Descrição do Blogue

Este blogue permite visualizar trabalhos realizados pelos alunos nas disciplinas de Educação Visual, Educação Tecnológica, Artes Visuais e na área de Expressão Plástica, no âmbito dos conteúdos abordados ao longo das unidades didáticas. Foi criado com o objetivo de cultivar nos alunos o gosto pela expressão artística, motivá-los para a realização das atividades através da linguagem plástica e visual e promover o seu sucesso escolar.

terça-feira, 13 de abril de 2021

Escultura em arame

 
Escultura em arame

 
Na disciplina de Educação Tecnológica, no âmbito do conteúdo "Materiais", os alunos do 6ºA e 6ºC realizaram uma
escultura em arame, tendo por base a atividade e materiais apresentados no manual ET6, da Areal Editores:
- arame, esfregão de aço, alicate de pontas, cartolina, fotografia.

 

6ºC e 6ºA
 

6ºC - Simão Moreira

6ºC - Constança Silva

6ºA - Diogo Martins


Contudo, os alunos foram motivados a apresentar outras soluções e incentivados a reutilizar materiais que tivessem em casa...
 

6ºC - Guilherme Carrilho


6ºA - Guilherme Marques

Os alunos tiveram a oportunidade de visualizar e apreciar esculturas feitas em metal, fruto do espírito criativo de diferentes autores como Joana Vasconcelos, Anish Kapoor e Louise Bourgeois,...
 

 

 

 

 

  

... e deram asas à sua imaginação!

 

6ºA - Giovanna Fernandes

 

6ºC e 6ºA - Beatriz Duarte, Francisco Rodrigues, Luanna Nogueira


Os alunos também recriaram outros animais...

6ºC e 6ºA - Lucas Monferrari, Nely Silva, Cátia Nogueira, Rafael Pontes

... reinventaram personagens....

6ºC e 6ºA - Cláudia Alves e Erika Silva

6ºC - Simão Santos


"D. Quixote de la Mancha", por Guilherme Carrilho - 6ºC

... e, ainda, delinearam formas!

 

"Escultura em arame"


6ºA - Cátia Nogueira

6ºC - Matheus Campos

6ºA - Maria Araújo

6ºA - Sofia Maria

6ºC - João Gonçalves

6ºA - Nely Silva

6ºC - Laura Lopez

6ºC - Maria Martins

6ºA - Bruna Braga

6ºC - Bárbara Lopez

6ºC - Ana Hames

6ºC - Lucas Monferrari

6ºA - Luanna Nogueira

6ºA - Rafael Pontes

6ºC - Francisca Abreu

6ºC - Beatriz Duarte

6ºC - Isabela Pereira

6ºA - Guilherme Vaz

6ºC - Lara Gonçalves

6ºC - Cláudia Alves


6ºC - Francisco Rodrigues

 

6ºA - Erika Silva

 

As esculturas estão fantásticas !!!

 

14 comentários:

  1. Laura Lopez 6ºC nº18quinta-feira, abril 15, 2021

    Olá, eu adorei fazer este trabalho! Eu usei uma esponja de ferro, não sei muito bem o nome, usei arame, e um fio de cobre que meu pai não ia utilizar.

    ResponderEliminar
  2. Maria Martins, 6ºC, Nº21quinta-feira, abril 15, 2021

    Boa tarde, eu adorei fazer este trabalho! Achei uma proposta de trabalho muito criativa. Eu acho que a parte mais complicada do trabalho era encontrar o material.
    Para fazer o trabalho eu utilizei um arame, um alicate e uma varinha de uma fantasia de carnaval. Primeiro eu fui buscar os materiais, depois comecei a moldar o arame, com o alicate, e vi que lentamente começou-se a formar uma clave de sol. Em seguida eu fiz a base para a minha escultura, porque ela não se conseguia apoiar no própio arame. Para fazer a base utilizei a parte da frente de uma varinha, de um fato de carnaval que já estava pequeno. No final encaixei a clave de sol no coração, e estava pronta a escultura.
    Como já dito anteriormente, achei um trabalho muito interessante e gostei muito de ter conseguido fazer a escultura apenas com materiais reutilizáveis e velhos.
    As esculturas do outros alunos estão maravilhosas e fantásticas!

    ResponderEliminar
  3. Olá a todos!
    Mais uma proposta de atividade interessante, desta vez com metal. Inicialmente, tentei imaginar uma figura com peças deste material que fosse ao mesmo tempo uma escultura e que pudesse suportar uma fotografia. Também queria incluir um esfregão de aço, pois nas ideias que a professora apresentou achei que era um material que funcionaria bem. Depois da ideia, reuni vários materiais: esfregão de aço, parafusos, arame, pinça de metal, porcas, vedante metálico/chapa, prego de aço. Para trabalhar o material usei alicate, alicate de corte, alicate de pontas e chave inglesa. Comecei a dar forma, encaixando no parafuso o vedante metálico para a forma de chapéu. Usei uma das três porcas para fixar o chapéu e fazer a forma do rosto. Usei o esfregão de aço para a base, o prego para a lança e o arame para os membros (pernas e braços), colocando numa das mãos a lança e na outra a pinça para segurar a foto. Escolhi o arame pela sua maleabilidade e ductilidade, que me permitiu moldar as letras iniciais do meu nome "Gui" e assim, personalizar a criação. E resultou a figura que eu decidi nomear D. Quixote de la Mancha.

    ResponderEliminar
  4. Matheus Antunes n22 6cquinta-feira, abril 15, 2021

    Pra mim não foi tão difícil mexer com o ferro e fazer as molas e a escultura . No começo a escultura era pra ser um robozinho mas foi se modelando com vários projetos e com os materiais disponíveis mas foi umas das primeiras vezes que mexi com ferro e foi uma experiência legal e tive ajuda na escultura . adorei fazer a escultura de ferro

    ResponderEliminar
  5. nely da silva N:22 6Aquinta-feira, abril 15, 2021

    olá eu fiz a minha de estrutura de arame eu foi buscar a cozinha um esfregão de arame depois foi ao meu quarto e comecei a trabalhar primeiro fiz o corpo eu fiz uma bola com o esfregão e depois fui a procura de arame e eu encontrei e fiz mais uma bola de arame para ser a cabeça da minha figura eu ainda não vão dizer que figura fiz mas fozes já podem adivinhar o que é e depois juntei a Cabeça e o corpo também com arame e depois fiz as pernas primeiro cria fazer as pernas também com arame mas não segurava porque o meu arame era muito fino por isso assim um cadinho de plástico e depois fiz as orelhas também de arame e os olhos eu tinha umas pedrinhas eu usei para olhos e também fiz a cauda minha figura e já ta a agora fou dizer o que figura e e e uma cadela. ��

    ResponderEliminar
  6. Lucas Monferrari , nº20,6º Cdomingo, abril 18, 2021

    Gostei bastante de fazer a atividade proposta em arame. Utilizei arame e palha-de-aço para fazer um pintainho. Tive um pouco de dificuldade em fazer a estrutura ficar em pé, mas foi logo resolvido ao utilizar contrapesos. Os trabalhos dos meus colegas estão muito criativos.

    ResponderEliminar
  7. Laura Felix Bertelle Lopez N°18 6°Cdomingo, abril 18, 2021

    Eu achei o trabalho da Lara Gonçalves muito criativo!

    ResponderEliminar
  8. Beatriz Duarte, nº 4, 6ºCdomingo, abril 18, 2021

    Olá a todos, vou explicar como realizei a atividade proposta pela senhora professora “ E.T- Os metais: transformação, propriedades, aplicação e técnicas.”
    No início não sabia ainda muito o que ia fazer (uma pessoa humana ou outra coisa), até que andei a pesquisar e encontrei uma formiga, feita apenas em arame, e achei boa ideia, em vez do arame colocar, estanho que é fácil de manobrar, os esfregões de arame (um de tamanho normal e outro mais pequeno) e um pouco de lã para fazer os olhos. Acho que onde tive maior dificuldade foi na união dos materiais, mas acho que apesar de tudo até foi fácil realizar a minha formiga.
    Gostei muito de realizar este trabalho!

    ResponderEliminar
  9. Sofia N°25 6°Adomingo, abril 18, 2021

    Eu para fazer a minha estrutura primeiro eu arranjei uma esponja de metal e depois pegeiu em dois pioneses e em alguns arames. Primeiro eu escaixei os 2 pioneses na parte da cabeça depois peguei em 2 dos arames e fiz as pernas e os braços, a seguir peguei em um arame vermelho e fiz um chapéu depois peguei em outro arame e fiz um laço e por fiz peguei numa peça de plástico e fiz a boca. Gostei muito de realizar esta tarefa.

    ResponderEliminar
  10. Francisco Rodrigues, 6º C n 11domingo, abril 18, 2021

    Gostei muito de todas as esculturas. Acho uma ótima ideia fazermos esculturas de metal, com peças reutilizáveis.
    Para fazer a minha escultura utilizei 3 esfregões, parte de um candeeiro já não utilizado, fio de cobre e agrafos. Comecei por colar os três esfregões, e formei o corpo. Depois colei as pernas com um bocado de metal de um candeeiro. No final colei cobre para fazer de antenas e também usei agrafos para fazerem de olhos.
    Gostei muito de ver o trabalho dos meus colegas.

    ResponderEliminar
  11. Cláudia Alves,6ºC,Nº5segunda-feira, abril 19, 2021

    Gostei muito de ver os trabalhos de todos os meus colegas e de fazer!
    Comecei por pesquisar na internet pois ainda não tinha a certeza do que iria fazer, e queria ver se encontrava algumas ideias. Pensei em fazer um Alien (ET), reuni todos os materiais de metal que pude encontrar algumas como as borcas, um esfregão de aço, arame e também alguns clipes. Tive que cortar o arame do tamanho que eu queria primeiro antes de colar. Nesta estrutura que criei não achei muito difícil colar os materiais, acho que o meu ET Zinho ficou bem!

    ResponderEliminar
  12. Constança Silva, nº6, 6ºCterça-feira, abril 20, 2021

    Boa tarde, no início eu tive de reunir os materiais, usei um arame, um alicate, um esfregão de aço, um fotografia minha e uma cartolina vermelha. Primeiro com o alicate de pontas fui formando os braços, as pernas e a cabeça, depois coloquei o esfregão para formar e corpo, cortei um coração numa cartolina vermelha e uma fotografia minha e por último coloquei na minha estrutura. Gostei muito de realizar este trabalho e achei que foi muito interessante e divertido.

    ResponderEliminar
  13. Francisca Abreu, 6ºC, nº9quarta-feira, abril 21, 2021

    Olá a todos! Hoje vim falar sobre mais um trabalho proposto pela professora.
    Em primeiro lugar, pesquisei ideias na Internet porque ainda não sabia o que ia fazer mas não gostei de nenhuma ideia. De repente no meu local de estudo lembrei-me de uma ideia, e foi essa que realizei. Em seguida, reuni os materiais para realizar o anjo que foram: arame, o aperto de duas máscaras (em arame), um alicate e dois pequenos cartões, que representam as fotos. Comecei por moldar o corpo do anjo, e em seguida as asas, a cara e o cabelo e, uni-as. Mas deparei-me que a minha estrutura não se segurava, então com arame realizei uma base. Depois coloquei os arames da máscara e os cartões na minha estrutura.
    Gostei muito de realizar este trabalho pois foi muito divertido e foi uma maneira de puxar pela minha criatividade.

    ResponderEliminar
  14. Erika Da Silva n:9 6ºAterça-feira, abril 27, 2021

    Eu adorei muito fazer este trabalho e vou vos explicar como eu o fiz: primeiro para a base usei uma esponja de arames depois pegei num pedaço de arame e cortei em pedaços. Alguns pedaços usei para fazer os braços, alguns para as pernas,um para a boca, alguns para os olhos e para fazer a bolça. Na bolça usei prata irrolada em bolas e colei no interior. No interior dos olhos meti duas bolas de fazer de pulseiras. Para fazer o rabo desmontei um clipe e colei atrás a parte de metal.Finalmente para a base usei um pedaço de cartão com cartolina colada por cima. Achei a minha escultura muito engraçada.

    ResponderEliminar