Descrição do Blogue

Este blogue permite visualizar trabalhos realizados pelos alunos nas disciplinas de Educação Visual, Educação Tecnológica, Artes Visuais e na área de Expressão Plástica, no âmbito dos conteúdos abordados ao longo das unidades didáticas. Foi criado com o objetivo de cultivar nos alunos o gosto pela expressão artística, motivá-los para a realização das atividades através da linguagem plástica e visual e promover o seu sucesso escolar.

quarta-feira, 18 de março de 2020

"Não é a distância que mede o afastamento"



Estimados pais e encarregados de educação,

Face às medidas de contingência que são necessárias implementar devido ao COVID19 e no âmbito do cumprimento dos procedimentos dados pela Direção Geral de Saúde, do cumprimento de orientações superiores e da nossa Escola, EB2/3 de Real, pretendo utilizar alguns recursos digitais, para proporcionar aos meus alunos e vossos educandos um conjunto de atividades escolares, no seguimento dos conteúdos programáticos.
Estas tarefas podem ser realizadas de forma autónoma e/ou com a vossa orientação, a qual desde já agradeço.

Os recursos digitais que disponibilizo são os seguintes:

1. O meu emailartes.real@gmail.com

2. O meu blogue “…, porque tu cresces em Arte!”
   Para aceder ao blogue que está disponibilizado na página do Agrupamento de Escolas de Real em http://portal.aereal.edu.pt/_ligacoes_web é necessário, simplesmente, clicar no seguinte link: "...porque tu cresces em Arte!"

3. Google Classroom.
    A partir do dia 23 de março, todas estas atividades irão, progressivamente, ser integradas na plataforma Google Classroom, de acordo com o definido pelo Agrupamento [AER] - programa "Em casa também é TOP!"

Desejo, sinceramente, que todas as famílias se encontrem bem, na medida do possível. 
Um vídeo que pode ser útil! COVID-19 | Crianças
Envio cordiais saudações.



Atividades escolares

Meus queridos alunos,

Como sabem, devido ao COVID19, devemos permanecer em casa, para nossa proteção e para proteção das outras pessoas.
Aqui no nosso blogue deixo-vos algumas atividades escolares.
Procurem as vossas atividades por disciplina(s) e por ano de escolaridade.


- Leiam, com muita atenção, o que vos é pedido em cada uma das atividades. 
- Realizem uma tarefa de cada vez e sigam a ordem indicada. 
- Podem contactar-me através deste  email artes.real@gmail.com



Mãos à obra!.... temos muito que fazer. 😃



Atividade 1 “Elementos da forma”

1.1. Consultar o manual EVI 5/6 (Porto Editora), ler e observar o conteúdo das páginas 
       50 e 51.
1.2. No caderno diário, representar o quadro da página 50 "Representação gráfica do 
       ponto".
1.3. No caderno diário, representar o quadro da página 51 "Representação gráfica da 
       linha".
1.4. Visionamento do vídeo: O Ponto
1.5. Visionamento do vídeo: A Linha

Atividade 2 "Separador do 3º período"

2.1.  Realizar o separador do 3º Período, no caderno diário, fazendo um desenho livre.
2.2. Aplicar técnicas de pintura com diferentes tipos de pontos e diferentes tipos de 
       linhas
Sugestão: utilizar, preferencialmente, os marcadores.


Atividade 1 “Legendar uma embalagem”

1.1. Visionamento do PowerPoint: "Informação nas embalagens"
Fonte: ET5/6, areal editores
1.2. Visionamento do PowerPoint: "Legendar uma embalagem" e realizar a proposta de  
       atividade, seguindo os passos descritos em cada um dos diapositivos da apresentação.
Fonte: ET5/6, areal editores

Atividade 2 "Símbolos da Páscoa"

2.1. Numa folha branca do caderno diário, desenhar símbolos de Páscoa. Pintar os 
       desenhos, associando a cada símbolo (sinos, coelhinhos, ovos,...) as cores mais 
       simbólicas desta efeméride.
Sugestão: utilizar para pintar, preferencialmente, os lápis de cor.

Atividade 3 "Separador do 3º período"

3.1.  Realizar o separador do 3º Período, no caderno diário, ilustrando com desenhos e 
        colagem de imagens (técnica mista), alusivas à temática da “Energia” (ver manual 
        da página 60 à página 70).


Atividade 1 "Elementos do discurso gráfico"

1.1. Consultar o manual EVI 5/6 (Porto Editora), ler e observar o conteúdo das páginas 
       186 às páginas 193.
1.2. Realizar a questão 1 do Teste 6 (imprimir numa folha A4)
Fonte: Evi Educação Visual 5º- 6º Anos - Manual do Aluno - Porto Editora

Atividade 2 "Teoria da Gestalt"

2.1. Consultar o manual EVI 5/6 (Porto Editora), ler e observar o conteúdo das páginas 
       196 e 197.
2.2. Visionamento do vídeo M. C. Escher - Metamorphose II
2.3. Realizar a questão 2 do Teste 6
Fonte: Evi Educação Visual 5º- 6º Anos - Manual do Aluno - Porto Editora

Atividade 3 "Separador do 3º período"

3.1.  Realizar o separador do 3º Período, no caderno diário, ilustrando-o com desenhos 
        e/ou colagem de imagens, que exemplifiquem os seis princípios da Gestalt.
Sugestão: utilizar, preferencialmente, o marcador preto e/ou a caneta de ponta fina preta.


Atividade 1 "Estrutura"

1.1. Consultar o manual ET5/6 (areal editores), ler e observar o conteúdo da página 70 
        à página 78.
1.2. Visionamento do PowerPoint: Tipos de estruturas
Fonte: DOSSIÊ DO PROFESSOR  ET5/6 Avaliação

Atividade 2 "Projeto de uma estrutura"

2.1. Visionamento, no blogue, da mensagem Estruturas
2.2. Realizar o projeto de uma estrutura, no caderno diário, seguindo as fases do Método 
       de Resolução de Problemas (ver página 8 e 9 do manual). Utilizar o lápis de grafite e 
       os lápis de cor.

Atividade 3 "Separador do 3º período"

3.1.  Realizar o separador do 3º Período, no caderno diário, ilustrando-o com desenhos e 
        colagem de imagens (técnica mista), alusivas ao tema “Estrutura”. 
Sugestão: para pintar os desenhos utilizar os materiais riscadores, selecionados pelo aluno.




Desejo-vos um bom trabalho, mas acima de tudo, desejo que estejam bem e
se mantenham de boa saúde!