|
ET6 - Areal Editores |
Metodologia adotada
Os alunos submeteram o formulário google; fotografaram o projeto, o separador e a estrutura e enviaram à professora, por email ou via Classroom e, pela mesma via, foi dado o feedback aos alunos – esclarecimento de dúvidas, indicações para eventuais correções e informação sobre a avaliação.
Existiu uma ordem sequencial de execução destas tarefas, respeitando as 6 fases do Método de Resolução de Problemas:
- Fase 1: Situação (ver, observar e detetar);
- Fase 2: Problema (interpretar, perceber e refletir);
- Fase 3: Investigação (pesquisar, organizar e esquematizar);
- Fase 4: Projeto (criar, conceber e planear);
- Fase 5: Execução (realizar, produzir e construir);
- Fase 6: Avaliação (testar, diagnosticar e criticar).
|
6ºB - Ana João Pinto |
No âmbito do conteúdo programático "Estruturas" os alunos do 6ºA, 6ºB e 6ºG, realizaram uma atividade, faseada em 4 tarefas:
Tarefa 1. "Estrutura"
1.1. Consulta o manual adotado - ET5/6 (areal editores), lê e observa o conteúdo da página 70 à página 78.
1.2. Visiona o PowerPoint “Tipos de estruturas”.
1.3. Realiza o formulário - Teste P6 - Estrutura
|
Teste P6 - Estrutura |
Tarefa 2. "Projeto de uma estrutura"
2.1. Visiona, no blogue “…, porque tu cresces em Arte!” , a mensagem “Estruturas”.
2.2. Realiza o projeto de uma estrutura, no caderno diário, seguindo as tarefas do
Método de Resolução de Problemas (ver página 8 e 9 do manual). Utiliza o lápis de grafite e os lápis de cor.
|
Método de Resolução de Problemas |
|
6ºG - Matilde Rodrigues |
|
6ºB - Inês Gomes: projeto de uma estrutura - Método de Resolução de Problemas |
|
6ºA - João Guimarães |
|
6ºG - Naíde Martins |
|
6ºB - Soraia Oliveira; João Marques; Leonor Vieira |
|
6ºG - Maria Miguel Ferreira |
Tarefa 3. "Separador do 3º período"
3.1. Realiza o separador do 3º Período, no caderno diário, ilustrando-o com desenhos e colagem de imagens (técnica mista), alusivas ao tema “Estrutura”.
Sugestão: para pintar os desenhos utiliza os materiais riscadores que selecionaste.
|
6ºB - Inês Gomes |
|
6ºG - Matilde Rodrigues; Leonor Vieira; Anastasia Mandryka |
|
6ºB - Leonor Caniço; 6ºA - Eduardo Gomes; 6ºG - Maria Miguel Ferreira |
|
6ºA - Afonso Marinho; André Calais
Estruturas naturais e estruturas criadas pelo Homem |
|
6ºB - Ana João Pinto - Pormenor de colagem de estrutura linear |
Tarefa 4. "Criação de uma estrutura"
Neste momento já tens uma ideia da estrutura (3D) que vais realizar.
Vamos relembrar alguns aspetos importantes que deves ter presentes para realizares uma estrutura:
4.1. Visiona o vídeo “Tipos de esforços”
4.2. Visiona o PowerPoint “Os esforços nas estruturas”.
Se, ainda, estás indeciso(a) deixo-te aqui ideias, para veres como podes fazer uma estrutura, utilizando diferentes materiais, ferramentas e técnicas.
4.3. Visiona o PowerPoint “Fazer uma ponte em papel”.
4.4. Visiona o PowerPoint “Cadeira de baloiço com molas”.
4.5. Visiona o PowerPoint “Escultura em arame”.
4.6. Cria uma estrutura, com base no projeto que realizaste, no caderno diário.
Sugestão: utiliza, preferencialmente, materiais reutilizáveis.
|
6ºG - Naíde Martins |
|
6ºB - Diana Cardona |
|
6ºA - Beatriz Monteiro; Carolina Monteiro |
|
6ºA - Diogo Machado; Afonso; Angélica; João Marques; Cristiana; André |
|
6ºA - Ana Rita Correia |
|
6ºA - Rafael Pereira; Ana Rita Correia; Eduardo Gomes; Beatriz Esteves |
|
6ºG - Naíde Martins; Leonor Vieira; Anastasia Mandryka; Ana Rita Veiga |
|
6ºA - Diogo Gomes |
|
6ºB - Francisco Monteiro |
|
6ºB - Álvaro; David; Lucas; Eduardo; Sofia; Rebeca; Sara |
|
6ºB - Jaime Machado |
Processo e produto final
|
6ºB - Inês Gomes: projeto, estrutura e materiais reutilizáveis |
|
6ºG - Naíde Martins: observar, refletir, pesquisar, planear e construir |
|
6ºA - Miriam Roriz: projeto, estrutura e forma/função |
|
6ºB - Soraia Oliveira: projeto e produto final |
|
6ºA - João Guimarães: projeto e produto final |
|
6ºG - Beatriz Mouta: projeto e produto final |
|
6ºB - Jaime Machado: desenho e produto final |
|
6ºA - Beatriz Esteves: observar, refletir, pesquisar, planear e construir |
|
6ºG - Beatriz Dias: processo e produto final |
Flexibilização do processo de aprendizagem
A professora permitiu uma flexibilização na concretização de 3 das 4 atividades, em duas situações:
Na primeira situação:
- Nomeadamente, na tarefa 2. "Projeto de uma estrutura", em que os alunos puderam criar, em primeiro lugar, a estrutura e avaliar o produto final (Fases 5 e 6 do Método de Resolução de Problemas). Neste caso, a flexibilidade foi uma aliada do aluno, uma vez que aplicou as fases do
Método de Resolução de Problemas no sentido inverso, de acordo com a interpretação que, inicialmente, fez da proposta de tarefa.
|
6ºB - Leonor Caniço |
|
6ºB - Laura Fernandes |
|
6ºB - Gonçalo Noversa |
Na segunda situação:
- A flexibilização da concretização da tarefa permitiu que o aluno avaliasse o seu projeto e decidisse realizar um produto final completamente diferente, com seleção de outros materiais, utilização de diferentes ferramentas e aplicação de técnicas associadas que não tiveram sido previamente projetadas, ou por não conseguir reunir os materiais necessários ou por ter pesquisado, idealizado nova estrutura, reformulado as ideias iniciais e o projeto.
|
6ºG - Bruno Costa |
|
6ºB - Diogo Bértolo |
|
6ºG - Artur Montenegro |
"Estruturas" - Avaliação do processo e produto final
O aluno avaliou o seu produto final e enceta um novo processo de realização de um projeto de estrutura, com base na identificação dos pontos fortes do objeto construído e dos pontos que carecem de melhoramento, e cria uma nova estrutura com materiais diferentes, reutilizáveis, mediante a sua necessidade de aprendizagem ativa.
|
6ºB - Gonçalo Noversa |
|
6ºG - Beatriz Mouta |
|
6ºB - Isaac Cunha |
|
6ºG - Beatriz Dias |
|
6ºG - Beatriz Dias - Vistas da estrutura |