Descrição do Blogue

Este blogue permite visualizar trabalhos realizados pelos alunos nas disciplinas de Educação Visual, Educação Tecnológica, Artes Visuais e na área de Expressão Plástica, no âmbito dos conteúdos abordados ao longo das unidades didáticas. Foi criado com o objetivo de cultivar nos alunos o gosto pela expressão artística, motivá-los para a realização das atividades através da linguagem plástica e visual e promover o seu sucesso escolar.

quarta-feira, 7 de março de 2018

Taumatrópio

No âmbito do conteúdo programático "Movimento", os alunos do 6º E construíram um taumatrópio



O que é um taumatrópio?

O taumatrópio é um jogo ótico que tem como objetivo demonstrar a persistência da retina - parte do olho humano responsável pela formação de imagens, ou seja, pelo sentido da visão.
O movimento obtido com este brinquedo ótico permite a criação de uma animação muito simples e interessante. 

Quem inventou o taumatrópio?

A invenção do taumatrópio é atribuída a Peter Mark Roget.
No entanto, foi o médico e físico inglês John Ayrton Paris que o popularizou, no século XIX, em 1829. 
Texto adaptado 
Manual de Educação Visual "EVI", 5º/6º ANOS

Podemos considerar dois tipos de movimento:


- Movimento real, em que um objeto/corpo altera a sua posição inicial, deslocando-se no espaço durante um determinado período de tempo;

Vejamos o vídeo protagonizado pelo aluno Rodrigo Magalhães que, com a ajuda do pai, praticou em casa o lançamento de um pião. O objetivo era demonstrar o movimento real de um objeto aos colegas e à professora, em contexto de sala de aula.

A sua habilidade foi muito apreciada pelos presentes, pelo que está de parabéns!
 





- Movimento aparente, em que um objeto/corpo não se desloca no espaço, mas dá-nos a sensação de que o faz, através do desenho, de contrastes de cor, de linhas,... De entre outros objetos criados para este efeito, como por exemplo o "flick book" e o "zootrópio", neste caso, foi escolhido o "taumatrópio".

Como construir um taumatrópio?

São precisos os seguintes materiais:
- 1 folha de papel cavalinho A4;
- Cartão reutilizável (de uma embalagem, por exemplo);
- Lápis de grafite 2HB, borracha e fia-lápis;
- Régua;
- Compasso;
- Tesoura;
- Lápis de cor e marcador preto;
- Alicate vazador;
- 2 borrachas/elásticos.

6ºE - Beatriz Sousa

6ºE - Rodrigo Magalhães

6ºE - Beatriz Lopes - frente e verso

6ºE - Joana Campos - frente e verso


6ºE - Beatriz Sousa - Frente e verso

Fases de construção de um Taumatrópio:

1. Desenhar duas circunferências, com o mesmo diâmetro (4 cm, por exemplo), na folha de papel cavalinho A4.



2. Desenhar uma forma em cada um dos círculos, como por exemplo: gaiola e pássaro; teia e aranha; aquário e peixe;...


Projeto de um taumatrópio

3. Pintar os 2 desenhos com os lápis de cor e contorná-los com o marcador preto, ou então, contorná-los apenas com o marcador.

6ºE - Rafael Rodrigues

6ºE - Joana Campos


6ºE - Carlos Araújo

6ºE - Beatriz Lopes

6ºE - Beatriz Sousa

4. Desenhar uma circunferência na parte detrás da embalagem, também com um  diâmetro de 4 cm.

5. Recortar as 2 circunferências do papel cavalinho A4 e também a circunferência do cartão/cartolina.


6ºE - Catarina Meneses

6ºE - Carolina Silva


6ºE - Rafael Rodrigues

6. Colar sobre o cartão o 1º círculo, de frente para o observador.


6ºE - Gonçalo Ataíde

7. Colar o 2º círculo do outro lado do cartão, mas no sentido inverso, "de pernas para o ar".

8. Furar o cartão do lado esquerdo e do lado direito, utilizando o alicate vazador. Fazer os furos afastados da extremidade do círculo (+/- 1 cm), para não rasgar com o movimento das borrachas...

9. Colocar as borrachas/elásticos.


6ºE - Beatriz Lopes


6ºE - Ana Dias

10. Rodar as borrachas com a pontas dos dedos, ora para um lado ora para o outro, para obter uma animação simples e divertida! 


Conjunto de taumatrópios realizados pelos alunos.





Apreciem o vídeo! 






13 comentários:

  1. Ana Margarida Torres Nº4 6ºEsexta-feira, março 09, 2018

    Olá professora, os taumatrópios foram uma excelente ideia sobre o movimento real e o movimento aparenten. Tive algumas dificuldades em fazer o meu taumatrópio tanto em casa como na aula, mas lá consegui com muita prática…
    Beijinhos professora…

    ResponderEliminar
  2. Leandro Pinto 6º E nº 19domingo, março 11, 2018

    Olá professora,acho que os taumatrópios que vi no seu blogue estão espetaculares. O taumatrópio foi criado por Peter Mark Roget. Para fazer o meu taumatrópio imaginei, e na frente fiz um peixe e atrás fiz um aquário. Quando fiz o aquário e o peixe fui pensando na minha imaginação, e, quando pintei detetei uma pequeno erro no meu taumatrópio o peixe ficou maior do que o aquário. Quando demonstrei o meu taumatrópio a professora também detetou esse pequeno pormenor.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  3. gostei dos traumatropios e adorei faze-los com voce e gostei das tecnicas usadas e usei materiais para fazer e gostei de demonstrar o meu traumatropio foi a parte da materia que eu mais gostei obrigado por nos ensinar
    beijinho

    ResponderEliminar
  4. CARLOS ARAUJO Nº7 6ºEsegunda-feira, março 12, 2018

    Professora, adorei fazer os taumatropios e todos os taumatropios que estão no blogue estao lindissimos !!!!
    ESPERO ATÉ A PROXIMA ATIVIDADE!!!!

    ResponderEliminar
  5. Mariana do vale n 23 6°Equarta-feira, março 14, 2018

    Ola professora adorei muito fazer este trabalho os taumatropios ficaram muito bonito
    Eu adorei fazer este trabalho e espero que iremos fazer mais trabalhos como estes porque foi muito divertido

    ResponderEliminar
  6. Daniel Silva n°10 6°E

    Olá professora, adorei o trabalho dos taumatrópios.
    Desde o desenho da circunferência com o compasso até à técnica da pintura.
    Obrigado professora,por este trabalho incrível que nos propôs.

    ResponderEliminar
  7. Leonor Paiva n º20 6ºEquinta-feira, março 15, 2018

    Olá professora,adorei fazer os taumattrópio,desde o desenho à colagem.Espero fazer outra vez um trabalho muito bonito,beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Maria Domingues nº22 6 ºEquinta-feira, março 15, 2018

    Professora ,adorei esta atividade .
    Todos os trabalhos estão espetaculares,desde o recorte ate a pintura .professora só espero que venham mais atividades tao espetaculares como esta .eu no meu taumatropio inspirei me num vídeo que vi.xau professora

    ResponderEliminar
  9. Joana Campos n°16 6°Equinta-feira, março 15, 2018

    Querida professora gostei de fazer o taumatrópio desde a colagem ao recorte espero que faça- mos novamente um trabalho fantástico.

    ResponderEliminar
  10. Olá professora,eu gostei muito de fazer o taumatrópio.Requer imaginação e criatividade.O taumatrópio que eu fiz em casa, tive que o fazer e voltar a fazer para dar certo.
    Obrigada,pela proposta de trabalho.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  11. Eu gostei de fazer o taumatrópio, foi muito interessante mas tem que se ter imaginação. No fim o resultado com aquela sensação de movimento fica engraçada.
    Beatriz Lopes n.° 5 - 6°E

    ResponderEliminar
  12. Carolina Silva 6ºE Nº8sexta-feira, março 16, 2018

    Eu gostei muito de fazer o taumatrópio.
    As imagens que eu escolhi para desenhar foi a aranha, de um lado e a teia de aranha do outro.
    Foi muito engraçado, no final, perceber que com o movimento do taumatrópio os meus olhos viam a aranha na teia, embora elas estivessem desenhadas em lados opostos do circulo.

    ResponderEliminar
  13. Filipa Ferreira 6E n12sexta-feira, março 16, 2018

    Olá professora gostei de fazer o taumatrópio.E deu um bom movimento aparente.

    ResponderEliminar