigor porque se nao estavam muito mal feitos.

    ResponderEliminar
  18. Domingos Cunha 8ºd Nº12terça-feira, abril 23, 2013

    Gostei muito deste trabalho , apesar de ser um pouco complicado pois falhamos 1ml e o trabalho figa logo diferente.
    Gostei de trabalhar desde o inicio até ao fim.
    Vou usar esta técnica para outros trabalhos.

    ResponderEliminar
  19. Álvaro Araújo nº1 8ºAquinta-feira, abril 25, 2013

    Trabalhos bem elaborados, com muito rigor e muito bem decorados.
    Gostei muito de os fazer, mas o que me deu mais gosto de elaborar foi a construção da figura dentro do cubo

    ResponderEliminar
  20. João Eira Nº 13 8ºAquinta-feira, abril 25, 2013

    Estes trabalhos estão todos espectaculares, não é por acaso que estão no blog.
    A sensação de 3D que nos dão estas figuras quando são bem feitas é incrível.
    Espero continuar a fazer trabalhos destes, pois dá gosto vê-los quando estão terminados.

    ResponderEliminar
  21. Maria Oliveira Nº17 T8ºAquinta-feira, abril 25, 2013

    Na minha opinião todos os trabalhos estão bem realizados, linhas bem traçadas, linhas paralelas e sensação de volume.
    Aprendemos que todos os trabalhos devem ser feitos com bastante rigor porque uma questão de milímetros pode estragar o trabalho.
    A perspetiva que eu mais gostei de realizar foi a perspetiva axonométrica dimétrica.

    ResponderEliminar
  22. Jéssica Barros nº 10 8ºAquinta-feira, abril 25, 2013

    Na minha opinião penso que os trabalhos aqui apresentados foram feitos com muito rigor mas com perfeição pois falhando milímetros o trabalho já não estaria perfeito! Todos os trabalhos estão bem desenvolvidos mostrando volume e rigor no traçado... Penso que foi um trabalho interessante de se fazer pois gosto de trabalhos rigorosos e feitos na perfeição mas também porque gosto de desenhos geométricos!



    ResponderEliminar
  23. Daniel Fonseca Nº5 8ºAquinta-feira, abril 25, 2013

    As projeções ortogonais são uma representação técnica que exige grande rigor na medição e no traçado. Gostei de trabalhar nas 3 perspetivas, e percebi que cada uma delas permite representar cubos de formas diferentes. Esta técnica permite-nos representar o volume das formas de uma maneira mais realista.
    Os trabalhos apresentados têm bastante rigor e os que aparecem pintados estão bem conseguidos. Chamou-me à atenção também o corte efetuados em alguns cubos.

    ResponderEliminar
  24. Mariana Martins Nº18 8ºAquinta-feira, abril 25, 2013

    Estes trabalhos,estão todos com muita perfeição e rigor.Foi preciso muita concentração,mas apesar disso os trabalhos ficaram todos,muito bem elaborados. Gostei muito de realizar este trabalho,até porque é a perspectiva que eu mais gosto.Foi também,bastante divertido a sensação de 3 dimensões no cubo,pois parece que o cubo esta a sair do papel e dá uma ilusão óptica.

    ResponderEliminar
  25. Pedro Torres 8ºA nº22sexta-feira, abril 26, 2013

    Todos estes trabalho dão-me também uma sensação que têm 3 dimensões, o que dá uma ilusão de ótica bastante interessante, como se o cubo conseguisse sair do papel. Aprendemos também que todos os trabalhos devem ser feitos com rigor porque uma questão de milímetros, pode alterar-nos o trabalho todo o que o torna errado.
    Neste projecto conseguimos aprender a objectos em 3 dimensões, o que pode ser bastante divertido para nós.

    ResponderEliminar
  26. Daniel Fraia Nº6 8ºAsexta-feira, abril 26, 2013

    Gosto muito de ver estes trabalhos com rigor. Gostei bastante de os realizar na aula, principalmente de criar figuras nos cubos pois dá um efeito de 3 dimensões e permite-nos fazer trabalhos muito interessantes e ao mesmo tempo divertidos.

    ResponderEliminar
  27. Luís Gabriel nº15 8ºAsexta-feira, abril 26, 2013

    Na minha opinião acho que todos os trabalhos realizados estão muito bem elaborados, desenhados com rigor e também bem coloridos.
    Gosto da sensação em 3D que os desenhos nos proporcionam.
    Foi bom aprender a desenhar com novas técnicas,pois poderemos aplicá-las no futuro em outros trabalhos.
    Gostei essencialmente de desenhar o trabalho, pois foi a parte fácil, e também porque a perspetiva axonométrica dimétrica é a que eu mais gosto.

    ResponderEliminar
  28. joao louro nº12 8ºAsexta-feira, abril 26, 2013

    Este tipo de trabalho exige muito rigor e concentração.Os trabalhos dão um efeito bonito em 3D.Gostaria de mais tarde fazer outro tipo de letra, gostei muito de trabalhar neste exercicio ;))

    ResponderEliminar
  29. Mariana Silva nº 19 8ºAsexta-feira, abril 26, 2013

    É necessário muito rigor e concentração para que estes cubos nos deem a ideia das três dimensões. Todos os trabalhos estão bem realizados, com linhas bem traçadas e precisas.

    ResponderEliminar
  30. Bruna Ferreira nº2 8ºAsexta-feira, abril 26, 2013

    Gostei muito de fazer este exercicio , foi divertido e exigiu muita concentraçao e rigor. Aprendi a fazer desenhos com 3 dimensoes. Tem que ser feito com rigor porque se errarmos a medida , dará logo errado. Ficou ainda mais bonito quando colorimos, também temos de saber colorir para a cor nao sair fora da linha.
    Se nao soubermos pintar direito estragaremos o trabalho todo !
    Se a pintura estiver mal , é isso que nós vamos reparar logo de inicio

    ResponderEliminar
  31. Joana Oliveira 8ºA nº11sábado, abril 27, 2013

    Os trabalhos em geral estão muito bem executados. Para este trabalho ser bem executado é preciso ser feito com muito rigor e concentração. O que eu aprecio nas perspectivas axonométricas é o facto de darem a ideia de 3 dimensões o que é muito interessante. A minha perspectiva preferida é a cavaleira ! Este trabalho, apesar do trabalho, foi muito divertido.

    ResponderEliminar
  32. Este trabalho foi muito bem elaborado.

    O sistema de projecção axonometria é chamada por vezes de perspectiva axonométrica, devido à semelhança com a perspectiva, mas observando as imagens nota-se diferenças relativamente à perspectiva cónica, tradicionalmente mais relacionada com a visão humana.

    ResponderEliminar