Descrição do Blogue

Este blogue permite visualizar trabalhos realizados pelos alunos nas disciplinas de Educação Visual, Educação Tecnológica, Artes Visuais e na área de Expressão Plástica, no âmbito dos conteúdos abordados ao longo das unidades didáticas. Foi criado com o objetivo de cultivar nos alunos o gosto pela expressão artística, motivá-los para a realização das atividades através da linguagem plástica e visual e promover o seu sucesso escolar.

quinta-feira, 6 de abril de 2023

O que nós criámos...

Ao longo do ano letivo, no âmbito dos conteúdos da disciplina de Educação Visual (6ºB, 6ºG, 6ºH e 6ºF) e da disciplina de Educação Tecnológica (6ºB e 6ºF) os alunos deram largas à sua imaginação e, com bastante criatividade e empenho, realizaram as diversas atividades das quais se destacam as ilustradas ao longo desta mensagem.


 Avaliação inicial - EV

A partir de uma imagem dada em suporte papel os alunos personalizaram-na, projetando a conceção de uma  t-shirt.

6ºF - Yan Costa

autoretrato

"autoretrato", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/autoretrato [consultado em 06-04-2023].
autoretrato

"autoretrato", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/autoretrato [consultado em 06-04-2023].Depois de traçarem duas circunferências concêntricas puderam transformá-las num outro

Identificaram a camisola com o nome, turma e número respetivos e destacaram as iniciais da disciplina "EV", tendo para tal desenhado diferentes tipos de letras e números, com espessura.

6ºH - Tiago Gomes

Entre outros elementos, desenharam o autorretrato, o fruto e o animal preferidos e representaram, também, o desporto ou atividade lúdica que mais gostam de praticar. 

Ponto, linha, cor, textura e mancha

Recorreram aos elementos da linguagem visual: ponto, linha, cor, textura e mancha e aplicaram diversas técnicas: desenho, pintura, recorte e colagem.

6ºH - Ema Queirós

6ºF - Diogo Pereira

Pintaram formas e espaços com as suas cores preferidas utilizando os lápis de cor e a caneta de ponta fina preta, para destacar alguns elementos ou certos contornos. 

6ºB - André Castro

6ºF - Afonso Rebelo

Desenho, pintura, recorte e colagem de imagens de revistas

Técnicas: colagem, desenho, pintura e recorte

6ºB - Pedro, Arthur, Tiago

6ºB - Nuna Silva

6ºB - Carlota Castro

6ºH - Luz Silva



6ºH - Nádia Silva

6ºB - João Monteiro

6ºH - Diana Loureiro

Recortaram o projeto da t-shirt e colaram-no na folha do caderno diário destinada ao separador do 1º período e concluíram o separador.

6ºF - Diana Neves

6ºB - Maria Miguel Babo

  Avaliação inicial - ET

A partir do contorno e recorte da sua mão em papel de jornal, os alunos colaram a forma obtida  na folha do caderno diário, na posição que selecionaram. Com base nesta colagem desenharam de forma criativa e a partir dela completaram também desenhos e letras, para realizar o separador do 1º período.

6ºB - Natacha

6ºB
 

6ºF

 

6ºF - Diogo

6ºF - Valentina

 O Natal

Os alunos elaboraram-se formas tridimensionais, em papel cavalinho de cor branca, com base na planificação de uma embalagem para a decoração de espaços escolares.

 

Na construção das embalagens usaram técnicas e ferramentas aplicadas sobre papel.

6ºB - Margarida Magalhães

6ºF - Valentina Wendt

6ºB - Martim Antunes

Desenharam geometricamente polígonos estrelados de 6 pontas sobre cartolina colorida (verde e vermelha), recortaram e fizeram composições cromáticas com as formas obtidas, colando-as com alternância de forma e cor.

Realizaram origamis com papel específico, nomeadamente papel de lustro, cartolina e papel reutilizável, como papel de revistas e folhetos dos medicamentos. 

 

6ºF - Diogo Pereira

6ºB - Sofia Amorim


Leonor, Inês, Soraya, Sophia

Na decoração das embalagens desenharam elementos natalícios que pintaram atendendo à simbologia da cor e uniram com cola pequenos materiais reutilizáveis (plásticos, metais, lã, algodão, fitas de tecido, …) previamente selecionados, tendo por objetivo seguir a política dos 3R: Reduzir, Reutilizar, Reciclar, dando-lhes nova vida, diminuir o impacto ambiental do consumo de matérias-primas e contribuir para uma forma de vida mais sustentável.  

6ºB - Maria Miguel Babo

6ºB - Nuna Silva

6ºB - Gabriela Soares

As formas tridimensionais fizeram ainda parte da decoração de uma estrutura em forma de árvore, construída a partir de ripas e de um tronco de madeira, assim como da composição visual de 2 painéis verticais coletivos, em papel cenário.
 
6ºH

Decoração natalícia 2º e 3º ciclo - EV e ET
 
6ºH - Beatriz Borges

6ºH - Diana Loureiro

6ºH -  Ana Silva

Esta atividade foi desenvolvida em interdisciplinaridade com as disciplinas de Educação Visual do 2º e 3º ciclos, Educação Tecnológica e Cidadania e Desenvolvimento e os elementos natalícios foram realizados por todas as turmas do 2º e 3º ciclos. 

 

Sinais de disciplina, higiene e segurança

Na disciplina de Educação Tecnológica, no âmbito do conteúdo programático "Fabricação e Construção", - Segurança, Higiene e Saúde -, os alunos do 6ºB e 6ºF, realizaram um sinal de segurança, ilustrativo de regras da sala de aula.

6º B - 6º F

Os alunos começaram por identificar a simbologia de segurança que os ajudou a percecionar diferentes sinais e identificaram também a sua forma, cor e função - Clicar neste link Sinais de segurança.

Informação, Obrigação, Perigo, Proibição

 

Com base nas 6 fases do "Método de Resolução de Problemas", 1. observaram; 2. refletiram; 3. pesquisaram; 4. desenvolveram as suas ideias, escolheram a regra a ilustrar, (fizeram esboços no caderno diário e estudos de cor; 5. realizaram o projeto de um sinal de segurança, numa folha de papel cavalinho A4.


Projetos de um sinal de segurança

6ºF - Luana, Valentina, Leonor Cerqueira

6ºF - Filipa, Soraya, Leonor Santos

Sinais e as regras da sala de aula

- Devo ser assíduo e pontual.

- Devo retirar o chapéu ou gorro antes de entrar na sala de aula.

- Devo desligar o telemóvel antes de entrar na sala de aula.

- Devo entrar ordenadamente na sala de aula.

- Devo colocar o braço no ar para pedir para falar ou me levantar do lugar.

- Devo trabalhar sem perturbar os colegas e respeitá-los.

- Devo aguardar pelo intervalo para lanchar.

- Devo limpar o meu espaço de trabalho no momento de arrumar.

 

Para concluir a última fase do Método de Resolução de Problemas os alunos 6. avaliaram os projetos da turma: apreciaram, compararam e analisaram o seu projeto com os dos colegas, auscultaram opiniões, apresentaram sugestões para o aperfeiçoamento das mensagens visuais e escritas.

 

 O Espaço

Na disciplina de Educação Visual, no âmbito do conteúdo "Espaço" os alunos do 6ºH, 6ºG, 6ºB e 6ºF realizaram diversas atividades. Para melhor percecionarem as formas do meio envolvente pesquisaram imagens de diferentes tipos de espaços: natural, humanizado, aberto e fechado.

6ºH - 6ºG - 6ºF - 6ºB

Cortaram a imagem que selecionaram e colaram-na numa folha branca. Recorrendo à observação direta, completaram a imagem através do desenho à mão livre.

6ºF - Dinamene Francisco

6ºH - Ema Queirós

6ºH - Nádia Silva

6ºG - Gustavo Gomes - Inês Nogueira

6ºG, Maria; 6ºB, Mª Miguel; 6ºF, Diana; 6ºG, Simone

6ºB, Gabriela - 6ºF, Diogo - 6ºH, Ema

 

Representação do espaço 

O espaço real que nos rodeia é tridimensional (comprimento, largura e altura). Os alunos identificaram os elementos visuais que num desenho são essenciais para representar formas/objetos no espaço:

- utilização da perspetiva

- contraste claro-escuro;

- colocação de elementos mais próximos e mais afastados.

 

...inspiração na obra de Vincent van Gogh

Tendo como fonte de inspiração a obra "O quarto do Artista em Arles" de autoria do pintor holandês Vincent van Gogh (1853-1890) e a partir de uma imagem adaptada da obra os alunos representaram os elementos visuais que se encontravam em falta ou incompletos.

Aplicação da teoria da cor

Os alunos utilizaram técnicas de pintura a lápis de cor, aplicando conhecimentos específicos sobre a teoria da cor. Pintaram os diferentes objetos e espaços com cores primárias, cores secundárias e cores terciárias ou intermédias. Obtiveram contrastes entre as cores frias (azuis, verdes e violetas), as cores quentes (amarelos, vermelhos, magenta e laranjas) e as cores neutras (branco, cinzento e preto).

 

6ºH - Ema, Luz, Nádia, Sara, Diana, Ana

6ºH

6ºG - David, Antônio, Gustavo Maria, Leonor, Inês, Yasmin

6ºG

6ºB - Inês, Nuna, Natacha, Sofia, Gabriela, Sophia, Maria

6ºB

6ºF - Valentina, Diogo, Diana, Filipa

6ºF

A Margarida, orgulhosa do seu trabalho e admiradora da obra de Vincent van Gogh, fez questão de o homenagear usando uma peça de vestuário alusiva a uma outra pintura, uma recordação muito especial... aqui fica também o registo do momento inspirador desta aluna! 

6ºB - Margarida Magalhães

Letreiro 3D

Os alunos utilizaram papel quadriculado para representar com rigor as letras iniciais da disciplina “EV” em 3D, contemplando o conceito de perspetiva. Pintaram o letreiro atendendo ao conceito de forma/fundo, a intensidade e o contraste das cores.

6ºG - Dinis, Maria, Gonçalo, Gustavo

6ºG

6ºH - Arthur, Beatriz, Eurico, José, Luz, Núria, Gabriel, Joana, Tomás, Alexandre

6ºH

6ºF - Leonor, Valentina, Soraya, Diana, Filipa, Luana

6ºF


6ºB - Sophia, Inês, João, Tiago, Nuno

6ºB


Decoração da capa

 

Para guardarem os trabalhos realizados durante o ano letivo os alunos utilizaram uma folha de papel manteigueiro dobrada a meio, tendo a mesma a função de capa. Na decoração da capa recortaram e colaram o letreiro 3D e o trabalho realizado a partir da imagem adaptada da obra "O quarto do Artista em Arles" de Vincent van Gogh.

 

6ºH - Diana


Teoria da Gestalt

"A teoria da Gestalt, ou psicologia/teoria da forma, consiste numa série de estudos que analisam o modo como o cérebro humano interpreta as imagens. Segundo esta teoria, quando se olha para uma imagem, não se veem as partes que a constituem, mas a relação entre elas."

Manual adotado, Evi 5º/6º anos, pág. 196

  

6ºH

6ºG

6ºB

Os alunos, com base no que aprenderam sobre a teoria da Gestalt, concluíram a capa aplicando os seus princípios: semelhança; pregnância; proximidade; continuidade; fechamento e figura-fundo.

6ºH

6ºF

6ºB

6ºH

"A Gestalt engloba um conjunto de princípios baseados na estrutura das imagens ou dos elementos gráficos. Estes princípios determinam como a perceção humana reage relativamente às formas, contribuindo para a leitura e compreensão das imagens. Eles abordam padrões de comportamento do nosso cérebro quanto ao processo de perceção das formas. Segundo a teoria da Gestalt, os elementos gráficos podem ser interpretados de acordo com a sua disposição e estrutura."

Manual adotado, Evi 5º/6º anos, pág. 196

6ºH - Nádia Silva


Materiais, uniões, ferramentas e técnicas

Na disciplina de Educação Tecnológica, no âmbito do conteúdo "Propriedades dos materiais - "O papel", os alunos do 6ºB e do 6ºF, analisaram as propriedades do papel, técnicas e utensílios que lhe estão associados. Realizaram o separador do 2º período com "Animação de letras "ET"; recolheram diferentes tipos de papei, identificaram-no e elaboraram um "Mostruário de papeis"; fizeram a "Construção de uniões em cartolina" e aprenderam as técnicas básicas de construção de "Origami".


Animação de letras "ET"




6ºB - Margarida, Gabriela, Nuna

6ºB















   

Mostruário de papeis

Existe uma grande diversidade de papeis.







6ºB - Maria Miguel Babo

Construção de uniões em cartolina

No processo de construção de um objeto, depois do planeamento para se lhe dar forma é necessário escolher o material e a melhor forma de unir os elementos, selecionar as ferramentas e aplicar as respetivas técnicas.

6ºB - 6ºF

Origami

Aprenderam a técnica e arte de dobragem de papel, realizando formas simples, com os papeis mais adequados: papel de lustro, papel de máquina, papel de fantasia, papel de revista,... e aprofundaram os seus conhecimentos consultando uma mensagem do blogue dedicada a este conteúdo - Clicar neste link Origami


6ºB - Margarida Magalhães - Sofia Amorim

 

O Movimento

Na disciplina de Educação Tecnológica os alunos do 6ºB e do 6ºF, no âmbito do conteúdo "Movimento" e realizaram algumas experiências com base nas ideias apresentadas aqui no blogue - Clicar neste link Movimento

 

6ºB - 6ºF
 

Movimento real e movimento aparente 

6ºF - Valentina Wendt

6ºB - Maria Inês Correia

Representação do movimento aparente

 

6ºB - Gabriela Soares

 


6ºB - João Monteiro


6ºB - Maria Miguel Babo

 

6ºB - Martim Antunes


6ºB - Nuna Silva

 

6ºF -Leonor Santos

 

6ºF - Diego Silva - Diana Neves


6ºF -Leonor Cerqueira

 

6ºB - Carlota Castro


Boneco Articulado

Com base no projeto que realizaram os alunos construíram um boneco articulado.


6ºF - 6ºB

Desenharam, pintaram e nalguns casos colaram materiais reutilizáveis que acentuaram características ímpares à composição da sua personagem.

6ºF - Soraya Xavier

Uniram os diversos elementos com ataches, tendo para tal, em alguns casos, usado primeiro o alicate vazador.

6ºB - Maria Miguel Babo


6ºB - Margarida Martins
6ºB - Nuna Silva, Sophia Souza, Arthur Almeida

6ºB - Carlota Castro

 

Feita a articulação do boneco os alunos manipularam-no, observaram-no e recriaram diferentes posições corporais bastante engraçadas...

6ºF - Filipa Macaringue


 
6ºF

6ºF - Leonor Cerqueira, Luana, Leonor Santos

 
 
 

Operador de movimento

Os alunos visualizaram o livro digital - Clicar neste link e-Book Boneco articulado.

  
6ºF - Diogo Pereira
Com base nas indicações apresentadas e ilustradas no e-Book alguns alunos aplicaram ao seu boneco um operador de movimento...   
 
 
 
 

6ºF - Diogo Pereira

 


O Património

 

Na disciplina de Educação Visual, no âmbito do conteúdo “Património”, todas as turmas do 6º ano de escolaridade sob orientação das professoras Manuela Ferreira e Augusta Lima, foram motivadas para a atividade “Os 500 anos da freguesia de Real”, em articulação com a equipa da Biblioteca Porto Maia e a junta de freguesia de Real, Dume e Semelhe.

"Os 500 anos da freguesia de Real"

"Os 500 anos da freguesia de Real"

 

Património Mundial

Esta atividade passou por diversas fases, iniciando pelo estudo do Património Mundial. Os alunos visualizaram apresentações multimédia na sala de aula que foram disponibilizadas na Classroom. Com base nessa informação, complementada pela do manual adotado, fizeram pesquisas relacionadas com a noção de património, seu valor e os tipos de património

 

Património mundial

Realizaram o separador do seu caderno ilustrando-o com desenhos e colagens temáticas.

6ºB, 6ºH, 6ºG, 6ºF
 

"Os 500 anos da freguesia de Real"

Os alunos deram continuidade ao estudo do Património local. Pesquisaram uma imagem ilustrativa do património natural e cultural / artístico de Real, em diferentes fontes de informação: livros, fotos, postais, jornais, folhetos,… internet.

Património local

Recriação da imagem selecionada

Os alunos selecionaram o elemento a reproduzir por observação da imagem selecionada. Realizaram um desenho numa folha de papel cavalinho A4, orientada na posição horizontal ou vertical de acordo com a sua imagem.

 

6ºB - Carlota Castro
 

Utilizaram o lápis de grafite, a caneta de ponta fina preta e os lápis de cor, aplicando técnicas associadas a estes instrumentos de registo.

6ºH - Ema Queirós

6ºG - Gustavo Gomes

 

6ºH - Joana Cunha
 

Esta atividade viu cumpridos, entre outros, os seguintes objetivos específicos:

- sensibilizar os alunos para a necessidade de proteção e de preservação do património da freguesia de Real, enquanto herança e valor inestimável;  

6ºB

- compreender o conceito de património – noção e valor;  

6ºH

6ºF

- sensibilizar a comunidade para a participação nas atividades culturais da escola.  

6ºG
 

Exposição na Biblioteca Porto Maia

Os trabalhos realizados encontram-se em exposição temporária na Biblioteca da escola e participam no concurso promovido pela junta que, posteriormente, em conjunto com a equipa da Biblioteca, selecionará três trabalhos para a atribuição de prémios aos alunos.

Painel expositor - 6º ano

6ºH - Juan Gutierrez

Painel expositor - 6º ano

6ºB - Margarida Magalhães

Painel expositor - 6º ano

6º ano

Exposição na Biblioteca Porto Maia

Visita a exposição! 

…, porque a tua opinião é muito importante, convido-te a apreciar os trabalhos também expostos aqui no blogue e a fazer um comentário.


Desejo a todos os meus queridos alunos umas boas férias.



63 comentários:

  1. Diogo Pereira, Nº6, 6ºFquinta-feira, abril 20, 2023

    Olá professora Augusta Lima, gostei de fazer todas estas atividades, principalmente o separador da " Avaliação inicial- EV".
    Até á próxima aula.

    ResponderEliminar
  2. Diana Neves, Nº3, 6ºFquinta-feira, abril 20, 2023

    Olá professora Augusta Lima, eu gostei muito do trabalho de todos, mas para mim gostei mais do trabalho de Natal - formas tridimensionais - embalagem.

    ResponderEliminar
  3. Dinamene Francisco nº6 6ºfquinta-feira, abril 20, 2023

    Olá Professora, gosto imenso do blogue acho que é bem organizado e lindo. Os trabalhos de que eu mais gostei foram os do 1ºPeriodo - Separador de ET - Mãos. E também gostei dos trabalhos que temos feito ao longo ano letivo.

    ResponderEliminar
  4. Olá senhora professora, gosto muito no blogue de tudo,
    mas a parte que mais gostei foi da camisola e as embalagens de natal, espero que continuemos com atividades como estas.

    ResponderEliminar
  5. Filipa Gabriela 6ºF Nº10quarta-feira, maio 24, 2023

    Gostei muito de fazer todos os trabalhos, mas o que eu mais gostei foi o da t-shirt. Porque usamos técnicas diferentes e gostei muito de fazer o esfumado.

    ResponderEliminar
  6. Eva Silva 6ºF Nº8quarta-feira, maio 24, 2023

    Eu achei interessante cada trabalho que encontrei aqui no blogue, também achei muito bonito e engraçado. O trabalho que eu mais gostei de fazer foi o boneco articulado, porque eu gostei de criar a minha boneca. Primeiro fiz o projeto depois passei para o molde em cartolina e pintei com os materiais necessários. Depois de fazer os furos coloquei os ataches e até parece que o minha boneca ganhou vida. Eu adorei fazer este trabalho.

    ResponderEliminar
  7. Eu gostei muito de fazer a camisola e o boneco articulado porque gostei do resultado, ficou muito criativo

    ResponderEliminar
  8. Leonor Cerqueira 6°F n°16quarta-feira, maio 24, 2023

    Olá professora, gostei muito do blog está muito interessante e criativo.
    O que eu mais gostei de fazer foi a camisola e os separadores, porque achei muito interessante e tive muita criatividade.

    ResponderEliminar
  9. Leonor Santos 6°F n°15quarta-feira, maio 24, 2023

    Gostei muito de fazer a camisola e o boneco articulado porque gostei muito do resoltado

    ResponderEliminar
  10. Fernando Barbosa N9 6 Fquarta-feira, maio 24, 2023

    Ola professora, espero que esteja bem. O que mais gostei da disciplina e do blog foram as caixas de natal e o letreiro de letras 3D de EV, espero que para o ano possamos ter mais atividades como estas.

    ResponderEliminar
  11. Gostei muito do que aprendemos e fizemos este ano com a professora, o blogue foi uma ideia genial da professora , os trabalhos que gostei mais foram a t-shirt e o boneco articulado pois na t-shirt apliquei técnicas que conhecia já o boneco articulado eu achei que teve um movimento interessante e engraçado.

    ResponderEliminar
  12. Diogo Silva Pereira, N°6, 6°Fquarta-feira, maio 24, 2023

    Teste

    ResponderEliminar
  13. Diogo Silva Pereira, N°6, 6°Fquarta-feira, maio 24, 2023

    Olá professora, espero que esteja tudo bem.
    Gostei de todas as atividades, mas principalmente do boneco articulado, porque adorei dar asas à minha imaginação.
    Na realização do boneco articulado, tive que fazer a ficha 13, como projeto e logo a seguir destaquei uma parte da realização do boneco e pintei.Fiz o meu boneco chamado "Camponês" e outro o "Laranja".
    Utilizei ataches, lápis de cor, furador, entre outros materiais.
    Agora vou falar um pouco das técnicas que e que tive que fazer, recorte, furar, unir (com ataches) e outras.
    Eu gostei e adorei fazer esta atividade. Obrigado.

    ResponderEliminar
  14. Gabriela Soares, Nº 5 6ºBterça-feira, maio 30, 2023

    Eu gostei de fazer todos os trabalhos, mas gostei mais de fazer um, o separador do 3º Período, sobre o Património, mas para isso tive de seguir vários passos:
    1º passo: Ir ao manual e visualizar os vídeos que a professora pôs na classroom, tudo isto sobre o património;
    2º passo: Escrever as letras "EV" e "3º PERÍODO";
    3º passo: Desenhar vários tipos de património e alguns símbolos;
    4º passo: Passar com caneta ponta fina preta e apagar as partes restantes feitas a lápis que não pertence ao desenho;
    5º passo: Pintar as figuras;
    6º passo: Pintar o fundo com esfumadinho.

    Eu gostei de fazer este trabalho porque fomos nós próprios a descobrir o que era o património, ou seja que, para além de desenharmos e pintarmos também é um trabalho de pesquisa.

    ResponderEliminar
  15. Gabriela Soares, Nº5 6ºBterça-feira, maio 30, 2023

    Eu gostei de fazer todos os trabalhos, mas gostei mais de fazer o separador de EV do 3º período, sobre o Património, mas tive de seguir vários passos:
    1º passo: Ir ao manual e visualizar os vídeos que a professora pôs na classroom;
    2º passo: Escrever "EV" e "3º PERÍODO";
    3º passo: Desenhar vários tipos de património e alguns símbolos;
    4º passo: Passar com caneta ponta fina preta e apagar as partes restantes que não fazem parte do desenho;
    5º passo: Pintar as figuras;
    6º passo: Pintar o fundo com esfumadinho.

    ResponderEliminar
  16. Inês Duarte,Nº12,6ºFterça-feira, maio 30, 2023

    Olá professora, adorei explorar o blogue e gostei muito das imagens, mas o trabalho que mais gostei de fazer foi o boneco articulado, porque foi a atividade mais criativa que realizei, pois pude usar materiais que deixaram o boneco adequado e bom para ser avaliado, depois o último passo foi usar os ataches que deu movimento ao boneco articulado e por esse motivo adorei fazer a atividade proposta pela professora, espero continuar a realizar atividades/trabalhos propostos como estes.

    ResponderEliminar
  17. Eu gostei de fazer todos os trabalhos, e o que eu mais gostei de fazer foi o letreiro 3D. Usei as medidas corretas fui rigoroso na pintura também usei a régua para traçar as linhas retas e a parte que eu mais gostei foi pintar o fundo do letreiro com 3 cores diferentes e 1 cor com tons diferentes. Pra mim esse foi o melhor trabalho.

    ResponderEliminar
  18. Afonso Rebelo 6ºF nº1quarta-feira, maio 31, 2023

    Olá professora, gostei muito do blogue, os que eu mais gostei foi o das t-shirt e também dos separadores gostei de aplicar técnicas novas e também aplicar o esfumado.

    ResponderEliminar
  19. Yan Costa 6ºF nº20quarta-feira, maio 31, 2023

    Olá professora, eu gostei muito dos trabalhos do blogue, mas o que mais gostei foi fazer o boneco articulado, eu dei asas a minha imaginação gostei muito de colocar os a taches e fazer o movimento no meu boneco.

    ResponderEliminar
  20. Edgar Veloso nº7 6ºFquarta-feira, maio 31, 2023

    Olá professora ,gostei de fazer o trabalho da t-shirt porque foi livre este trabalho adorei criar o boneco articulado e gostei de fazer o esfumado

    ResponderEliminar
  21. Francisco Freitas 6Fquarta-feira, maio 31, 2023

    Olá professora,hoje estava a observar o blogue e gostei muito dos trabalhos que vi. Dos Trabalhos que fiz o boneco articulado foi oque gostei mais porque adorei fazer o meu jogador de futebol. O trabalho que menos gostei mas ainda assim gostei foi o da Tshirt, gostei de todos os trabalhos que tivemos na disciplina de ET,das técnicas que eu aprendi o esfumado foi oque mais gostei porque deixa o desenho mais completo.

    ResponderEliminar
  22. Soraya Xavier 6°fquarta-feira, maio 31, 2023

    Olá professora .
    Gostei muito dos trabalhos que eu vi o que eu mais gostei foi o separador do movimento. O que eu menos gostei foi o da t-shirt .A técnica que mais gosto é a de colagem ema que menos gosto é a do esfumado .
    Gostei muito do seu blogue

    ResponderEliminar
  23. Valentina Wendt 6°Fquarta-feira, maio 31, 2023

    Olá professora.
    Gostei muito do blogue pois achei interessante, bonito e organizado.
    O trabalho q mais gostei de fazer foi a t-shirt pois pude libertar a minha criatividade.

    ResponderEliminar
  24. Juliana Moreira n°14 6°Fquarta-feira, maio 31, 2023

    Olá professora, gostei de todos os trabalhos do blog mas na minha opinião o que mais se destaca são as t-shirts porque a variedade de técnicas é incrível e interessante, a minha técnica preferida foram as circunferências circoncentricas.

    ResponderEliminar
  25. Carlota Castro n4 6ºBquarta-feira, maio 31, 2023

    Olá professora, gostei de todas as atividades. O que eu mais gostei de fazer foi o boneco articulado. Comecei por desenhar as vestes de pirata, e em seguida eu colori o meu rascunho, depois destaquei e retornei com o desenho e pintei no papel já solto, juntei as peças com os ataches e adicionei alguns elementos, como o tecido.

    ResponderEliminar
  26. Maria Miguel Babo nº11 6ºBquarta-feira, maio 31, 2023

    O trabalho que eu mais gostei foi o separador de 1º período de EV. Eu para fazer o lindo trabalho que fiz tive de usar várias técnicas. A 1º técnica que eu usei foi ter feito um esboço mentalmente, desenhei com o lápis 2HB, depois passei os desenhos com a caneta ponta fina preta, de seguida pintei com os materiais . Também usei a técnica da colagem na flor para pôr na camisola e por fim decorei à volta com as coisas necessárias .Adorei fazer este trabalho , foi o meu preferido!

    ResponderEliminar
  27. Leandro Malheiro n8 6.ºBquarta-feira, maio 31, 2023

    Gostei muito do que fiz e do que aprendi e o que mais gostei foi dos origamis. Eu achei que os origamis eram muito engraçados!

    ResponderEliminar
  28. Martim Filipe Vieira Antunes 6B n12quarta-feira, maio 31, 2023

    Gostei de fazer o boneco articulado, porque achei interessante e divertido pois um simples desenho parece que decidiu ter vida!!

    ResponderEliminar
  29. Nuna Santos Silva 6°B n°14quarta-feira, maio 31, 2023

    Eu gostei muito da todos os trabalhos realizados na disciplina de Educação Tecnológica, e o resultado de todas elas foram maravilhosos mas com certeza o trabalho "Quarto em Arles" foi o meu preferido, adorei fazer este trabalho! Adorei as fotos. Beijinhos professora Augusta Lima!💗🫶🏽

    ResponderEliminar
  30. Margarida Magalhães n9 6.ºBquarta-feira, maio 31, 2023

    A atividade que eu mais gostei foi fazer a camisola. Utilizei as técnicas de desenho, pintura, corte e recorte. Gostei de realizar esta atividade porque gosto de desenhar e também porque mostra um pouco de nós!

    ResponderEliminar
  31. Maria Inês Correia 6.ºB n10quarta-feira, maio 31, 2023

    Olá professora, gostei de todos os trabalhos, e o que eu mais gostei de fazer foi o origami, são fáceis e divertidos.

    ResponderEliminar
  32. Maria Inês Correia 6.ºB n10quarta-feira, maio 31, 2023

    Olá professora, gostei de todos os trabalhos, e o que eu mais gostei de fazer foi o origami, são fáceis e divertidos.

    ResponderEliminar
  33. Afonso Cruz n1 6.ºBquarta-feira, maio 31, 2023

    Gostei de fazer o pião da roda dos alimentos, porque primeiro tivemos de pintar os legumes ou comida e depois o fundo, recortamos e colamos em cartão de cereais, e fizemos os furos no centro. Colamos a rolha com o furo no meio, e enfiei o palito na rolha de cortiça, em seguida ele começou a rodar.

    ResponderEliminar
  34. André Castro, Nº3, 6Bquarta-feira, maio 31, 2023

    Eu gostei mais do letreiro pois teve muita criatividade e também porque teve o método da quadrícula e a pintura que ficou ótima.

    ResponderEliminar
  35. Natacha Ferreira n13 6Bquarta-feira, maio 31, 2023

    Olá professora,eu gostei muito dos trabalhos que vi aqui!
    O trabalho que mais gostei foi o boneco articulado!
    Primeiro,fui ao caderno de atividades e criei o esboço,depois fui destacar o boneco na última página e pintei.Logo de seguida,peguei nos ataches e direi um a um,construí o boneco e fiz alguns detalhes finais,achei muito divertido!

    ResponderEliminar
  36. Olá professora.O trabalho que mais gostei de fazer foi a embalagem de natal. Primeiro montei a embalagem depois a decorei e coloquei um anjo de natal.
    Achei os trabalhos muito criativos.

    ResponderEliminar
  37. Sophia Albuquerque n°21 6°Bquarta-feira, maio 31, 2023

    Eu gostei muito de realizar o boneco articulado, por que eu achei o modo de realização muito interessante, durante este ano foi a coisa que eu mais adorei fazer.

    ResponderEliminar
  38. Sofia Kubica Amorim n°17 6°Bquarta-feira, maio 31, 2023

    Olá professora. O trabalho que mais gostei foi a embalagem de Natal. Primeiro fiz a embalagem depois decorei e também coloquei um anjo de Natal de origami.
    Achei os trabalhos criativos.

    ResponderEliminar
  39. João Pedro Abreu Monteiro 6B n6quarta-feira, maio 31, 2023

    Eu gostei de fazer os origamis porque são simples e fáceis de fazer

    ResponderEliminar
  40. Nuno Portela n15 6Bquarta-feira, maio 31, 2023

    Olá professora, gostei muito do trabalho do boneco articulado, e o cyborg que eu fiz foi uma história que eu inventei. Beijinhos professora.

    ResponderEliminar
  41. Pedro Miguel n16 6Bquarta-feira, maio 31, 2023

    Eu gostei muito de fazer o “Boneco Articulado” porque foi divertido ver o boneco a mexer-se e agora vou ter um mini CR7 em casa.

    ResponderEliminar
  42. Tiago Matos de Castro 6ºB Nº19quarta-feira, maio 31, 2023

    Gostei muito dos trabalhos que fizemos durante as aulas mas são tenho favoritos, o que gostei mais de fazer é o quarto em Arles é uma pena que alguns trabalhos ainda não foram publicados mas espero que a professora possa por daqui a um tempo. Eu para fazer este trabalho tive de pintar o quarto. Tive também de fazer os objectos que faltavam, e continuei o chão.

    ResponderEliminar
  43. Leonor Santos n°15 6°Fquarta-feira, maio 31, 2023

    Olá professora.
    Gostei muito dos trabalhos que vi no blogue e tive a espriencia de ver os trabalhos dos outros para aplicar algumas técnicas que não sabia.
    O trabalho que mais gostei foi o boneco articulado e o separador de et e o que menos gostei foi a caixa de natal.
    A técnica que mais gostei foi o esfumado e oque menos gostei foi o recorte.
    Espero tela novamente no 7°ano.

    ResponderEliminar
  44. Eu gostei muito de fazer o boneco articulado gostei de pintar e de desenhar no meu boneco articulado

    ResponderEliminar
  45. Nádia Silva\ Nº19\6ºHdomingo, junho 11, 2023

    Boa tarde, professora Augusta Lima.
    Eu adorei os trabalhos aqui expostos, são muito bonitos e engraçados, e também gostei muito de ver alguns trabalhos meus. Eu não sou sua aluna a ET, mas gostei muito de ver alguns trabalhos em exposição, e também gostei dos vídeos do boneco articulado a movimentar-se.

    ResponderEliminar
  46. Inês Carvalho 6Hdomingo, junho 11, 2023

    Olá professora espero que esteja tudo bem consigo gosto MT de todos os trabalhos.
    O trabalho que gostei mais foi o do património e das camisolas.
    👍😁

    ResponderEliminar
  47. Ema Queirós Nº8 6ºHdomingo, junho 11, 2023

    Olá professora ,espero que esteja tudo bem consigo e também lhe queria desejar umas boas férias!
    Ao longo deste ano letivo realizamos muitos trabalhos ,muito bonitos por sinal, mas o trabalho que mais gostei foi "Os 500 anos da freguesia de Real" e também adorei ver as minhas fotos a longo do blogue. Mesmo não sendo nossa professora em Educação Tecnológica adorei ver os bonitos e engraçados bonecos articulados!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  48. Diogo Pereira N°6 6°Fsegunda-feira, junho 12, 2023

    Olá professora Augusta Lima, começo por dizer que gostei de todas as atividades ao longo do ano, mas como já disse gostei mais do boneco articulado, porque adorei dar asas à minha imaginação.
    Gostei muito das suas publicações ( do quarto em Arles, etc..).
    Abraços, do seu aluno Diogo Pereira.

    ResponderEliminar
  49. Olá professora gostei bastante dos trabalhos do património porque ficaram bastantes bonitos há uns melhores e outros piores mas tirando isso gostei bastante dos trabalhos do património.
    Fique bem.

    ResponderEliminar
  50. Ana Silva, 6ºH, Nº2segunda-feira, junho 12, 2023

    Olá professora Augusta Lima . Gostei muito das Atividades que fizemos este Ano . Os trabalhos sobre o patrimonio estao incriveis tanto em relação á tecnica de pintura tanto como a tecnica de desenho. Espero para o ano podermos faze-las noovamente em diferentes temos .Bjs

    ResponderEliminar
  51. Alexandre Sousa Lisboa nº1 6ºHsegunda-feira, junho 12, 2023

    Olá professora,eu gostei de fazer o trabalho do Património de Real.

    ResponderEliminar
  52. Olá professora,ao longo do ano realizamos muitos trabalhos bastantes interessantes.
    eu gostei muito de todos mas particularmente do "patrimonio".
    Esta publicação está feita com trabalhos muito bonitos e interessantes.

    ResponderEliminar
  53. Rodrigo Almeida Santossegunda-feira, junho 12, 2023

    Olá professora, neste ano de todos os trabalhos que eu mais gostei foi o de viera gomes

    ResponderEliminar
  54. Olá professora , um dos trabalhos que mais gostei foi " Os 500 anos da freguesia de Real" porque gostei da forma que pintaram e achei que deu profundidade aos desenhos e deixou um efeito bonito.

    ResponderEliminar
  55. Tomás Louro nº27 6ºHsegunda-feira, junho 12, 2023

    o trabalho que mais gostei foi o trabalho da Nádia porque o trabalho é da igreja e á volta da igreja tem uma parte em amarelo porque faz lembrar is deuses.

    ResponderEliminar
  56. Beatriz Borges N6 6Hsegunda-feira, junho 12, 2023

    Olá professora, gostei muito das atividades realizadas ao longo deste ano letivo, mas o meu preferido foi " Os 500 anos da freguesia de Real ", porque os trabalhos ficaram muito bem feitos e a qualidades de pintura e técnicas estavam lindissimas.

    ResponderEliminar
  57. Gabriel Vieira Nº11 6ºHsegunda-feira, junho 12, 2023

    Olá professora Augusta Lima , nós este ano letivo realizamos muitos trabalhos mas o que mais gostei foi o "os 500 anos da freguesia de Real" porque gostei das tecnicas de pintura que usamos.

    ResponderEliminar
  58. Boa tarde professora durante a exposição o trabalho sobre os 500 anos da freguesia de Real foi o do VIEIRA Gomes porque achei simples mas bonito

    ResponderEliminar
  59. Leonor Pereira n16 6Gsegunda-feira, junho 12, 2023

    Boa tarde , professora. Adorei fazer estes trabalhos consigo , pprincipalmente o do património esse eu AMEI . Eu gostei de todos os trabalhos e de todas as ideias acheias eles super criativos e adoráveis .

    ResponderEliminar
  60. Inês Nogueira,6G,n12segunda-feira, junho 12, 2023

    Olá professora,gostei muito de fazer os trabalhos

    ResponderEliminar
  61. Inês Nogueira,6G,n12segunda-feira, junho 12, 2023

    Olá professora,gostei muito de fazer os trabalhos

    ResponderEliminar
  62. Sara Pereira N.º24 6.ºHterça-feira, junho 13, 2023

    Bom dia professora !
    Ao longo do 6.º ano realizamos diversos trabalhos criativos e muito giros , mas a proposta de trabalho de que mais gostei foi a realização do separador do 3.º Período sobre o tema "Património" , neste consegui aprender a sua definição e exemplos. . Adorei observar cada trabalho " os 500 anos da freguesia de Real " , observei várias técnicas de pintura , de desenho ... ( etc).
    Fique bem.

    ResponderEliminar
  63. Francisco Sobral Sobral 6H N10terça-feira, junho 13, 2023

    Boa tarde professora, gostei muito dos trabalhos.

    ResponderEliminar