No âmbito do conteúdo programático "Movimento", os alunos do 6º E construíram um taumatrópio
O que é um taumatrópio?
O taumatrópio é um jogo ótico que tem como objetivo demonstrar a persistência da retina - parte do olho humano responsável pela formação de imagens, ou seja, pelo sentido da visão.
O taumatrópio é um jogo ótico que tem como objetivo demonstrar a persistência da retina - parte do olho humano responsável pela formação de imagens, ou seja, pelo sentido da visão.
O movimento obtido com este brinquedo ótico permite a criação de uma animação muito simples e interessante.
Quem inventou o taumatrópio?
A invenção do taumatrópio é atribuída a Peter Mark Roget.
A invenção do taumatrópio é atribuída a Peter Mark Roget.
No entanto, foi o médico e físico inglês John Ayrton Paris que o popularizou, no século XIX, em 1829.
Texto adaptado
Manual de Educação Visual "EVI", 5º/6º ANOS
Podemos considerar dois tipos de movimento:
- Movimento real, em que um objeto/corpo altera a sua posição inicial, deslocando-se no espaço durante um determinado período de tempo;
Vejamos o vídeo protagonizado pelo aluno Rodrigo Magalhães que, com a ajuda do pai, praticou em casa o lançamento de um pião. O objetivo era demonstrar o movimento real de um objeto aos colegas e à professora, em contexto de sala de aula.
A sua habilidade foi muito apreciada pelos presentes, pelo que está de parabéns!
Como construir um taumatrópio?
São precisos os seguintes materiais:
- 1 folha de papel cavalinho A4;
- Cartão reutilizável (de uma embalagem, por exemplo);
- Lápis de grafite 2HB, borracha e fia-lápis;
- Régua;
- Compasso;
- Tesoura;
- Lápis de cor e marcador preto;
- Alicate vazador;
- 2 borrachas/elásticos.
6ºE - Beatriz Sousa |
6ºE - Rodrigo Magalhães |
6ºE - Beatriz Lopes - frente e verso |
6ºE - Joana Campos - frente e verso |
Fases de construção de um Taumatrópio:
1. Desenhar duas circunferências, com o mesmo diâmetro (4 cm, por exemplo), na folha de papel cavalinho A4.
2. Desenhar uma forma em cada um dos círculos, como por exemplo: gaiola e pássaro; teia e aranha; aquário e peixe;...
3. Pintar os 2 desenhos com os lápis de cor e contorná-los com o marcador preto, ou então, contorná-los apenas com o marcador.
4. Desenhar uma circunferência na parte detrás da embalagem, também com um diâmetro de 4 cm.
5. Recortar as 2 circunferências do papel cavalinho A4 e também a circunferência do cartão/cartolina.
6. Colar sobre o cartão o 1º círculo, de frente para o observador.
7. Colar o 2º círculo do outro lado do cartão, mas no sentido inverso, "de pernas para o ar".
8. Furar o cartão do lado esquerdo e do lado direito, utilizando o alicate vazador. Fazer os furos afastados da extremidade do círculo (+/- 1 cm), para não rasgar com o movimento das borrachas...
9. Colocar as borrachas/elásticos.
10. Rodar as borrachas com a pontas dos dedos, ora para um lado ora para o outro, para obter uma animação simples e divertida!
Conjunto de taumatrópios realizados pelos alunos.
2. Desenhar uma forma em cada um dos círculos, como por exemplo: gaiola e pássaro; teia e aranha; aquário e peixe;...
Projeto de um taumatrópio |
6ºE - Rafael Rodrigues |
6ºE - Joana Campos |
6ºE - Carlos Araújo |
6ºE - Beatriz Lopes |
6ºE - Beatriz Sousa |
4. Desenhar uma circunferência na parte detrás da embalagem, também com um diâmetro de 4 cm.
5. Recortar as 2 circunferências do papel cavalinho A4 e também a circunferência do cartão/cartolina.
6ºE - Catarina Meneses |
6ºE - Carolina Silva |
6ºE - Rafael Rodrigues |
6. Colar sobre o cartão o 1º círculo, de frente para o observador.
6ºE - Gonçalo Ataíde |
7. Colar o 2º círculo do outro lado do cartão, mas no sentido inverso, "de pernas para o ar".
8. Furar o cartão do lado esquerdo e do lado direito, utilizando o alicate vazador. Fazer os furos afastados da extremidade do círculo (+/- 1 cm), para não rasgar com o movimento das borrachas...
9. Colocar as borrachas/elásticos.
6ºE - Beatriz Lopes |
6ºE - Ana Dias |
10. Rodar as borrachas com a pontas dos dedos, ora para um lado ora para o outro, para obter uma animação simples e divertida!
Apreciem o vídeo!