Descrição do Blogue

Este blogue permite visualizar trabalhos realizados pelos alunos nas disciplinas de Educação Visual, Educação Tecnológica, Artes Visuais e na área de Expressão Plástica, no âmbito dos conteúdos abordados ao longo das unidades didáticas. Foi criado com o objetivo de cultivar nos alunos o gosto pela expressão artística, motivá-los para a realização das atividades através da linguagem plástica e visual e promover o seu sucesso escolar.

quarta-feira, 29 de abril de 2015

Recriação da pintura do "Galo de Barcelos" VOC +

O "Galo de Barcelos" é uma peça de cerâmica, feita pelo processo artesanal e muito colorida, considerada um ícone da cidade minhota de Barcelos e um símbolo nacional.
Atualmente o "Galo de Barcelos" é um objeto que existe em vários tamanhos, várias formas, e é feito em outros materiais, como metal, plástico, tecido,... Além de peça decorativa pode ter outras funções, como por exemplo: mealheiro, saca-rolhas, paliteiro, porta-chaves, brinquedo,...
Nem sempre o Galo de Barcelos teve a imagem que atualmente conhecemos. Ao longo dos anos, a sua decoração foi sofrendo alterações.  



No âmbito do estudo do Património cultural e artístico, nacional e regional, os alunos do 9ºA, do curso vocacional "Vocação +", recriaram a pintura do Galo de Barcelos, conferindo-lhe um cunho muito pessoal.
Aqui ficam registos do processo da atividade: desenho e seleção de cores para a realização do projeto, pintura da peça em cerâmica e acabamento com verniz.

Messias Mendes

Nuno Braga

José Fernandes

Carlos Moutinho

Bruno Peixoto

Ana Luísa Costa


Nuno Braga

Marco Barbosa

José Fernandes




Tiago Gonçalves






André Fernandes







Nuno Braga








Messias Mendes






Sérgio Peixoto







José Fernandes





Carlos Moutinho







Pedro Rodrigues








Marco Barbosa







Bruno Peixoto






Ana Costa









Bruna Vidrago






Ao Galo de Barcelos está associada uma lenda... 
...segundo ela, um peregrino galego fora acusado da prática de um crime que jurou não ter cometido. Num impulso de fé, pedira a proteção de Nossa Senhora para o salvar da sentença injusta que ia cumprir.
Como ultima graça, fora-lhe concedido o pedido para o levarem à presença do juiz que o condenara à morte, por enforcamento. Chegado à residência do magistrado, que se banqueteava com alguns amigos, o galego reafirmou a sua inocência, e apontando para um galo assado sobre a mesa, exclamou perante os presentes:
- “É tão certo eu estar inocente, como certo é esse galo cantar quando me enforcarem”.
Entre risos e comentários, porem, ninguém tocou no galo. No momento do peregrino ser enforcado, o que parecia impossível tornara-se realidade – O galo ergueu-se da mesa e cantou! Perante isto, o juiz correu para o local da execução e com espanto viu o pobre do homem com a corda ao pescoço, mas com o nó lasso, tendo impedido o estrangulamento. De imediato foi solto e mandado seguir o seu caminho em paz.
Passados alguns anos, o peregrino voltou a Barcelos para esculpir o Cruzeiro do Senhor do Galo, em louvor à Virgem e a S. Tiago.
Esta lenda tem passado de geração em geração, através dos séculos. O galo de Barcelos, típico, multicolorido e tão famoso é um símbolo de fé, justiça e boa sorte.
Texto adaptado



5 comentários:

  1. Clara Sousa nº4 t-7ºGquinta-feira, abril 30, 2015

    Acho que os trabalhos estao muito lindos mas gostei mais da Ana Costa e do da Bruna Vidrago

    ResponderEliminar
  2. Messias,Marco,Andre 9ªA nº8,7,2terça-feira, maio 12, 2015

    A professora apresentou-nos um projeto e nós encaramos com convicção e empenho . Todos estamos a gostar de pintar o galo , e esperemos ter um bom aproveitamento .

    ResponderEliminar
  3. Bruno Brito Nuno Braga 9ºAterça-feira, maio 12, 2015

    A nossa professora apresentou-nos um trabalho que era inventar uma forma de pintar um galo, e nós aceitamos fazer esse trabalho.
    Estamos a gostar de pintar o galo, e esperamos ter boa avaliação.

    ResponderEliminar
  4. Marco Barbosa Nº7 9ºAquarta-feira, maio 20, 2015

    A professora Augusta Lima apresentou-nos um trabalho, que era pintar o galo de Barcelos de uma forma diferente, e nós aceitamos o trabalho de uma forma entusiasmada, estou a gostar muito de pintar o galo, e espero que tenhamos uma boa avaliação.

    ResponderEliminar
  5. Carlos Filipe Pereira Nº 2 - 7ºGdomingo, maio 24, 2015

    Os trabalhos estão todos muito bem feitos e os galos pintados estão exatamente iguais às imagens que os alunos pintaram para imaginar o efeito final. Conseguiram galos muito diferentes daqueles que vemos habitualmente. Estão todos muito bonitos.

    ResponderEliminar