Estudo do rosto
|
6ºC |
Na disciplina de Educação Visual os alunos realizaram estudos do rosto:
- utilizaram uma ficha de simetria.
|
6ºA - Maria João Araújo |
|
6ºC - Simão Santos |
|
6ºC - Maria João Martins |
|
6ºA - Luanna Nogueira |
|
6ºC - Cláudia Alves |
|
6ºA - Sofia Maria | |
|
6ºC - Constança Silva | |
|
6ºA - Giovanna Fernandes |
|
6ºA - Guilherme Marques, Erika Silva |
|
6ºC - Gonçalo Franqueira, Francisco Rodrigues, Guilherme Sousa |
|
6ºC - Lucas Monferrari |
Caderno de Fichas Evi, Educação Visual 5º/6º anos, Porto Editora
César Figueiredo, Raquel Nery, Suzana Leite
- desenharam o rosto livremente ou o seu autorretrato.
|
6ºA - Luanna Nogueira | | |
| |
6ºA - Dinis Pacheco |
| |
|
|
|
6ºC - Francisca Abreu |
|
6ºC - Simão Moreira |
|
6ºC - João Tomás Gonçalves |
|
6ºC - Cláudia Alves - Autorretrato |
|
6ºC - Lucas Monferrari |
|
6ºC - Samara Galvão |
Espaço forma-fundo
|
6º A
|
Depois de representarem o rosto, os alunos pintaram o espaço-fundo:
- utilizaram diferentes materiais riscadores, aplicando técnicas de pintura associadas a cada material, e os elementos estruturais da linguagem visual - ponto, estruturas lineares, cor, textura e mancha.
|
6ºC - Beatriz Duarte
|
- utilizaram o contraste claro-escuro, aplicando os conhecimentos adquiridos sobre a teoria da cor, com incidência sobre "cores quentes"e "cores frias".
|
6ºA - Giovanna Fernandes |
|
6ºC - Matheus Campos |
|
6ºA - Guilherme Vaz - Cátia Nogueira - Sofia Maria |
|
6ºA - Nely Silva |
|
6ºA - Rodrigo Costa, Erika Silva, Adam Araújo |
|
6ºC - Maria Martins |
|
6ºA - João C., Guilherme O., Rafael P., Guilherme M.
|
|
6ºC - Simão Santos |
|
6ºA - Maria Araújo, Hugo Silva, Bruna Braga |
|
6ºC - Laura Lopez |
|
|
6ºA - Leandro G., Diogo M., Mª Francisca P., Damariis P. |
|
6ºC - Bárbara Lopez |
|
6ºC - Francisca Abreu, Lucas Monferrari, Constança Silva
|
|
6ºC - Guilherme Carrilho |
|
6ºC - Cláudia Alves |
Na disciplina de Educação Tecnológica os alunos realizaram máscaras de Carnaval.
Vamos fazer uma máscara?
|
6ºA - Diogo Martins
|
Máscara, o que é?
A máscara é um objecto que serve para cobrir o rosto ou apenas parte dele.
O homem desde sempre usou MÁSCARAS, com significados mágicos, religiosos, artísticos e, também, por divertimento.
Função da máscara:
Nos nossos dias as máscaras desempenham diversas funções e são utilizadas:
- em certas profissões;
- em certos desportos;
- no cinema e teatro;
- na decoração de espaços;
- no Carnaval;
- hoje, acima de tudo, para proteção!
Máscaras de Carnaval
As máscaras de Carnaval podem ter várias formas:
- rosto
|
6ºC e 6ºA - Francisca Abreu - Giovanna Fernandes
|
- animais
|
6ºA - Bruna Braga - Sofia Maria |
- flores
|
6ºA - Erika Silva
|
- objetos,...
|
6ºC - Simão Santos - Francisco Rodrigues |
... e podem ser feitas de diversos materiais como papel, barro, plástico, madeira, metal, borracha, gesso,…
6ºA - Cátia Nogueira
|
6ºA - Luanna Nogueira |
Projetar uma máscara
- Os alunos seguiram as fases do Método de Resolução de Problemas.
|
6ºC - Francisco Rodrigues
|
- Os alunos consciencializaram para a necessidade de redução do impacto ambiental
provocado pela extração de matérias-primas, devendo ser seguida a política
dos 3R`s:
Reduzir - diminuir o consumo de objetos e bens.
Reutilizar - dar nova vida ao que achamos que já não tem utilidade.
Reciclar - separar embalagens usadas, para a sua transformação em novos produtos.
|
6ºA |
|
6ºC |
"Recorrendo à política dos 3R - Reduzir, Reutilizar e Reciclar -
pode reduzir-se o consumo, reaproveitar as matérias-primas e
reproduzir novos materiais."
ET, areal editores
Carla Almeida, Marco Fernandes, Manuela Reis, António Moreno
|
6ºC - Simão Moreira
|
Projetos das máscaras de Carnaval
Após
visionarem diferentes máscaras, formas e materiais de que podem ser
feitas e de terem identificado as suas funções, os alunos seguiram
algumas fases até realizarem a sua máscara de Carnaval...
|
6ºC - Maria João Martins |
|
6ºA - Guilherme Vaz |
|
6ºC - Simao Moreira |
|
6ºA - Guilherme Marques |
|
6ºC - Francisco Rodrigues |
1. Desenho de uma máscara.
|
6ºA e 6ºC - Beatriz Duarte, Guilherme Vaz, Simão Rodrigues |
2. Pintura do desenho - materiais riscadores.
|
6ºC - Maria Martins |
|
6ºC - Lara Gonçalves, João Gonçalves |
|
6ºC - Bárbara Lopez, Matheus Campos |
|
6ºA - Nely Silva, Giovanna Fernandes |
3. Pesquisa, seleção e reunião dos materiais para realizar a máscara:
- Quais os materiais que posso reutilizar?
- É macio, dúctil, flexível, pesado,...?
- Tenho as ferramentas adequadas para trabalhar os materiais?
- Como unir os materiais?
- Reuni o tipo e a forma de material que pretendia?
|
6ºC - Francisca Abreu
|
4. ...do projeto à máscara!
|
6ºA - Damariis Plesca
|
|
6ºC - Cláudia Alves
|
5. Realização da máscara - processo.
|
6ºA - Nely Silva |
|
6ºC - Lucas Monferrari |
|
6ºA - Maria João Araújo |
|
6ºC - Bárbara Lopez |
|
6ºA - João Correia |
|
6ºA - Guilherme Vaz
|
|
6ºC - João Tomás Gonçalves |
|
6ºA - Erika Silva |
|
6ºC - Beatriz Duarte |
6. Avaliação (testar, diagnosticar e criticar).
- Coloquei os elementos do rosto no devido lugar?
- As aberturas dos olhos e nariz permitem-me ver e respirar bem?
- Os materiais que utilizei foram os mais adequados?
- As técnicas que apliquei foram as corretas?
- A máscara está conforme o projeto ou fiz alterações? Quais?
- A máscara que realizei cumpre a sua função?
- O que poderia ter feito melhor?
- O que mudaria na minha máscara?
|
6ºA - Sofia Maria |
|
6ºC - Constança Silva
|
|
6ºA - Giovanna Fernandes
|
|
6ºC - Cláudia Alves
|
| |
6ºC - Guilherme Carrilho |
|
6ºC - Francisco Rodrigues |
Máscaras de Carnaval !!!
|
6ºC - Beatriz Duarte |
|
6ºC - Simão Moreira, Matheus C., Agosuna E.
|
|
6ºA - Dinis Pacheco |
|
6ºC - Lucas Monferrari |
|
6ºC - Bárbara Lopez |
|
6ºA - Diogo Martins
|
|
6ºC - Laura Lopez |
|
6ºC - Gonçalo Franqueira |
|
6ºA - Bruna Braga |
|
6ºC - Miguel G., Daniel F., Daniel S., Lara R.
|
|
6ºA - Nely Silva |
|
6ºC - Simão Santos
|
Todos os alunos estão de parabéns!
|
6ºA |
|
5ºD |
Os alunos do 5ºD também criaram as suas máscaras e, todos,
consciencializaram para a necessidade de redução do impacto ambiental provocado
pela extração de matérias-primas, recorrendo à política dos 3R - Reduzir,
Reutilizar e Reciclar!
Feliz Carnaval, 16 de fevereiro de 2021 !!!
Resultado da Votação
Biblioteca Real
Agrupamento de Escolas de Real [AER]Os alunos realizaram com muito empenho e agrado as suas máscaras,
presentearam-nos com as suas criações multicoloridas e amigas do
ambiente, pelo que todos merecem o nosso apreço e estão todos de
parabéns!
gostei muito
ResponderEliminarAinda não terminei de realizar este trabalho mas estou a gostar de todos os processos que ele tem.
ResponderEliminargostei muito da tua mascara Guilherme Vaz esta lindíssima e tem muitos detalhes
EliminarAdorei a experiencia, recortar, colar tantas coisas que eu fiz na minha máscara mas nunca pensei que uns pedaços de cartão e alguns fios e outros objetos dessem assim uma maravilhosa máscara. Adorei a oportunidade de fazer esta máscara reciclável.
ResponderEliminarParabens Cátia, gostei muito da sua máscara e do vídeo que fizestes, achei muito interessante a sua ideia de fazer uma gatinha. Ficou muito bonita!
EliminarBruna 6A nº3
ResponderEliminarEu tou a gostar muito de fazer a mascara e também tou a gostar de recolher materiais reciclados, reutilizáveis.
A disciplina que eu gosto mais é E.V e E.T .
A realização do rosto e da mascara foram tarefas exigentes.Senti necessidade de pensar mais para conseguir planear e fazer os projetos.
ResponderEliminarA maior dificuldade foi com em recortar. Contudo acho que valeu a pena e o resultado foi bom.
Professora gostei imenso de fazer esses trabalhos , gostei de ver das outros pessoas.
ResponderEliminarMaria Araújo 6º A Nº21
Olá Maria João gostei muito da tua máscara adorei a ideia do gatinho, eu também fiz uma gatinha, o teu ficou muito lindo. Bjs.
EliminarAntes de fazer este trabalho tive que aprender e perceber várias coisas, tais como a teoria da cor onde aprendi as cores primárias, a mistura das cores onde descobri as cores secundárias e complementares, depois também descobri a cor-pigmento, e também as cores terciárias. Depois descobri também as cores neutras, frias e quentes. Passando um bocado comecei a dar o desenho do rosto, a simetria do rosto onde fiz um desenho do meu rosto onde tinha que preencher o fundo com cores frias e cores quentes, também fiz uma ficha de geometria do rosto onde aparecia uma metade de um rosto e tinha que o fazer exatamente igual e foi nesses dois trabalhos que comecei a ver como se metia as orelhas, os olhos, a sobrancelhas, o nariz e a boca tudo alinhado, tudo direitinho. Aprendi também o quadro de ferramentas e técnicas e as propriedades dos materiais e consegui aprender isto sem dificuldade, pois aprendi tudo muito bem, e ainda bem. Depois de isto tudo comecei a fazer o projeto da minha máscara onde apliquei os meus conhecimentos de criatividade, e aí comecei por recolher alguns materiais recicláveis que para mim até foi fácil pois tinha muitos lá em casa, e selecionei-os. No final de tudo isto comecei a aplicar conhecimentos e técnicas para fazer a minha máscara. No final de a fazer achei muito divertido o final, para mim ela ficou muito engraçada e também me diverti bastante. E assim foi o meu projeto amiga do ambiente.
ResponderEliminarEste trabalho teve cinco etapas até chegar ao final.
ResponderEliminarNa 1º etapa tive que desenhar uma máscara foi uma etapa de dúvida pois tinha duas opcões, um mostro ou um ovo estrelado. Foi então que decidi fazer um mostro.
Na 2º etapa realizei a pintura do desenho com cores quentes/frias, não tive qualquer dificuldade. Na 3º etapa fiz a reunião dos materiais( cartão de cereais, linhas de cozer, papel crepe, fecho eclair etc...), está foi a etapa mais facíl de fazer porque estamos habituados a fazer reciclagem. Na 4º etapa coloquei tudo sobre a mesa de trabalho e idealizei como ia fazer a máscara física.Por último e a mais importante e a que tive mais dificuldade a realização da máscara. Tive dificuldade no recorte do cartão e na aplicação dos pioneses.
Foi um trabalho que gostei bastante de fazer e acho que tive um bom resultado.
Guilherme Vaz 6ºAno Nº12
Parabéns Vaz, gostei muito da tua máscara ficou muito bonita, e muito engraçada
EliminarParabéns �� por seres o vencedor do concurso (da nossa turma)����
EliminarEu já vi a tua máscara e achei muito interessante e bonita.
Parabéns Guilherme Vaz a tua máscara ficou muito criativa, adorei, adeus.
Eliminarolá erika eu gostei da tua mascara e faz me lembrar eu a cheirar numa flor beijinho.
EliminarGostei muito de realizar a máscara, ajudei o meio ambiente, porque utilizei materiais reciclaveis. Para construir esta máscara precisei de fazer um projeto e tive um pouco de dificuldade no recorte do cartão, mas assim que terminei achei que até não foi muito dificil e que ficou um belo trabalho, gostei imenso de a realizar.
ResponderEliminarEste trabalho foi um trabalho difícil de se fazer. Primeiro fiz o projeto da máscara que ia realizar. Na segunda fase pintei o meu projeto. Depois juntei os materiais e realizei a minha máscara a parte que senti mais dificuldade foi ao recortar mas no fim não ficou assim tão mau.
ResponderEliminarGostei muito de realizar este trabalho.
Olá Sofia eu gostei muito da tua máscara achei a muito interessante e gostava de saber que materiais usas te nas tuas penas?
EliminarOlá Sofia. Gostei muito da tua máscara e quero saber se tu usate-a no Carnaval deste ano.
EliminarAdeus.
Também gostei muito da tua máscara, eu eu sei papel crepe branco para fazer as penas
EliminarTambém gostei muito da tua máscara, e eu usei papel crepe para fazer as penas da máscara.
EliminarOlá Hugo. Não eu não usei a minha máscara no carnaval deste ano.
EliminarAdeus.
Daniel Da Silva Carvalho N7 6ºC
ResponderEliminarFoi facil gostei de fazer nunca fez uma mascara de fortnite foi o queu fez mas gostei da minha mascara e dos outros tambem Beijoo.
Gostei de fazer e gostei dos outros.
ResponderEliminarO meu trabalho no começo era um projeto da máscara de carnaval com materiais reutilizáveis que havia pensado e recolhido os materiais ,ferramentas e cola quente,quando fiz , eu tinha gostado mas na segunda fase,pensei que estava um pouco estranho e e decidi mudar 'um pouco'.Na terceira fase,o meu projeto tinha ficado completamente diferente.Havia pensado em não ter nariz e sem aqueles detalhes adicionais.Na hora de fazer,meu pai me ajudou com o corte do estilete e ele me ajudou com algumas ideias com o nariz e as sobrancelhas .Depois já havia terminado a máscara com a ajuda do me pai,eu mesmo havia de pintar a máscara com os gizes de cera, canetinhas e outros materiais riscadores, e como no primeiro projeto/desenho/esboço, havia afirmado que a máscara havia certas 'mudanças' e como a máscara havia quase mudado completamente,devia refazer o desenho de novo com as 'mudanças que fiz' e enviei o trabalho final para a professora pelo classroom.Sem duvída,a parte mais difici foi o desenho e a primeira máscara de esboço ,já que não havia x ato e a minha tesoura não era muito forte para cortar papel cartão mas foi extremamente legal de fazer e consegui ultrapassar minhas dificuldades e fazer a minha máscara perfeitamente.Gostei bastante de realizar este trabalho
ResponderEliminarParabéns Matheus pela sua máscara, está muito criativa e a mudança que tu fizeste do projeto para a máscara deixou-a melhor ainda.
EliminarDaniel Da Silva Carvalho N7 6ºC
ResponderEliminarFez com estes materiais fez com Cartoon, tinta brano e preta e vermelha e amarelo.
Gostei muito de fazer foi defecil
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
ResponderEliminarTive que aprender e tambem perceber várias coisas, como por exemplo a teoria da cor onde aprendi as cores primárias, secundárias e complementares, também descobri a cor-pigmento e cor luz,também as cores terciárias. descobri também as cores neutras, frias e quentes. Passando um bocado comecei a dar o desenho do rosto, a simetria do rosto onde fiz um desenho de um rosto onde tinha que preencher o fundo com cores frias e cores quentes, também fiz uma ficha onde aparecia metade de um rosto e tinha que o fazer igual e foi nos dois trabalhos que comecei a ver como se metia as orelhas, os olhos, a sobrancelhas, o nariz e a boca tudo alinhado, tudo direitinho. Aprendi também o quadro de ferramentas e técnicas e as propriedades dos materiais e consegui aprender isto sem dificuldade. Depois de isto tudo comecei a fazer o projeto da minha máscara onde apliquei a minha criatividade, e aí comecei por recolher alguns materiais recicláveis que até foi dificil pois nao tinha muitos lá em casa. Depois de algum tempo a fazer,finalmente consegui,achei muito divertido fazer a mascara de carnaval,e como a professora me disse,tambem achei a minha mascara engraçada.
ResponderEliminarEste trabalho foi giro fazer porque eu gosto de desafios e de trabalhos manuais. Pude também aproveitar restos de cartolina e de fitas tecidos que de outra forma iam para a reciclagem .E gostei muito
ResponderEliminarBoa tarde, gostei muito de realizar os trabalhos pedidos pela professora. Nos três trabalhos tive que usar a minha criatividade, e o trabalho que eu mais gostei foi o trabalho da máscara, porque serve para divertimento e gostei do resultado final. Na primeira etapa da máscara tive que fazer o esboço e também tive que recolher os materiais. Na segunda e terceira etapa tive que começar a realizar a minha máscara e comecei por recortar os olhos e a boca. Depois tive que pegar em cartão e papel alumínio e enrolei as tiras de cartão em papel alumínio e colei algumas tiras na base. Faltava pouco para o resultado final e então tive que recortar um bocado de cartão vermelho e colei lã castanha para fingir que era um bigode. Para finalizar pintei a máscara de amarelo torrado. Gostei muito de fazer este projeto e espero que no próximo carnaval possa usar a minha máscara.
ResponderEliminarGostei bastante de fazer esses trabalhos do blog, pois pude aplicar diversas técnicas que aprendi durante as aulas de EV e ET. Exemplo disso foi o autorretrato, pois tive que aplicar cores quentes e frias para colorir o fundo e o estudo do rosto. Já para fazer a máscara de carnaval utilizei outras aprendizagens como: ferramentas, tecnicas e uniões, além do método de resolução de problemas. A dificuldade foi escolher os materiais para fazer a máscara ecológica. Depois de finalizar a máscara, tive que fazer outra, pois foi preciso enviar fotos dos momentos da confecção mais importante dela, o que não tinha feito na primeira máscara, mas no fim tudo valeu a pena, porque o resultado final muito bom.
ResponderEliminarOlá Lucas!gostei muito da sua máscara e a sua ideia de fazer uma mascara que parece um pássaro.Queria saber os materiais que utilizaste.ficou muito bom e legal.Eu gostei do seu trabalho
EliminarOlá, Lucas! Parabéns pela tua máscara! Adorei a estrutura da tua máscara inicial, com papel colorido a servir de penas, mas, o que gostei mais ainda, foi o facto de teres feito outra máscara com materiais reutilizáveis! Ficou uma máscara incrível!
EliminarAntes de começar a realização da máscara, tive que primeiro aprender a matéria sobre o estudo do rosto, realizar o trabalho do autorretrato/ retrato, pintar o fundo dividindo a folha a meio e pintando de um lado com cores frias e do outro lado com cores quentes e realizar a tarefa sobre a simetria do rosto. Além disso também aprendemos as uniões e as propriedades dos materiais, o que acho que ajudou muito na realização da máscara. Só depois de dar- mos estas matérias é que consegui realizar da maneira mais correta a minha máscara de Carnaval. Mas não avancei logo para a construção da máscara, antes tive a oportunidade de ver um powerpoint proposto pela professora, que retratava uma pequena pesquisa, como manda o método de Resolução de Problemas. De seguida fiz o projeto, onde por detrás escrevi os materiais que achei que ia necessitar, juntamente com as técnicas. Durante algum tempo, procedi à recolha dos materiais, onde decidi mudar alguns dos materiais escritos inicialmente. Só depois de ter feito todos os passos atrás mencionados é que procedi à construção da máscara. Quando acabei a construção da máscara enviei para a minha professora, onde, mais tarde foi para votação, juntamente com as outras várias máscaras dos meus colegas. Esta máscara tem a função de divertimento.
ResponderEliminarGostei muito de fazer esta máscara e acho que foi importante ter sido feita com materiais recicláveis, visto que o homem vai buscar todas as matérias- primas à natureza e a natureza não é infinita, é importante preservar a natureza e seguir a política dos 3R’s: Reduzir, Reutilizar e Reciclar.
Olá Beatriz. Gostei muito do teu trabalho e como usaste varios materiais reciclaveis. A máscara está muio bonita:
EliminarBeatriz, gostei imenso da tua máscara. Tiveste uma ideia muito boa e usaste materiais reutilizáveis e criativos. Achei que ficou muito bonita e adorei a tua ideia.
EliminarBoa tarde, gostei muito de realizar os trabalhos pedidos pela professora. Nos três trabalhos tive que usar a minha criatividade, e o trabalho que eu mais gostei foi o trabalho da máscara, porque serve para divertimento e gostei do resultado
ResponderEliminarfinal.
Para realizar a máscara eu utilizei alguns materiais recicláveis, como por exemplo o cartão dos ceriais e o cordão elástico, utilizei também um furador para fazer o furo por onde o elástico deveria passar e para recortar a máscara utilizei uma tesoura e para recortar os olhos utilizei um x-ato. Para fazer a cara utilizei um lápis e uma caneta de ponta fina preta para contornar determinadas áreas. Para a finalização utilizei pedaços de cartolina amarela, laranja e vermelha em algumas partes da máscara e oara pintar utilizei alguns materiais ricadores ,como por exemplo marcadores e lápis de cor.
Simão Moreira, 6°C,n°25
ResponderEliminarGostei muito de projetar e construir a minha máscara. Achei super interessante reutilizar materiais! É uma forma de proteger o meio ambiente e reciclar objetos que, na maior parte das vezes, vão para o lixo. Foi uma atividade divertida. Também achei muito engraçado a votação das melhores máscaras. Acho que o resultado final foi muito bom. Utilizei a política dos 3 R's e diverti-me muito!
Olá, Simão Moreira! Parabéns pela tua máscara! Gostei muito da ideia, principalmente das rolhas de refrigerante como olhos, com a mensagem essencial “Por favor recicla-me.”. Com a criatividade em mente e a regra dos 3R’s por base, ficou uma máscara magnífica!
EliminarBom dia,
ResponderEliminarAntes de fazer a máscara tive de aprender algumas técnicas e conteúdos para que o meu trabalho ficasse o mais completo possível. Fiz algumas pesquizas na internet para escolher o tema para a minha máscara e pensei em alguns detalhes, por exemplo o lugar correto para boca, para os olhos e para o nariz…
Depois de pensar bastante escolhi o meu tema: Planetas. Para começar reuni alguns materiais, tentei que fossem reutilizáveis tal como o cartão dos cereais, pérolas, papel de alumínio…. Usei uma cartolina preta A4 para fazer a base e colei a cartolina no papel dos cereais já com a forma da cara e com olhos, a boca, o nariz e todo o desenho. Depois com a ajuda do meu pai usei um x-ato para cortar os olhos; pintei todos os desenhos com lápis de cor e para as constelações usei um corretor líquido. Como o fundo era preto os lápis de cor ficam bastante bem e o branco também por isso que utilizei esses materiais e não por exemplo os marcadores pois estes não sobressaem no preto. Por último com um compasso fiz dois furos, um de cada lado, para colocar o fio que iria segurar a máscara.
Gostei muito de realizar esta máscara!
Antes de começar a realizar a minha máscara tive que realizar muitos trabalhos como por exemplo, a ficha sobre a Simetria Do Rosto, o autorretrato e pintar o fundo metade com cores frias e a outra metade com cores quentes; mas também aprendi as uniões dos materiais. Comecei por fazer o esboço da minha máscara, no verso da folha tive que dizer os materiais que iria utilizar e as técnicas que ia aplicar. Logo a seguir comecei a procurar os materiais necessários como por exemplo: cartão, botões, fios, entre outros materiais. Em seguida comecei a elaborar a minha máscara de Carnaval, quando acabei o Método de Resolução mandei as fotos para a professora. Gostei muito de realizar esta máscara porque tem função decorativa e de divertimento e também gostei muito de que não tivemos que gastar dinheiro com ela
ResponderEliminarParabéns, Cláudia!!!! Gostei muito da tua máscara, pois utilizaste alguns materiais que não teriam utilidade nenhuma, mas tu deste-lhes uma utilização muito gira.
EliminarA tua máscara ficou muito bonita e criativa!
Olá professora eu gostei muito de realizar este trabalho .
ResponderEliminarNo meu caso e de mais alguns eu fiz duas máscaras, tanto na primeira como na segunda comecei por fazer o desenho e depois pintei.
Eu achei interessante realizar este trabalho porque é um amigo do ambiente porque só se usaram materiais recicláveis e reutilizáveis.
Eu achei a minha segunda máscara melhor que a primeira porque já sabia melhor as técnicas e também já sabia melhor o que era para fazer.
Eu acho que fiz um bom trabalho .
Olá gostei bastante das tuas duas mascaras foste bastante empenhado e a tua mascara chegou a chegar ao 1º lugar,eu gostaria de te dizer para usares mais materias reutilizaveis como lã tecidos e muitos mais, gostei do teu trabalho, Adeus.
Eliminarola guilherme marques gostei muito da tua mascara podias me dizer que materiais utilizaste ?
EliminarOlá Guilherme, gostei muito das tuas máscaras, que materiais usaste?
Eliminarbom dia
ResponderEliminarEU GOSTEI IMENSSO DE FAZER ESTE TRABALHO PORQUE É UM TRABALHO DIFERENTE E AMIGO DO MEIO AMBIENTE .
PARA REALIZAR ESTE TRABALHO EU PRESISEI DE MATERIAS REUTILIZAVEIS QUE TINHA CA EM CASA ESSES MATERIAS NAO FORAM DIFICEIS DE RECOLHER POIS EM TODAS AS CASAS HA ESSES MATERIAS .
A MAIOR DIFICULDADE QUE EU SENTI FOI A FAZER O PROJETO POIS NA SABIA MUITO BEM O QUE IA FAZER , E DE RESTO ACHEI TUDO FACIL E MUITO DIVERTIDO
Antes de começar a realizar a máscara, aprendi a matéria sobre o estudo do rosto. Começamos por abordar essa matéria, através da realização de um autorretrato/retrato, colorindo o fundo com as cores frias e quentes dividindo-as por uma linha no meio da folha. Para a realização do fundo do autorretrato/retrato também tivemos, que aprender a distinguir as cores quentes das cores frias. Só após a aprendizagem destas matérias é que comecei a realização da máscara.
ResponderEliminarNa realização da máscara comecei por fazer o projeto numa folha de papel cavalinho A4. O projeto da máscara foi realizado a lápis de grafite, após a conclusão do projeto colori o projeto com os materiais riscadores á minha escolha. No verso da folha, escrevi a quantidade e quais os materiais reutilizáveis, e as fases que vou realizei para a realização desta máscara de carnaval. Recolhi alguns materiais que tinha escrito no verso da folha, alterando alguns materiais por outros. Depois no suporte que escolhi, comecei por fazer o formato da minha máscara, e recortei. Após o recorte, mudei o formato da máscara, pois eu utilizei dois tipos de cartão (cartão e cartão canelado). De seguida, comecei a colar e a unir os materiais que escolhi, durante a realização da máscara fotografei alguns dos passos da realização da máscara.
Após ter terminado a realização da máscara, fotografei novamente algumas imagens e enviei para a professora. Depois de todos os meus colegas terem terminado a máscara, a professora realizou uma votação, na qual todos tiveram a oportunidade de votar na sua máscara preferida.
Gostei muito de realizar esta máscara, por ser uma máscara para nos divertirmos neste carnaval diferente, e por ter sido realizada com materiais reutilizáveis. Esta máscara foi sem dúvida uma atividade muito interessante, pois descobrimos que com materiais reutilizáveis podemos realizar uma máscara ao gosto de cada um e amiga do ambiente, pois respeitamos a política dos 3R’s : Reduzir, Reutilizar e Reciclar.
Olá Francisca,gostei muito do teu trabalho,gostei muito de usares os botoẽs na tua máscara e o cartão. Achei ela muito criativa e respeitaste bem as regras dos 3R'S,
EliminarLaura Lopez N°18 6°C
EliminarOlá Francisca!
Achei muito interessante a sua máscara, eres muito criativa, gostei muito dos materiais que utilizastes!
Olá Francisca, achei muito criativa a tua máscara, gostei muito de como situaste os botões e o papel canulado!
EliminarAdorei a tua máscara
Olá Francisca!
EliminarAchei a sua máscara muito interessante, eres muito criativa, gostei muito dos materiais que utilizaste.
Laura Lopez N°18 6°C
Luanna Hirsch Nogueira N19 6A
ResponderEliminarEu gostei muito de realizar esses trabalhos e achei muito interessante aprendermos sobre isso.
Eu achei muito divertido aprendermos a teoria das cores, a fazer mascaras divertidas usando a nossa imaginação e a desenhar.
Não tive muita dificuldade em achar materiais para fazer a minha mascara, e nem em colorir e distinguir as cores.
Achei muito divertido termos essas experiências com cores e mascaras.
Gostei muito de realizar todos os trabalhos propostos pela professora. O trabalho da simetria do rosto ajudou-me a compreender a posição correta dos componentes do rosto, colocando-os na posição correta e simetricamente. No trabalho do autoretrato pude aplicar o que aprendi na simetria do rosto e gostei de fazer o fundo utilizando a pintura com as cores quentes e frias.
ResponderEliminarMas o trabalho que mais gostei foi o da máscara de Carnaval, porque pude aplicar a política dos 3R's, pois ajuda assim o meio ambiente. O trabalho começou com a reunião de diversos materiais que pudessem ser reutilizados, como por exemplo cartões de caixas, garrafas de plástico, copos de iogurte, etc. De seguida, desenhei a minha máscara de acordo com os materias recolhidos e registei tudo o que iria precisar, como cola, tesoura, x-ato... Depois de cortar o garrafão de detergente, fui verificar se encaixava no meu rosto e cortei depois o sitio dos olhos, só de seguida é que comecei a decorar e a acrescentar as outras partes da máscara. Foi um trabalho muito divertido e importante, porque ao mesmo tempo que fiz uma máscara de Carnaval animada e colorida pude ajudar e cuidar do meio ambiente.
Olá Simão Santos! gostei muito da sua mascara, ficou muito bom e divertida, a mascara que fizeste esta magnifica!.Parabéns
EliminarIsabela Pereira N15 6C
ResponderEliminarEu gostei muito de fazer este tipo de trabalho.
Para a máscara eu não usei muita coisa, eu usei uns materiais que não seriam mais usados por isso ficou mais simples mas eu até fiz duas só a que segunda ficou melhor então escolhi essa.para ser sincera não tive praticamente dificuldades nenhumas ao achar materiais.
Eu achei muito interessante e divertido fazer estes projetos.
Gostei muito de fazer o trabalho porque e amigo do meio ambiente.
ResponderEliminarpara realizar este trabalho eu utilizei os seguintes materias: cartao,fita cola,tintas de oleo,uma tesoura e uma regua.
Eu realizei um tubarão e tive dificuldade a cortar os dentes.
acho que fiz um bom trabalho
Olá Dinis gostei muito da tua mascara faz-me lembrar eu a nadar dentro no mar
EliminarBoa tarde!
ResponderEliminarGostei muito de realizar o trabalho da mascara, mas antes de realizar à mascara tive que aprender várias técnicas e realizar trabalhos e fichas como à da simetria do rosto, autorretrato que tive que utilizar cores frias e cores quente tive de aprender muita coisa para chegar à fazer à mascara. Para fazer à minha mascara primeiro tive de fazer o esboço da minha mascara numa folha de cavalinho A4,depois do esboço tive que procurar os materiais que ia utilizar depois quando encontrei começei a fazer a mascara depois enviei para a professora e utilizei a política dos 3R's:Reduzir,Reutilizar e Reciclar gostei mesmo muito de fazer esse trabalho.
Eu adorei fazer a máscara , nunca pensei que pedaços de cartão podecem fazer uma coisa bonita . Tive mais dificuldade em pensar o que fazer na máscara
ResponderEliminarOlá!
ResponderEliminarGostei muito de realizar estes trabalhos sobre o estudo do rosto!
Considero que este estudo é complexo, por isso, iniciamos o projeto com a simetria do rosto. A partir desta atividade inicial, desenhamos um retrato/autorretrato, com o fundo dividido em diferentes padrões e efeitos, colorindo com cores quentes e frias. O projeto terminou com a criação da máscara de Carnaval.
Foi um projeto muito divertido, estruturado em diversas fases, tendo como base o Método de Resolução de Problemas, passando por observar, analisar e perceber os exemplos e informação disponibilizados pela professora; por diversas pesquisas e
elaboração de esquemas; por desenhar o projeto da máscara, apontando as técnicas e os materiais necessários; por criar e construir a estrutura da máscara, respeitando a simetria de olhos, boca e nariz, fazendo vários testes; por produzir e construir a máscara, utilizando os materiais recolhidos, consultando o quadro de ferramentas e técnicas; terminando com a avaliação das máscaras a partir de uma sondagem criada pela professora, online. Uma das fases que mais valorizei foi usar materiais recicláveis, que em princípio iam para o lixo ou já não eram úteis, e contar com a ajuda dos meus pais na recolha dos referidos materiais e para tarefas que necessitaram de supervisão de um adulto, no uso da cola quente para a colocação das cápsulas e palhinhas. Fiquei também a conhecer melhor a política dos 3R e o resultado final foi incrível!
O trabalho que mais gostei de realizar foi a máscara, que espero utilizar no próximo Carnaval.
Olá Guilherme, eu achei que a tua máscara ficou muito bonita e criativa, gostei de como o projeto final ficou, acho que mereceste a vitória. Eu acho que conseguiste aplicar vários conhecimentos e também a regra dos 3R'S, que era uma parte muito importante na realização da máscara, Também achei que a tua máscara ficou muito engraçada. Parabéns pela vitória.
EliminarOlá Guilherme, também acho que o estudo do rosto é complexo e também concordo que o projeto da máscara de Carnaval foi muito divertido de fazer. Na minha opinião acho que a tua máscara ficou muito criativa e bonita.
EliminarParabéns pelo teu trabalho!
Olá Guilherme. Gostei muito da tua máscara e sei que és um excelente aluno, por isso, quando vi a tua máscara sabia que ficarias pelo menos no top 3, e tinha razão. Também gostei muito dos diversos materiais recicláveis que escolheste e da forma como os utilizaste(capsulas de café, as palhinhas, das colheres de plástico etc...). Eu realmente achei que deverias ficar em primeiro lugar. Quando quiseres estou aqui para me divertir contigo utilizando as nossas máscaras.
EliminarOlá, Maria! A tua máscara também está muito interessante, tiveste ideias fantásticas para este trabalho! Penso que aplicaste muito bem os conceitos que aprendemos e o resultado final foi excelente. Parabéns pela tua obra de arte!
EliminarObrigado, Beatriz! Realizaste um trabalho muito bom, uma máscara feita com base no Método de Resolução de Problemas e com materiais recicláveis. Adorei os pormenores da tua máscara, em particular as tranças! Parabéns!
EliminarOlá, Francisco! Também gostei muito da tua máscara, ficou muito original. A ideia do bigode está fantástica! Parabéns! Eu estou contigo na ideia de nos divertirmos com as nossas máscaras. Logo que possível, acontecerá!
EliminarErika 6ºA Nº9
ResponderEliminareu gostei muito de fazer este trabalho mas para poder fazer tive de aprender muita coisa mas por fim valeu muito apena e adorei o resoltado da minha máscra usei varios materiais reciclados e aplicei várias tecnicas foi um proocesso muito intressante e divertido.
Olá Erika gostei muito da tua flor está muito engraçada, adorei a ideia das pétalas de formas de bolinhos, ficou muito engraçada. Parabéns
EliminarObrigada Cátia, a tua máscara também ficou muito decorativa e gostei muito da maneira que aplicastes varios materiais diferentes.
EliminarBruna 6A Nº3
ResponderEliminarAdorei muito de realizar o projeto da mascara de carnaval.
Eu não sabia que os materias reutilizáveis que davam para fazer varias coisas como tipo a mascara de carnaval
Gostei muito deste processo da máscara ficou muito engraçado, mas para poder fazer a minha máscara com prefeição tive que aprendar muitas coisas tais como as cores(cores primária, cores secundárias, cores terciárias, cores complamentares, cores quentes, frias e neutras)tive que aprender as diferentes tipos de técnicas para aplicar como: a técnica da colagem, do recorte,da tracagem, de medir e muitas mais. A prendi tambem como organizar o rosto. Para poder usar materiais para a máscara tive de saber que uniões podia usar como por exemplo a fixa. Eu ao saber esta matéria toda e muitas mais consegui completar a minha máscara que acho que ficou muito bonita.
ResponderEliminarolá professora obrigado que a professora pós a minha mascara no blogue e as outras mascaras das outras turmas e rosto etc estão muito lindas ate a próxima professora um beijinho grande .
ResponderEliminarOlá Nely a tua máscara ficou muito intressante adorei mesmo, Parabéns!!!
EliminarOlá Nely eu gostei muito do teu mundo ficou muito criativo. Parabéns
Eliminarolá Cátia eu gostai muito da tua mascara ficou muita fofa e um gatinha beijinhos da tua nely.��
EliminarOlá Guilherme Vaz, gostei muito das tuas duas mascaras, e gostava de saber que materiais usas-te.
ResponderEliminarAprendi muitas coisas interessantes com estes trabalhos: ao desenhar o rosto saber que o tamanho do nariz é o mesmo das orelhas e que a distância entre os olhos é a medida de um olho. Depois criar uma máscara de carnaval reutilizando materiais. Vamos inventando e ajudamos a cuidar do nosso Planeta, transformando o que seria lixo em arte.
ResponderEliminarCátia sua máscara ficou muito alegre. Você usou materiais diferentes para enfeitar com muita criatividade. Adorei!
ResponderEliminarGostei de todas as máscaras eram muito giras e engraçadas.
ResponderEliminarEste trabalho foi giro fazer porque eu gosto de desafios e de trabalhos manuais. Pude também aproveitar restos de cartolina e de fitas tecidos que de outra forma iam para a reciclagem .E gostei muito
ResponderEliminarGuilherme C., parabéns por teres ganho o 1°lugar na nossa turma, a tua máscara está muito criativa e engraçada. A parte que eu mais gostei foi a do nariz, pois fica muito engraçado. Tens muita criatividade, Parabéns!
ResponderEliminarObrigado, Simão Santos! ��
EliminarParabéns pela tua máscara, também está muito criativa! Uma ótima opção para uma exposição! Nota-se que pensaste bem no projeto, e na realização utilizaste perfeitamente os materiais recicláveis que reuniste, como a embalagem de plástico. Ótimo trabalho!
ola professora ��
ResponderEliminar