Descrição do Blogue

Este blogue permite visualizar trabalhos realizados pelos alunos nas disciplinas de Educação Visual, Educação Tecnológica, Artes Visuais e na área de Expressão Plástica, no âmbito dos conteúdos abordados ao longo das unidades didáticas. Foi criado com o objetivo de cultivar nos alunos o gosto pela expressão artística, motivá-los para a realização das atividades através da linguagem plástica e visual e promover o seu sucesso escolar.

terça-feira, 25 de novembro de 2014

Presépios nas "Artes e Ofícios"

      No âmbito da proposta de trabalho apresentada aos alunos - realizar um Presépio em pequenas dimensões e utilizando essencialmente materiais reutilizáveis - os alunos do Curso Vocacional "Vocação+", do 9ºA, deram largas à sua imaginação, selecionaram os materiais e as ferramentas necessárias, deitaram "mãos à obra" e criaram o seu presépio.

Materiais utilizados:
- Cartolina, cartão, cartão canelado, embalagens de cartão e plástico,  rolhas de cortiça, caricas, palhinhas, tampinhas de plástico, latas de conserva, argolas de metal, folha de alumínio, pauzinhos de gelado de madeira , palitos, tecidos diversos, fitas decorativas, fio de cordão, fio norte, fio de lã, ráfia, folha de balsa (3 mm), cola líquida e pasta para modelar.



Ferramentas/ utensílios:
- Lápis de grafite 2HB; régua metálica; tesoura e X-ato.

Técnicas:
- Medir; traçar; cortar; revestir; colar e modelar.

Fases da construção de presépios e de anjo de Natal





































































































Realização da flor de Natal em cartolina
Realização da flor de Natal em cartolina
Realização da flor de Natal em cartolina
Realização da flor de Natal em cartolina
Exposição dos presépios e do anjo de Natal, no átrio
Exposição dos presépios e do anjo de Natal, no átrio
Pormenor da Flor de Natal 
Exposição dos presépios e do anjo de Natal, no átrio
Flores de Natal 
Exposição dos presépios e do anjo de Natal, no átrio

Flor de Natal













44 comentários:

  1. André Fernandes 9ºA Nº2quarta-feira, novembro 26, 2014

    A nossa professora propôs uma atividade aos alunos,que era para fazer um presépio de Natal. Os materiais que utilizei foram:tecidos,um pequeno frasco de plástico,pasta de moldar,fio de lã, ráfia, uma palhinha, papel de prata e para a base utilizei uma pequena embalagem de plástico. Para fazer as figuras humanas utilizei uns pequenos tubos e revesti-os com tecidos. Para o Menino Jesus utilizei pasta de moldar.As técnicas que apliquei foram:cortar,colar,traçar e colar para revestir as figuras e colar a base. Onde tive mais dificuldade foi a cortar com o X-ato , nesta atividade o que gostei mais foi de moldar o Menino Jesus. Gostei dos trabalhos que eu e os meus colegas realizamos.

    ResponderEliminar
  2. Marta Martins 7ºH nº22quinta-feira, novembro 27, 2014

    Muito bonitos! Reutilizar materiais para fazer estes bonitos presépios é arte ! Na minha opinião, os alunos que realizaram este trabalho aprenderam muitas coisas ao fazê-lo ... Isto é um exemplo para todas as pessoas reutilizarem os materiais, em vez de irem para o lixo e em vez de comprarem coisas em que as pessoas puxando pela imaginação conseguem fazer sem gastar dinheiro!!parabéns... continuem assim artistas !!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  3. Lúcia Cerqueira 7ºH Nº18quinta-feira, novembro 27, 2014

    Estão muito bonitos! Reutilizaram esses materiais para fazerem bonitos presépios! Isto é arte!! Na minha opinião, e também deve ser a vossa os alunos que realizaram o trabalho aprenderam muito e têm muita experiência. Quem reutilizou os materiais, têm bom coração, assim os materiais iam para não irem para o lixo. Parabéns a todos!!!!

    ResponderEliminar
  4. Sofia Martins 7ºH Nº27sexta-feira, novembro 28, 2014

    Os presépios estão muito bonitos, parabéns a todos!!
    Conseguiram fazer um simples presépio apenas com matérias reciclados: tecidos, cartão, pacotes de iogurtes, lã, palhinhas...
    Estão todos muito originais, e feitos com muita imaginação. Aposto que com este trabalho aprenderam imenso e vão continuar a fazer trabalhos muito bonitos.

    ResponderEliminar
  5. Sara Silva nº26 7ºhsexta-feira, novembro 28, 2014

    Os trabalhos estão muito bonitos,gosto muito de como deram utilidade a materiais que ja nao percisavam,isto sim....é arte!!!!
    Parabéns a todos!

    ResponderEliminar
  6. Inês Martins nº9 7ºhsábado, novembro 29, 2014

    Adoro os trabalhos!! São muito originais, parabéns!
    Fizeram trabalhos muito giros com simples materiais como tecidos, papel de prata, palhinhas e... paus de gelados, etc.
    São uns verdadeiros artistas!! Continuem assim!

    ResponderEliminar
  7. Inês Martins nº9 7ºhsábado, novembro 29, 2014

    Muito giros, adoro!!
    Gosto muito da forma como utilizaram materiais reciclados para fazerem esses trabalhos tão originais.
    São verdadeiros artistas, continuem assim!!

    ResponderEliminar
  8. Ana Isabel Nº 20 8ºEsegunda-feira, dezembro 01, 2014

    Este projecto realmente está interessante, e os trabalhos que vi do curso vocacional do 9º A estão realmente interessantes.
    A meu ver atingiriam e mostraram realmente uma grande capacidade de criatividade, e mostraram através dos trabalhos muito empenho da vossa parte.
    Os materiais, utilizados foram muito bem escolhidos, a forma como os utilizaram, a maneira como foram construindo o presépio a organização que mantiveram e a forma como desenvolveram os trabalhos, por vocês mesmos.
    A meu ver vocês usaram a vossa autonomia no trabalho, fazendo-o sozinho e tendo conseguido estes resultados.
    Tiveram atenção aos pormenores, e realmente elaboraram uns trabalhos espectaculares.
    Eu sinceramente gostei muito dos vossos trabalhos, estão extraordinários e continuem assim, e está mesmo muito bem o vosso trabalho.
    Parabéns e continuem assim!

    ResponderEliminar
  9. Daniela Oliveira nº3 8ºEsegunda-feira, dezembro 01, 2014

    Gostei muito de realizar este trabalho! Acho uma muito boa ideia realizar presépios com materias reutilizáveis até porque ficam muito mais originais e se poupa muito mais dinheiro.
    Os trabalhos estão em geral todos muito bons!

    ResponderEliminar
  10. Mariana Pinto nº15 8ºEsegunda-feira, dezembro 01, 2014

    Os trabalhos estão muito interessantes,muito criativos.
    Em termos de utilidade dos materiais estão muito bem utilizados,os tecidos,as rolhas em cortiça dão muita originalidade.
    Na minha opinião estes trabalhos são um tipo de arte que não se costuma ver muito.
    estado de espírito nestes alunos não falta...
    Continuem assim malta! Bom trabalho :)

    ResponderEliminar
  11. Joana Gomes 7ºH nº12segunda-feira, dezembro 01, 2014

    Estão muito bonitos e originais.
    Conseguiram fazer um simples e belo presépio apenas a reutilizar materiais reciclados como tecidos, cartão, pacotes de iogurtes, palhinhas, papel de prata ...
    São uns verdadeiros artistas, parabéns e continuem assim !!

    ResponderEliminar
  12. Joana Fernandes, 8ºE ,nº8segunda-feira, dezembro 01, 2014

    Gostei muito destes trabalhos os materiais que os alunos utilizaram em cartolina em cartão e etc...
    vocês estão todos de parabéns fazem uns trabalhos muitos giros os alunos tem muito talento com os trabalhos expostos pelos professores bom trabalho.

    ResponderEliminar
  13. Rita Barros nº 24 7ºhterça-feira, dezembro 02, 2014

    Estão muito lindos os presépios!
    Gostei muito da ideia de fazer um presépio tão original com materiais reciclados, faz com que as pessoas não desperdicem tantos materiais pois dão para fazer imensas coisas!
    São verdadeiros artistas, fizeram um trabalho magnífico!

    ResponderEliminar
  14. Muito bom são verdadeiramente perfeitos os trabalhos , continuem assim .

    ResponderEliminar
  15. José Pedro Pereira 7ºG
    Bons trabalhos!!!

    ResponderEliminar
  16. José Fernandes nº6 9ºAquarta-feira, dezembro 03, 2014

    A nossa professora propôs uma atividade aos alunos,que era para fazer um presépio de Natal. Os materiais que utilizei foram:tecidos,um pequenos frascos de plástico,pasta de moldar,fio de lã, ráfia, uma palhinha, papel de prata e para a base utilizei uma pequena caixa. Para fazer as figuras humanas utilizei uns pequenos tubos e revesti-os com tecidos. Para o Menino Jesus utilizei pasta de moldar.As técnicas que apliquei foram:cortar,colar,traçar e colar para revestir as figuras e colar a base. Onde tive mais dificuldade foi a cortar com o X-ato , nesta atividade o que gostei mais foi de moldar o Menino Jesus. Gostei dos trabalhos que eu e os meus colegas realizamos.

    ResponderEliminar
  17. Marco Barbosa Nº7 9ºAquarta-feira, dezembro 03, 2014

    A nossa professora propôs uma atividade aos alunos,que era para fazer um presépio de Natal. Os materiais que utilizei foram:tecidos, cartão para fazer a base, papel canelado para forrar o presépio, para o berço utilizei uma rolha de cortiça cortada ao meio. Para fazer as figuras humanas utilizei uns pequenos tubos e revesti-os com tecidos. Para o Menino Jesus utilizei pasta de moldar.As técnicas que apliquei foram:cortar,colar,traçar e colar para revestir as figuras e colar a base. Onde tive mais dificuldade foi moldar o menino jesus com a pasta de moldar, nesta atividade o que gostei mais foi cortar o cartao com o x-ato. Gostei dos trabalhos que eu e os meus colegas realizamos.

    ResponderEliminar
  18. Os materiais que eu utilizei para fazer o meu presépio foi prata , embalagem de leite uma rolha de cortiça paus de gelado de madeira e uma tampa de uma caixa de bombons de plástico. Usei as técnicas de corte de colagem e moldamos com uma pasta de moldar.

    ResponderEliminar
  19. Tiago Gonçalves nº12 9ºAquarta-feira, dezembro 03, 2014

    A nossa professora propôs uma atividade aos alunos,que era para fazer um presépio de Natal. Os materiais que utilizei foram:tecidos, pequenos frasco de plástico,pasta de moldar,fio de lã, ráfia, uma palhinha, papel de prata e para a base utilizei uma caixa de bombons de plástico. Para fazer as figuras humanas utilizei uns pequenos tubos e revesti-os com tecidos. Para o Menino Jesus utilizei pasta de moldar.As técnicas que apliquei foram:cortar,colar,traçar , para revestir as figuras e colar a base. Onde tive mais dificuldade foi a cortar com o X-ato , nesta atividade o que gostei mais foi de moldar o Menino Jesus. Gostei dos trabalhos que eu e os meus colegas realizamos.

    ResponderEliminar
  20. Na minha opinião os presépios ficaram todos muito interessantes, foi muito interessante realizar os presépios com materiais reciclados.

    ResponderEliminar
  21. Pedro Rodrigues 9ºA Nº10quarta-feira, dezembro 03, 2014

    estão todos muito bonitos e criativos !

    ResponderEliminar
  22. Inês Martins nº 11 7ºHquarta-feira, dezembro 03, 2014

    o objetivo deste trabalho era conseguir construir um presépio apenas com matérias reciclados, e conseguiram reutilizaram materiais e fizeram muitos presépio.
    Eu fiquei encantada, os trabalhos estavam originais, criativos e todos eles diferentes, como cada trabalho ficou os presépios todos juntos dava gosto de os ver. Fiquei impressionada

    ResponderEliminar
  23. Beatriz Ferreira 7ºH Nº2quarta-feira, dezembro 03, 2014

    Adorei todos os trabalhos, estão todos tão bonitos que eu nem sei qual é o melhor....
    A ideia de fazer com materiais reciclados, é mesmo original, porque às tantas a maior parte deles, neste momento estaria no lixo, mas não estão em belíssimos trabalhos. Isto é o exemplo de como as pessoas podem fazer imensas coisas com: tecidos, cartão, lã.... sem terem de gastar dinheiro.
    Muitos parabéns a todos estes pequenos artista que fizeram estes magníficos presépios.

    ResponderEliminar
  24. Margarida Nogueira7 Hquarta-feira, dezembro 03, 2014

    Gostei muito dos presépios. Estão muito interssantes e criativos .foi um aspeto muito interssante terem usados materiais reciclados,muito bom trabalho .Continuem assim!

    ResponderEliminar
  25. Carolina Freitas, 7ºH, Nº4quarta-feira, dezembro 03, 2014

    Estão muito bonitos e criativos.
    Gostei muito da ideia, foi muito original.
    Que artistas. Parabéns! ;)

    ResponderEliminar
  26. Ana Rita Fernandes Nº1 7ºHquarta-feira, dezembro 03, 2014

    Estão muito giros os trabalhos..
    Gosto muito da maneira como aproveitaram os materiais reciclados e o que conseguiram fazer com eles!
    O trabalho que lhes deu recompensou-os.
    Estão todos de parabéns e continuem assim!

    ResponderEliminar
  27. Beatriz Martins n°3 7°Iquinta-feira, dezembro 04, 2014

    Adorei todos os trabalhos. Estão todos muito interessantes e originais. Muitos parabéns a todos os participantes.

    ResponderEliminar
  28. Diana Ferreira, 7ºI, Nº5sexta-feira, dezembro 05, 2014

    Presépios muito criativos!!!

    ResponderEliminar
  29. isabel peixoto n9 7Isexta-feira, dezembro 05, 2014

    adorei os presépios estão muito criativos!

    ResponderEliminar
  30. Diogo Martins 7ºI
    Gostei muito está muito criativo!

    ResponderEliminar
  31. Estão giros e criativos. Muitos Parabéns.

    ResponderEliminar
  32. Muitos Parabéns. Estão muito criativos

    ResponderEliminar
  33. Daniela Castro,7ºG,Nº6domingo, dezembro 07, 2014

    Os trabalhos ficaram muito bonitos!

    ResponderEliminar
  34. Daniela Peixoto 8ºE Nº4segunda-feira, dezembro 08, 2014

    Gostei muito de fazer este trabalho prático.Os trabalhos estão muito criativos e os materiais utilizados muito bem pensados.Os alunos tem muito talento para fazer presépios.Parabéns a todos os alunos.

    ResponderEliminar
  35. Carlos Filipe Pereira N° 2 - 7°Gterça-feira, dezembro 09, 2014

    Gostei muito desta ideia de utilizar materiais que temos em casa para fazer presépios tão bonitos e baratos, assim os mais pobres também podem ter nas suas casas decorações de Natal. A técnica da colagem foi bem sucedida. Feliz Natal para todos!

    ResponderEliminar
  36. Manuela Francisco nº13 7ºiquarta-feira, dezembro 10, 2014

    Os trabalhos estao muito giros e criativos,parabens a todos participantes.

    ResponderEliminar
  37. Luís Azeredo 7°H n°19quinta-feira, dezembro 11, 2014

    Adorei!!Achei fantástico os alunos poderem reutilizar material reciclável para fazer trabalhos criativos.A isto é que se chama arte e com ela podemos dar asas à nossa imaginação dando criatividade aos nossos trabalhos.Desde ja dou os meus parabéns aos artistas que realizaram este trabalho.Feliz Natal!! :)

    ResponderEliminar
  38. Luís Azeredo 7°H n°19quinta-feira, dezembro 11, 2014

    Adorei!!Achei fantástico os alunos poderem reutilizar materiail reciclável para fazer trabalhos criativos.A isto é k se chama ARTE e com ela podemos abrir a nossa imaginação.Dou os parabéns a estes artistas que fizeram um trabalho espetacular.Feliz Natal

    ResponderEliminar
  39. Mariana Magalhães 7ºH nº21sábado, dezembro 13, 2014

    Os trabalhos estão muito bonitos! Estes artistas conseguiram fazer uns presépios muito originais com apenas materiais recicláveis. A isto chama-se Arte!! Parabéns!!

    ResponderEliminar
  40. Estes tipos de arte estao muito raros hoje em dia. Parabens ao 9'A que fizeram uns trabalhos muito criativos e fantasticos utilizando apenas materias reutilizaveis. Tambem gostei muito de fazer este trabalho pois gosto muito de ser criativo e este trabalho ajudou-me!

    ResponderEliminar
  41. Pedro oliveira 8ºE nº17segunda-feira, dezembro 15, 2014

    os trabalhos estao muito interessantes e criativos.
    os materiais foram bem reutilizados , como por exemplo as olhas de cortiça , cartolinas , tecidos etc..
    bom trabalho :D

    ResponderEliminar
  42. A nossa professora propôs uma atividade que era a realização de um presépio. Os materiais que utilizei foram: tecidos, uns frascos para fazer o corpo, uma palhinha, cartão, ráfia. Para fazer o menino Jesus usamos pasta de moldar.

    ResponderEliminar
  43. Carlos Moutinho 9ºA Nº5quarta-feira, janeiro 14, 2015

    A professora propôs um trabalho que era um presépio de natal. Os materiais que utilizei foram: tecido cola palhinha uma base de donot's prata ,pauzinhos de gelado copos de plástico de medicamentos aros das latas de refrigerante .As dificuldades que tive foram cortar .O que menos gostei de fazer foi colar. O que mais gostei de fazer foi fazer o menino jesus com pasta de moldar . Gostei muito dos trabalhos dos meus colegas de turma .

    ResponderEliminar
  44. Bruno Brito 9ª A Nª4quarta-feira, janeiro 14, 2015

    A professora propôs um trabalho um trabalho que era um presépio de natal. Os materiais que utilizei foram: tecidos cola palha,caricas,pauzinho de gelado,palheta.O que gostei de fazer foi o menino jesus com a pasta de moldar.

    ResponderEliminar