Linha e ornamento foram os elementos fundamentais a partir dos quais
Klimt desenvolveu a sua obra.
Françoise Ducros
A Árvore da Vida, 1905-1909 197 x 91 cm |
Ele usava a linha para definir e modelar os corpos, mostrando o seu talento como desenhista bem como a importância do elemento gráfico na Arte Nova vienense.
Retrato de Àdele Bloch-Bauer, 1907 138 x 138 cm |
Neste retrato podemos observar a maior aproximação de Klimt ao estilo bizantino, que é o mais significativo do período dourado do artista. Esta obra constitui um testemunho da forte impressão que as decorações de mosaicos de San Vitale, em Ravena, causaram no pintor durante a viagem a esta cidade. Aqui, ele joga requintadamente com a ambiguidade entre o tratamento ornamental abstracto e a representação da figura humana, que parece estar embebida num casulo resplandecente de ouro e de prata, composto de uma profusão de formas geométricas.Dentro deste invólucro caleidoscópio os padrões do vestido e da poltrona de costas altas fundem-se num só. O padrão dos olhos tem origem, em última análise, na arte egípcia (...). Este sumptuoso cenário de pedras preciosas fornece um contraste extraordinário com a delicada representação do rosto e das mãos; e é no rosto, já marcado pelo tempo (...).
O Beijo, 1907-1908
O Beijo, 1907-1908 180 x 180 cm |
De todas as pinturas que Klimt produziu durante o seu período dourado, O Beijo constitui a tentativa mais bem sucedida de combinar sensualidade e simbolismo. (...) Só a linguagem ornamental designa os corpos como sendo masculino ou feminino (...) sob um céu cheio de estrelas e saturado de ouro fosco e brilhante.
Rilke descreveu este espaço como "verdadeira felicidade dourada".
(...) no brilho dourado e geométrico de O Beijo o combinar de emoção e decoração é o seu legado duradoiro.
O Parque, 1910
O Parque, c. 1910 110,5 x 110,5 cm |
A visão de Klimt da natureza faz parte das suas experiências com paisagens longas. (...) As árvores são apenas diferenciáveis pelos troncos, já que a folhagem forma uma massa compacta, congregada num plano único, como um mosaico criado por uma profusão de pontos (...). A textura é condensada e homogénea e só a parte inferior, na qual podemos vislumbrar a linha do horizonte e o céu, nos diz que representa um parque.
“ Se não conseguires agradar a toda a gente através da tua actividade e obras de arte – agrada a pouca gente. Agradar a muitos é mau.”
Gustav Klimt
Fonte de informação
"Klimt", Françoise Ducros
1995 Editorial Estampa Lda., Lisboa.
Achei muito giro a forma dele observar o parque principalmente as árvores com pontos e os arbustos cheios de pontos.
ResponderEliminar- Como a técnica de Klimt é muito bonita!
ResponderEliminarAhhh ... olá professora , bem queria dizer em primeiro que adorei a forma de como você captou a verdadeira essência de Klimt , como ele expõem as técnicas , e como ele pega na técnica e tenta-a renovar. Klimt tinha uma imaginação muito boa! Mas eu reparei que esforçou-se , para mim , no "O Beijo" , ficou muito bom! Imaginou a tentação de um beijo e captou-a!
Bem , agora despeço-me , até à próxima vez :D!
Gostei muito das árvores cheios de pontos.
ResponderEliminarAs obras a árvore da Vida, Retrato de Àdele Bloch-Bauer, o Beijo, O Parque são obras muito bonitas, adoro a técnica do ponto e da linha nas artes.
ResponderEliminarAs obras de Klimt são muito criativas, com pontos, linhas espirais...
ResponderEliminarAdoro as artes.
Destas 4 obras, a que gostei mais foi a árvore da vida, pintada a óleo sobre tela, apesar da imagem não reproduzir a obra na totalidade, porque é uma linda imagem, com cores fortes e vivas com muito uso dos tons dourados, em que ficamos com a impressão que os galhos da árvore vão alcançar o Céu...
ResponderEliminarAs obras de Klimt têm muitos pontos e linhas espirais,são muito criativas.
ResponderEliminarA que eu mais gostei foi a da árvore porque tem muitos pontos...
As obras do Klimt são muito bonitas ele sabe trabalhar muito bem com o ponto gostei muito do trabalho do beijo
ResponderEliminarOla professora os trabalho dele muito incrivel ele tem uma forma de desenhar muito bonita
ResponderEliminarA obra que eu mais gostei foi a do parque, porque é muito trabalhada. As outras obras também são muito bonitas e muito trabalhadas com o ponto e a linha. Gostei muito das obras do klimt.
ResponderEliminarAchei a arte utilizada por klimt muito interessante e bonita.
ResponderEliminarReparei que nestes quadros apresentados klimt ultilizou e muito bem o ponto e a linha
Estas obras estão fantásticas .
ResponderEliminarEstá tudo sempre com a mesma técnica do ponto e da linha é o que o torna mais giro.
Gostei muito das obras das arte do sr.klimt uso as técnicas do ponto e da linha acho os 4 quadros muito mas mesmo muito interessantes
ResponderEliminarGostei muito está muito criativo
ResponderEliminarQuerida professora de EV reparei que no desenho "O Parque" de 1910 se utiliza muito bem o ponto e espero um dia vir a desenhar assim.
ResponderEliminarPROFESSORA AUGUSTA LIMA EU GOSTEI MUITO DA ARTE DO KLIMT E GOSTAVA DE APRENDER COM A PROFESSORA ACHEI MUITO INTERESSANTE.
ResponderEliminarADOREI!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Olá professora a arte que gostei mais foi A árvore de vida
ResponderEliminarPois klimt teve muita imaginação a árvore cheio de pontinhas espirais e de desenhos.Pois nestas artes muitas pessoas podem se inspirar para fazer desenhos que acho que é o que vou fazer
Rodrigo Magalhães 6E número 28
Eu gostei mais da Árvore da Vida. Klimt utilizou muitas técnicas de pintura, também de linhas e de pontos. A técnica de pintura está espetacular,gostei das cores e de como pintou. As linhas estão muito bem desenhadas,usou linhas espirais e adorei esta técnica de Klimt. Os pontos enfeitaram a árvore ,adorei dos enfeites e gostei da pintura.No futuro próximo gostava muito de ser como Klimt. Adorei as obras.Gosto muito do seu blog. É fenomenal.
ResponderEliminarAcho que gostei mais da Árvore da Vida. Klimt utilizou muitas técnicas de pintura,também de linhas e de pontos. A técnica de pintura está espetacular gostei das cores e de como pintou. As linhas estão muito bem desenhadas,usou linhas espirais e gosto desta técnica de Klimt. Os pontos enfeitaram a árvore,gostei dos enfeites e gosto muito da pintura. Gostava muito no futuro próximo ser como Klimt. Adorei as obras. A professora tem um excelente blog.
ResponderEliminarProfessora , gostei imenso da obra Do Klimt "O Parque" , pois ele tem muito jeito para artes teve muita imaginação ao usar o ponto e a linha , só algumas pessoas são perfeitas naquilo que fazem em artes.
ResponderEliminar