Decomposição de um raio de luz solar, através do prisma ótico |
- Sob a forma de luz - cor/luz - recorrendo a fontes luminosas coloridas, como os holofotes e projetores;
- Sob a forma de pigmento - cor/pigmento - utilizando elementos naturais de origem mineral, animal e vegetal, ou elementos artificiais que dão origem às tintas.
Cor/pigmento
PROPOSTA DE TRABALHO- Identificar as cores primárias - azul ciano; amarelo limão e magenta;
- Obter as cores secundárias - verde; violeta e vermelho (laranja)- pela mistura das cores primárias entre si, duas a duas, utilizando os lápis de cor;
- Realizar uma composição geométrica, com base na inscrição de um hexágono inscrito na circunferência e um triângulo, para aplicação das cores primárias, secundárias e cores neutras;
- Identificar as cores complementares;
- Identificar as cores intermédias ou terciárias;
- Pintar, a lápis de cor, o círculo cromático do pintor Joahannes Itten, do século XIX.
6º F - Alexandra Ferreira - Cores primárias e cores secundárias |
6º F - Mafalda Rosas |
Composição geométrica |
6º F - Diana Carvalho |
Cores neutras |
Cores complementares |
Círculo cromático (Joahannes Itten) |
6º F - Diana Carvalho |
6º F - Mafalda Rosas |
Cores primárias, cores secundárias e cores terciárias |
6º F - Inês Ferreira |
6º F - Daniel Alves |
6º G - Ana Filipa Cardoso |
6º G - Rafaela Cardoso |
Cores neutras |
Cores complementares |
Processo de obtenção das cores intermédias ou terciárias |
6º G - Rafaela Cardoso |
6º G - Fábio Gerós |
Processo de obtenção das cores intermédias ou terciárias |
6º G - Inês Alves |
6º H - Ana Alves |
Cores primárias, cores secundárias e cores terciárias |
6º H - Carolina Araújo |
Cores neutras |
Cores primárias, cores secundárias e cores terciárias |
6º H - José Meireles |
6º H - Sara Jimenez |
6º H - Maria Adriana Costa |
Cores complementares |
Cores primárias, cores secundárias e cores terciárias |
6º H - Eduardo Duarte |