"A energia é a capacidade que um corpo tem para realizar algum tipo de ação, não tendo uma existência material, ou seja, a energia não pode ser criada apenas transformada."
manual ET5, areal editores
No âmbito do conteúdo "Energia", do domínio P5, os alunos do 5ºA e 5ºC realizaram várias atividades temáticas, das quais se destacaram a construção de um carro movido a energia eólica e um cata-vento.
1. Reuniram o material necessário: copo de plástico, pauzinhos de espetada, 4 tampas de garrafas de plástico e 4 elásticos.
2. Fizeram um furo no centro de cada tampa e quatro na base do copo. Passaram os pauzinhos nos furos do copo.
5ºC - Francisco Rodrigues |
2. Fizeram um furo no centro de cada tampa e quatro na base do copo. Passaram os pauzinhos nos furos do copo.
5ºA - Luanna Nogueia; Sofia Maria |
5ºC - Beatriz Duarte - Vistas do carro |
Pergunta: "O carro anda sem os elásticos?"
1ª Experiência - carro sem elásticos
5ºA - Dinis Pacheco
2ª Experiência - carro com elásticos
5ºA - Dinis Pacheco
Qual o objetivo da construção do carro?
Fazer o vento incidir sobre o carro para que este se desloque.
"À velocidade do vento!"
"À espera do vento"
5ºC - Guilherme Carrilho
"O vento é um fenómeno atmosférico associado às diferenças térmicas e consiste na movimentação de massas de ar."
manual ET5, areal editores
"À velocidade do vento!"
5ºC - Guilherme Carrilho
...e na ausência do vento?
Com a supervisão de um adulto, os alunos fizeram uma experiência: ligaram o secador de cabelo e observam o que aconteceu quando dirigiram o ar para o carro. Registaram a experiência fazendo um pequeno vídeo.
5ºA - Cátia Nogueira
5ºA - Luanna Nogueia
5ºA - Maria João Araújo
5ºA - Bruna Braga
5ºC - Beatriz Duarte
5ºC - Bárbara Lopez
5ºC - Simão Moreira
5ºC - Maria João Martins
5ºA - Guilherme Vaz
5ºC - Laura Lopez
5ºC - Simão Santos
"A criação de objetos técnicos tem como função atender às necessidades humanas e resulta da parceria da técnica com a tecnologia. Os objetos podem ter valor prático, estético ou simbólico."
caderno de atividades ET5, areal editores, ficha 3
Qual a função/valor do carro?
- O objeto construído tem um valor prático.
"O desperdício e o excesso de consumo de objetos (fabricados com matérias-primas provenientes da natureza) reduzem os recursos naturais do planeta."
Decoração com materiais reutilizáveis...
5ºC - Francisca Abreu |
"O desperdício e o excesso de consumo de objetos (fabricados com matérias-primas provenientes da natureza) reduzem os recursos naturais do planeta."
manual ET5, areal editores
Mantendo presente a "Classificação dos objetos" foi, então, proposto aos alunos que atribuíssem uma outra função ao carro, atribuindo-lhe um valor estético.
Valor estético e boas ideias!
5ºC - João Tomás Gonçalves |
Decoração com materiais reutilizáveis...
Os alunos decoraram o seu carro movido a energia eólica, utilizando materiais reutilizáveis (lãs, fios de diferente origem, papel colorido, de revista, de jornal, tecidos, plástico,…), recordando a que tinham aprendido sobre "A tecnologia e o ambiente".
5ºA - Giovanna Fernandes |
5ºC - Daniel Carvalho; Lara Gonçalves |
5ºA - Erika Silva |
5ºC - Simão Moreira |
5ºA - Cátia Nogueira |
5ºC - Beatriz Duarte |
5ºA - Guilherme Vaz |
5ºC - Maria João Martins; Constança Alves |
5ºA - Diogo Martins |
5ºA - Maria João Araújo |
5ºC - Laura Lopez e Bárbara Lopez |
5ºC - Simão Santos |
5ºA - Dinis Pacheco |
Um carro amigo do ambiente!
"Energia do vento - a ação do vento provoca resistência na superfície dos corpos e é aproveitada para produzir energia."
5ºC - Guilherme Carrilho - vistas do objeto: de cima, frente e perfil |
Outras ideias e materiais alternativos utilizados...
5ºA - Guilherme Marques |
5ºA - Guilherme Marques
5ºC - Gonçalo Franqueira |
Ser criativo foi o maior desafio!
5ºC - Francisco Rodrigues |
Construção de um cata-vento
No 5ºC, os alunos contaram com a colaboração da professora Manuela Ferreira.
Em Educação Visual, os
alunos:
1. Criaram
três módulos. Desenharam e pintaram os módulos utilizando os lápis de cor.
5ºA - Módulos Dinis Pacheco |
2. Desenharam
4 padrões diferentes com o módulo selecionado de forma que cada um dos padrões
obedecesse às leis ou princípios de: - ”Translação/Repetição”;
“Alternância”; “Rotação” e “Simetria”.
3. Pintaram
os 4 padrões que criaram, utilizando os lápis de cor.
5ºA - Dinis Pacheco |
5ºA - Cátia Nogueira |
5ºA - Guilherme Vaz |
4. Criaram um Padrão, com base numa “Ficha modelo_Módulo-Padrão_Cata-vento” - frente, pela lei ou princípio de criação dos padrões por si selecionado, usando a régua e o lápis de grafite 2HB. Pintaram o padrão com os lápis de cor.
5ºA - Erika Silva |
5ºC - Beatriz Duarte |
5ºA - Diogo Martins |
5ºC - Guilherme Carrilho |
5ºA - Nely Silva |
5ºA - Dinis Pacheco |
5ºC - Maria João Martins |
5ºC - Simão Santos |
Em Educação Tecnológica, os alunos:
1. Traçaram as linhas
orientadoras no verso da folha de papel quadriculado, onde, na
disciplina de Educação Visual tinham realizado um padrão.
5ºA - Guilherme Vaz |
2. Reuniram os materiais para a construção do cata-vento.
5ºA - Erika Silva |
5ºC - Francisco Rodrigues 3 |
5ºA - Diogo Martins |
5ºA - Guilherme Oliveira |
5ºC - Guilherme Carrilho |
5ºC - Constança Silva |
5ºC - Maria João Martins |
5ºC - Simão Moreira |
5ºC - Bárbara Felix |
5ºA - Maria João Araújo; Sofia Maria; Guilherme Vaz |
5ºA - Cátia Nogueira |
Cata-ventos - 5ºA e 5ºC |
4. Fizeram um pequeno vídeo, mostrando o aproveitamento da energia do vento pelo movimento do seu cata-vento.
5ºA - Cátia Nogueira
5ºC - Beatriz Duarte
5ºA - Guilherme Vaz
5ºC - Francisco Rodrigues
Cata-ventos... harmonia na forma, na cor e movimento!
5ºC - Simão Santos
5ºA - Erika Silva
..."encantamento a girar...basta o vento soprar"...!
5ºC - Guilherme Carrilho
Este foi um trabalho bem divertido de realizar.
ResponderEliminarAcho que os trabalhos ficaram todos muito criativos e bonitos
Tarefa muito interessante😉 estão todos muito bem é muito bom ver os nossos trabalhos expostos.
ResponderEliminarGuilherme Vaz 5*A n*12
Gostei imenso de fazer esta atividade! Todos os trabalhos estão muito bem elaborados e criativos.
ResponderEliminarSimão Moreira
5ºC nº18
Eu gostei muito de ver e fazer esta atividade. Os trabalhos apresentados estão muito bonitos e criativos. Eu diverti-me muito a fazer o meu.
ResponderEliminarAdorei fazer esta atividade! O meu carrinho está em exposição no móvel da sala, e o meu cata-vento também!
ResponderEliminarDinis Pacheco 5ºA n.6
Atenção:
ResponderEliminar- É necessário identificarem o vosso comentário, colocando o nome, ano, turma e número. De outra forma o mesmo não poderá ser avaliado.
Obrigada :)
Adorei realizar esta tarefa! Esta atividade permitiu-me aplicar os conteúdos dados, enquanto desenvolvia a criatividade e a técnica. Através de um trabalho prático aprendi sobre o conceito de energia eólica, com a reutilização de materiais.
ResponderEliminarA ideia funcionou muito bem e resultou em trabalhos dos meus colegas muito originais.
Guilherme Carrilho, 5ºC, nº10
Com algumas dificuldades e algum empenho, gostei de fazer estas atividades
ResponderEliminarGuilherme Oliveira n°13 5-A
Adorei fazer a atividade, foi bom para me distrair do que estava acontecer no mundo.O meu carrinho está em "exposição" no movél da sala.
ResponderEliminarMaria Martins; 5ºC; n.15
Ola. Professora adorei fazer este trabalho. como todos os trabalhos da disciplina de ET.
ResponderEliminarJoão Tomás - 5C N12
Adorei fazer esta atividade assim como todas as outras, os trabalhos apresentados estão todos muito bonitos e criativos. Diverti- me muito a fazer o meu. Bjs.
ResponderEliminarOs trabalhos estão todos muito bonitos. E que rápido os carros andam :)
ResponderEliminarGostei muito do carro do Simão Moreira (5ºC).
Gostei muito de realizar as tarefas ��, principalmente o cata vento.
ResponderEliminarEste blogue tem muitos trabalhos bonitos.
Olá professora é a Laura Lopez do 5°C eu gostei muito de fazer esse trabalho agora ele fica numa planta aqui em casa.
ResponderEliminarAdorei os trabalhos ficaram super lindos. E ao mesmo tempo estávamos a reciclar os materiais que íamos utilizar na realização do trabalho.
ResponderEliminarGostei muito dos trabalhos e de realizar essas tarefas.
ResponderEliminarObrigada professora. Aprendi muitas coisas novas. Conheci materiais e técnicas diferentes. Adorei fazer os trabalhos.
ResponderEliminarCátia Nogueira N°4 5°A
ResponderEliminarO site cresces em arte é muito divertido,criativo e como aluna da professora Augusta Lima eu participo neste site com os meus trabalhos eu adoro EV e ET.
Cátia Nogueira N°4 5°A eu adorei fazer esta tarefa com esforço, e criatividade e graças a minha professora Augusta Lima consegui realizá-la adoro EV e ET.
ResponderEliminarAdorei fazer esta atividade tal como as outras em ET,todas as atividades ficaram bonitas e criativas,adorei!
ResponderEliminarAdorei professora eu também queria ir ao modelo .
ResponderEliminarDa tua nely da silva 6A n 22