Estimados pais e encarregados de educação,
Face às medidas de contingência que são necessárias implementar devido ao COVID19 e no âmbito do cumprimento dos procedimentos dados pela Direção Geral de Saúde, do cumprimento de orientações superiores e da nossa Escola, EB2/3 de Real, pretendo utilizar alguns recursos digitais, para proporcionar aos meus alunos e vossos educandos um conjunto de atividades escolares, no seguimento dos conteúdos programáticos.
Estas tarefas podem ser realizadas de forma autónoma e/ou com a vossa orientação, a qual desde já agradeço.
Estas tarefas podem ser realizadas de forma autónoma e/ou com a vossa orientação, a qual desde já agradeço.
Os recursos digitais que disponibilizo são os seguintes:
2. O meu blogue “…, porque tu cresces em Arte!”
Para aceder ao blogue que está disponibilizado na página do Agrupamento de Escolas de Real em http://portal.aereal.edu.pt/_ligacoes_web é necessário, simplesmente, clicar no seguinte link: "...porque tu cresces em Arte!"
- Leiam, com muita atenção, o que vos é pedido em cada uma das atividades.
Mãos à obra!.... temos muito que fazer. 😃
3. Google Classroom.
A partir do dia 23 de março, todas estas atividades irão, progressivamente, ser integradas na plataforma Google Classroom, de acordo com o definido pelo Agrupamento [AER] - programa "Em casa também é TOP!"
Desejo, sinceramente, que todas as famílias se encontrem bem, na medida do possível.
Um vídeo que pode ser útil! COVID-19 | Crianças
Um vídeo que pode ser útil! COVID-19 | Crianças
Atividades escolares
Meus queridos alunos,
Como sabem, devido ao COVID19, devemos permanecer em casa, para nossa proteção e para proteção das outras pessoas.
Aqui no nosso blogue deixo-vos algumas atividades escolares.
Como sabem, devido ao COVID19, devemos permanecer em casa, para nossa proteção e para proteção das outras pessoas.
Aqui no nosso blogue deixo-vos algumas atividades escolares.
Procurem as vossas atividades por disciplina(s) e por ano de escolaridade.
- Leiam, com muita atenção, o que vos é pedido em cada uma das atividades.
- Realizem uma tarefa de cada vez e sigam a ordem indicada.
- Podem contactar-me através deste email artes.real@gmail.com
Mãos à obra!.... temos muito que fazer. 😃
Atividade 1 “Elementos da forma”
1.1. Consultar o manual EVI 5/6 (Porto Editora), ler e observar o conteúdo das páginas
50 e 51.
50 e 51.
1.2. No caderno diário, representar o quadro da página 50 "Representação gráfica do
ponto".
1.3. No caderno diário, representar o quadro da página 51 "Representação gráfica da
linha".
ponto".
1.3. No caderno diário, representar o quadro da página 51 "Representação gráfica da
linha".
1.4. Visionamento do vídeo: O Ponto
1.5. Visionamento do vídeo: A Linha
Atividade 2 "Separador do 3º período"
2.1. Realizar o separador do 3º Período, no caderno diário, fazendo um desenho livre.
2.2. Aplicar técnicas de pintura com diferentes tipos de pontos e diferentes tipos de
linhas.
Sugestão: utilizar, preferencialmente, os marcadores.
2.2. Aplicar técnicas de pintura com diferentes tipos de pontos e diferentes tipos de
linhas.
Sugestão: utilizar, preferencialmente, os marcadores.
Atividade 1 “Legendar uma embalagem”
1.2. Visionamento do PowerPoint: "Legendar uma embalagem" e realizar a proposta de
atividade, seguindo os passos descritos em cada um dos diapositivos da apresentação.
Fonte: ET5/6, areal editores
atividade, seguindo os passos descritos em cada um dos diapositivos da apresentação.
Fonte: ET5/6, areal editores
Atividade 2 "Símbolos da Páscoa"
2.1. Numa folha branca do caderno diário, desenhar símbolos de Páscoa. Pintar os
desenhos, associando a cada símbolo (sinos, coelhinhos, ovos,...) as cores mais
simbólicas desta efeméride.
desenhos, associando a cada símbolo (sinos, coelhinhos, ovos,...) as cores mais
simbólicas desta efeméride.
Sugestão: utilizar para pintar, preferencialmente, os lápis de cor.
Atividade 3 "Separador do 3º período"
3.1. Realizar o separador do 3º Período, no caderno diário, ilustrando com desenhos e
colagem de imagens (técnica mista), alusivas à temática da “Energia” (ver manual
da página 60 à página 70).
colagem de imagens (técnica mista), alusivas à temática da “Energia” (ver manual
da página 60 à página 70).
Atividade 1 "Elementos do discurso gráfico"
1.1. Consultar o manual EVI 5/6 (Porto Editora), ler e observar o conteúdo das páginas
186 às páginas 193.
186 às páginas 193.
1.2. Realizar a questão 1 do Teste 6 (imprimir numa folha A4)
Fonte: Evi Educação Visual 5º- 6º Anos - Manual do Aluno - Porto Editora
Atividade 2 "Teoria da Gestalt"
2.1. Consultar o manual EVI 5/6 (Porto Editora), ler e observar o conteúdo das páginas
196 e 197.
196 e 197.
2.2. Visionamento do vídeo M. C. Escher - Metamorphose II
2.3. Realizar a questão 2 do Teste 6
Fonte: Evi Educação Visual 5º- 6º Anos - Manual do Aluno - Porto Editora
Atividade 3 "Separador do 3º período"
3.1. Realizar o separador do 3º Período, no caderno diário, ilustrando-o com desenhos
e/ou colagem de imagens, que exemplifiquem os seis princípios da Gestalt.
Sugestão: utilizar, preferencialmente, o marcador preto e/ou a caneta de ponta fina preta.
e/ou colagem de imagens, que exemplifiquem os seis princípios da Gestalt.
Sugestão: utilizar, preferencialmente, o marcador preto e/ou a caneta de ponta fina preta.
Atividade 1 "Estrutura"
1.1. Consultar o manual ET5/6 (areal editores), ler e observar o conteúdo da página 70
à página 78.
à página 78.
1.2. Visionamento do PowerPoint: Tipos de estruturas
1.3. Realizar o Teste de Domínio P6 - Estrutura
Fonte: DOSSIÊ DO PROFESSOR ET5/6 Avaliação
Atividade 2 "Projeto de uma estrutura"
2.1. Visionamento, no blogue, da mensagem Estruturas
2.2. Realizar o projeto de uma estrutura, no caderno diário, seguindo as fases do Método
de Resolução de Problemas (ver página 8 e 9 do manual). Utilizar o lápis de grafite e
os lápis de cor.
de Resolução de Problemas (ver página 8 e 9 do manual). Utilizar o lápis de grafite e
os lápis de cor.
Atividade 3 "Separador do 3º período"
3.1. Realizar o separador do 3º Período, no caderno diário, ilustrando-o com desenhos e
colagem de imagens (técnica mista), alusivas ao tema “Estrutura”.
Sugestão: para pintar os desenhos utilizar os materiais riscadores, selecionados pelo aluno.
colagem de imagens (técnica mista), alusivas ao tema “Estrutura”.
Sugestão: para pintar os desenhos utilizar os materiais riscadores, selecionados pelo aluno.