No âmbito do conteúdo programático "Movimento", os alunos do 6º E construíram um taumatrópio
O que é um taumatrópio?
O taumatrópio é um jogo ótico que tem como objetivo demonstrar a persistência da retina - parte do olho humano responsável pela formação de imagens, ou seja, pelo sentido da visão.
O taumatrópio é um jogo ótico que tem como objetivo demonstrar a persistência da retina - parte do olho humano responsável pela formação de imagens, ou seja, pelo sentido da visão.
O movimento obtido com este brinquedo ótico permite a criação de uma animação muito simples e interessante.
Quem inventou o taumatrópio?
A invenção do taumatrópio é atribuída a Peter Mark Roget.
A invenção do taumatrópio é atribuída a Peter Mark Roget.
No entanto, foi o médico e físico inglês John Ayrton Paris que o popularizou, no século XIX, em 1829.
Texto adaptado
Manual de Educação Visual "EVI", 5º/6º ANOS
Podemos considerar dois tipos de movimento:
- Movimento real, em que um objeto/corpo altera a sua posição inicial, deslocando-se no espaço durante um determinado período de tempo;
Vejamos o vídeo protagonizado pelo aluno Rodrigo Magalhães que, com a ajuda do pai, praticou em casa o lançamento de um pião. O objetivo era demonstrar o movimento real de um objeto aos colegas e à professora, em contexto de sala de aula.
A sua habilidade foi muito apreciada pelos presentes, pelo que está de parabéns!
Como construir um taumatrópio?
São precisos os seguintes materiais:
- 1 folha de papel cavalinho A4;
- Cartão reutilizável (de uma embalagem, por exemplo);
- Lápis de grafite 2HB, borracha e fia-lápis;
- Régua;
- Compasso;
- Tesoura;
- Lápis de cor e marcador preto;
- Alicate vazador;
- 2 borrachas/elásticos.
6ºE - Beatriz Sousa |
6ºE - Rodrigo Magalhães |
6ºE - Beatriz Lopes - frente e verso |
6ºE - Joana Campos - frente e verso |
Fases de construção de um Taumatrópio:
1. Desenhar duas circunferências, com o mesmo diâmetro (4 cm, por exemplo), na folha de papel cavalinho A4.
2. Desenhar uma forma em cada um dos círculos, como por exemplo: gaiola e pássaro; teia e aranha; aquário e peixe;...
3. Pintar os 2 desenhos com os lápis de cor e contorná-los com o marcador preto, ou então, contorná-los apenas com o marcador.
4. Desenhar uma circunferência na parte detrás da embalagem, também com um diâmetro de 4 cm.
5. Recortar as 2 circunferências do papel cavalinho A4 e também a circunferência do cartão/cartolina.
6. Colar sobre o cartão o 1º círculo, de frente para o observador.
7. Colar o 2º círculo do outro lado do cartão, mas no sentido inverso, "de pernas para o ar".
8. Furar o cartão do lado esquerdo e do lado direito, utilizando o alicate vazador. Fazer os furos afastados da extremidade do círculo (+/- 1 cm), para não rasgar com o movimento das borrachas...
9. Colocar as borrachas/elásticos.
10. Rodar as borrachas com a pontas dos dedos, ora para um lado ora para o outro, para obter uma animação simples e divertida!
Conjunto de taumatrópios realizados pelos alunos.
2. Desenhar uma forma em cada um dos círculos, como por exemplo: gaiola e pássaro; teia e aranha; aquário e peixe;...
Projeto de um taumatrópio |
6ºE - Rafael Rodrigues |
6ºE - Joana Campos |
6ºE - Carlos Araújo |
6ºE - Beatriz Lopes |
6ºE - Beatriz Sousa |
4. Desenhar uma circunferência na parte detrás da embalagem, também com um diâmetro de 4 cm.
5. Recortar as 2 circunferências do papel cavalinho A4 e também a circunferência do cartão/cartolina.
6ºE - Catarina Meneses |
6ºE - Carolina Silva |
6ºE - Rafael Rodrigues |
6. Colar sobre o cartão o 1º círculo, de frente para o observador.
6ºE - Gonçalo Ataíde |
7. Colar o 2º círculo do outro lado do cartão, mas no sentido inverso, "de pernas para o ar".
8. Furar o cartão do lado esquerdo e do lado direito, utilizando o alicate vazador. Fazer os furos afastados da extremidade do círculo (+/- 1 cm), para não rasgar com o movimento das borrachas...
9. Colocar as borrachas/elásticos.
6ºE - Beatriz Lopes |
6ºE - Ana Dias |
10. Rodar as borrachas com a pontas dos dedos, ora para um lado ora para o outro, para obter uma animação simples e divertida!
Apreciem o vídeo!
Olá professora, os taumatrópios foram uma excelente ideia sobre o movimento real e o movimento aparenten. Tive algumas dificuldades em fazer o meu taumatrópio tanto em casa como na aula, mas lá consegui com muita prática…
ResponderEliminarBeijinhos professora…
Olá professora,acho que os taumatrópios que vi no seu blogue estão espetaculares. O taumatrópio foi criado por Peter Mark Roget. Para fazer o meu taumatrópio imaginei, e na frente fiz um peixe e atrás fiz um aquário. Quando fiz o aquário e o peixe fui pensando na minha imaginação, e, quando pintei detetei uma pequeno erro no meu taumatrópio o peixe ficou maior do que o aquário. Quando demonstrei o meu taumatrópio a professora também detetou esse pequeno pormenor.
ResponderEliminarBeijinhos.
gostei dos traumatropios e adorei faze-los com voce e gostei das tecnicas usadas e usei materiais para fazer e gostei de demonstrar o meu traumatropio foi a parte da materia que eu mais gostei obrigado por nos ensinar
ResponderEliminarbeijinho
Professora, adorei fazer os taumatropios e todos os taumatropios que estão no blogue estao lindissimos !!!!
ResponderEliminarESPERO ATÉ A PROXIMA ATIVIDADE!!!!
Ola professora adorei muito fazer este trabalho os taumatropios ficaram muito bonito
ResponderEliminarEu adorei fazer este trabalho e espero que iremos fazer mais trabalhos como estes porque foi muito divertido
Daniel Silva n°10 6°E
ResponderEliminarOlá professora, adorei o trabalho dos taumatrópios.
Desde o desenho da circunferência com o compasso até à técnica da pintura.
Obrigado professora,por este trabalho incrível que nos propôs.
Olá professora,adorei fazer os taumattrópio,desde o desenho à colagem.Espero fazer outra vez um trabalho muito bonito,beijinhos
ResponderEliminarProfessora ,adorei esta atividade .
ResponderEliminarTodos os trabalhos estão espetaculares,desde o recorte ate a pintura .professora só espero que venham mais atividades tao espetaculares como esta .eu no meu taumatropio inspirei me num vídeo que vi.xau professora
Querida professora gostei de fazer o taumatrópio desde a colagem ao recorte espero que faça- mos novamente um trabalho fantástico.
ResponderEliminarOlá professora,eu gostei muito de fazer o taumatrópio.Requer imaginação e criatividade.O taumatrópio que eu fiz em casa, tive que o fazer e voltar a fazer para dar certo.
ResponderEliminarObrigada,pela proposta de trabalho.
Beijinhos.
Eu gostei de fazer o taumatrópio, foi muito interessante mas tem que se ter imaginação. No fim o resultado com aquela sensação de movimento fica engraçada.
ResponderEliminarBeatriz Lopes n.° 5 - 6°E
Eu gostei muito de fazer o taumatrópio.
ResponderEliminarAs imagens que eu escolhi para desenhar foi a aranha, de um lado e a teia de aranha do outro.
Foi muito engraçado, no final, perceber que com o movimento do taumatrópio os meus olhos viam a aranha na teia, embora elas estivessem desenhadas em lados opostos do circulo.
Olá professora gostei de fazer o taumatrópio.E deu um bom movimento aparente.
ResponderEliminar