Descrição do Blogue

Este blogue permite visualizar trabalhos realizados pelos alunos nas disciplinas de Educação Visual, Educação Tecnológica, Artes Visuais e na área de Expressão Plástica, no âmbito dos conteúdos abordados ao longo das unidades didáticas. Foi criado com o objetivo de cultivar nos alunos o gosto pela expressão artística, motivá-los para a realização das atividades através da linguagem plástica e visual e promover o seu sucesso escolar.

quinta-feira, 29 de maio de 2014

Perspetiva Cónica

Vivemos num espaço tridimensional.
O espaço é o lugar que ocupa a forma. 
Se a forma for plana, ocupa um espaço bidimensional.
Se a forma for volumétrica, ocupa um espaço tridimensional.
A perspetiva é o sistema que em desenho melhor funciona para iludir a terceira dimensão, dando-nos a sensação da profundidade.
Para desenhares na folha de papel, cujo espaço pictórico é bidimensional, podes usar uma das técnicas de representação em perspetiva - a perspetiva cónica.

A visão em perspetiva faz com que linhas retas paralelas em grandes profundidades pareçam convergir num ponto da linha do horizonte.
Para desenhares um cubo ou outra forma na perspetiva cónica é necessário saberes identificar os seus elementos essenciais:

- Ponto de Vista (PV) - pode ser identificado por uma linha vertical perpendicular à linha do horizonte. O ponto de vista encontra-se no cruzamento destas duas linhas. Dependendo do ângulo visual de observação, a linha vertical que localiza o ponto de vista pode situar-se centralizada ou num de seus lados, esquerdo ou direito;

- Linha do Horizonte (LH)representa o nível dos olhos do observador;

- Ponto de fuga (PF- ponto situado na linha do horizonte para onde convergem as linhas retas paralelas;

- Linhas de fuga (LF) - são as linhas imaginárias cuja convergência e afunilamento em direção ao ponto de fuga geram a sensação visual de profundidade.


Pontos de vista do observador: perspetiva frontal 
(um ponto de fuga)

O observador coloca-se de frente a uma das faces visíveis do objeto

8º E - Ana Gomes 1. 

8º E - Ana Gomes 2.

8º E - Eduarda Couto 1.

8º E - Eduarda Couto 2.

8º E - Ana Cláudia Carvalho

8º E - Leonardo Esteves

8º E - Gonçalo Silva

8º F - Fátima Graça

8º F - Ana Débora Araújo 1.

8º F - Ana Débora Araújo 2.

8º F - Diogo Pereira

8º F - Mariana Faria 

8º F- João Peixoto

8º F - Nídia Barbosa 1.

8º F - Nídia Barbosa 2.

8º F - Carolina Faria
8º F - Bruno Veiga

8º G - Francisca Machado 1.

8º G - Francisca Machado 2.

8º G - Maria Borges 1.
8º G - Maria Borges 2.

8º G - Raquel Lopes

8º G - Ana Rita Nascimento

8º G - Tiago Martins

8º G - Inês Domingues

8º G - Sónia Araújo


Perspetiva angular:  acima, sobre e abaixo do nível dos olhos do observador
(dois pontos de fuga)


O observador vê de frente uma aresta e obliquamente as faces que a determinam

8º E - Inês Carvalho

8º E - Ana Cláudia Carvalho

8º E - Gonçalo Silva

8º E - Ana Gomes

8º F - Ana Débora Araújo

8º F - Carolina Faria

8º F - Mariana Faria

8º G - Rita Nascimento

8º G - Maria Borges

8º G - Raquel Lopes