Descrição do Blogue

Este blogue permite visualizar trabalhos realizados pelos alunos nas disciplinas de Educação Visual, Educação Tecnológica, Artes Visuais e na área de Expressão Plástica, no âmbito dos conteúdos abordados ao longo das unidades didáticas. Foi criado com o objetivo de cultivar nos alunos o gosto pela expressão artística, motivá-los para a realização das atividades através da linguagem plástica e visual e promover o seu sucesso escolar.

terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Letreiro - desenho rigoroso de letras

No âmbito do domínio da "Técnica", tendo como objetivo geral o domínio dos materiais básicos de desenho técnico, e para promover a utilização correta de materiais básicos com rigor, em particular a régua, os alunos realizaram um letreiro, com o seu nome, para identificar um separador dos trabalhos.

5ºF - Ana Luísa Coelho
Materiais utilizados:
- Suporte - folha de papel quadriculado formato A4; lápis de grafite referência 3H; afia-lápis; régua; borracha branca e lápis de cor.

Análise da forma:
Com base numa grelha quadriculada, cada aluno pode observar que:

Grelha quadriculada

- um quadrado corresponde à unidade de medida;
- a cada letra corresponde uma determinada altura e largura;
- todas as letras desenhadas na grelha quadriculada têm a mesma altura = 7 quadrados;
- algumas letras têm largura diferentes, como as letras "I" = 1 quadrado; "M" = 4 quadrados e "W" = 5 quadrados;
- entre o desenho de cada letra existe um espaço vazio, correspondente a uma coluna de quadrados;
- além disso, que os sinais de acentuação das palavras não estavam representados na grelha, pelo que os alunos tiveram que os desenhar!

Processo de realização do letreiro:
- Com base no desenho de letras representado numa grelha quadriculada, os alunos analisaram o desenho das letras do seu nome;
- No suporte quadriculado, desenharam essas letras. Os segmentos de reta
foram desenhados com rigor, utilizando a régua. As linhas curvas foram desenhadas à mão-livre;
- Concluído o letreiro, contornaram com o lápis de cor preto cada uma das letras; 
- Tendo presente a noção de "Forma-Fundo" e "Contraste", selecionaram as cores e aplicaram técnicas de pintura com os lápis de cor;
- Alguns alunos aplicaram intuitivamente a noção de "Padrão";
- Recortaram o letreiro;
- Fizeram uma esquadria no separador, para orientação na colagem;
- Finalmente, colaram o letreiro.

O produto final, poderá ser apreciado nas seguintes imagens...

5ºF - Ana Pinto

5ºF - Leonor Silva

5ºF - Mariana Barbosa


5ºF - Mariana Cardoso

5ºA  Gonçalo Pinto

5ºA - Inês Martins

5ºA - Dinis Marques

5ºA - Joel Araújo

5ºA - Nuno Costa

5ºA - Sofia Verbo

5ºA - Nuno Alves

5ºA - Rodrigo Rodrigues

5ºG - Nádia Cunha

5ºG - Eduardo Oliveira

5ºG - Naiol Ferreira

5ºG - Mariano Monteiro

5ºG - Beatriz Vieira
5ºG - Tiago Rodrigues

5ºG - Bruna Louro