Descrição do Blogue

Este blogue permite visualizar trabalhos realizados pelos alunos nas disciplinas de Educação Visual, Educação Tecnológica, Artes Visuais e na área de Expressão Plástica, no âmbito dos conteúdos abordados ao longo das unidades didáticas. Foi criado com o objetivo de cultivar nos alunos o gosto pela expressão artística, motivá-los para a realização das atividades através da linguagem plástica e visual e promover o seu sucesso escolar.

quarta-feira, 11 de maio de 2016

ESTRUTURAS

Na disciplina de Educação Tecnológica, no âmbito da abordagem do conteúdo programático "Estruturas", os alunos do 6ºE e do 6ºG, construíram Estruturas Artificiais, como ilustra a imagem.

Estruturas criadas pelos alunos do  6ºE e 6ºG

Todas as Formas que nos rodeiam, naturais ou criadas pelo Homem, têm uma Estrutura.
O que é uma Estrutura?
- A Estrutura é composta por vários elementos que se encontram bem ligados e organizados entre si.
- A Estrutura define a forma que as formas têm. 
- Uma Estrutura permite que uma forma se mantenha firme e seja resistente. Também suporta o peso das formas. 
- A Estrutura garante a estabilidade das formas e os materiais de que são feitas garantem a sua durabilidade.

Podemos considerar dois tipos de Estruturas:
- Estruturas Naturais
Estruturas Naturais
Estruturas Artificiais - criadas pelo Homem
Estruturas Artificiais
As Estruturas estão sujeitas a vários tipos de esforços, nomeadamente de:
- Compressão, quando existe pressão sobre a estrutura;
- Tração, quando é puxada;
- Flexão, quando uma força obriga a estrutura a dobrar-se;
- Torção, quando uma força exercida sobre uma estrutura a obriga a torcer e,
- Corte, quando um esforço exercido sobre uma estrutura tende a cortá-la.

Processo de construção das Estruturas


6ºE - Afonso Sousa 

Os alunos identificaram as fases necessárias para a organização e planificação de tarefas: 
- Idealizaram, pesquisaram e projetaram as estruturas;
- Selecionaram os materiais necessários para realizar esta atividade - molas de madeira, palitos, paus de gelado (opcional) e cola - relacionando tipos de união com os materiais utilizados;
- Por fim, decoraram-nas ao seu gosto, com pintura a guache e com marcadores.

6ºE - Trinity Andrzejewski










6ºE - Alexandre Costa


6ºE - Ana Dias




6ºE - Isaac Rocha



6ºE - Inês Silva





6ºE - Tiago Ferreira


6ºE - Bruna Peixoto



6ºE - Sara Bárria



6ºE - Ana Machado




6ºE - Hugo Monteiro




6ºE - Alice Fernandes


6ºE - Diogo Oliveira


6ºE - Mariana Barbosa

 6ºE - Leonardo Fernandes


6ºE - Mariana Fernandes


Mariana Barbosa, Inês, Mariana Fernandes,  Trinity, Marta Monteiro

 6ºE - Marta Monteiro


6ºE - Conjunto de Estruturas

6ºG - Helena Barbosa


6ºG - João Vieira



6ºG - Rafael Correia


6ºG - Leonardo Rodrigues

6ºG - Beatriz Coelho




6ºG - Rui Amaral












6ºG - Cláudio Silva


6ºG - Ivo Lopes



6ºG - Gonçalo Ferreira



6ºG - Maria Viegas



6ºG - Rodrigo Domingues


6ºG - Marisa Antunes

6ºG - Ricardo Dias

6ºG - Orlando Almeida

6ºG - Gonçalo Lopes

6ºG - João Fundevila


6ºG - Diogo Moura


6ºG - Hugo Real

6ºG - Marco Costa

6ºG - Conjunto de Estruturas

No término da atividade foi feita uma seleção dos trabalhos realizados pelos alunos e organizada uma exposição na Biblioteca da escola, aberta à comunidade educativa.  

Exposição das estruturas realizadas pelos alunos na Biblioteca Porto Maia

6ºE e 6ºG

6ºE - Trinity Andrzejewski


6ºE - Ana Dias


6ºE - Inês Silva