Descrição do Blogue

Este blogue permite visualizar trabalhos realizados pelos alunos nas disciplinas de Educação Visual, Educação Tecnológica, Artes Visuais e na área de Expressão Plástica, no âmbito dos conteúdos abordados ao longo das unidades didáticas. Foi criado com o objetivo de cultivar nos alunos o gosto pela expressão artística, motivá-los para a realização das atividades através da linguagem plástica e visual e promover o seu sucesso escolar.

quinta-feira, 2 de abril de 2020

"Não é a distância que mede o afastamento" Atividades

Atividades realizadas pelos alunos


Atividade 1 “Elementos da forma”

1.2. No caderno diário, representar o quadro da página 50 "Representação gráfica do 
ponto".

5ºA - Cátia Nogueira

1.3. No caderno diário, representar o quadro da página 51 "Representação gráfica da 
linha".

5ºA - Luanna Nogueira

5ºA - Guilherme Vaz; Erika Silva

5ºA - Diogo Martins

Atividade 2 "Separador do 3º período"

2.1.  Realizar o separador do 3º Período, no caderno diário, fazendo um desenho livre.
2.2. Aplicar técnicas de pintura com diferentes tipos de pontos e diferentes tipos de 
linhas. 
Sugestão: utilizar, preferencialmente, os marcadores.

5ºA - Erika Silva

5º A - Guilherme Vaz e Guilherme Marques

5ºA - Luanna Nogueia

5ºA - Cátia Nogueira; Maria João Araújo

5ºA - Diogo Martins


Atividade 1 “Legendar uma embalagem”

1.2. Visionamento do PowerPoint: "Legendar uma embalagem" e realizar a proposta de atividade, seguindo os passos descritos em cada um dos diapositivos da apresentação.

5ºC - Constança Silva

5ºC - João Tomás Gonçalves; Francisco Rodrigues; Simão Moreira

5ºA - Guilherme Vaz

5ºA - João Correia; Leandro Gomes; Erika Silva

5ºC - Guilherme Carrilho

Atividade 2 "Símbolos da Páscoa"

2.1. Numa folha branca do caderno diário, desenhar símbolos de Páscoa. Pintar os 
desenhos, associando a cada símbolo (sinos, coelhinhos, ovos,...) as cores mais 
simbólicas desta efeméride.
Sugestão: utilizar para pintar, preferencialmente, os lápis de cor.

5ºC - Francisco Rodrigues

5ºC - João Tomás Gonçalves; Constança Silva; Beatriz Duarte; Simão Santos

 5º C - Guilherme Carrilho

5ºC - Simão Moreira; Maria João Martins

5ºA - Lais Mendes; Sofia Maria; Maria João Araújo

5ºA - Bruna Braga; Diogo Martins; Luanna Nogueira; Dinis Pacheco; RodrigoCosta

5ºA - Guilherme Marques; Guilherme Vaz

5ºA - Erika Silva

Atividade 3 "Separador do 3º período"

3.1.  Realizar o separador do 3º Período, no caderno diário, ilustrando com desenhos e colagem de imagens (técnica mista), alusivas à temática da “Energia” (ver manual da página 60 à página 70).

5ºC - Guilherme Carrilho

5ºC - Beatriz Duarte

5ºC - Francisco Rodrigues; João Tomás Gonçalves; Simão Moreira

5ºA - Guilherme Vaz

5ºA - Maria João Araújo; Diogo Martins

5ºA - Erika Silva; Sofia Maria


Atividade 1 "Elementos do discurso gráfico"

1.2. Realizar a questão 1 do Teste 6 (imprimir numa folha A4)

6ºB - Inês Gomes

6ºB - Inês Gomes - Teste 6, questão 1 e questão 2

Atividade 2 "Teoria da Gestalt"

2.3. Realizar a questão 2 do Teste 6

6ºB - Inês Gomes

Atividade 3 "Separador do 3º período"

3.1.  Realizar o separador do 3º Período, no caderno diário, ilustrando-o com desenhos e/ou colagem de imagens, que exemplifiquem os seis princípios da Gestalt.
Sugestão: utilizar, preferencialmente, o marcador preto e/ou a caneta de ponta fina preta.

6ºB - Inês Gomes

6ºB - Ana Pinto

6ºB - Leonor Caniço; Diogo Bértolo; Gonçalo Noversa

6ºB - Ana João Pinto

6ºB - Soraia Oliveira; Álvaro Silva; Isaac Cunha

6ºB - Rui Ferreira; Lucas Soares; Diana Cardona

6ºA - André Calais


Atividade 1 "Estrutura"

1.3. Realizar o Teste de Domínio P6 - Estrutura

Atividade 2 "Projeto de uma estrutura"

2.2. Realizar o projeto de uma estrutura, no caderno diário, seguindo as fases do Método de Resolução de Problemas (ver página 8 e 9 do manual). Utilizar o lápis de grafite e os lápis de cor.

6ºB - Inês Gomes

6ºG - Naíde Martins

6ºA - João Guimarães; Beatriz Esteves

6ºG - Arthur Montenegro e Beatriz Dias

6ºG - Método de Resolução de Problemas (da fase 1 à fase 4)

Atividade 3 "Separador do 3º período"

3.1.  Realizar o separador do 3º Período, no caderno diário, ilustrando-o com desenhos e colagem de imagens (técnica mista), alusivas ao tema “Estrutura”. 
Sugestão: para pintar os desenhos utilizar os materiais riscadores, selecionados pelo aluno.

6ºB - Inês Gomes

6ºB - Ana Pinto; Soraia Oliveira

6ºB

6ºA - André Calais

6ºA - Afonso Marinho; Eduardo Gomes; Beatriz Esteves

6ºG - Leonor Vieira

6ºG - Naíde Martins; Anastasiia Mandryka

6ºG - Matilde Rodrigues

6ºG

6ºG - Maria Miguel Ferreira

Feliz e Santa Páscoa para todos!

6ºB - Laura Fernandes

Uma mensagem especial...

6ºA - João Luís Marques


9 comentários:

  1. Adorei fazer esta atividade.
    Os trabalhos aqui apresentados por os meus colegas estão bonitos e bem Guilherme Vaz 5*A

    ResponderEliminar
  2. Olá professora eu gostei muito de fazer esta atividade e muito divertida eu adorei mesmo Oceane Pereira 5-C

    ResponderEliminar
  3. Olá professora, gostei muito de fazer esta atividade.
    Adorei ver aqui o meu trabalho e os trabalhos dos meus colegas, que na minha opinião estão todos muito bonitos.
    Bjs.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      Obrigada pelo teu comentário. Mas, por favor, volta a comentar, porque falta a tua identificação: Nome, ano, turma e número. Obrigada.

      Eliminar
  4. Olá professora- gostei muito de realizar os trabalhos.
    Gostei todos os trabalhos são muito giros...
    Soudades de aula de E.T e de escola...

    ResponderEliminar
  5. Inês Gomes nº16 6ºBdomingo, abril 26, 2020

    Olá professora, este novo método de estudo à distância é mais exigente, mas todos juntos vamos superar este desafio.
    Os trabalhos que nós realizamos demonstram que nem a distância impede de sermos criativos.
    Das tarefas propostas e depois do resultado final, a minha preferida foi o separador da disciplina de EV, pois gostei de ver o que consegui criar seguindo os Princípios da Gestalt.
    A tarefa onde eu senti maior dificuldade foi na realização do "Projeto de uma Estrutura", pois não percebi de imediato o que era pretendido, mas quando isso aconteceu não me faltou criatividade e empenho.
    Depois do projeto em papel tive de arregaçar as mangas e meter mãos à obra para transformá-lo numa estrutura 3D.
    A estrutura que eu idealizei no meu projeto e que depois construí em 3D, foi uma moldura/quadro (estrutura artificial).
    Os materiais que eu utilizei para a sua construção foram:
    cortiça, madeira, papel de parede neutro, palitos, lãs (verde e castanha), esponja, 1 lápis de cor castanha, 1 garrafa plástica verde, algodão azul, pioneses, cola líquida UHU, tinta verde, pincéis, tesoura, serrote e agrafos.
    Passos para a realização da moldura:
    1º Cortei um pedaço de cortiça e madeira;
    2º Fiz um caixilho com a madeira e a cortiça;
    3º Cortei e colei um pedaço de papel de parede e forrei o fundo da moldura;
    4º Comecei a criar uma paisagem natural na estrutura: fiz um caminho com 4 palitos pintados de verde; com a esponja fiz a parte superior das árvores e cortei um lápis de cor castanha para fazer os troncos das mesmas e colei tudo; cortei e colei lã verde para fazer relva; cortei uma garrafa plástica verde e lã castanha e obtive montes; fiz um pôr do sol com pioneses amarelos e vermelhos e por fim acrescentei umas nuvens feitas com algodão azul.
    Fiz esta estrutura inteiramente com materiais reutilizáveis que estavam, alguns já esquecidos e desta forma dei-lhes uma utilidade.
    Senti-me bem em ajudar o ambiente!
    Deu muito trabalho, mas ao ver o resultado final fico muito contente.

    ResponderEliminar
  6. Sara Oliveira N:26
    Esta experiência é um pouco fora do normal para todos nós, tanto para os alunos como para os professores. E penso que todos nós temos saudades. No tema da "estrutura" eu realizei a Torre Effiel que é o património de Paris. Eu precissei de papel reciclado, uma tesoura, um lápis, cartão e cola.
    1-recortei o papel em A5
    2-enrrolei o papel (4 folhas A5)
    3-colei no cartão e colei a todos
    4-emrolei mais um papel mas desta vez uma folha A4
    5-cortei á em quatro pedaços e colei á volta
    E terminei.
    Tchau

    ResponderEliminar
  7. Gostei muito de ver aqui os nossos trabalhos da turma! Fiquei surpreendido e feliz. Obrigada.

    ResponderEliminar
  8. Guilherme Carrilho 5ºC Nº10quarta-feira, maio 06, 2020

    Gostei muito de fazer estes trabalhos, porque foi muito divertido. Também gostei muito dos trabalhos dos meus colegas. Estou muito contente, pois, com estes trabalhos, pude desenvolver a minha criatividade, concentração e melhorar a minha confiança. É muito bom ser aluno da professora Augusta Lima! Espero ter oportunidade de realizar outros trabalhos.

    ResponderEliminar