Descrição do Blogue

Este blogue permite visualizar trabalhos realizados pelos alunos nas disciplinas de Educação Visual, Educação Tecnológica, Artes Visuais e na área de Expressão Plástica, no âmbito dos conteúdos abordados ao longo das unidades didáticas. Foi criado com o objetivo de cultivar nos alunos o gosto pela expressão artística, motivá-los para a realização das atividades através da linguagem plástica e visual e promover o seu sucesso escolar.

domingo, 20 de setembro de 2020

"Impressive MONET & Brilliant KLIMT"

No início de um novo ano letivo, vou partilhar convosco um momento artístico vivido durante as minhas férias e que resultou numa experiência fantástica.

Impressive Monet & Brilliant Klimt” é o título de uma exposição que visitei na cidade do Porto.

Esta exposição encontra-se a decorrer desde o dia 21 de agosto e estará patente até ao dia 15 de novembro e tem lugar no espaço subterrâneo da Immersivus Gallery, na Alfândega.


Nesta exposição são apresentadas obras de dois pintores famosos - Claude Monet (1840-1926) e Gustav Klimt (1862-1918) - mas exibidas de uma forma diferente, pois as obras não se encontram emolduradas nem penduradas na parede, como normalmente as imaginamos num museu. 

A exposição é um espetáculo composto por hologramas e projeções a 360 graus que percorrem as paredes ao som de música, propiciando ao espectador uma experiência fascinante!

À entrada.



Impressive Monet

Título da obra: "O Passeio, Mulher com Sombrinha"


Brilliant Klimt

Título da obra: "O Beijo"

 “Este projeto do ateliê OCUBO (responsável por alguns dos espetáculos de videomapping e de luzes mais famosos do País) (…). A ideia é ter uma componente lúdica e pedagógica, mas usando a tecnologia.” 

                                                                                              Jornalista Ricardo Farinha

Impressive Monet (1840 - 1926)


"Os olhos de Monet são o nosso precursor, vêem além de nós (...) A grande maravilha de Monet está em que ele vê como vibram as verdadeiras pedras e mostra-as vibrando." 



"Quase tudo no passado me deixa insatisfeito e não sou capaz de o corrigir quando o pretendo fazer. Sim, de cada vez que começo uma tela, penso em criar uma obra-prima, mas isso nunca, nunca acontece."



"Senti a necessidade, a fim de ampliar meu campo de observação e refrescar a minha visão diante de novas visões, de me afastar um pouco da área onde eu morava e de fazer algumas viagens que duravam várias semanas em outros lugares."



"Monet não era um teórico, preferindo trabalhar intuitivamente, ao ar livre, directamente sobre a tela. (...) explorou o efeito da luz sobre um mesmo motivo em diversos momentos e estações do ano..."


"Eu pinto como o pássaro canta." (...) Sem dúvida pintava velozmente, trabalhando muitas vezes dez telas ao mesmo tempo, mas habitualmente passava por grandes angústias na escolha dos temas que, uma vez escolhidos, eram pintados tal e qual eram, sem modificações. Ecoam nas suas telas gritos de desespero por não encontrar o tema certo ou a exacta posição estratégica que pretendia. E se as folhas das árvores se tornavam castanhas ou se a relva era demasiado verde ou tinha sido cortada, para ele era uma catástrofe."





"Todos os elogios que recebo são desproporcionados e estou a pensar nos trabalhos dos grandes mestres que nos revelaram tão harmoniosas e magnificentes criações: Ticiano, Veronese, Rubens, Velásquez, Rembrant, homens cujo génio está fora de qualquer dúvida. O que são as nossas pinturas, o que é a minha pintura comparada com a deles?"



„A riqueza que eu alcanço vem da natureza, a fonte da minha inspiração.“

Fonte: https://citacoes.in/autores/claude-monet/
"A riqueza que eu alcanço vem da natureza, a fonte da minha inspiração."

„A riqueza que eu alcanço vem da natureza, a fonte da minha inspiração.“

Fonte: https://citacoes.in/autores/claude-monet/„A riqueza que eu alcanço vem da natureza, a fonte da minha inspiração.“

Fonte: https://citacoes.in/autores/claude-mo
„A riqueza que eu alcanço vem da natureza, a fonte da minha inspiração.“

Fonte: https://citacoes.in/autores/claude-monet/








"(...) Monet, durante cerca de trinta anos, concentrou a sua atenção no lago, estudando os efeitos da transparência na água e o modo como ela ondulava e tremeluzia."


"Todos os dias eu descubro mais e mais coisas bonitas."


"O meu jardim é a minha obra-prima mais bela."



Brilliant Klimt (1862 - 1918)

"Klimt ganhou do Impressionismo a técnica de pintar em pinceladas curtas. Isto é particularmente visível nas suas paisagens, em que pequenas manchas de tinta e uma mistura de tons introduzem uma quantidade ligeiramente flutuante. (...) Todavia, Klimt não pretendia aderir inteiramente ao estilo impressionista..."


"Quem quiser saber alguma coisa sobre mim – como um artista que, por si só, é significativo – deve olhar atentamente para as minhas obras e procurar reconhecer o que sou e o que quero."





"Ele usava a linha para definir e modelar os corpos, mostrando o seu talento como desenhista bem como a importância do elemento gráfico na Arte Nova vienense."


Título da obra: "A Donzela"






















"Klimt criou na sua obra uma síntese entre Arte Nova e Simbolismo que era única"





"Klimt pintou O Beijo em 1907-1908. (...) O artista usou ouro brilhante e fosco e cobriu a superfície inteira, desde os trajos até ao chão florido que o casal pisa, de ornamentação."


Referências bibliográficas:
Crespelle, Jean-Paul, "Monet", Editorial Estampa.
Ducros, Françoise, "Klimt", Esditorial Estampa
Netgrafia

Espero que tenham gostado! 😉

Para partilharem a vossa opinião façam um comentário, como já é habitual.

Desejo-vos um excelente ano letivo, com muito sucesso e que as vossas novas aprendizagens sejam muito significativas.

Professora, Augusta Lima



35 comentários:

  1. Beatriz Duarte, nº3, 5º Csegunda-feira, setembro 21, 2020

    Olá professora, gostei muito de ver as fotografias e vídeos que publicou, obrigada por partilhar connosco esta linda obra de arte, bjs.

    ResponderEliminar
  2. Cláudia Alves, 5ºC, Nº4quarta-feira, setembro 23, 2020

    Olá professora, gostei muito de ver essa lindas obras de arte, e também achei muito interessante a forma e a técnica utilizada nas obras de arte, obrigada por nos mostrar, bjs!!

    ResponderEliminar
  3. Lucas Monferrari , nº20,6º Cquinta-feira, setembro 24, 2020

    Olá professora,
    as obras dos artistas Claude Monet e Gustav Klimt são realmente muito bonitas. A mistura de música e pintura deve ser uma experiência única.

    ResponderEliminar
  4. Francisca Abreu, 6ºC, Nº9quinta-feira, setembro 24, 2020

    Olá professora, achei muito interessante as fotografias e vídeos que publicou, adorava ir ver ao vivo essas lindas obras de arte. Obrigada por ter partilhado a sua experiência connosco.

    ResponderEliminar
  5. Giovanna Scalzo n°10 6°Asexta-feira, setembro 25, 2020

    Obrigada professora por nos mostrar esta exposição de Arte tão diferente. Adorei!

    ResponderEliminar
  6. Maria Martins, 6ºC, Nº21sexta-feira, setembro 25, 2020

    Olá professora, queria agradecer por partilhar esta experiência connosco, ela parece ser muito interessante, adoraria ir ver ao vivo estas obras de arte. Mais uma vez obrigada por partilhar as obras dos artistas Claude Monet e Gustav Klimt.



    ResponderEliminar
  7. Laís Mendes 6A N 17sábado, setembro 26, 2020

    Olá professora eu gostei muito das obras dos artistas Claude Monet e Gustav Klimt . Deve ser uma experiência única ,eu adorava um dia ir ver ao vivo muito obrigada por partilhar essa experiência.

    ResponderEliminar
  8. Guilherme Marques ,6°A, n°11sábado, setembro 26, 2020

    Olá professora eu gostei muito de ver o vídeo e as imagens , e imagino que na vida real tivesse sido espetacular. E obrigado por nos compartilhar.

    ResponderEliminar
  9. Constança Silva, 6ºC, nº 6sábado, setembro 26, 2020

    Olá professora, adoraria ter ido a essa exposição deve ter sido incrível, todas essas obras de arte transmitem uma energia tão boa.

    ResponderEliminar
  10. Simão Moreira, 6ºC, Nº25domingo, setembro 27, 2020

    Obrigado professora por partilhar connosco essa exposição! Já conhecia algumas obras de Gustav Klimt porque em casa, temos algumas expostas em quadros ("O Beijo" e "Serpentes de água"). Deve ser uma exposição muito interessante. Gosto muito das cores e das luzes!!!

    ResponderEliminar
  11. Miguel Ângelo Barreto Gomesdomingo, setembro 27, 2020

    Adorei! Queria muito ter essa experiência, tem cores vivas táo lindas,obrigado por compartilhar a experiência espetacular connosco

    ResponderEliminar
  12. Daniel Carvalho, n°8,6°c
    olá professora, tudo bem? espero que sim, gostei muito de ver as aretes, queria muito ter ido ver essa artes e muito obrigado por mostrar

    ResponderEliminar
  13. Simão Santos, 6ºC, Nº26domingo, setembro 27, 2020

    Professora, gostei muito das fotografias da exposição. É uma exposição muito criativa e original.
    Gostaria de ir lá um dia.

    ResponderEliminar
  14. Maria Isabel Nogueira, nº 15, 5º Dsegunda-feira, setembro 28, 2020

    Olá professora (!) Gostei muito das imagens e vídeos que partilhou. Também gostaria de visitar. Muita cor, muita luz, som e movimento...fantástico!

    ResponderEliminar
  15. Diogo Martins, 6ºA N:7segunda-feira, setembro 28, 2020

    gostei muito de ver as obras professora obrigado.

    ResponderEliminar
  16. Ola professora gostei muito de visualizar a sua experiancia com o Monet e o klimt. Beijinho

    ResponderEliminar
  17. Gostei muito de ver, obrigado por ter partilhado connosco, achei muito interessante.
    Dinis Cabral

    ResponderEliminar
  18. Olá, professora adorei a exposição são lindas obras de arte obrigada professora
    Espero um dia ver pessoalmente.

    ResponderEliminar
  19. Olá professora gostei muito de ver as obras. Obrigada por partilhar connosco. Maria João

    ResponderEliminar
  20. Olá professora, gostei muito do seu blog e é muito interessante.
    Achei, muito divertida e gira a sua experiencia.

    Maria Machado Ferreira nº16 5ºD

    ResponderEliminar
  21. Olá professora gostei muito dos vídeos e das fotos.
    Também gostaria muito de visitar esse sítio.

    ResponderEliminar
  22. Joao correia 6 a n 16quarta-feira, setembro 30, 2020

    Gostei muito porque é uma maneira diferente de ver a arte

    ResponderEliminar
  23. Olá professora gostei muito de ver as artes e os vídeos BRUNA BRAGA

    ResponderEliminar
  24. Olá professora gostei muito dos vídeos e das fotos. Gostava de visitar esse sítio

    ResponderEliminar
  25. Sofia Maria 6ªA n- 25quarta-feira, outubro 07, 2020

    achei os quadros muitos bonitos obrigado senho professora por partilhar a sua visita conosco.

    ResponderEliminar
  26. Damariis Plesca , 6A N:5quarta-feira, outubro 07, 2020

    Gostei muito de ver , obrigado por ter compartilhado esta experiência tão bonita

    ResponderEliminar
  27. Oláprofessora, achei bem legal a senhora compartilhar as artes com a gente.
    Luanna Nogueira

    ResponderEliminar
  28. Maria Machado Ferreira nº116 5º Dquarta-feira, outubro 14, 2020

    Olá professora novamente aqui mas desta vez certo gostei muito da sua experiencia.

    ResponderEliminar
  29. Francisco Rodrigues, 6º Cquarta-feira, outubro 14, 2020

    Olá professora, gostei muito desta exposição .Achei muito criativa, imaginativa e divertida a forma como foram apresentadas estas obras.Também já tive oportunidade de visitar uma exposição na alfândega e gostava de visitar esta.

    ResponderEliminar
  30. Guilherme Carrilho 6ºC Nº13quinta-feira, outubro 15, 2020

    Olá, professora! Fiquei agradavelmente surpreendido com a técnica inovadora, recorrendo a hologramas, de apresentação das obras de Monet e Klimt. Visitar a exposição deve ser uma experiência fantástica de "viver" arte. Gostaria visitar a Immersivus Gallery para conhecer as correntes artísticas e apreciar as obras destes artistas.

    ResponderEliminar
  31. Olá professora!
    Gostei muito das imagens e videos publicados, são deslumbrantes.
    Aguardo publicações novas.

    ResponderEliminar
  32. Ola professora sou a soraia era a sua aluna do 7B eu gostei muito das imagens e dos seus vidios
    Saudades!

    ResponderEliminar
  33. Oii professora sou a Laura do 6c gostei muito das imagens, achei as imagens bem interessante.

    ResponderEliminar
  34. Joana Cunha ,5°H, N°12segunda-feira, outubro 25, 2021

    Olá professora,gostei muito das imagens e vídeos que partilhou connosco. As fotos noturnas ficaram muito bonitas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Joana!
      Fiquei muito contente por teres andado a explorar o blogue. Esta exposição foi fantástica!
      Parabéns, já sabes fazer um comentário. :)

      Eliminar