Descrição do Blogue

Este blogue permite visualizar trabalhos realizados pelos alunos nas disciplinas de Educação Visual, Educação Tecnológica, Artes Visuais e na área de Expressão Plástica, no âmbito dos conteúdos abordados ao longo das unidades didáticas. Foi criado com o objetivo de cultivar nos alunos o gosto pela expressão artística, motivá-los para a realização das atividades através da linguagem plástica e visual e promover o seu sucesso escolar.

quinta-feira, 6 de abril de 2023

O que nós criámos...

Ao longo do ano letivo, no âmbito dos conteúdos da disciplina de Educação Visual (6ºB, 6ºG, 6ºH e 6ºF) e da disciplina de Educação Tecnológica (6ºB e 6ºF) os alunos deram largas à sua imaginação e, com bastante criatividade e empenho, realizaram as diversas atividades das quais se destacam as ilustradas ao longo desta mensagem.


 Avaliação inicial - EV

A partir de uma imagem dada em suporte papel os alunos personalizaram-na, projetando a conceção de uma  t-shirt.

6ºF - Yan Costa

autoretrato

"autoretrato", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/autoretrato [consultado em 06-04-2023].
autoretrato

"autoretrato", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/autoretrato [consultado em 06-04-2023].Depois de traçarem duas circunferências concêntricas puderam transformá-las num outro

Identificaram a camisola com o nome, turma e número respetivos e destacaram as iniciais da disciplina "EV", tendo para tal desenhado diferentes tipos de letras e números, com espessura.

6ºH - Tiago Gomes

Entre outros elementos, desenharam o autorretrato, o fruto e o animal preferidos e representaram, também, o desporto ou atividade lúdica que mais gostam de praticar. 

Ponto, linha, cor, textura e mancha

Recorreram aos elementos da linguagem visual: ponto, linha, cor, textura e mancha e aplicaram diversas técnicas: desenho, pintura, recorte e colagem.

6ºH - Ema Queirós

6ºF - Diogo Pereira

Pintaram formas e espaços com as suas cores preferidas utilizando os lápis de cor e a caneta de ponta fina preta, para destacar alguns elementos ou certos contornos. 

6ºB - André Castro

6ºF - Afonso Rebelo

Desenho, pintura, recorte e colagem de imagens de revistas

Técnicas: colagem, desenho, pintura e recorte

6ºB - Pedro, Arthur, Tiago

6ºB - Nuna Silva

6ºB - Carlota Castro

6ºH - Luz Silva



6ºH - Nádia Silva

6ºB - João Monteiro

6ºH - Diana Loureiro

Recortaram o projeto da t-shirt e colaram-no na folha do caderno diário destinada ao separador do 1º período e concluíram o separador.

6ºF - Diana Neves

6ºB - Maria Miguel Babo

  Avaliação inicial - ET

A partir do contorno e recorte da sua mão em papel de jornal, os alunos colaram a forma obtida  na folha do caderno diário, na posição que selecionaram. Com base nesta colagem desenharam de forma criativa e a partir dela completaram também desenhos e letras, para realizar o separador do 1º período.

6ºB - Natacha

6ºB
 

6ºF

 

6ºF - Diogo

6ºF - Valentina

 O Natal

Os alunos elaboraram-se formas tridimensionais, em papel cavalinho de cor branca, com base na planificação de uma embalagem para a decoração de espaços escolares.

 

Na construção das embalagens usaram técnicas e ferramentas aplicadas sobre papel.

6ºB - Margarida Magalhães

6ºF - Valentina Wendt

6ºB - Martim Antunes

Desenharam geometricamente polígonos estrelados de 6 pontas sobre cartolina colorida (verde e vermelha), recortaram e fizeram composições cromáticas com as formas obtidas, colando-as com alternância de forma e cor.

Realizaram origamis com papel específico, nomeadamente papel de lustro, cartolina e papel reutilizável, como papel de revistas e folhetos dos medicamentos. 

 

6ºF - Diogo Pereira

6ºB - Sofia Amorim


Leonor, Inês, Soraya, Sophia

Na decoração das embalagens desenharam elementos natalícios que pintaram atendendo à simbologia da cor e uniram com cola pequenos materiais reutilizáveis (plásticos, metais, lã, algodão, fitas de tecido, …) previamente selecionados, tendo por objetivo seguir a política dos 3R: Reduzir, Reutilizar, Reciclar, dando-lhes nova vida, diminuir o impacto ambiental do consumo de matérias-primas e contribuir para uma forma de vida mais sustentável.  

6ºB - Maria Miguel Babo

6ºB - Nuna Silva

6ºB - Gabriela Soares

As formas tridimensionais fizeram ainda parte da decoração de uma estrutura em forma de árvore, construída a partir de ripas e de um tronco de madeira, assim como da composição visual de 2 painéis verticais coletivos, em papel cenário.
 
6ºH

Decoração natalícia 2º e 3º ciclo - EV e ET
 
6ºH - Beatriz Borges

6ºH - Diana Loureiro

6ºH -  Ana Silva

Esta atividade foi desenvolvida em interdisciplinaridade com as disciplinas de Educação Visual do 2º e 3º ciclos, Educação Tecnológica e Cidadania e Desenvolvimento e os elementos natalícios foram realizados por todas as turmas do 2º e 3º ciclos. 

 

Sinais de disciplina, higiene e segurança

Na disciplina de Educação Tecnológica, no âmbito do conteúdo programático "Fabricação e Construção", - Segurança, Higiene e Saúde -, os alunos do 6ºB e 6ºF, realizaram um sinal de segurança, ilustrativo de regras da sala de aula.

6º B - 6º F

Os alunos começaram por identificar a simbologia de segurança que os ajudou a percecionar diferentes sinais e identificaram também a sua forma, cor e função - Clicar neste link Sinais de segurança.

Informação, Obrigação, Perigo, Proibição

 

Com base nas 6 fases do "Método de Resolução de Problemas", 1. observaram; 2. refletiram; 3. pesquisaram; 4. desenvolveram as suas ideias, escolheram a regra a ilustrar, (fizeram esboços no caderno diário e estudos de cor; 5. realizaram o projeto de um sinal de segurança, numa folha de papel cavalinho A4.


Projetos de um sinal de segurança

6ºF - Luana, Valentina, Leonor Cerqueira

6ºF - Filipa, Soraya, Leonor Santos

Sinais e as regras da sala de aula

- Devo ser assíduo e pontual.

- Devo retirar o chapéu ou gorro antes de entrar na sala de aula.

- Devo desligar o telemóvel antes de entrar na sala de aula.

- Devo entrar ordenadamente na sala de aula.

- Devo colocar o braço no ar para pedir para falar ou me levantar do lugar.

- Devo trabalhar sem perturbar os colegas e respeitá-los.

- Devo aguardar pelo intervalo para lanchar.

- Devo limpar o meu espaço de trabalho no momento de arrumar.

 

Para concluir a última fase do Método de Resolução de Problemas os alunos 6. avaliaram os projetos da turma: apreciaram, compararam e analisaram o seu projeto com os dos colegas, auscultaram opiniões, apresentaram sugestões para o aperfeiçoamento das mensagens visuais e escritas.

 

 O Espaço

Na disciplina de Educação Visual, no âmbito do conteúdo "Espaço" os alunos do 6ºH, 6ºG, 6ºB e 6ºF realizaram diversas atividades. Para melhor percecionarem as formas do meio envolvente pesquisaram imagens de diferentes tipos de espaços: natural, humanizado, aberto e fechado.

6ºH - 6ºG - 6ºF - 6ºB

Cortaram a imagem que selecionaram e colaram-na numa folha branca. Recorrendo à observação direta, completaram a imagem através do desenho à mão livre.

6ºF - Dinamene Francisco

6ºH - Ema Queirós

6ºH - Nádia Silva

6ºG - Gustavo Gomes - Inês Nogueira

6ºG, Maria; 6ºB, Mª Miguel; 6ºF, Diana; 6ºG, Simone

6ºB, Gabriela - 6ºF, Diogo - 6ºH, Ema

 

Representação do espaço 

O espaço real que nos rodeia é tridimensional (comprimento, largura e altura). Os alunos identificaram os elementos visuais que num desenho são essenciais para representar formas/objetos no espaço:

- utilização da perspetiva

- contraste claro-escuro;

- colocação de elementos mais próximos e mais afastados.

 

...inspiração na obra de Vincent van Gogh

Tendo como fonte de inspiração a obra "O quarto do Artista em Arles" de autoria do pintor holandês Vincent van Gogh (1853-1890) e a partir de uma imagem adaptada da obra os alunos representaram os elementos visuais que se encontravam em falta ou incompletos.

Aplicação da teoria da cor

Os alunos utilizaram técnicas de pintura a lápis de cor, aplicando conhecimentos específicos sobre a teoria da cor. Pintaram os diferentes objetos e espaços com cores primárias, cores secundárias e cores terciárias ou intermédias. Obtiveram contrastes entre as cores frias (azuis, verdes e violetas), as cores quentes (amarelos, vermelhos, magenta e laranjas) e as cores neutras (branco, cinzento e preto).

 

6ºH - Ema, Luz, Nádia, Sara, Diana, Ana

6ºH

6ºG - David, Antônio, Gustavo Maria, Leonor, Inês, Yasmin

6ºG

6ºB - Inês, Nuna, Natacha, Sofia, Gabriela, Sophia, Maria

6ºB

6ºF - Valentina, Diogo, Diana, Filipa

6ºF

A Margarida, orgulhosa do seu trabalho e admiradora da obra de Vincent van Gogh, fez questão de o homenagear usando uma peça de vestuário alusiva a uma outra pintura, uma recordação muito especial... aqui fica também o registo do momento inspirador desta aluna! 

6ºB - Margarida Magalhães

Letreiro 3D

Os alunos utilizaram papel quadriculado para representar com rigor as letras iniciais da disciplina “EV” em 3D, contemplando o conceito de perspetiva. Pintaram o letreiro atendendo ao conceito de forma/fundo, a intensidade e o contraste das cores.

6ºG - Dinis, Maria, Gonçalo, Gustavo

6ºG

6ºH - Arthur, Beatriz, Eurico, José, Luz, Núria, Gabriel, Joana, Tomás, Alexandre

6ºH

6ºF - Leonor, Valentina, Soraya, Diana, Filipa, Luana

6ºF


6ºB - Sophia, Inês, João, Tiago, Nuno

6ºB


Decoração da capa

 

Para guardarem os trabalhos realizados durante o ano letivo os alunos utilizaram uma folha de papel manteigueiro dobrada a meio, tendo a mesma a função de capa. Na decoração da capa recortaram e colaram o letreiro 3D e o trabalho realizado a partir da imagem adaptada da obra "O quarto do Artista em Arles" de Vincent van Gogh.

 

6ºH - Diana


Teoria da Gestalt

"A teoria da Gestalt, ou psicologia/teoria da forma, consiste numa série de estudos que analisam o modo como o cérebro humano interpreta as imagens. Segundo esta teoria, quando se olha para uma imagem, não se veem as partes que a constituem, mas a relação entre elas."

Manual adotado, Evi 5º/6º anos, pág. 196

  

6ºH

6ºG

6ºB

Os alunos, com base no que aprenderam sobre a teoria da Gestalt, concluíram a capa aplicando os seus princípios: semelhança; pregnância; proximidade; continuidade; fechamento e figura-fundo.

6ºH

6ºF

6ºB

6ºH

"A Gestalt engloba um conjunto de princípios baseados na estrutura das imagens ou dos elementos gráficos. Estes princípios determinam como a perceção humana reage relativamente às formas, contribuindo para a leitura e compreensão das imagens. Eles abordam padrões de comportamento do nosso cérebro quanto ao processo de perceção das formas. Segundo a teoria da Gestalt, os elementos gráficos podem ser interpretados de acordo com a sua disposição e estrutura."

Manual adotado, Evi 5º/6º anos, pág. 196

6ºH - Nádia Silva


Materiais, uniões, ferramentas e técnicas

Na disciplina de Educação Tecnológica, no âmbito do conteúdo "Propriedades dos materiais - "O papel", os alunos do 6ºB e do 6ºF, analisaram as propriedades do papel, técnicas e utensílios que lhe estão associados. Realizaram o separador do 2º período com "Animação de letras "ET"; recolheram diferentes tipos de papei, identificaram-no e elaboraram um "Mostruário de papeis"; fizeram a "Construção de uniões em cartolina" e aprenderam as técnicas básicas de construção de "Origami".


Animação de letras "ET"




6ºB - Margarida, Gabriela, Nuna

6ºB















   

Mostruário de papeis

Existe uma grande diversidade de papeis.







6ºB - Maria Miguel Babo

Construção de uniões em cartolina

No processo de construção de um objeto, depois do planeamento para se lhe dar forma é necessário escolher o material e a melhor forma de unir os elementos, selecionar as ferramentas e aplicar as respetivas técnicas.

6ºB - 6ºF

Origami

Aprenderam a técnica e arte de dobragem de papel, realizando formas simples, com os papeis mais adequados: papel de lustro, papel de máquina, papel de fantasia, papel de revista,... e aprofundaram os seus conhecimentos consultando uma mensagem do blogue dedicada a este conteúdo - Clicar neste link Origami


6ºB - Margarida Magalhães - Sofia Amorim

 

O Movimento

Na disciplina de Educação Tecnológica os alunos do 6ºB e do 6ºF, no âmbito do conteúdo "Movimento" e realizaram algumas experiências com base nas ideias apresentadas aqui no blogue - Clicar neste link Movimento

 

6ºB - 6ºF
 

Movimento real e movimento aparente 

6ºF - Valentina Wendt

6ºB - Maria Inês Correia

Representação do movimento aparente

 

6ºB - Gabriela Soares

 


6ºB - João Monteiro


6ºB - Maria Miguel Babo

 

6ºB - Martim Antunes


6ºB - Nuna Silva

 

6ºF -Leonor Santos

 

6ºF - Diego Silva - Diana Neves


6ºF -Leonor Cerqueira

 

6ºB - Carlota Castro


Boneco Articulado

Com base no projeto que realizaram os alunos construíram um boneco articulado.


6ºF - 6ºB

Desenharam, pintaram e nalguns casos colaram materiais reutilizáveis que acentuaram características ímpares à composição da sua personagem.

6ºF - Soraya Xavier

Uniram os diversos elementos com ataches, tendo para tal, em alguns casos, usado primeiro o alicate vazador.

6ºB - Maria Miguel Babo


6ºB - Margarida Martins
6ºB - Nuna Silva, Sophia Souza, Arthur Almeida

6ºB - Carlota Castro

 

Feita a articulação do boneco os alunos manipularam-no, observaram-no e recriaram diferentes posições corporais bastante engraçadas...

6ºF - Filipa Macaringue


 
6ºF

6ºF - Leonor Cerqueira, Luana, Leonor Santos

 
 
 

Operador de movimento

Os alunos visualizaram o livro digital - Clicar neste link e-Book Boneco articulado.

  
6ºF - Diogo Pereira
Com base nas indicações apresentadas e ilustradas no e-Book alguns alunos aplicaram ao seu boneco um operador de movimento...   
 
 
 
 

6ºF - Diogo Pereira

 


O Património

 

Na disciplina de Educação Visual, no âmbito do conteúdo “Património”, todas as turmas do 6º ano de escolaridade sob orientação das professoras Manuela Ferreira e Augusta Lima, foram motivadas para a atividade “Os 500 anos da freguesia de Real”, em articulação com a equipa da Biblioteca Porto Maia e a junta de freguesia de Real, Dume e Semelhe.

"Os 500 anos da freguesia de Real"

"Os 500 anos da freguesia de Real"

 

Património Mundial

Esta atividade passou por diversas fases, iniciando pelo estudo do Património Mundial. Os alunos visualizaram apresentações multimédia na sala de aula que foram disponibilizadas na Classroom. Com base nessa informação, complementada pela do manual adotado, fizeram pesquisas relacionadas com a noção de património, seu valor e os tipos de património

 

Património mun