Este blogue permite visualizar trabalhos realizados pelos alunos nas disciplinas de Educação Visual, Educação Tecnológica, Artes Visuais e na área de Expressão Plástica, no âmbito dos conteúdos abordados ao longo das unidades didáticas. Foi criado com o objetivo de cultivar nos alunos o gosto pela expressão artística, motivá-los para a realização das atividades através da linguagem plástica e visual e promover o seu sucesso escolar.
Proposta de trabalho Neste Natal foi proposto aos alunos do 5ºE a realização de uma forma bidimensional simbólica do Natal - "Pinheirinho". Através de um molde dado com essa forma, os alunos seguiram as seguintes fases do trabalho: 1º - Contornaram o molde numa folha de papel cavalinho A4; 2º - Identificaram as cores tradicionais do Natal - verde, branco e vermelho; 3º - Utilizaram como material de pintura os marcadores (instrumento riscador) aplicando as características dos elementos estruturais da linguagem plástica - o PONTO e a LINHA. 4º - Recortaram a forma do "Pinheirinho".
Basta um olhar mais atento sobre o mundo que nos rodeia para, facilmente, observarmos vários exemplos em que o PONTO e a LINHA estão presentes.
Observa!
O PONTO
Podemos observar PONTOS no céu, porque ao longe as estrelas parecem pequenos pontos luminosos... na praia, os grãos da areia; na grainha de frutos; na textura de alguns fungos, como os cogumelos, na pele de animais, nas flores,...
Como sabes, o Homem além de obter da natureza a matéria-prima de que necessita para construir objetos também absorve das formas naturais ideias para as suas criações artísticas.
Quando desenha, pinta, molda,... tenta reproduzir o que o inspira: as formas, as cores, as texturas, os padrões,.. a LINHA, o PONTO.
Como podemos representar um PONTO?
- Quando colocas, por exemplo, a ponta de um lápis, ou de outro instrumento riscador, sobre uma folha de papel obtens um PONTO.
- O PONTO é o elemento visual mais simples da linguagem plástica.
- Com o PONTO é possível definir as formas
das coisas.
Miró
A LINHA
Nas folhas das árvores, nas areias do deserto, na pele de animais, no mar, no rasto deixado por um avião no céu, nos animais... podemos identificar muitos exemplos de LINHAS.
Sempre que escrevemos e desenhamos estamos a recriar uma diversidade de LINHAS.
Como podemos representar uma LINHA?
- Por exemplo, quando numa folha de papel fazes um ponto com um lápis e o deslocas obtens uma LINHA feita livremente. ou, - Se desenhares vários pontos juntinhos e na mesma direção também obtens uma LINHA. - Mas, para poderes traçar LINHAS,rigorosamente, nesse caso deves utilizar os instrumentos de desenho geométrico, como a régua, o esquadro e o compasso!
- A LINHA é um dos elementos visuais da linguagem plástica. - Do movimento do ponto surge a LINHA que dá o contorno às formas,gera volumes e sombras. - A LINHAindica-nos a sua direção e a sua posição no espaço.
- A LINHA tanto nos pode dar a sensação de equilíbrio com de movimento.
O PONTO e a LINHA na Arte!
Vários artistas utilizaram nas suas criações artísticas o PONTO e a LINHA, como por exemplo, Yayoi Kusama, Miró, Vazarely, Kandinsky, Roy Lichtenstein, Paul Signac, Amadeo de Souza-Cardozo,...
Yayoi Kusama
(1929)
Yayoi Kusama
(1929)
Miró
(1893-1983)
Miró
(1893-1983)
Victor Vasarely
(1906-1997)
Kandinsky
(1866-1944)
Kandinsky
(1866-1944)
Roy Lichtenstein
(1923–1997)
Amadeo de Souza-Cardoso
(1887-1918)
Paul Signac
(1863-1935)
O PONTO
Quando relacionamos um PONTO com outros PONTOS podemos obter vários efeitos e provocar diferentes sensações visuais, como por exemplo, sensação de grandeza, de quantidade, de movimento, de volume,...
A atividade "Ler+ com arte", iniciada no ano letivo 2012/2013, terminou no ano letivo (2015/2016) “com chave
de ouro”.
Concretizou-se a intenção inicial do projeto "Uma Sala, Um Autor" – a identificação das salas de aula com um nome de um
escritor português. Cada sala da Escola EB2,3 de Real tem agora o nome
de um escritor, identificado por uma placa que incluiu uma imagem trabalhada
pelos alunos, um excerto ou pequeno texto do autor assim como a respetiva data
de nascimento e morte.
8º B - Nuno Machado (2012-2013)
A iniciativa partiu na equipa da Biblioteca Porto Maia e contou com a
minha estreita colaboração para a sua concretização. O trabalho relacionado com
a imagem foi desenvolvido pelos meus alunos dos 7º e 8º anos nas aulas de
Educação Visual e passou por diversas
fases. Os alunos deram “asas à sua imaginação” e apresentaram uma panóplia de
soluções interessantíssimas, de enquadramento da forma/fundo, tanto
monocromáticas como de policromia, criando composições artísticas peculiares,
de maior ou de menor complexidade, exaltadas pela exploração dos elementos
estruturais da linguagem plástica, dos materiais utilizados e respetivas
técnicas.
Imagens que ilustram o projeto concretizado.
7º H - Inês M. Martins (2014-2015)
8º G - Diana Lopes (2013-2014)
8º B - Beatriz Peixoto (2012-2013)
8º E - Daniela Oliveira (2014-2015)
7º H - Lara Almeida (2014-2015)
7º H - Inês Silva Martins (2014-2015)
8º F - Carolina Faria (2013-2014)
8º F - Diogo Andrade (2012-2013)
8º E - Catarina Morais (2014-2015)
8º E - Mariana Pinto (2014-2015)
7º G - Daniela Castro (2014-2015)
7º I - Manuela Francisco (2014-2015)
7º C - Mariana Fernandes (2013-2014)
7º H - Inês M. Martins (2014-2015)
7º I - Lara Almeida
8º E - Marília Barros (2014-2015)
7º H - Inês Silva Martins (2014-2015)
7º G - Luís Henrique (204-2015)
7º H - Inês M. Martins (2014-2015)
O objetivo central do projeto foi alcançado, pois o que se pretendia era captar a atenção da comunidade escolar para a identificação e o reconhecimento de escritores portugueses, numa simbiose literária e artística, resultando numa exposição “permanente” à entrada das salas de aula, personalizando-as.