Descrição do Blogue

Este blogue permite visualizar trabalhos realizados pelos alunos nas disciplinas de Educação Visual, Educação Tecnológica, Artes Visuais e na área de Expressão Plástica, no âmbito dos conteúdos abordados ao longo das unidades didáticas. Foi criado com o objetivo de cultivar nos alunos o gosto pela expressão artística, motivá-los para a realização das atividades através da linguagem plástica e visual e promover o seu sucesso escolar.

terça-feira, 30 de março de 2021

Pintainhos de Páscoa!

 A Páscoa foi o tema inspirador... 

 

6ºA - Erika Silva

No âmbito do conteúdo “Materiais”, os alunos do 6ºA e 6ºC
perante a atividade que lhes fora proposta na disciplina de
Educação Tecnológica
deitaram mãos à obra e realizaram com muita criatividade
 “Pintainhos de Páscoa!”.

6ºC - Guilherme Carrilho

 
Os alunos tiveram presente a origem e propriedades dos materiais, sua transformação, aplicação, ferramentas e técnicas de manipulação, incidindo este trabalho sobre os 
têxteis” e a “madeira”. 
 

6ºA - Erika Silva

O desenho dos pintainhos...

6ºC -Laura Lopez e  Bárbara Lopez

 

6ºC - Samara Galvão

Os pintainhos “pompons”...

6ºC - Isabela Pereira

 

6ºA - Guilherme O., Guilherme V., Guilherme M.


6ºA - Diogo Martins

 

6ºC - Agosuna E., MatheusC., Ana H., Lucas M.

 

6ºA - Bruna B., Luanna N., João C., Rafael P.

 

6ºC - Daniel Silva

 

6ºA - Luanna Nogueira

6ºC - Maria M., Constança S., Ana H., Daniel F.

 

6ºC - Simão Moreira

 

6ºC - Francisco Rodrigues

As bases de madeira dos pintainhos... 

6ºA - Sofia Maria

6ºC - Lara Gonçalves 



6ºC - Francisca Abreu

 

6ºC - Simão Moreira

6ºC - Daniel Silva

6ºA - Guilherme Vaz

 

6ºC - Simão Santos

 

6ºA - Nely Silva

6ºA - Diogo Martins


Os pintainhos e as suas casinhas de madeira...

6ºC - Lucas Monferrari

6ºC - Bárbara Lopez e Laura Lopez

6ºC - Matheus Campos

6ºA - Giovanna Fernandes

6ºA - Rafael Pontes

6ºC - Cláudia Alves

6ºC - Beatriz Duarte

6ºA - Guilherme Vaz

 

6ºA - Guilherme Marques 

 

6ºC - João Tomás Gonçalves

6ºA - Cátia Nogueira

 ... e outros materiais!

6ºC - Francisco Rodrigues

6ºA - Maria João Araújo

 

6ºA - Guilherme Oliveira

 

6ºC - Francisco Rodrigues

 

Nas suas criações os alunos consciencializaram para a necessidade de redução do impacto ambiental 
provocado pela extração de matérias-primas, 
recorrendo à política dos 3R - Reduzir, Reutilizar e Reciclar, utilizando materiais essencialmente reutilizáveis.
 

6ºA - Erika Silva

A seleção de materiais, o colorido festivo e a diversidade das criações apresentadas, são reveladores do extraordinário
empenho dos alunos, pelo que estão de parabéns!
 
 
6ºC - Guilherme Carrilho

 
Pintainhos de Páscoa!
 
 
6ºA - 6ºC


                                                    6ºC - 6ºA
 

6ºC - Beatriz Duarte

27 comentários:

  1. Eu Acho que todos os trabalhos ficar lindos e intressantes!E també vi aí muitos diferentes:)

    ResponderEliminar
  2. Os trabalhos estão todos muito bonitos e originais. Gostei muito de fazer está atividade. Feliz Páscoa

    ResponderEliminar
  3. Francisco Rodrigues, 6º C n 11domingo, abril 04, 2021

    Gostei muito de ver todos os pintainhos e as suas casas. Achei muito interessante as várias ideias dos alunos, representadas nos diferentes trabalhos.

    ResponderEliminar
  4. Laura Lopez 6ºC nº18segunda-feira, abril 05, 2021

    Eu achei super interessante, mas tive algumas dificuldades, porque não tinha o material necessário, então eu desenhei o meu pintainho. A base para o pintainho eu consegui fazer, fiz com uns palitos de gelado que tinha em casa, e colei com cola quente. Mas achei super legal e interessante fazer o pintainho e a base para ele, mas quando tiver material irei fazer.

    ResponderEliminar
  5. Bárbara Lopez nº03segunda-feira, abril 05, 2021

    Eu achei muito interessante e educativo, mas infelizmente não consegui fazer o pintainho de pascoa, porque não tinha material necessário para o faze-lo, mas agora que abriu as lojas irei comprar lã para faze-lo, jà que ainda não tenho eu fiz em desenho. Para fazer a base do meu pintainho eu utilizei palitos de picole pintados que jà tinha em casa e pedi ajuda aos meus pais para colar com cola quente.

    ResponderEliminar
  6. Maria Martins, 6ºC, Nº21segunda-feira, abril 05, 2021

    Gostei muito de ver todos os pintainhos e as suas bases. Achei muito interessante as várias ideias dos alunos. Para realizar o mesmo utilizei um pouco de lã, uma palhinha laranja e cortei em três partes diferentes, uma para o bico e outras duas para as patas e uns olhinhos de fazer colagens que eu tinha guardado na garagem. Eu fiz a bola de lã utilizando um garfo, lã e uma tesoura, comecei por enrolar uma parte do laço em lã, enquanto seguia as instruções do vídeo que a senhora professora colocou no trabalho. Depois da bolinha de lã fui à cozinha porque achei que seria engraçado reutilizar as palhinhas que estavam na dispensa mas que ninguém usava. Cortei a palhinha em três pedacinhos dois para as patas e um para o bico. Depois peguei numa caixinha com olhos falsos e colei-os com cola. Para fazer a base eu tive a ideia de cruzar os palitos mas logo apercebi-me que o pintainho não ficaria seguro, então peguei num papel velho e utilizado e comecei a fazer a base para o pintainho, colando palito por palito.
    Eu achei muito interessante e educativo a proposta de trabalho da senhora professora.

    ResponderEliminar
  7. Cláudia Alves,6ºC,Nº5segunda-feira, abril 05, 2021

    Gostei de ver todas as bases e os pintainhos. Para fazer o pintainho comecei por encontrar a lã e vários tipos de tecidos para o bico, os olhos, as patas e as asinhas. Utilizei o garfo para me ajudar a fazer o pompom, enrolei a lã muitas e muitas vezes até criar o mesmo. Foram 182 voltas! Para as patas também usei arame e revesti-o com o tecido, para os olhos e o bico enrolei o tecido com cola até formar o formato que desejava. O pintainho já estava pronto só faltava mesmo a base. No início tinha muitas ideias como por exemplo fazer um celeiro, uma casa, e até uma folha; no final resolvi escolher a casinha já que não era tão complicado, mas também ficava bonito. Foi a partir de esse momento que resolvi ir em busca de materiais em madeira para a minha casa. Resolvi pegar nos palitos de espetada e também palitos normais; para não demorar tanto a colar os mesmos tive a ideia de fazer o que a professora já tinha dito na aula, que era pegar em cartão e fazer a estrutura e depois forrar com coisas de madeira. Fui à caixa dos cereais e recortei um pouco. Já tinha a estrutura da casa pronta com cartão agora só faltava colocar os palitos; no princípio foi difícil pois eles não se seguravam, mas logo depois apanhei a técnica. Uma coisa que achei difícil foi partir os paus de espetada pois eles são muito duros, então perguntei em casa se tínhamos alguma tesoura de jardinagem; e tínhamos. Finalmente tinha conseguido partire-lo. Gastei muitos palitos, mas até que valeu a pena porque ficou uma fofura. Achei muito educativo e bonito para a Páscoa a proposta feita pela professora.

    ResponderEliminar
  8. Lucas Monferrari , nº20,6º Csegunda-feira, abril 05, 2021

    Gostei bastante de realizar as atividades propostas e de ver os trabalhos dos meus colegas, pois estava cada um mais criativo do que o outro. Para fazer corpinho do pintainho utilizei lã e um rolo de papel para formar os pompons. Para o bico fiz nós consecutivos. Usei três fios para cada patinha. Os olhos usei pedacinhos de borracha. Fiz a construção da base de madeira com vários palitinhos de picolé colados uns aos outros. Tive um pouco de dificuldade para colá-los. No geral me divertir bastante na realização desta tarefas, porque nunca tinha feito nenhuma delas antes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Constança Silva, nº6, 6ºCterça-feira, abril 06, 2021

      Olá Lucas, gostei muito do teu trabalho. O pintainho estava muito bonito e a base também.

      Eliminar
  9. Constança Silva, nº6, 6ºCterça-feira, abril 06, 2021

    Olá a todos. Gostei muito de realizar tanto o pintainho como a base para ele. Primeiro tive de fazer dois pompons de lã para a cabeça e para o corpo do meu pintainho. Para o bico usei lã e para as patas usei outro tecido. Para os olhos usei um material preto para ficar o mais parecido com olhos e como não tinha lã amarela usei as lãs que eu tinha em casa. Para a base usei palitos todos na mesma direção e depois outros na direção contrária para ficarem cruzados. Gostei muito de fazer o trabalho, apesar de nunca ter feito um pompom demorei a conseguir, mas eu consegui.

    ResponderEliminar
  10. Beatriz Duarte, nº 4, 6ºCterça-feira, abril 06, 2021

    Para realizar o meu pintainho utilizei apenas um material, lã (amarela, vermelha e preta). Depois de ver os vídeos e as páginas do manual que a professora me indicou, comecei de imediato a realizar o meu pintainho. Tentei algumas vezes com o garfo, mas como não estava a dar resultado tentei com os dedos, o que deu à primeira. Posto isto, acho que a minha maior dificuldade foi cortar toda a lã mais ou menos do mesmo tamanho, embora eu ache que fazer o pintainho até foi bastante fácil. Para fazer as patas e o bico utilizei a lã de cor vermelha, onde dei 3/4 nós. Só mais tarde é que acrescentei a crista também de cor vermelha.
    Na atividade seguinte foi nos proposto a mim e aos meus colegas realizar uma base para o nosso pintainho. De início não sabia ainda muito bem o que ia realizai, mas logo me lembrei que seria interessante fazer uma casinha para o meu pintainho. Para fazer a base para o meu pintainho utilizei os seguintes materiais:
    -palitos
    -cascas de árvore
    -varas de quivi
    - cartão canelado
    Eu ache que a maior dificuldade que tive foi em colar os materiais, mas também nada de bastante complicado.
    Gostei muito de realizar este trabalho, achei muito interessante e diverti-me muito na sua realização. Também gostei muito de ver os trabalhos dos meus colegas, pois achei que estavam todos muito bonitos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cláudia Alves,6ºC,Nº5terça-feira, abril 06, 2021

      Olá Beatriz, gostei muito do teu pintainho e da tua base. Adorei que fizeste um pintainho como se fosse um índio, com a cabaninha.

      Eliminar
    2. Beatriz Duarte, nº 4, 6ºCquarta-feira, abril 07, 2021

      Olá, Cláudia!
      Também gostei muito do teu pintainho, pois achei que ficou muito bonito e criativo!
      Obrigada pelo teu comentário.

      Eliminar
  11. Francisco Rodrigues, 6º C n 11terça-feira, abril 06, 2021

    Gostei muito de realizar este trabalho, achei interessante a ideia de fazer um pintainho e uma estrutura para ele. Para fazer o pompom fui ver se tinha lã na minha casa, mas não tinha, então utilizei fio de bordar( também para os olhos). Para fazer o nariz e as patas utilizei cartolina vermelha. Para representar o ovo utilizei papel EVA, e casca real de ovo. Para contextualizar utilizei palha.
    Para a estrutura tinha que utilizar madeira, e escolhi paus de café e gelado, e palitos de espetada para construir uma cerca. Adicionei uma base de cartão à cerca de madeira, que pintei para imitar relva e flores. Depois coloquei lá dentro o meu pintainho.
    Não podendo comprar alguns materiais tive que improvisar.
    Gostei muito de ver as ideias dos meus amigos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Guilherme Marques ,6°A, n°11sexta-feira, abril 09, 2021

      Olá Francisco . Eu gostei muito da tua cerca achei-a muito fixe . O teu pintainho também achei fofo

      Eliminar
    2. Guilherme Carrilho 6ºC Nº13domingo, abril 11, 2021

      Olá, Francisco! Adorei a ideia para o teu pintainho, com a casca de ovo em papel/esponja EVA. Foste muito criativo na aplicação de materiais e técnicas. Resultado: um trabalho muito bem conseguido. Parabéns!

      Eliminar
  12. Matheus Antunes 6c eb23 de realquarta-feira, abril 07, 2021

    Pra mim foi meio difícil fazer o pintainho porque não estava a conseguir fazer os pompons de lã então meus pais me ajudaram nesta parte mas a tarefa foi bem legal pois foi a primeira vez que eu mexi com lã e a casa foi difícil pois os materiais eram escassos e meu amigo me ajudou mas eu achei bem legal . Gostei de realizar meu pintainho

    ResponderEliminar
  13. Guilherme Marques 6a n11quinta-feira, abril 08, 2021

    Eu gostei muito de realizar este trabalho, Eu achei a proposta de trabalho muito interessante .
    Eu comecei por fazer os pompons, eu fiz três pompons 2 amarelos e 1 vermelho e amarelo , eu em dois pompons dei 140 voltas a um garfo e a outro que foi para fazer a cabeça dei 100. Para os olhos do pintainho usei 2 bolinhas de uma pulseira que tinha em casa , para o bico e para as patas Usei cartão de uma caixa de cereais, e por fim recortei Um bocado de papel vegetal para a casquinha na cabeça do ovo. A seguir para realizar o ninho em madeira Usei os seguintes materiais: rolo de papel Grosso para a base mas sem papel , palitos, ráfia e cordão .
    Comecei por cortar o rolo de papel á medida de um ninho , depois colei palitos por dentro para ganhar a forma de um ninho A seguir Colei o cordão a volta para tapar o cartão e a seguir meti a ráfia por dentro para ganhar o aspeto de um ninho . Também fiz outro ninho igual só que em vez de ser a estrutura em rolo de papel higiénico foi em uma caixa de ovos Mas ficou muito pequeno.Eu gostei do meu trabalho acho que ficou muito interessante.

    ResponderEliminar
  14. Olá! professora eu gostei muito mesmo de fazer o pintainho achei muito criativo e muito bonito eu não tive muita dificuldade em fazer o pintinho Mas tive faculdade a fazer a base no pintainho usei lá amarela nos olhos utilizei dois botões e a boca e as patas utilizei cartolinas laranja e na base utilizei paus de gelado e palitos. Gostei muito de realizar esse trabalho. Espero que em breve tenha mais trabalhos assim

    ResponderEliminar
  15. Francisca Abreu, 6ºC, nº9quinta-feira, abril 08, 2021

    Gostei muito de realizar esta atividade, pois achei muito interessante e divertida a ideia de realizarmos um pintainho e um estrutura para ele, porque foi uma maneira de ir para o ar livre apanhar os materiais necessários.
    Antes de começar a realizar o pintainho reuni os seguintes materiais: lã amarela, um rolo de papel, uma tesoura, um recipiente para colocar o que cortei, fita laranja, felpo branco, um marcador preto e cola quente. Realizei dois pompons, enrolando a lã no rolo de papel e dando os nós necessários. Em seguida, recortei um pouco de lã para eles ficarem redondos. Dos dois que realizei um foi utilizado para a cabeça e o outro para o tronco. Colei os dois com cola quente. Depois, cortei a fita para as patas, para o bico e para a crista, e ainda cortei o felpo para os olhos. Para os olhos não ficarem completamente brancos, com um marcador preto pintei umas pintinhas. Após, estes passos colei as patas, a crista, o bico e os olhos, colei-os com cola quente.
    Para a estrutura, apanhei paus de diferentes tamanhos. Em seguida, colei uns aos outros com cola quente.
    Gostei muito do meu pintainho!

    ResponderEliminar
  16. Eu fiz dois pompons mas um não deu muito certo os três são amarelos. Nos 3 eu dei em volta de 50 voltas. Eu utilizei um garfo. Para os olhos eu usei uma coisa de uma camisola e para as patas eu usei umas coisas de umas sandálias. Para fazer o suporte eu usei dois pedaços de madeira. Primeiramente eu coloquei um pedaço de madeira um em cima do outro e depois pôs cola e esperei mais ou menos 30 minutos. Eu gostei muito de fazer este trabalho acho que ficou muito interessante.

    ResponderEliminar
  17. Sofia Maria 6ªA n- 25sexta-feira, abril 09, 2021

    Primeiro eu fiz um pompom com um garfo e não deu muito certo, então eu fiz dois pompons com os dedos e depois colei dois botões pretos ao pompom da cabeça e colei um triângulo laranja de uma tampa, depois eu peguei em duas coisas de fechar o pão de forma e montei e no pintainho. Na base eu perguntei à minha mãe se tínhamos alguma coisa de madeira e ela trouxe-me um pedaço de um tronco cortado e eu peguei em alguns paus, parti-os e coleios à volta do tronco. Gostei muito de fazer este trabalho!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sofia, gostei bastante do seu pintainho.

      Luanna Hirsch Nogueira 19 6A

      Eliminar
  18. Guilherme Carrilho 6ºC Nº13domingo, abril 11, 2021

    Olá a todos!
    Adorei realizar esta atividade, porque me diverti muito e achei bastante criativa.
    Para começar, reuni todos os materiais necessários para o meu pintainho: lã amarela, lã vermelha, dois botões, uma tesoura, cola quente e um pedaço de cartão. Com o novelo de lã amarela, comecei a dar voltas ao cartão, formando duas bolas de lã com tamanhos diferentes. Aparei as pontas para ganhar uma forma mais redonda. De seguida, colei as duas partes com cola quente, completando assim a estrutura do pintainho. Com a lã vermelha, através de alguns nós, formei o bico e as patas. Também colei os dois botões para os olhos, com cola quente.
    Depois do pintainho pronto, era hora de realizar a sua base. Para começar a estrutura, utilizei uma palete de suporte de um bloco de notas já usado. Após pintar os paus de gelado, colei-os com cola quente à base, seguindo um certo padrão de cores. Com um pouco de palha emprestada dos meus avós, cobri o fundo de madeira, para aconchegar o meu pintainho. Por último, usei outro pau de gelado pintado, seguro com dois palitos, para escrever: "E.T. 2020/2021".
    Gostei muito de fazer o meu pintainho, seguindo as propostas criativas da professora e as técnicas aprendidas durante as aulas!

    ResponderEliminar
  19. gostei de todos os trabalhos estão lindicimas e tão fofos

    ResponderEliminar
  20. Para o meu pintainho eu utilizei vários materiais, como o fios de lã, cola quente, papel, caneta, e alguns outros.
    Eu comecei por pegar nos fios de lã e enrolar em um rolo de papel que eu tinha, depois de fazer dois pom pons eu colei um no outro com a cola quente, depois do meu pintainho estar pronto eu colei os olhos e por fim ele estava pronto.
    Depois para fazer a casinha dele eu utilizei uma caixa de sapatos, peguei nuns algodões e coloquei dentro da caixa, por fim eu coloquei meu pintainho dentro da caixa e tirei as fotos para professora. Eu gostei bastante de fazer o meu pintainho.

    Luanna Hirsch Nogueira 19 6A

    ResponderEliminar
  21. Simão Santos n° 26, 6°Cquarta-feira, abril 21, 2021

    Iniciei o meu trabalho com a recolha do material necessário. Fiz o aproveitamento de materiais que tinha em casa. Escolhi lã cor de laranja, para fazer a estrutura do corpo, depois para os olhos e nariz usei botões. Para terminar fiz uma trança em lã de cor azul para fazer um cachecol e colocar ao pescoço do meu pintainho.
    Depois como base fiz uma estrutura utilizando pauzinhos de madeira e cola. Colei-os uns nos outros para formar um ninho.
    Gostei muito de realizar este trabalho. Ficou muito bonito e criativo.

    ResponderEliminar