"A energia é a capacidade que um corpo tem para realizar algum tipo de ação, não tendo uma existência material, ou seja, a energia não pode ser criada apenas transformada."
manual ET5, areal editores
No âmbito do conteúdo "Energia", do domínio P5, os alunos do 5ºA e 5ºC realizaram várias atividades temáticas, das quais se destacaram a construção de um carro movido a energia eólica e um cata-vento.
1. Reuniram o material necessário: copo de plástico, pauzinhos de espetada, 4 tampas de garrafas de plástico e 4 elásticos.
2. Fizeram um furo no centro de cada tampa e quatro na base do copo. Passaram os pauzinhos nos furos do copo.
5ºC - Francisco Rodrigues |
2. Fizeram um furo no centro de cada tampa e quatro na base do copo. Passaram os pauzinhos nos furos do copo.
5ºA - Luanna Nogueia; Sofia Maria |
5ºC - Beatriz Duarte - Vistas do carro |
Pergunta: "O carro anda sem os elásticos?"
1ª Experiência - carro sem elásticos
5ºA - Dinis Pacheco
2ª Experiência - carro com elásticos
5ºA - Dinis Pacheco
Qual o objetivo da construção do carro?
Fazer o vento incidir sobre o carro para que este se desloque.
"À velocidade do vento!"
"À espera do vento"
5ºC - Guilherme Carrilho
"O vento é um fenómeno atmosférico associado às diferenças térmicas e consiste na movimentação de massas de ar."
manual ET5, areal editores
"À velocidade do vento!"
5ºC - Guilherme Carrilho
...e na ausência do vento?
Com a supervisão de um adulto, os alunos fizeram uma experiência: ligaram o secador de cabelo e observam o que aconteceu quando dirigiram o ar para o carro. Registaram a experiência fazendo um pequeno vídeo.
5ºA - Cátia Nogueira
5ºA - Luanna Nogueia
5ºA - Maria João Araújo
5ºA - Bruna Braga
5ºC - Beatriz Duarte
5ºC - Bárbara Lopez
5ºC - Simão Moreira
5ºC - Maria João Martins
5ºA - Guilherme Vaz
5ºC - Laura Lopez
5ºC - Simão Santos
"A criação de objetos técnicos tem como função atender às necessidades humanas e resulta da parceria da técnica com a tecnologia. Os objetos podem ter valor prático, estético ou simbólico."
caderno de atividades ET5, areal editores, ficha 3
Qual a função/valor do carro?
- O objeto construído tem um valor prático.
"O desperdício e o excesso de consumo de objetos (fabricados com matérias-primas provenientes da natureza) reduzem os recursos naturais do planeta."
Decoração com materiais reutilizáveis...
5ºC - Francisca Abreu |
"O desperdício e o excesso de consumo de objetos (fabricados com matérias-primas provenientes da natureza) reduzem os recursos naturais do planeta."
manual ET5, areal editores
Mantendo presente a "Classificação dos objetos" foi, então, proposto aos alunos que atribuíssem uma outra função ao carro, atribuindo-lhe um valor estético.
Valor estético e boas ideias!
5ºC - João Tomás Gonçalves |
Decoração com materiais reutilizáveis...
Os alunos decoraram o seu carro movido a energia eólica, utilizando materiais reutilizáveis (lãs, fios de diferente origem, papel colorido, de revista, de jornal, tecidos, plástico,…), recordando a que tinham aprendido sobre "A tecnologia e o ambiente".
5ºA - Giovanna Fernandes |
5ºC - Daniel Carvalho; Lara Gonçalves |
5ºA - Erika Silva |
5ºC - Simão Moreira |
5ºA - Cátia Nogueira |
5ºC - Beatriz Duarte |
5ºA - Guilherme Vaz |
5ºC - Maria João Martins; Constança Alves |
5ºA - Diogo Martins |
5ºA - Maria João Araújo |
5ºC - Laura Lopez e Bárbara Lopez |
5ºC - Simão Santos |
5ºA - Dinis Pacheco |
Um carro amigo do ambiente!
"Energia do vento - a ação do vento provoca resistência na superfície dos corpos e é aproveitada para produzir energia."
5ºC - Guilherme Carrilho - vistas do objeto: de cima, frente e perfil |
Outras ideias e materiais alternativos utilizados...
5ºA - Guilherme Marques |
5ºA - Guilherme Marques
5ºC - Gonçalo Franqueira |
Ser criativo foi o maior desafio!
5ºC - Francisco Rodrigues |
Construção de um cata-vento
No 5ºC, os alunos contaram com a colaboração da professora Manuela Ferreira.
Em Educação Visual, os
alunos:
1. Criaram
três módulos. Desenharam e pintaram os módulos utilizando os lápis de cor.
5ºA - Módulos Dinis Pacheco |
2. Desenharam
4 padrões diferentes com o módulo selecionado de forma que cada um dos padrões
obedecesse às leis ou princípios de: - ”Translação/Repetição”;
“Alternância”; “Rotação” e “Simetria”.
3. Pintaram
os 4 padrões que criaram, utilizando os lápis de cor.
5ºA - Dinis Pacheco |
5ºA - Cátia Nogueira |
5ºA - Guilherme Vaz |
4. Criaram um Padrão, com base numa “Ficha modelo_Módulo-Padrão_Cata-vento” - frente, pela lei ou princípio de criação dos padrões por si selecionado, usando a régua e o lápis de grafite 2HB. Pintaram o padrão com os lápis de cor.
5ºA - Erika Silva |
5ºC - Beatriz Duarte |
5ºA - Diogo Martins |
5ºC - Guilherme Carrilho |
5ºA - Nely Silva |
5ºA - Dinis Pacheco |
5ºC - Maria João Martins |
5ºC - Simão Santos |
Em Educação Tecnológica, os alunos:
1. Traçaram as linhas
orientadoras no verso da folha de papel quadriculado, onde, na
disciplina de Educação Visual tinham realizado um padrão.
5ºA - Guilherme Vaz |
2. Reuniram os materiais para a construção do cata-vento.
5ºA - Erika Silva |
5ºC - Francisco Rodrigues 3 |
5ºA - Diogo Martins |
5ºA - Guilherme Oliveira |
5ºC - Guilherme Carrilho |
5ºC - Constança Silva |
5ºC - Maria João Martins |
5ºC - Simão Moreira |
5ºC - Bárbara Felix |
5ºA - Maria João Araújo; Sofia Maria; Guilherme Vaz |
5ºA - Cátia Nogueira |
Cata-ventos - 5ºA e 5ºC |
4. Fizeram um pequeno vídeo, mostrando o aproveitamento da energia do vento pelo movimento do seu cata-vento.
5ºA - Cátia Nogueira
5ºC - Beatriz Duarte
5ºA - Guilherme Vaz
5ºC - Francisco Rodrigues
Cata-ventos... harmonia na forma, na cor e movimento!
5ºC - Simão Santos
5ºA - Erika Silva
..."encantamento a girar...basta o vento soprar"...!
5ºC - Guilherme Carrilho