No início de um novo ano letivo, vou partilhar convosco um momento artístico vivido durante as minhas férias e que resultou numa experiência fantástica.
“Impressive Monet & Brilliant Klimt” é o título de uma exposição que visitei na cidade do Porto.
Esta exposição encontra-se a decorrer desde o dia 21 de agosto e estará patente até ao dia 15 de novembro e tem lugar no espaço subterrâneo da Immersivus Gallery, na Alfândega.
Nesta exposição são apresentadas obras de dois pintores
famosos - Claude Monet (1840-1926) e Gustav Klimt (1862-1918) - mas exibidas de uma forma diferente,
pois as obras não se encontram emolduradas nem penduradas na parede, como normalmente
as imaginamos num museu.
A exposição é um espetáculo composto por hologramas e projeções
a 360 graus que percorrem as paredes ao som de música, propiciando
ao espectador uma experiência fascinante!
Impressive Monet
|
Título da obra: "O Passeio, Mulher com Sombrinha" |
Brilliant Klimt
|
Título da obra: "O Beijo" |
“Este projeto do ateliê OCUBO (responsável por alguns dos espetáculos de videomapping e de luzes mais famosos do País) (…). A ideia é ter uma componente lúdica e pedagógica, mas usando a tecnologia.”
Jornalista Ricardo Farinha
Impressive Monet (1840 - 1926)
"Os olhos de Monet são o nosso precursor, vêem além de nós (...) A grande maravilha de Monet está em que ele vê como vibram as verdadeiras pedras e mostra-as vibrando."
"Quase tudo no passado me deixa insatisfeito e não sou capaz de o corrigir quando o pretendo fazer. Sim, de cada vez que começo uma tela, penso em criar uma obra-prima, mas isso nunca, nunca acontece."
"Senti a necessidade, a fim de ampliar meu campo de observação e refrescar a minha visão diante de novas visões, de me afastar um pouco da área onde eu morava e de fazer algumas viagens que duravam várias semanas em outros lugares."
"Monet não era um teórico, preferindo trabalhar intuitivamente, ao ar livre, directamente sobre a tela. (...) explorou o efeito da luz sobre um mesmo motivo em diversos momentos e estações do ano..."
"Eu pinto como o pássaro canta." (...) Sem dúvida pintava velozmente, trabalhando muitas vezes dez telas ao mesmo tempo, mas habitualmente passava por grandes angústias na escolha dos temas que, uma vez escolhidos, eram pintados tal e qual eram, sem modificações. Ecoam nas suas telas gritos de desespero por não encontrar o tema certo ou a exacta posição estratégica que pretendia. E se as folhas das árvores se tornavam castanhas ou se a relva era demasiado verde ou tinha sido cortada, para ele era uma catástrofe."
"Todos os elogios que recebo são desproporcionados e estou a pensar nos trabalhos dos grandes mestres que nos revelaram tão harmoniosas e magnificentes criações: Ticiano, Veronese, Rubens, Velásquez, Rembrant, homens cujo génio está fora de qualquer dúvida. O que são as nossas pinturas, o que é a minha pintura comparada com a deles?"
„A riqueza que eu alcanço vem da natureza, a fonte da minha inspiração.“
Fonte: https://citacoes.in/autores/claude-monet/
"A riqueza que eu alcanço vem da natureza, a fonte da minha inspiração."
„A riqueza que eu alcanço vem da natureza, a fonte da minha inspiração.“
Fonte: https://citacoes.in/autores/claude-monet/„A riqueza que eu alcanço vem da natureza, a fonte da minha inspiração.“
Fonte: https://citacoes.in/autores/claude-mo
„A riqueza que eu alcanço vem da natureza, a fonte da minha inspiração.“
Fonte: https://citacoes.in/autores/claude-monet/
"(...) Monet, durante cerca de trinta anos, concentrou a sua atenção no lago, estudando os efeitos da transparência na água e o modo como ela ondulava e tremeluzia."
"Todos os dias eu descubro mais e mais coisas bonitas."
"O meu jardim é a minha obra-prima mais bela."
Brilliant Klimt (1862 - 1918)
"Klimt ganhou do Impressionismo a técnica de pintar em pinceladas curtas. Isto é particularmente visível nas suas paisagens, em que pequenas manchas de tinta e uma mistura de tons introduzem uma quantidade ligeiramente flutuante. (...) Todavia, Klimt não pretendia aderir inteiramente ao estilo impressionista..."
"Quem quiser saber alguma coisa sobre mim – como um artista que, por si só, é significativo – deve olhar atentamente para as minhas obras e procurar reconhecer o que sou e o que quero."
"Ele usava a linha para definir e modelar os corpos, mostrando o seu talento como desenhista bem como a importância do elemento gráfico na Arte Nova vienense."
|
Título da obra: "A Donzela"
|
"Klimt criou na sua obra uma síntese entre Arte Nova e Simbolismo que era única"
"Klimt pintou O Beijo em 1907-1908. (...) O artista usou ouro brilhante e fosco e cobriu a superfície inteira, desde os trajos até ao chão florido que o casal pisa, de ornamentação."
Referências bibliográficas:
Crespelle, Jean-Paul, "Monet", Editorial Estampa.
Ducros, Françoise, "Klimt", Esditorial Estampa
Netgrafia
Espero que tenham gostado! 😉
Para partilharem a vossa opinião façam um comentário, como já é habitual.
Desejo-vos um excelente ano letivo, com muito sucesso e que as vossas novas aprendizagens sejam muito significativas.
Professora, Augusta Lima