mistura aditiva mistura subtrativa |
- A cor é resultado da existência da luz.
- Cada cor tem uma radiação com determinado comprimento de onda.
- A cor de um objeto corresponde à mistura de radiações luminosas que a sua superfície reflete.
- As qualidades da cor são: o tom, o valor e a saturação.
- A mistura aditiva é a mistura de luz colorida.
- A mistura subtrativa é a mistura de pigmentos.
- Contraste de cor é o efeito que se obtém ao juntar duas superfícies diferentemente coloridas. Há vários contrastes e graus de contaste.
- Ao longo do tempo foram aparecendo diferentes teorias sobre a cor, como Isaac Newton (1642-1727); Philipp Otto Runge (1777-1810); Johannes Itten (1888-1967); Faber Birren (1900-1988),...- Cada cor tem uma radiação com determinado comprimento de onda.
- A cor de um objeto corresponde à mistura de radiações luminosas que a sua superfície reflete.
- As qualidades da cor são: o tom, o valor e a saturação.
- A mistura aditiva é a mistura de luz colorida.
- A mistura subtrativa é a mistura de pigmentos.
- Contraste de cor é o efeito que se obtém ao juntar duas superfícies diferentemente coloridas. Há vários contrastes e graus de contaste.
8º A - Ana Catarina Pereira |
8º G - Raquel Lopes |
Escalas monocromáticas - guache |
Grau de luminosidade e de saturação das cores primárias |
8º G - Raquel Lopes |
8º G - Bárbara Quintão |
8º G - Rita Nascimento |
8º G - Inês Silva |
8º G - Inês Granja |
Texturas e estruturas lineares - caneta ponta fina preta |
Estruturas linear |
Texturas e estruturas lineares - caneta ponta fina preta |
8º G - Maria Borges |
8º G - Rita Antunes |
8º G - Sónia Araújo |
8º F - Ana Débora Araújo |
Cores primárias - guache |
Composição geométrica de cubos isométricos - guache |
Tonalidade, saturação e luminosidade |
Criação de fundo - estrutura linear |
8º F - Carolina Faria |
Grau de luminosidade e de saturação das cores primárias |
Composição geométrica de cubos isométricos |
Escala policromática |
8º F - Carolina Faria |
Cores secundárias |
Cores primárias |
Texturas e estruturas lineares - caneta ponta fina preta |
Tonalidade, saturação e luminosidade |
8º F - Bruno Veiga |
Composição geométrica - guache |
Cores secundárias |
Cores neutras |
Cores frias |
Cores quentes |
Estruturas lineares |
8º F - Mariana Faria |
Estrutura linear - caneta de ponta fina preta |
8º F - Mariana Pinto |
Cores quentes |
8º E - Ana Carvalho |
Cores primárias - pintura a guache |
Escala monocromática |
Grau de luminosidade e de saturação das cores primárias |
Forma - Fundo |
8º E - Ana Carvalho |
Cores secundárias |
Estruturas lineares |
Tonalidade, saturação e luminosidade |
8º E - Gonçalo Silva |
Tonalidade, saturação e luminosidade |
8º E - Tiago Miranda |
8º E - Ana Gomes |
Grau de luminosidade e de saturação das cores primárias |
8º E - Ana Gomes |
8º E - Eduarda Couto |
8º E - Inês Carvalho |
Eu acho que esta matéria foi muito complexa pois houve muitas técnicas para utilizar. Mas achei-a interessante pelas cores novas que se iam obtendo.
ResponderEliminarTiago Miranda 8ºE
Esta matéria foi interessante e também um pouco criativa, pois aprendemos a obter vários tipos de tonalidades com o preto, com o branco e com outras cores também (mais propriamente as cores primárias).
ResponderEliminarUtilizamos também várias técnicas de pintura na realização dos nossos trabalhos.
Sem dúvida, gostei muito desta matéria.
Ana Cláudia Carvalho Nº1 8ºE
A teoria da cor consiste nos estudos e experimentos relacionados com a associação da luz com a natureza das cores, feitos por Leonardo Da Vinci, Isaac Newton... Durante as aulas de educação visual aprendemos muitas coisas, como: cores primarias,secundarias,terciárias,frias, quentes, neutras;cor-pigmento,cor-luz, escalas monocromaticas e muitas mais coisas.
ResponderEliminarNa minha opiniao , o mais interessante foi a quantidade de cores que se consegue obter misturando duas ou mais. Ainda se pode juntar branco ou preto, o que faz obter ainda mais tipos de cores. Inês Carvalho 8ºE Nº12
Eu acho que esta matéria foi muito interessante porque eu aprendi mais formas para pintar e descobri muitas cores novas e mais interessantes.
ResponderEliminarAntónio Silva nº 5 8ºE
A teoria da cor é uma matéria muito interessante. Aprendemos como fazer cores para preto e para branco, relembramos as cores primárias, secundárias e terciárias, as cores frias e quentes e também as cores neutras. Estudámos também a cor-luz e a cor-pigmento e aprendemos várias técnicas como a de pintar a gouache. Gonçalo Silva nº11 8ºE
ResponderEliminarEu acho que esta matéria foi muito interessante pois aprendi novas técnicas de pintura.Aprendi a fazer diversas tonalidades com o preto e o branco,pois as cores que resultavam eram muito interessantes.
ResponderEliminarAchei esta materia muito interessante pois a partir da mistura das cores primarias conseguimos obter novas cores e a essas cores chama mos as cores secundarias.Aprendi tambem que com a mistura do preto ou do branco com as cores primarias podemos obter varias tonalidades do mais escuro ate ao mais claro.
ResponderEliminarMargarida Veiga nº16 8ºE
Eu acho que a materia que aparece neste blog é interessante porque aprendi a fazer uma nova cor a partir de duas cores
ResponderEliminarEu achei que as aulas em que demos a Teoria da Cor foram muito interessantes,porque ao longo do tempo iamos sempre obtendo cores diversas.
ResponderEliminarE tambem aprendi algumas tonalidades de cores, juntando apenas o branco ou o preto.
Apreciei muito esta matéria
Leonardo Esteves 8· E N· 14
Achei esta matéria interessante pois adorei pintar utilizando as técnicas da pintura a gouache, as cores primarias, secundarias, neutras, quentes, frias, cores pigmento e por fim as cores-luz.
ResponderEliminarEduarda Couto nº10 8ºE
Materia interessante.
ResponderEliminarEstou a gostar muito de estudar a luz e a cor.
Guilherme Vaz 6ªA Nª12
Muito interesante conhecer e ver estes trabalhos tão bonitos sobre cor/luz e cor/pigmento.
ResponderEliminar