No âmbito do domínio da "Técnica", tendo como objetivo geral o domínio dos materiais básicos de desenho técnico, e para promover a utilização correta de materiais básicos com rigor, em particular a régua, os alunos realizaram um letreiro, com o seu nome, para identificar um separador dos trabalhos.
![](https://1.bp.blogspot.com/-aewJ0cjorLk/VsL8qNyvxfI/AAAAAAAAT-A/MVdvtCFfOBI/s400/5%25C2%25BAF%2B-%2BAna%2BAra%25C3%25BAjo%2B-%2BC%25C3%25B3pia.jpg) |
5ºF - Ana Luísa Coelho |
Materiais utilizados:
- Suporte - folha de papel quadriculado formato A4; lápis de grafite referência 3H; afia-lápis; régua; borracha branca e lápis de cor.
Análise da forma:
Com base numa grelha quadriculada, cada aluno pode observar que:
![](https://1.bp.blogspot.com/-JIsrnKnAaX8/VsL637acTKI/AAAAAAAAT90/CyFPtBmZeHw/s400/Grelha%2BQuadriculada%2Bcom%2Bletras.jpg) |
Grelha quadriculada |
- um quadrado corresponde à unidade de medida;
- a cada letra corresponde uma determinada altura e largura;
- todas as letras desenhadas na grelha quadriculada têm a mesma altura = 7 quadrados;
- algumas letras têm largura diferentes, como as letras "I" = 1 quadrado; "M" = 4 quadrados e "W" = 5 quadrados;
- entre o desenho de cada letra existe um espaço vazio, correspondente a uma coluna de quadrados;
- além disso, que os sinais de acentuação das palavras não estavam representados na grelha, pelo que os alunos tiveram que os desenhar!
Processo de realização do letreiro:
- Com base no desenho de letras representado numa grelha quadriculada, os alunos analisaram o desenho das letras do seu nome;
- No suporte quadriculado, desenharam essas letras. Os segmentos de reta
foram desenhados com rigor, utilizando a régua. As linhas curvas foram desenhadas à mão-livre;
- Concluído o letreiro, contornaram com o lápis de cor preto cada uma das letras;
- Tendo presente a noção de "Forma-Fundo" e "Contraste", selecionaram as cores e aplicaram técnicas de pintura com os lápis de cor;
- Alguns alunos aplicaram intuitivamente a noção de "Padrão";
- Recortaram o letreiro;
- Fizeram uma esquadria no separador, para orientação na colagem;
- Finalmente, colaram o letreiro.
O produto final, poderá ser apreciado nas seguintes imagens...
![](https://4.bp.blogspot.com/-P6F6whpnqXw/VsMEKwPJ4YI/AAAAAAAAT-U/63oFBDfNJ3M/s400/5%25C2%25BAF%2B-%2BAna%2BPinto.jpg) |
5ºF - Ana Pinto |
![](https://3.bp.blogspot.com/-04TNSVA3AK4/VsMELIF2smI/AAAAAAAAT-Q/967MpNcjtHo/s400/5%25C2%25BAF%2B-%2BLeonor%2BSilva.jpg) |
5ºF - Leonor Silva |
![](https://1.bp.blogspot.com/-JTr5zf6f7Dg/VsMEL67JVEI/AAAAAAAAT-Y/Q6Cx2DNg-zQ/s400/5%25C2%25BAF%2B-%2BMariana%2BBarbosa.jpg) |
5ºF - Mariana Barbosa |
![](https://3.bp.blogspot.com/-tSIqmY7GBgI/VsMFC5GEM_I/AAAAAAAAT-k/5KDxyrerDm8/s400/5%25C2%25BAF%2B-%2BMariana%2BCardoso.jpg) |
5ºF - Mariana Cardoso |
![](https://4.bp.blogspot.com/-p0mRVBzUQTQ/VsMFXfwbQcI/AAAAAAAAT-s/s7Lvu0TwPEk/s400/5%25C2%25BAA%2B%2BGon%25C3%25A7alo%2BPinto.jpg) |
5ºA Gonçalo Pinto |
![](https://2.bp.blogspot.com/-VvJ-GMBnvI8/VsMFXOl9KqI/AAAAAAAAT-o/znqKSh_VeRM/s400/5%25C2%25BAA%2B-%2BIn%25C3%25AAs%2BMartins.jpg) |
5ºA - Inês Martins |
![](https://4.bp.blogspot.com/-8hEvmHxBdFY/VsMFXfEsGSI/AAAAAAAAT_Q/pmm2_koas4o/s400/5%25C2%25BAA%2B-%2BDinis%2BMarques.jpg) |
5ºA - Dinis Marques |
![](https://4.bp.blogspot.com/-5YU55JAi7Sg/VsMFZPsCIAI/AAAAAAAAT-0/PABmidMhHI0/s400/5%25C2%25BAA%2B-%2BJoel%2BAra%25C3%25BAjo.jpg) |
5ºA - Joel Araújo |
![](https://2.bp.blogspot.com/-OnrYcFhTZx0/VsMFZS4DgFI/AAAAAAAAT-4/vRTwoiplvXY/s400/5%25C2%25BAA%2B-%2BNuno%2BCosta.jpg) |
5ºA - Nuno Costa |
![](https://3.bp.blogspot.com/-iSPYW-FZAtU/VsMFaDm1MVI/AAAAAAAAT_A/drJHfhaLAqg/s400/5%25C2%25BAA%2B-%2BSofia%2BVerbo.jpg) |
5ºA - Sofia Verbo |
![](https://3.bp.blogspot.com/-CDuGTykHJTM/VsMHldLqoUI/AAAAAAAAT_U/lHzjAYfD99Q/s400/5%25C2%25BAA%2B-%2BNuno%2BAlves.jpg) |
5ºA - Nuno Alves |
![](https://4.bp.blogspot.com/-JWjBaGaWOxY/VsMFaY5aESI/AAAAAAAAT_E/K2_h_7s-JWQ/s400/Rodrigo%2BRodrigues.jpg) |
5ºA - Rodrigo Rodrigues |
![](https://2.bp.blogspot.com/-7Tib-_6vFx4/VsMIg1_-FmI/AAAAAAAAT_s/sk9OQa43eNk/s400/5%25C2%25BAG%2B-%2BN%25C3%25A1dia%2BCunha.jpg) |
5ºG - Nádia Cunha |
![](https://4.bp.blogspot.com/-zhKl12xSoN4/VsMIflO0PAI/AAAAAAAAT_o/AmG_2mE0D48/s400/5%25C2%25BAG%2B-%2BEduardo%2BOliveira.jpg) |
5ºG - Eduardo Oliveira |
![](https://3.bp.blogspot.com/-fo2IDEB-p68/VsMIfubWlvI/AAAAAAAAT_k/6D2mkmcs7Ls/s400/5%25C2%25BAG%2B-%2BNaiol%2BFerreira.jpg) |
5ºG - Naiol Ferreira |
![](https://3.bp.blogspot.com/-rfueDNm_Nr0/VsMIhOXphPI/AAAAAAAAT_0/znR3SpsnQcE/s400/CCI10022016_0002.jpg) |
5ºG - Mariano Monteiro |
![](https://2.bp.blogspot.com/-dfLqvXI-ifo/VsMIfUyuzpI/AAAAAAAAT_g/jxM7SGuZfPg/s400/5%25C2%25BAG%2B-%2BBeatriz%2BVieira.jpg) |
5ºG - Beatriz Vieira |
![](https://2.bp.blogspot.com/-9-K-B9CbzPk/VsMIhOZdqFI/AAAAAAAAT_w/usNJhuGG3aI/s400/5%25C2%25BAG%2B-%2BTiago%2BRodrigues.jpg) |
5ºG - Tiago Rodrigues |
![](https://1.bp.blogspot.com/-ZIvND6CHd5E/VsMJNbFqgwI/AAAAAAAAT_8/DzabcToYHpM/s400/5%25C2%25BAG%2B-%2BBruna%2BLouro%2B-%2BC%25C3%25B3pia.jpg) |
5ºG - Bruna Louro |
Adorei todos os desenhos, mas o que ficou para mim o mais espetacular foi o da Inês Martins-5ºA
ResponderEliminarMas o da minha a turma o mais bonito foi o da Bruna Louro (:
Para mim o mais bonito é o da Nádia está muito giro
ResponderEliminarGostei de todos os trabalhos o que mais gostei foi o da Inês Martins 5A , e da minha turma gostei muito do desenho do Tiago Rodrigues 5G.
ResponderEliminareu gostei mais do letreiro do Mariano do 6º G
ResponderEliminar