Vivemos num espaço tridimensional.
O espaço é o lugar que ocupa a forma.
Se a forma for plana, ocupa um espaço bidimensional.
Se a forma for volumétrica, ocupa um espaço tridimensional.
A perspetiva é o sistema que em desenho melhor funciona para iludir a terceira dimensão, dando-nos a sensação da profundidade.
Para desenhares na folha de papel, cujo espaço pictórico é bidimensional, podes usar uma das técnicas de representação em perspetiva - a perspetiva cónica.
![](//2.bp.blogspot.com/-PZfoczS7aBc/U4Iu3rVp_fI/AAAAAAAANSk/VI6fI1uKMMI/s1600/Desenho+em+perspetiva+-+1+ponto+de+fuga.jpg) |
A visão em perspetiva faz com que linhas retas paralelas em grandes profundidades pareçam convergir num ponto da linha do horizonte. |
Para desenhares um cubo ou outra forma na perspetiva cónica é necessário saberes identificar os seus elementos essenciais:
- Ponto de Vista (PV) - pode ser identificado por uma linha vertical perpendicular à linha do horizonte. O ponto de vista encontra-se no cruzamento destas duas linhas. Dependendo
do ângulo visual
de observação, a linha vertical que localiza o ponto de vista pode
situar-se centralizada ou num de seus lados, esquerdo ou direito;
- Linha do Horizonte (LH)- representa
o nível
dos
olhos do observador;
- Ponto de fuga (PF) - ponto situado na linha do horizonte para onde convergem as linhas retas paralelas;
- Linhas de fuga (LF) - são
as linhas imaginárias cuja convergência e afunilamento em
direção ao ponto de fuga geram
a sensação visual de profundidade.
Pontos de vista do observador: perspetiva frontal
(um ponto de fuga)
![](//1.bp.blogspot.com/-RkR351w4ikI/U4Ik7K9AKjI/AAAAAAAANSU/5BGKQpALW60/s1600/2+-+Perspetiva+Frontal+-+1+Ponto+de+Fuga_editado-1.jpg) |
O observador coloca-se de frente a uma das faces visíveis do objeto |
![](//2.bp.blogspot.com/-pcqUDUBlY4A/U4HlpPt0ryI/AAAAAAAANOk/9x1FfWD0OP8/s1600/8%C2%BA+E+-+Ana+Gomes.jpg) |
8º E - Ana Gomes 1. |
![](//4.bp.blogspot.com/-QpfRpU99roc/U486rAgZNlI/AAAAAAAANWc/ULFmOTENotA/s1600/8%C2%BA+E+-+Ana+Gomes.jpg) |
8º E - Ana Gomes 2. |
![](//1.bp.blogspot.com/-FjsWZvWJZMU/U4Hl0bvtEAI/AAAAAAAANOw/tTM8aRewbaU/s1600/8%25C2%25BA+E+-+Eduarda+Couto.jpg) |
8º E - Eduarda Couto 1. |
![](//3.bp.blogspot.com/-sE_M05-E-aE/U486TNQfWiI/AAAAAAAANWY/EpBZM12MLhk/s1600/8%25C2%25BA+E+-+Eduarda+Couto.jpg) |
8º E - Eduarda Couto 2. |
![](//3.bp.blogspot.com/-Akdg96fc6Mw/U4HqTaDpjcI/AAAAAAAANPI/ElxiFO_ECVE/s1600/8%C2%BA+E+-+Ana+Cl%C3%A1udia+Carvalho+(2).jpg) |
8º E - Ana Cláudia Carvalho |
![](//2.bp.blogspot.com/-envpPFJ0Jyw/U5Rf61J0ZPI/AAAAAAAANp8/cV04ao0eLsc/s1600/8%C2%BA+E+-+Leonardo+Esteves.jpg) |
8º E - Leonardo Esteves |
![](//2.bp.blogspot.com/-25DBcVmfT_0/U487CpacWnI/AAAAAAAANWo/GLwKXmtWa9w/s1600/8%25C2%25BA+E+-+Gon%25C3%25A7alo+Silva.jpg) |
8º E - Gonçalo Silva |
![](//1.bp.blogspot.com/-QbjRSck_wAI/U4ZHQF3pzzI/AAAAAAAANUM/yNWkFu9_5jk/s1600/8%25C2%25BA+F+-+F%25C3%25A1tima+Gra%25C3%25A7a.jpg) |
8º F - Fátima Graça |
![](//4.bp.blogspot.com/-JKhhbuV0c2g/U4ZHOOj-GDI/AAAAAAAANTk/J1VofHUDX0s/s1600/8%C2%BA+F+-+Ana+D%C3%A9bora+Ara%C3%BAjo.jpg) |
8º F - Ana Débora Araújo 1. |
![](//3.bp.blogspot.com/-R0cGYXUyQ14/U5RgkwAER6I/AAAAAAAANqQ/q2Cjjdk607o/s1600/8%25C2%25BA+F+-+Ana+D%25C3%25A9bora+Ara%25C3%25BAjo+%25283%2529.jpg) |
8º F - Ana Débora Araújo 2. |
![](//2.bp.blogspot.com/-_ePlaC1pIYg/U4ZTErmktoI/AAAAAAAANUc/rM1rHiXuKZM/s1600/8%C2%BA+F+-+Diogo+Pereira.jpg) |
8º F - Diogo Pereira |
![](//4.bp.blogspot.com/-mcGxmbxq0WM/U5RhieipI2I/AAAAAAAANqc/EM4ZWP4ai4w/s1600/8%C2%BA+F+-+Mariana+Faria+(2).jpg) |
8º F - Mariana Faria |
![](//3.bp.blogspot.com/-wfPQbdt7mbg/U5Rh2XlnJHI/AAAAAAAANqo/0v1oqRy0y0Q/s1600/8%25C2%25BA+F-+Jo%25C3%25A3o+Peixoto.jpg) |
8º F- João Peixoto |
![](//3.bp.blogspot.com/-o2BtfkU6fww/U4ZTElObgEI/AAAAAAAANUY/HQ71-IBb7AY/s1600/8%C2%BA+F+-+N%C3%ADdia+Barbosa.jpg) |
8º F - Nídia Barbosa 1. |
![](//4.bp.blogspot.com/-WSO7qOiOrPA/U5RgLoHea-I/AAAAAAAANqI/HaK29Tdzukk/s1600/8%25C2%25BA+F+-+N%25C3%25ADdia+Barbosa+%25282%2529.jpg) |
8º F - Nídia Barbosa 2. |
![](//4.bp.blogspot.com/-ba8At22jiGQ/U4ZHQAUjXmI/AAAAAAAANT0/dsG9JBnpRZY/s1600/8%C2%BA+F+-+Carolina+Faria.jpg) |
8º F - Carolina Faria |
![](//2.bp.blogspot.com/-y8FoIYqBebM/U5Rm5FFSU3I/AAAAAAAANrM/6AbnQsInbCY/s1600/8%25C2%25BA+F+-+Bruno+Veiga.JPG) |
8º F - Bruno Veiga |
![](//3.bp.blogspot.com/-M4A1Er83TsM/U4IhyIsdCjI/AAAAAAAANRA/fOLjqzX6lzo/s1600/8%C2%BA+G+-+Francisca+Machado+(2).jpg) |
8º G - Francisca Machado 1. |
![](//4.bp.blogspot.com/-BH3dwZUk1Vg/U4HrENB7rgI/AAAAAAAANPQ/XEQdBYFwp-k/s1600/8%C2%BA+G+-+Francisca+Machado.jpg) |
8º G - Francisca Machado 2. |
![](//2.bp.blogspot.com/-9grXJfvOOdw/U4HrEb06QyI/AAAAAAAANPU/0O80ZgPoGd0/s1600/8%C2%BA+G+-+Maria+Borges.jpg) |
8º G - Maria Borges 1. |
![](//1.bp.blogspot.com/-zSocaol88Tw/U5dXzNngwpI/AAAAAAAANsE/6JkZ42UZldo/s1600/8%C2%BA+G+-+Maria+Borges+(3).jpg) |
8º G - Maria Borges 2. |
![](//4.bp.blogspot.com/-ZriDrq5-2w0/U4HrEe_zjyI/AAAAAAAANPY/XJvrmLydf_4/s1600/8%C2%BA+G+-+Raquel+Lopes.jpg) |
8º G - Raquel Lopes |
![](//4.bp.blogspot.com/-AHOyUatYgac/U4HrGu1z14I/AAAAAAAANPo/RP7fESDXSH8/s1600/8%C2%BA+G+-+Rita+Nascimento.jpg) |
8º G - Ana Rita Nascimento |
![](//3.bp.blogspot.com/-hckZj3x86A0/U4HrHZT9D6I/AAAAAAAANPs/J-ta67WRja4/s1600/8%C2%BA+G+-+Tiago+Martins.jpg) |
8º G - Tiago Martins |
![](//2.bp.blogspot.com/-BhvrBpKJ29w/U5Riv2MEF2I/AAAAAAAANq4/cuWTbWjZeT0/s1600/8%25C2%25BA+G+-+In%25C3%25AAs+Domingues.jpg) |
8º G - Inês Domingues |
![](//2.bp.blogspot.com/-01hnK8ud58k/U5RjFaF5ESI/AAAAAAAANq8/gIfNRq-uZw4/s1600/8%C2%BA+G+-+S%C3%B3nia+Ara%C3%BAjo.jpg) |
8º G - Sónia Araújo |
Perspetiva angular: acima, sobre e abaixo do nível dos olhos do observador
(dois pontos de fuga)
![](//4.bp.blogspot.com/-Zf-_LXjv7c0/U4IXV8ZBJsI/AAAAAAAANQI/8trB3tjNKaU/s1600/2+-+Perspetiva+Angular+-+2+Pontos+de+Fug.jpg) |
O observador vê de frente uma aresta e obliquamente as faces que a determinam |
![](//1.bp.blogspot.com/-N5IEp7H12kM/U4IXvhiIdVI/AAAAAAAANQQ/dv6WmtanJ0k/s1600/8%C2%BA+E+-+In%C3%AAs+Carvalho.jpg) |
8º E - Inês Carvalho |
![](//1.bp.blogspot.com/-mSsQfY5NchA/U4IX9nreivI/AAAAAAAANQc/WgmjuFbabDE/s1600/8%25C2%25BA+E+-+Ana+Cl%25C3%25A1udia+Carvalho+%25283%2529.jpg) |
8º E - Ana Cláudia Carvalho |
![](//3.bp.blogspot.com/-XQWCDmwI3CA/U4IYhypwnbI/AAAAAAAANQg/QREZQVljiJk/s1600/8%C2%BA+E+-+Gon%C3%A7alo+Silva.jpg) |
8º E - Gonçalo Silva |
![](//4.bp.blogspot.com/-csVyuqVkzR8/U4IYtUHNPbI/AAAAAAAANQo/MFl1aKYKyUI/s1600/8%C2%BA+E+-+Ana+Gomes+(2).jpg) |
8º E - Ana Gomes |
![](//3.bp.blogspot.com/-pB-pNhBEuCI/U4ZHNwxwzKI/AAAAAAAANTs/EVdOBUCkoeY/s1600/8%25C2%25BA+F+-+Ana+D%25C3%25A9bora+Ara%25C3%25BAjo+%25282%2529.jpg) |
8º F - Ana Débora Araújo |
![](//4.bp.blogspot.com/-1fBvW4trFmE/U4ZHN4_O0AI/AAAAAAAANTw/TAB9Fk6cxFM/s1600/8%25C2%25BA+F+-+Carolina+Faria+%25282%2529.jpg) |
8º F - Carolina Faria |
![](//4.bp.blogspot.com/-F9v2S0qsDuA/U4ZHQuWpTRI/AAAAAAAANUI/7wZzCokilp4/s1600/8%25C2%25BA+F+-+Mariana+Faria.jpg) |
8º F - Mariana Faria |
![](//3.bp.blogspot.com/-igDkGtcDZUk/U4IjJSMeowI/AAAAAAAANRo/wx26B-xbwJA/s1600/8%C2%BA+G+-+Rita+Nascimento+(2).jpg) |
8º G - Rita Nascimento |
![](//1.bp.blogspot.com/-XB-nDJNu-HY/U4IjpDUpNtI/AAAAAAAANSA/E7QQTFSai5I/s1600/8%C2%BA+G+-+Maria+Borges+(2).jpg) |
8º G - Maria Borges |
![](//4.bp.blogspot.com/-sEGuaWGtz1E/U4IjzLpFi2I/AAAAAAAANSM/2l1ngW_XpKc/s1600/8%25C2%25BA+G+-+Raquel+Lopes+%25282%2529.jpg) |
8º G - Raquel Lopes |
Na perspetiva cónica, com um só ponto de fuga, o trabalho que mais apreciei foi o da Nídia Barbosa do 8ºF. A parte que mais me agradou foi o rigor: tem um bom paralelismo nas linhas, nota-se bem a diferença do cheio do traço das linhas auxiliares e das do "sólido" e as dimensões das faces, que dão o efeito de profundidade ao mesmo, batem certas(o que podia ter sido difícil, tendo em conta a forma da letra escolhida).
ResponderEliminarEm geral parece-me ser um trabalho muito bom.
Todos estes trabalhos têm bastante rigor, o que é necessário para conseguir realizar um trabalho com 1 ponto de fuga. Conseguimos perceber a diferença entre os traços das linhas auxiliares e dos traços do sólido em si. Dependendo da escolha da letra traçar a profundidade pode ser mais dificil, como por exemplo no L. O trabalho de que mais gostei foi o do Tiago Martins do 8ºG.
ResponderEliminarTodos os trabalhos estão bons.Especialmente o da Raquel Lopes, porque acho que a técnica do desenho em perspetiva com dois pontos de fuga foi bem aplicada e tem boa qualidade de pintura.
ResponderEliminarOs trabalhos na perspetiva cónica com um ponto de fuga estão muito bem feitos e com muito rigor.
ResponderEliminarNa letra o trabalho do Tiago Martins está com muito rigor e muito bem pintado.
Olá professora eu gostei muito do moral interativo da artista Monika Reut . Mas o que mais gostei foi das fotos da noite branca .
ResponderEliminarOlá, Luana! Gostei muito do teu comentário. Copia-o pf e publica-o novamente na mensagem certa, a atual " Criatividade e arte pública...". 🙂
ResponderEliminar