Descrição do Blogue

Este blogue permite visualizar trabalhos realizados pelos alunos nas disciplinas de Educação Visual, Educação Tecnológica, Artes Visuais e na área de Expressão Plástica, no âmbito dos conteúdos abordados ao longo das unidades didáticas. Foi criado com o objetivo de cultivar nos alunos o gosto pela expressão artística, motivá-los para a realização das atividades através da linguagem plástica e visual e promover o seu sucesso escolar.

domingo, 12 de abril de 2015

Visita de Estudo à "Igreja de São Francisco"


No âmbito do tema Património Cultural e Artístico, abordado na componente vocacional de Artes e Ofícios, no passado dia 11 de fevereiro, do ano letivo de 2014-2015, a nossa turma, 9ºA, do curso vocacional “Vocação +”, realizou uma visita de estudo à Igreja de São Francisco, para obter mais informações sobre este edifício, que faz parte do Património material e local, e para ficarmos a conhecê-lo melhor. 



A Igreja de São Francisco situa-se na freguesia de Real (recentemente denominada união das freguesias de Real, Dume e Semelhe), na cidade de Braga, pertencente ao concelho e distrito de Braga, tendo como morada o largo de São Francisco. Este edifício pertence ao “estilo barroco inicial maneirista-joanino”, visível na sua fachada. A data de início de construção desta igreja foi a 18 de junho de 1728, na primeira metade do séc. XVIII, e teve como patrono D. Rodrigo de Moura Teles, arcebispo de Braga (1704-1728).



Carlos Moutinho
Vista panorâmica do largo de São Francisco

A função atual da Igreja de São Francisco é religiosa e cultural. Religiosa, porque é igreja paroquial, onde se realizam casamentos, batizados, comunhões, funerais e missas. Cultural, porque consta dos roteiros das visitas de “Braga visigótica e barroca”.




Podemos referir algumas curiosidades sobre este edifício, como por exemplo o nome dado à Igreja “São Francisco” que se deve aos religiosos capuchos “frades franciscanos” que habitaram o convento. 

Bruna Vidrago
Fachada da Igreja de São Francisco - Braga

Em aulas anteriores, para obtermos informações concretas sobre a Igreja de São Francisco, fizemos pesquisa em livros, na biblioteca da nossa escola. 







Outras informações foram-nos dadas pelos nossos monitores que participaram numa dessas aulas, partilhando conhecimentos que já tinham. Obtivemos ainda informações complementares transmitidas pela nossa professora que, além de ter pesquisado connosco, também entrevistou o padre Hermenegildo Faria, pároco da Igreja de S. Francisco que colaborou e prestou a ajuda solicitada. O conjunto de todas estas informações foram muito importantes para a elaboração do “Guião de análise” que a nossa professora compilou.


Este guião é composto por várias questões às quais tivemos de responder, durante a visita de estudo. Desta maneira, conseguimos, de uma forma organizada, registar dados relevantes sobre o local que visitamos.

Guião de análise do edifício

Dia da visita de estudo à Igreja de São Francisco - 11 de fevereiro de 2015.








Nesta visita fomos acompanhados pela professora da área vocacional de Artes e Ofícios, Augusta Lima, e pelos respetivos monitores das entidades acolhedoras da prática simulada, nomeadamente o Sr. Arlindo Silva e o professor Rui Silva.










Entramos para a igreja pelo lado esquerdo da sua fachada e O Sr. Carvalho abriu a porta de acesso ao interior da Igreja







Dirigimo-nos em direção ao altar principal, pela nave central, e sentámo-nos nos lugares da frente. 









Com a ajuda da nossa professora e dos monitores iniciámos o preenchimento do Guião de Análise, registando informações sobre os elementos  de maior interesse do interior da Igreja de São Francisco e relacionados com os materiais e as técnicas que temos vindo a aprender em Prática Simulada.






Voltados para o presbitério pudemos observar a tribuna de rica talha dourada, com duas colunas “torcicoladas” em realce e, em cima e ao centro, a imagem de Nossa Senhora da Conceição.


Tribuna de rica talha dourada



Ladeiam o altar principal dois Serafins. As paredes estão revestidas de painéis de azulejo de cor azul e ocre





De ambos os lados observámos dois púlpitos policromados parcialmente dourados.



Na parte inferior, logo abaixo do presbitério, junto aos bancos onde nos sentámos, pudemos observar de um lado o nicho do “Coração de Maria” e do outro lado o nicho do “Coração de Jesus”.


 Nicho do “Coração de Maria


Nicho do “Coração de Jesus


Situados na nave central e de frente para o altar-mor observamos quatro retábulos em talha dourada: do lado esquerdo, o retábulo da “Sagrada Família” e o “Altar colateral de Santo António”. Do lado direito, o retábulo de “Nossa Senhora das Dores” e o “Altar colateral de São Domingos”.  


Retábulo da Sagrada Família


Altar colateral de Santo António


Retábulo de Nossa Senhora das Dores


Altar colateral de São Domingos


Destacamos os dois alterais colaterais, o de “São Domingos” e o de “Santo António”, particularmente pelos ricos retábulos de talha dourada e, porque foi sobre estes dois retábulos em particular que os nossos monitores de prática simulada se debruçaram. 

Explicaram-nos a técnica utilizada para a aplicação da folha de ouro sobre a talha de madeira e mostraram-nos os materiais necessários. 


Monitor Rui Silva


Folha de ouro fino 23 3/4 de quilate




Coxim, pigmentos, pincéis pêlo de marta, cola de coelho,...



Monitor Arlindo Silva

Cola de coelho


Coxim, folha de ouro fino e faca de dourar

Coluna em bolo (renascença), trincha e folha de ouro fino



Muitos destes materiais já são nossos conhecidos, e alguns já os usámos nas aulas de prática simulada.


Identificação de materiais utilizados e das técnicas associadas


No fim da explicação dos monitores, fomos visitar a Sacristia cujo acesso é feito através de um estreito corredor. Neste espaço, deparámo-nos com três peças de elevado valor material e artístico.
A primeira, a “Sagrada Custódia”, de tamanho grande, dentro de uma vitrina.




A segunda, uma pintura denominada “Santo António dos Milagres”, cujo restauro fora recentemente efetuado pelo nosso monitor Rui Silva e, de ressalvar a curiosidade relativa à moldura que enquadra esta pintura, porque também foi restaurada pelo seu próprio pai!






A terceira, a imagem de “Nossa Senhora dos Remédios”.





À entrada da Sacristia destaca-se um brasão da “Ordem de São Francisco”.







Neste espaço, de frente, é de destacar um altar barroco, em talha, encimado por uma cruz, com a imagem de Jesus Cristo crucificado. Num dos lados pudemos apreciar o famoso “Relicário de talha dourada policromada” sobre um “Arcaz quinhentista”.


Sacristia



Altar barroco com imagem de Jesus Cristo crucificado

Relicário de talha dourada policromada sobre Arcaz renascentista


À saída da Sacristia
Após a visita à Sacristia descemos o corredor central da igreja (nave principal), deparando-se-nos, ao fundo, um grande arco abatido, que remata o varandim do coro alto e emoldura o “Guarda-vento”.

Arco abatido

Marco Barbosa

Varandim do coro alto

Orgão de caixa de talha dourada

Por debaixo do orgão de caixa de talha dourada, um gradeamento seguido de escadas iria conduzir-nos ao interior da capela de São Frutuoso, datada do séc. VII, no período visigótico.


Mas antes de subirmos as escadas, pudemos contemplar a estátua de S. Frutuoso sobre uma pequena urna que se destaca na parede, e vê-la em pormenor. Este objeto contém as relíquias de São Frutuoso, transladadas para a Igreja de São Francisco em 16-04-1967, as quais tinham sido levadas para Santiago de Compostela, por ordem de D. Diogo Gelmires, em 1102. 

Relíquias de São Frutuoso

Curiosidade: a Igreja de São Francisco é contígua à capela de São Frutuoso, declarada como “Monumento Nacional”, por decreto Nº 33587, de 27/03/1944 (há 71 anos!).

Acesso à Capela de São Frutuoso

Subindo as escadas de pedra, deparámo-nos de frente com uma estátua maior de São Frutuoso e várias colunas estreitas, terminadas em arco, que formam o mausoléu.

Entrada na Capela de São Frutuoso

Imagem de São Frutuoso

Colunas estreitas terminadas em arco

Saída da Capela de São Frutuoso

À saída da Capela para o exterior, do lado direito, tivemos acesso à entrada do coro.


Saída da Capela de São Frutuoso

O acesso ao coro é feito por escadas, ao qual acedemos através de uma porta, sendo este o único acesso. Realça-se o “Cadeiral quinhentista” que veio da Sé de Braga, em 1739.


Entre outros elementos também se destacam um janelão com caixilhos de vidro, cujo centro está ornamentado com uma grande cruz de vidro vermelho. 


A vista panorâmica do coro alto é muito bonita. Desde o teto em arcos, à sanefa central em talha “recortada”, aos pormenores do órgão, recentemente restaurado e em pleno funcionamento, percebe-se a singularidade da Igreja de São Francisco


Orgão 

Saída do coro

Curiosodade: à saída do coro deparámo-nos com uma grande parede que tem à vista os vestígios de remoção da torre sineira. A Torre dos dois sinos, de tamanhos diferentes, outrora, encontrava-se situada à frente da capela de São Frutuoso, tapando-a. Por este motivo foi movida para o sítio atual.




Caminhámos em direção ao edifício em ruínas, o Convento de São Francisco...



Curiosidade: o nome dado à igreja “São Francisco” deve-se aos religiosos capuchos “frades franciscanos” que habitaram o convento. 

Ruínas do Convento de São Francisco

Contornando as faces da Capela de São Frutuoso, observámos um sarcófago, onde provavelmente repousaram os restos mortais de São Frutuoso, antes de serem “furtados” para Santiago de Compostela. 


À esquerda, Capela de São Frutuoso; ao centro, Igreja de São Francisco e
à direita, Ruínas do Convento de São Francisco

Descemos as escadas para um átrio onde está exposta uma maqueta da Capela de São Frutuoso que despertou a curiosidade de todos. 


Maqueta da Capela de São Frutuoso


Neste átrio existe por uma porta que dá acesso ao corredor da Sacristia, da Igreja de São Francisco.


No regresso, subimos as escadas e fizemos o percurso inverso. 


Entramos novamente na Capela de São Frutuoso para acedermos ao interior da Igreja de São Francisco para dela sairmos pela entrada principal.


Aqui deparámo-nos com o “Guarda-vento”, em madeira pintada e dourada, com caixilhos de vidro. 

Guarda-vento de madeira pintada e dourada, com caixilhos de vidro

Através das suas portas laterais saímos da Igreja para o átrio.


Neste átrio, o Sr. Carvalho abriu cada um dos dois nichos existentes lateralmente. 


De frente para a porta de entrada principal, do lado esquerdo, no nicho do “Senhor dos Remédios” observamos a imagem de Jesus Cristo na cruz, com um braço descaído sobre os ombros da imagem de São Francisco. 

Pintura do cenário de autoria do monitor Sr. Arlindo Silva

A expressão do rosto de Jesus é muito realista e expressiva. 


Do lado direito, encontra-se o nicho do “Senhor dos Passos”. 


Nicho do "Senhor dos Passos"

Pintura da imagem de autoria do monitor Sr. Arlindo Silva

Terminada a visita dirigimo-nos para o muro que delimita a Igreja. 


Sentámo-nos e, por momentos, apreciamos uma vista panorâmica do espaço envolvente.


Numa breve descrição geral do edifício podemos identificar alguns dos materiais de construção como a pedra, a argamassa e o granito e também o seu telhado de três águas.

José Fernandes

Bica de Santo António (séc. XVI)

Capela de São Frutuoso (séc. VII)

Ruínas do Convento de São Francisco (sécs. XVI e XVIII)

Cruzeiro do Largo de São Francisco

Bruna Vidrago

Ana Luísa Costa

Antes de darmos por terminada a nossa visita de estudo, tivemos que concluir o guião de análise do edifício, descrevendo, in loco, os elementos arquitetónicos mais relevantes da fachada da Igreja de São Francisco. 

Marco Barbosa
Fachada da Igreja de São Francisco

Na fachada do edifício podemos observar diversos elementos arquitetónicos e artísticos, destacando-se os seguintes:

Carlos Moutinho
Frontão recortado com motivo decorativo encimado por uma cruz

Messias Mendes
Nicho de pedra de Nª Senhora da Conceição

Nuno Braga
Voluta

José Fernandes
Voluta

Bruno Peixoto
Parte central separada por um friso

Brasão da Ordem de São Francisco

Nuno Braga


Pedro Rodrigues
Nicho de São Francisco

André Fernandes
Brasão da Ordem de São Francisco

Pedro Rodrigues
Nicho de São Frutuoso

Sérgio Peixoto
Fachada da Igreja de São Francisco

Sérgio Peixoto
Três portadas em forma de arco de volta inteira ou romano

Arco de Volta Inteira ou Romano

O adro é elevado por cinco degraus e ladeado por dois cunhais em forma de volutas e encimados por coruchéus em bola. 

Bruna Vidrago

Muitos dos termos arquitetónicos não os sabíamos, pelo que tivemos de ter a ajuda da nossa professora para realizar esta parte do guião. Por esse motivo, nas aulas seguintes tivemos que fazer um glossário dos termos de Arte novos para nós…

Tiago Gonçalves
Torre com dois sinos adossada à Igreja

Tiago Gonçalves
Portão Gradeado

À parte o frio que “apanhamos” no interior da igreja gostamos muito desta visita de estudo. Ficamos a saber mais sobre um importante monumento da nossa região e que faz parte do nosso património arquitetónico local. 








Este edifício que consideramos que se encontra num bom estado de conservação, naturalmente vai precisando de restauros para a sua boa manutenção, tendo tido a colaboração de artistas de arte sacra: entalhamento, douramento e pintura. Alguns desses artistas são naturais da região e, nalguns casos, oferecem o seu trabalho à igreja.


A Igreja de São Francisco serve a população em vários atos religiosos e culturais e ainda mantém vivas as festas religiosas, como é o caso da realização da procissão do “Senhor dos Passos”, no quarto domingo antes da Páscoa, que traz muitos visitantes à nossa freguesia e a da procissão do santo padroeiro da freguesia, São Jerónimo, no dia 30 de setembro (se as condições atmosféricas o permitirem). 

Bruno Peixoto
Igreja de São Francisco, Capela de São Frutuoso e Convento de São Francisco

No fim desta visita de estudo, à Igreja de São Francisco achamos que, não só foi atingido o objetivo de reconhecimento do Património material, local, assim como o da articulação com o que temos vindo a aprender na Prática Simulada.

A nossa visita de estudo à Igreja de São Francisco também está registada em vídeo.

9 comentários:

  1. A nossa Professora Augusta Lima teve a ideia de visitarmos a Igreja de S. Francisco ,porque nos não sabíamos muito sobre a igreja que faz parte do nosso património cultural e local . Primeiro, fomos á biblioteca pesquisar sobre a igreja e a capela. Convidamos os nossos monitores, Professor Rui Silva e o Sr . Arlindo , para virem connosco , explicaram as técnicas usadas nas paredes e nos santos. Gostei muito da visita a pesar do frio que fazia , foi uma visita muito interessante.

    ResponderEliminar
  2. Sérgio Peixoto 9ªAquarta-feira, abril 29, 2015

    Em Artes e Oficios a nossa professora propôs-nos fazer uma visita de estudo sobre a Igreja de São Francisco. Ao lado situa-se a capela de São Frutuoso que é considerada um monumento nacional. Os alunos concordaram com a ideia da professora. Então fomos lá. A visita à Igreja, apesar do frio, correu muito bem. Ficamos a saber de coisas que nos nunca soubemos de um edifício tão importante e que está tão perto do sítio onde moramos. Durante a visita fomos preenchendo o guião de analise, com várias questões sobre o edifício. Os termos de arte que não conhecíamos estivemos a procurar respostas nos dicionários da nossa escola.Fizemos um glossário sobre os termos de arte .
    No âmbito da pesquisa que fizemos, a professora deu-nos um desenho meio desfocado para fazermos sobre ele uma pintura com pastel de óleo e eu gostei bastante desta actividade.

    ResponderEliminar
  3. Tiago Gonçalves nº12 9ºAterça-feira, maio 12, 2015

    Em Artes e Oficios a nossa professora propôs-nos fazer uma visita de estudo sobre a Igreja de São Francisco. Ao lado situa-se a capela de São Frutuoso que é considerada um monumento nacional. A visita à Igreja, apesar do frio, correu muito bem. Ficamos a saber de coisas que nos nunca soubemos de um edifício tão importante e que está tão perto do sítio onde moramos. Durante a visita fomos preenchendo o guião de analise, com várias questões sobre o edifício. Os termos de arte que não conhecíamos estivemos a procurar respostas nos dicionários da nossa escola. Fizemos um glossário sobre os termos de arte .
    No âmbito da pesquisa que fizemos, a professora deu-nos um desenho meio desfocado para pintar-mos com pastel de óleo e eu gostei bastante desta actividade.

    ResponderEliminar
  4. Zé Fernandes 9ºAterça-feira, maio 12, 2015

    A nossa Professora Augusta Lima teve a ideia de visitarmos a Igreja de S. Francisco ,porque nos não sabíamos muito sobre a igreja que faz parte do nosso património cultural e local . Primeiro, fomos á biblioteca pesquisar sobre a igreja e a capela. Convidamos os nossos monitores, Professor Rui Silva e o Sr . Arlindo , para virem connosco , explicaram as técnicas usadas nas paredes e nos santos. Gostei muito da visita a pesar do frio que fazia , foi uma visita muito interessante.

    ResponderEliminar
  5. Nos alunos da turma Vocação + no dia 11 de Fevereiro realizamos uma visita a igreja de São Francisco. Fomos acompanhados pela professora Augusta Lima e os convidados,professore Rui Silva e o Sr.Arlindo.Para nos acompanharem a visita a igreja.Com ajuda deles disseram-nos as técnicas usadas nas paredes e nos santos da igreja. Eu gostei muito da visita a igreja e fiquei a conhecer melhor a igreja e as técnicas usadas.

    ResponderEliminar
  6. André Fernandes nº2quarta-feira, maio 20, 2015

    A nossa professora Augusta lima teve a ideia de visitarmos a Igreja de S.Francisco , porque nos não tínhamos muitas informações sobre a igreja , que faz parte do nosso património. Fomos a biblioteca pesquisar em livros , depois combinamos com os nossos monitores o Sr.Arlindo e o Sr.Rui Silva para irmos a Igreja fazer uma visita guiada e explicarem as técnicas usadas nos santos e nos quadros. Foi uma visita muito interessante onde aprendi várias coisas sobre a nossa igreja.

    ResponderEliminar
  7. A nossa professora de artes e ofícios teve uma ideia de irmos fazer uma visita á igreja de S. Francisco acompanhados pelos monitores professor Rui Silva e o Sr . Arlindo Silva e ficámos a saber muitas coisas sobre a igreja, e os monitores explicaram-nos algumas técnicas usadas em santos. Foi uma visita muito interessante .

    ResponderEliminar
  8. Bruno Brito nª4 9ºAquarta-feira, maio 20, 2015

    A nossa professora Augusta Lima teve uma ideia de irmos visitar a Igreja de S. Francisco, porque não nos não sabíamos na sobre a Igreja.
    Primeiro fomos a biblioteca,sacar informações sobre a Igreja de S. Francisco e sobre a capela. também convidamos os monitores, Professor Rui Silva e o SR. Arlindo para virem a visita explicaram as técnicas usadas nas paredes e nos santos. Gostei muito da visita a pesar do frio que fazia , foi uma visita muito interessante.

    ResponderEliminar
  9. Marco Barbosa Nº7 9ºAquarta-feira, maio 20, 2015

    A nossa professora Augusta Lima apresentou-nos a ideia de visitarmos a Igreja de S. Francisco.Francisco, pois nós não sabíamos muito sobre a igreja que faz parte do nosso património cultural e local. Fomos a biblioteca da escola pesquisar sobre a igreja de S. Francisco e a capela de S. Frutuoso. Convidamos os nossos monitores, Professor Rui Silva e o SR. Arlindo Silva para nos acompanharem na visita de estudo. Durante a visita fizemos um guião de analise sobre a Igreja, os monitores levaram materiais e explicaram como se usava e exercia as técnicas do oficio. Realizamos também um relatório e um trabalho sobre a Igreja, onde usamos o pastel de óleo, caneta de ponta fina, lápis de cor, carvão, etc. Gostei bastante de ter realizado esta atividade.

    ResponderEliminar